sábado, 20 de agosto de 2011

ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE PEDAGOGIA - 1º SEMESTRE - 2010


Um novo ano letivo se iniciou e nosso espaço virtual para discussões sobre Educação se abre novamente com o tema "EDUCAR EM UM MUNDO QUE SE TRANSFORMA". Leia e discuta com seus colegas essa temática. Bom retorno!
"Ano novo, vida nova, novos desafios. A cada ano letivo que começa, os professores são testados por uma realidade que não estava presente no semestre anterior, muito menos no conteúdo estudado durante a sua formação. O mundo transforma-se, a informação chega-nos de forma cada vez mais veloz, sem que tenhamos tempo de analisá-la e absorver os novos conhecimentos disponíveis. Quem trabalha com crianças e jovens que o diga!
O novo mundo que invade a escola e que dela exige posicionamentos, decisões e atitudes é um emaranhado de novas tecnologias, novas configurações familiares e sociais, novas teorias educacionais, velhas teorias com novas roupagens. Por sua vez, o professor sente-se inseguro e sobrecarregado diante das tantas cobranças e exigências. No Brasil, em especial, vivemos um momento de grandes transformações, com a introdução de mais um ano no ensino funamental, a volta do ensino de filosofia na escola e mudanças na legislação que regulamenta a formação de professores, apenas para citar algumas. Como isso afetará o dia a dia da escola? como lidar com essas novas realidades? " (Revista Pátio)

51 comentários:

  1. Realmente, a cada ano um recomeço e tudo cada vez mais rápido, o jovem tem uma ansiedade de fazer, de acontecer, tudo com um imediatismo muito grande. Cada vez mais o professor necessita se atualizar, estar antenado com as mudanças, a tecnologia veio para acelerar as coisas, não há espaço para pensamentos e atitudes do paradigma moderno, é preciso abrir espaço pro novo. Devemos entender que o mundo é outro e que devemos acompanhar as novas tendências.

    ResponderExcluir
  2. Ana Paula Dantas 247222 de outubro de 2011 às 05:46

    Acredito que a tecnologia veio sim para transformar, desde que seja utilizada adequadamente. Um exemplo positivo para esta tranformação tecnológica, é a educação a distância, ela beneficia a muitos profissionais que não tem tempo hábil a frequentar uma faculdade a estudar, para isso o professor capacitado a lecionar essas aulas tem de ter um preparo para aplicar esse conceito. Outro exemplo bom também é os recursos que temos de escrever os textos no computador e corrigí-los em tempo real, ou seja, enquanto o aluno digita, o professor já conectado, corrige. Devemos lembrar que há também os pontos negativos e que podem até causar preocupação: o fato de tanto utilizar esses recursos as pessoas esqueçam dos papéis e das canetas...

    ResponderExcluir
  3. acredito que não importa o local na qual escrevemos, mas sim como escrevemos, o diferencial é que cada vez mais, com a desculpa do computador, varias pessoas comem palavras escrevendo assim errado,como já disse, o importante ao meu ver é que devemos escrever,não importa onde, no computador, na maquina de escrever ou em folhas e cadernos,escrever corretamente e pronto. nossa escrita jamais irá desaparecer. SILVANA CAMARGO NEVES - RGM: 1606

    ResponderExcluir
  4. concordo com a silvana não importa como vamos escrever pois de um jeito ou de outro a escrita vai sempre nos acompanhar, mesmo com as grandes transformações tanto tecnonologicas quanto filosoficas teremos que crescer junto com as trnsformações do mundo moderno.IVONETE DOS SANTOS RGM:3490

    ResponderExcluir
  5. concordo com a silvana não importa como iremos escrever nos nunca iremos deixar que a tecnologia tome conta de tudo, com as grandes transformações tecnologicas e filosoficas temos que tirar grandes proveitos .Nada de querer mudar a forma que escrevemos temos que escrever corretamente.IVONETE DOS SANTOS RGM:3490

    ResponderExcluir
  6. Creio que toda tecnologia veio para inovar, mas depende de como a pessoa usa estes benefício. Um bom exemplo das inovações tecnológicas é a facilidade de se atualizar sem mesmo estar presente para saber, isto beneficia,não só os educadores,mas também todos que utilizem esta ferramenta, em contra partida existem aqueles que usam de forma incorreta, deixando para tras até mesmo a escrita, que na minha opinião é muito importante, pois além da ajudar cognitivamente, ajuda na coordenação motora fina e isso a tecnologia não dá espaço para acontecer.

    ResponderExcluir
  7. neiva belan -3863-6º ped3 de dezembro de 2011 às 13:08

    concordo com a Ivonete realmente mesmo com as grandes transformações a escrita vai sempre nos acompanhar, temos que crescer junto com o mundo moderno.

    ResponderExcluir
  8. Considero os anos como ciclos, um termina para outro logo começar, e nunca são iguais.
    Se, enquanto profissionais da educação não considerarmos que as coisas mudam, creio que corremos o risco de não sair do lugar.

    ResponderExcluir
  9. para que possamos sair do lugar temos que buscarmos capacitação para que ocorro esta mundaça.

    Ivanete da Silva Almeida Pedroso RGM: 4200

    ResponderExcluir
  10. realmente as mudanças são transformadoras e velozes muitas vezes de tão rápida não nos damos conta ,temos que estar preparadas e atualizadas porque isso é inevitável afinal o mundo gira

    ResponderExcluir
  11. Neiva Belan-6ªped-38639 de dezembro de 2011 às 15:57

    concordo com a Irislene realmente temos que nos preparar, porque as mudanças são transformadora e velozes, como futuras pedagogas essa preparação e atualização é inevitável

    ResponderExcluir
  12. concordo com a ana paula Dantas realmente a tecnologia veio para transformar, desde que utilizada adequadamente.

    ResponderExcluir
  13. É notório que a tecnologia está em todo o lugar. E na escola, na ssala de aula não poderia ser diferente.
    Acredito que veio somar. Ajudar o professor a trazer aulas diferenciadas, expositivas. Mas se atentando a usá-la de maneira adequada. Não deixando os alunos "a Deus dará" em suas aulas só para poder passar os 50 minutos de aula mais rápido.
    Veio para somar, mas precisa ser repensada para sua utilização.

    ResponderExcluir
  14. ACREDITO QUE A TECNOLOGIA VEM PARA RENOVAR, INOVAR A FORMA DE SE ENSINAR E DE APRENDER, SEI QUE AS TRANFORMAÇÕES QUE ACONTECEM NOS DIAS ATUAIS SÃO DE DIFICIL ABSORÇÃO, MAS POR UM OUTRO LADO ESSAS MUDANÇAS SÃO DE GRANDE VALIA PARA O ENSINO/APRENDIZADO.
    TODAS ESSAS MUDANÇAS FAZEM COM QUE CRIEMOS UM CIDADÃO CRITICO, PAUTADO NA VALORIZAÇÃO DO SER HUMANO, RESPEITANDO A SI E AO PROXIMO.
    NA CONTRA MÃO DESTE PROCESSO ALGUMAS PESSOAS FAZEM COM QUE A TECNOLOGIA SE TORNE UMA ARMA PERIGOSA, O USO PRINCIPALMENTE DA INTERNET E OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO, NOS FAZEM PENSAR QUAL O IMPACTO DESTE MAL USO PODE SE REFLETIR NO ENSINO/APRENDIZAGEM DESTES ALUNOS.
    DEVEMOS SIM PRESTAR ATENÇÃO NESTAS MUDANÇAS, MAS SEMPRE RESPEITANDO OS CONHECIMENTOS DE MUNDO, AS VONTADES, DESEJOS E OPNIÕES DOS DEMAIS.
    JULIANA RGM:4851

    ResponderExcluir
  15. Danielle dos Santos Queiroz26 de fevereiro de 2012 às 18:04

    A cada dia que passa, surgi algo novo, uma nova tecnologia, algo que trará progresso para toda a sociedade. Tecnologias que estão a disposição para serem usadas tanto dentro quanto fora de sala de aula. Por isso cada professor deve estar sempre se atualizando para que possa utilizar esses recursos, e aprender a lidar com essa nova realidade. E isso tem uma grande importância, pois, tudo que vem para a melhoria do ensino é de grande valor e utilidade para todos. Danielle dos Santos Queiroz Rgm 4653 5ºPED B

    ResponderExcluir
  16. "educar em um mundo que se transforma" é fantástico, pois melhor que educar é aprender, o Brasil ainda é um bebe na área da educação caminhamos a passos razoavelmente lentos. Mudar um paradigma leva geralmente uma geração. Acredito que estamos no caminho e progredindo, os alunos de hoje aprendem o quanto é necessário conhecer o passado para não repetir no mesmo erro, e com isso a tendência e encarar o desafio e ter folego para desenvolver da melhor maneira possível. Para fazer uma analogia podemos considerar a Educação a uma criança recém nascida que tem os cuidados de uma mãe de primeira viagem todo dia é um dia novo e a criança (educação) esta se desenvolvendo todos os dias e a mãe deve acompanhar este desenvolvimento suprindo as necessidades necessárias. Sidnei Antonio Nunes rgm 4591

    ResponderExcluir
  17. Cássia Regiane Feitosa Matos RGM 446226 de julho de 2012 às 14:41

    Concordo plenamente com o Sidnei, a tecnologia nos últimos anos vêm crescendo de maneira assustadora. Porém os professores devem acompanhar este crescimento e estar sempre atualizando seus conhecimentos e buscando diferentes tecnologias para diversificar as aulas.

    ResponderExcluir
  18. stefne 5183 3°ped A26 de julho de 2012 às 15:29

    Concordo com Camila, a tecnologia esta em todo lugar nas escolas, nos lares e outros.Com isso facilita o professor á trazer aulas diferenciadas e expositivas.

    ResponderExcluir
  19. Danielle Verzinhace RGM: 461630 de julho de 2012 às 17:56

    Creio que com o grande crescimento da tecnologia a educação também deve se beneficiar e com certeza o professor deve estar inserido neste crescimento, para isto o mesmo deve buscar sua atualização no mundo digital e fazer de suas aulas novos horizontes.

    ResponderExcluir
  20. Márcia de Jesus 4481

    Concordo com a Dani que a tecnologia na educação beneficia muito a vida do professor, cabe a cada um buscar se atualizar a cada dia.

    ResponderExcluir
  21. Concordo com a Ana Paula e com A Jully, a tecnologia veio para transformar e inovar o cotidiano escolar dos apressados alunos, a tecnologia deve ser vista como um recurso didático que os professores utilizam como ferramenta no ensino-aprendizagem dos alunos. Isto não quer dizer que devemos esquecer dos antigos métodos de ensino, não ha como separar o tradicionalismo e do construtivismo!!!!!!

    ResponderExcluir
  22. Concordo com a Dani e com a Márcia, a tecnologia deve contribuir positivamente para os alunos e professores. Onde cada um deve saber como utilizar e tirar benefícios satisfatório desse recurso inovador.

    ResponderExcluir
  23. Angela Mondeck RGM:4643

    A tecnologia deve ser utilizada como um dos recursos facilitadores para o processo de aprendizagem, e a escola não é diferente, pois o ensino torna-se mais atrativo e interessante para o aluno ,mas os professores tem que ficarem atentos para essas mudanças procurando aprimorar sempre seus conhecimentos para fazer um uso significativo dessa ferramenta .

    ResponderExcluir
  24. JOANA DA CONCEIÇÃO 436923 de agosto de 2012 às 14:22

    Concordo com a Angela , realmente a tecnologia deve ser utilizada para facilitar o processo de aprendizagem, um atrativo a mais, para qualidade de ensino.

    ResponderExcluir
  25. JOANA DA CONCEIÇÃO 436923 de agosto de 2012 às 14:25

    A tecnologia veio para transformar, inovar a educação, os alunos estão cada vez mais conectados a esta nova era do digital, e nós professores devemos também estar atualizados ,para que possamos usa-la no processo de aprendizagem da nossa turma..

    ResponderExcluir
  26. O fato do Brasil estar passando por essas transformações citadas não quer dizer que estejamos prontos para tal, como é afirmado na reportagem o professor se sente inseguro e sobrecarregado diante das tantas cobranças e exigências, mas se formos analisar o motivo do professor se sentir assim, logo acharemos uma resposta, na minha opinião o professor precisa de mais atenção, de mais reconhecimento do governo para o seu trabalho, a partir do momento em que o governo ver o quão importante é ter uma educação boa no país, essas transformações serão ministradas de uma forma mais fácil e com mais conceitos, onde a família saberá o seu lugar na escola junto com o aluno.

    Thieli Cristina 6° ped A 4371

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É complicado educar em meio a tantas transformações que o mundo sofre, porém é preciso que o professor tenha um reconhecimento da parte do governo e sociedade para que possa se sentir seguro em ralação a essa mudanças.
      Muita cobrança e pouca recompensa, é esse o dilema dos professores no Brasil.
      Elzineide RGM 4372 6 ped A.

      Excluir
    2. Concordo com a Thieli quando diz que é importante que o governo compreenda a importância da Educação para o nosso país e reconheça o professor como peça fundamental para que isso ocorra.
      Elzineide RGm 4372 6 ped A.

      Excluir
  27. Concordo com a Irislene ao afirmar que as mudanças da nossa sociedade é veloz em que muitas vezes não nos damos conta, dessa forma é sempre bom estarmos sempre preparadas e atualizadas por ser algo inevitável.

    Thieli Cristina 6° ped A 4371

    ResponderExcluir
  28. A visão do professor para as mudanças e avanços tecnológicos que esta inserida até mesmo na educação devem ser para agregar seu trabalho, proporcionar aulas diversificadas para o aprendizado do aluno.

    Simara Delmiro 6°Ped B 4620

    ResponderExcluir
  29. Jacqueline S. Moura Ribeiro 4532 6º B Ped4 de setembro de 2012 às 17:26

    Acredito que a tecnologia surgiu para nos ajudar e inovar muitas visões, porém muitos professores ainda não estão preparados para lhe dar com estes avanços, ainda há um despreparo muito grande.

    ResponderExcluir
  30. Áurea Carolina Ferreira dos Santos 46995 de setembro de 2012 às 13:26

    Mudanças são necessárias. Existem momentos que servem para que possamos enxergar a educação. Todo este tempo, com mudanças quase que imperceptíveis, nos acomodamos com a situação. Mesmo que estas mudanças nos causem estranhesa, de certa forma, foram pensadas para uma melhoria no contexto em que a educação se encontra.
    Toda mudança requer adaptação, nem toda adaptação é rápida, mas somos seres em constante mutação, precisamos dessas mudanças para movimentarmos nosso universo. O país pode estar relativamente despreparado para tais mudanças, mas mostra-se cada vez mais passivel aos avanços necessários para alcançarmos uma educação de qualidade, aquela merecida por todos nós.

    ResponderExcluir
  31. Gabriela Barbosa RGM 46769 de setembro de 2012 às 16:22

    De fato vivemos num momento onde as mudanças acontecem o tempo todo, a tecnologia está presente também o tempo todo. Por isso é necessário que o professor procure se atualizar para que possa acompanhar todas as mudanças e acompanhar os alunos que estão sempre aprendendo algo novo e trazendo para dentro da sala de aula e lembrando sempre que toda mudança que vier é para melhorar e acrescentar!

    ResponderExcluir
  32. Realmente é cada vez mais difícil adequar o conteúdo da formação dos professores na realidade que os fatos se transforma. O apego de alguns professores na velha forma de ensino, contribui negativamente em sua renovação, cada vez mais, novas tecnologias exige a capacitação dos profissionais da educação.

    ResponderExcluir
  33. A atividade docente vem sofrendo cada vez mais com a falta do desenvolvimento de uma educação para o pensar, Essa questão contribui para que serias implicações no processo educacional, não pare de se avolumar
    A educação moderna traz para o aluno de hoje o desenvolvimento de habilidades e competências tornando-o capaz de ser questionador de cada conteúdo que lhe é apresentado, no qual ao mesmo tempo que busque novas revelações a velhos contextos históricos, promove uma releitura dos acontecimentos e ações que lhe são apresentados. Esse aluno necessita de um profissional de educação diferenciado, altamente capacitado e com visão inovadora (do ato de educar).

    Rodrigo Sanches 6 Ped. B 4496

    ResponderExcluir
  34. Devemos nos preparar, pois as tecnologias estão cada vez mais presentes no nosso dia-a-dia, usar ela para nos auxiliar em sala de aula e não permitir que ela substitua os métodos utilizados na aprendizagem, o novo é sempre bem-vindo desde que saibamos como utilizá-los.

    ResponderExcluir
  35. Concordo com a Thieli o professor precisa de mais atençaõ e reconhecimento, pois nos ultimos anos estamos sendo desvalorizados a iniciar pelo baixo salario, o governo precisa tomar as providencias para que o professor seja melhor remunerado, não que essa seja a unic solução mais seria um bom começo!

    ResponderExcluir
  36. Cristiane Fernanda de Jesus Gomes 44192 de outubro de 2012 às 11:18

    De fato a tecnologia veio para agregar o aprendizado em sala de aula, possibilitando o aprendizado do aluno com qualidade, porém sabemos que alguns professores têm dificuldades de se adaptar com esse novo conceito de dar aula, deixando de lado esse recurso muito importante no desenvolvimento da criança.
    Cristiane RGM:4419

    ResponderExcluir
  37. Ana Karen Santos de jesus 4678
    A transformação do mundo dentro e fora da escola é cada vez mais explícita, uma nova forma de ver o mundo, de ver o trabalho, a familia e tudo que está em nossa volta. O professor tem que estar sempre se reciclando, aprendendo e com certeza discartando qualquer tipo de preconceite e|ou pré conceito de qualquer assunto que seja.
    O professor tem que estar disposto a ensinar e com certeza a aprender.

    ResponderExcluir
  38. O professor, tem que estar sempre se atualizando, pois é impossível acompanharmos as inovações, mas podemos tentar estar próximo ao minimo conhecimento. Hoje as crianças já chegam na escola, com conceitos formados, e com ideias já prontas para serem colocadas em pratica, sábio é o professor que alem de ensinar consegue aprender com o seu aluno.

    ResponderExcluir
  39. Raquel Eliza 6º letras 413928 de outubro de 2012 às 10:35

    A tecnologia pode ser uma importante aliada do professor nos dias de hoje. Este usando esta ferramenta a seu favor pode levar seu aluno a estar mais motivado assim dando ao aluno a oportunidade de ler o mundo de forma universal, não somente preso em um espaço determinado, mas com a visão de que o horizonte é seu limite.

    ResponderExcluir
  40. Cleudes Rocha D'vanaide 6º letras 481828 de outubro de 2012 às 10:50

    O mundo está em transformação a toda hora e a educação está sendo readaptada para o mundo em que vivemos, o informatizado. O professor sendo um formador de opinião, não pode ficar atrás, tem de se nivelar, estar capacitado para desenvolver ações novas que serão desempenhadas, disposto a ensinar seu aluno e aprender com ele.

    ResponderExcluir
  41. Marcos Costa 6º 47797 de novembro de 2012 às 12:08

    A escola como instituição social precisa estar preparada para dialogar pontos de partida para novos olhares, houve a nescecidade de novos parâmetros para a educação, visando a melhoria do ensino, para acompanhar as transformações sociais.
    As mudanças nunca são totalmente positivas e nem totalmente negativas, cabe a escola intermediar as relações o educando e o conhecimento.

    ResponderExcluir
  42. kely margaret kobayashi7 de novembro de 2012 às 14:10

    kely margaret kobayashi RGM:4126

    Concordo com meu amigo Marcos Costa também compartilho da opinião que sem o dialogo que é a base para uma educação inovadora ,pouco podemos mudar do paradigma que nos encontramos ,em busca de uma melhor relação entre mediador e educando.

    ResponderExcluir
  43. fabricio vital - 45057 de novembro de 2012 às 14:34

    não podemos utilizar metodologias de ontem para formar alunos para o amanhã.apesar da tecnologia ser um instrumento de insuma importância para o educador não podemos nos esquecer do que foi dito por Jose libaneo no livro adeus professor e adeus professora onde o professor é substituído pela maquina tornando-nos cada vez mais nos um distanciados do outro de forma alienada

    ResponderExcluir
  44. Thais Evelin Albino - 45788 de novembro de 2012 às 09:15

    A tecnologia esta ocupando um grande espaço em nossa rotina, pois ela esta cada mais inovando os nossos metodos de ensinar e aprender, mostrando um grande progresso em nossa sociedade.
    E a tecnologia vem ocupando um grande espaço no ambiente escolar, e por isso os professores precisam estar sempre atualizados com toda essa mudança, buscando sempre novas fontes de tecnologias para diversificar as aulas.

    ResponderExcluir
  45. A atividade docente vem sofrendo cada vez mais com a falta do desenvolvimento de uma educação para o pensar, Essa questão contribui para que serias implicações no processo educacional, não pare de se avolumar
    A educação moderna traz para o aluno de hoje o desenvolvimento de habilidades e competências tornando-o capaz de ser questionador de cada conteúdo que lhe é apresentado, no qual ao mesmo tempo que busque novas revelações a velhos contextos históricos, promove uma releitura dos acontecimentos e ações que lhe são apresentados.

    ResponderExcluir
  46. Nos dias em que vivemos, é necessário que o professor esteja preparado, para saber lidar com determinadas situações, ou seja, possíveis mudanças como o meio tecnológico, no qual as crianças dessa geração estão adaptadas cada dia mais, com isso, só basta que o professor procure estar atento a tais mudanças e saiba solucionar a situação.Porque afinal, de um jeito ou de outro a tecnologia tem seu lado positivo.

    ResponderExcluir
  47. Concordo com a aluna Alexandra, uma vez que, tais mudanças que estão ocorrendo pode contribuir muito com a Educação, como eu havia dito anteriormente, é só saber usa-la de forma positiva.

    Lilian Kelly 4280

    ResponderExcluir
  48. Nós como futuros educadores não devemos nos deixar influênciar por qualquer pessimista, que não acredita que a educação ainda e o melhor caminho, para que aconteça mudanças signicativa no nosso país.
    No brasil existe escola de qualidade que visa o bem estar do educando. Para que aja mudanças na educação, os politicos devem começar a investir e acreditae realmente na educação.
    TAYZA RHETUGYA DE OLIVEIRA RGM:5728

    ResponderExcluir
  49. Natasha Donha 1° Pedagogia Noturno 2010 RGM :4498

    A tecnologia esta ocupando cada vez mais os espaço da nossa rotina, pois esta cada vez mais inovando facilitando os nossos métodos de ensinar e aprender, visando um grande progresso em nossa sociedade.
    E a tecnologia esta ocupando cada vez mais as redes escolares, e deviso a essas mudanças nos professores precisam estar sempre atualizados com o que vem surgindp, buscando sempre novas fontes de tecnologias para diversificar as aulas.

    ResponderExcluir