segunda-feira, 24 de março de 2014

ATIVIDADE CIENTÍFICO-CULTURAL DOS CURSOS DE LETRAS E PEDAGOGIA 1º SEM. 2014

Nesta postagem, verificamos uma discussão de extrema relevância para o futuro da Educação em nosso país, desde as perguntas presentes já no título do texto. Leia atentamente sobre esta temática e discuta os pontos que você considerar mais relevantes com seus colegas. É refletindo sobre nossa área de atuação que poderemos modificar o estado das coisas. Mudar o mundo para melhor. Boa leitura e boa conversa, educadores e educadoras!


QUE ESCOLA TEREMOS? QUE ESCOLA QUEREMOS?
A ESCOLA NECESSÁRIA PARA O PRESENTE COM VISTAS PARA O FUTURO

Passamos um bom tempo do século XX tentando encontrar a fórmula da melhor escola para uma sociedade industrial que não se contentava em ser tratada como uma máquina ou como uma linha de montagem, na qual cada um fizesse sua parte e o produto final fosse a simples somatória dos esforços de todos.
Tivemos presente nesse século [...] a continuidade da Escola Tradicional modificada em alguns aspectos, principalmente no que se refere ao discurso, porém com uma prática extremamente autoritária; a presença da Escola Renovada, que veio centrando esforços na importância do sujeito como aprendiz, no desenvolvimento da autonomia, da criatividade e, principalmente, na construção do conhecimento; o surgimento de uma Escola Tecnicista, centrada na metodologia, nos recursos didáticos, no ensino prático, rápido e eficaz que tratava do atingimento de objetivos estabelecidos cuidadosamente e tecnicamente elaborados, para cada etapa de ensino-aprendizagem, previamente planejada, com o mesmo rigor exigido para o funcionamento de um maquinário; a Escola Progressista, que trouxe no seu âmago a força de oposição às outras, e que centrou sua atenção no conhecimento como instrumento de justiça social, fundamentado historicamente, a ser transformado coletivamente.
Apesar de todos os movimentos existentes, ao entrarmos em muitas universidades, escolas e outras instituições educacionais, encontramos presente a forte marca do Ensino Tradicional, na forma de como as cadeiras são dispostas, nas metodologias que se utilizam basicamente da aula expositiva como único recurso de ensino, nas avaliações que ainda se preocupam com o acúmulo de conhecimentos sem significado e outros aspectos que denunciam essa presença.
[...] A década de 1990, no entanto, permitiu que várias mudanças pudessem acontecer no campo educacional brasileiro, tanto no que se referiu a instituções educacionais como às organizações não-governamentais (ONGs), que se propuseram desempenhar seu papel de cidadania sem esperar que todas as soluções fossem propostas e desenvolvidas pelo governo, como também a área governamental, com uma LDB (1996) modificada, já citada, e uma proposta de parâmetros curriculares para todo o território nacional.
Houve um avanço, porém ainda muito tímido, diante do número de escolas que existem nesta imensidão que é o Brasil. Estamos presenciando o final da Era Industrial e vislumbrando a entrada na Era da Informação percebendo que toda a precisão técnica e científica desenvolvida a partir das necessidades industriais já não faz mais sentido, por si só, no mundo da comunicação, no qual o ser humano se faz novamente necessário, não como mão-de-obra ou como consumidor da produção material, e sim como sujeito numa relação, como ator desse mundo e como usuário da informação veiculada pela mídia. Não são mais as grandes indústrias que dominam o mercado financeiro do mundo e sim as empresas de comunicação.
Essa mudança de foco na economia do mundo traz como saldo positivo a possibilidade de finalmente sacudirmos um pouco a educação e promovermos transformações mais significativas, integradas ao discurso, sem fazer de conta que ensinamos enquanto alunos e alunas fazem de conta que aprendem e, diante da complexidade do mundo, se dão conta de que não podem se apoiar nos conhecimentos obtidos nos bancos escolares para desempenharem seu papel de cidadãos e cidadãs.
Nessa perspectiva, é essencial a vinculação da escola com as questões sociais e com os valores democráticos, não só do ponto de vista da seleção e tratamento de conteúdos, como também da própria organização escolar. [...] Pode-se dizer que a maioria das escolas tende a ser apenas um local de trabalho individualizado e não uma organização com objetivos próprios, elaborados e manifestados pela ação coordenada de seus diversos profissionais. [...] É imprescindível que cada escola discuta e construa seu projeto educativo (BRASIL-SEF, 1997, p. 48).
Um projeto educativo, no entanto, não pode estar pautado apenas na crença dos (das) profissionais que coordenam a escola, e sim das necessidades impostas pela atualidade e pelas perspectivas futuras.
Para delinearmos a Escola Necessária nos dias de hoje, é preciso pensar o homem, a mulher, o passado, o presente, o futuro, a função do conhecimento no mundo, principalmente as relações humanas e os valores que regem a convivência no mundo.
A nova era surge batizada de diferentes formas - Era do Conhecimento, Era da Comunicação, Era da Informação - indicando sobretudo a necessidade de uma revisão do papel do ser humano na Terra. É preciso re-pensar, re-sentir e re-agir. 
A educação precisa desencadear uma nova caminhada. Porém, não podemos nos contentar em ser instrumentos de mera adaptação como fizemos no século passado. Faz-se urgente que desenvolvamos uma visão projetada para o futuro, para que a educação possa ser mais um instrumento de transformação do mundo e das condições humanas.
A Escola Necessária deve, portanto, estar consciente do que deseja para o presente e para o futuro de nossos jovens, buscando a construção de pontes, tao bem descritas por NICOLESCU (1999), que permitam o trânsito entre a ciência e a consciência, o objetivo e o subjetivo, o exterior e o interior, a máquina e o humano, a produtividade e a solidariedade, o trabalho e o lazer, o pragmatismo e a religiosidade, a mudança e a preservação, o conhecimento historicamente construído e os fenômenos sociais da atualidade e, sobretudo, entre o mundo e os seres que o compõem.

Fonte: BARBOSA, Laura Monte Serrat. PCN - conversa com educadores: uma reflexão sobre os parâmetros curriculares nacionais. Curitiba: Bella Escola, 2002.


323 comentários:

  1. Onilia Cristina 567225 de março de 2014 às 07:00

    Novos caminhos da educação são proporcionados por novos objetivos e novos projetos construtivos que envolva todos democraticamente e que permita um desenvolvimento significativo no presente e a conscientização de novas e diferentes atitudes no futuro.

    ResponderExcluir
  2. É certo que vivemos em um momento de transição do ensino tradicional para o ensino inovador; percebemos a influência desse movimento renovador na educação contemporânea.
    Mas claro, como toda mudança, o processo é difícil, e por muitas vezes passível de erros, já que trata-se do novo. Isso é bem perceptível, como cita o artigo deste blog, em qualquer instituição de ensino, que ainda hoje tem resistência em se encontrar na tendência marcada a partir do século XX e caracterizada pelo uso do conhecimento, dando continuidade a propagação de métodos em que o professor é o detentor do conhecimento e o aluno apenas um receptor passivo.
    O PCN diz que como o avanço da era do conhecimento é profusamente praticado, atingindo cada vez mais amplitudes, o que marcará o diferencial no indivíduo será a qualidade da educação. Por meio do conhecimento adquirido no ambiente escolar, o indivíduo é capaz de fazer parte da sociedade de forma critica contribuindo com essa renovação.
    A maneira de se alcançar esse objetivo, de qualidade de educação, gerou diversas propostas, em que ficou evidente a necessidade de se transgredir as fronteiras de cada disciplina como forma de possibilitar um aprendizado que será levado para além das quatro paredes da sala de aula, uma forma de proporcionar ao indivíduo a qualidade não mais de apenas aluno, mas de cidadão do mundo, ou seja: apreender o conhecimento e praticá-lo na vida.
    Para isso, nós futuros educadores, devemos “arregaçar as mangas” a partir dos conhecimentos adquiridos em sala de aula e observados na pratica diária, para enfim sairmos dessa transição marasmática e consolidarmos a Nova Escola de fato.
    Edilene Souza – 5º Letras – RGM 5800

    ResponderExcluir
  3. Posso afirmar que hoje a era da modernidade em que vivemos e cada vez mais moderna, influência a educação e a vida pessoal de cada aluno, em "todas" áreas e etapas das nossas vidas, dificultando o interagir entre professor e aluno. De tal maneira a qual, que os professores hoje tenham que estar sempre se atualizando para acompanhar está rápida evolução e o rendimento dos alunos, a qual as crianças já entram na pré escola com um perfil já pré definido. Sendo assim nós futuros professores (as) temos que acompanhar, praticar e aceitar a modernidade e leva-lá para as salas de aula.

    Thainá Santos - 1º Pedagogia Noturno - RGM: 7224

    ResponderExcluir
  4. Raissa Alexanda L. W., RGM: 632427 de março de 2014 às 12:32

    Podemos perceber de acordo com o texto e com o contexto histórico que a educação foi se modificando de acordo com as necessidades atuais da sociedade, mudando assim o objetivo e a forma de se pensar na educação.
    Para pensar em uma educação futura temos que pensar nas necessidades da nossa sociedade atual e o que mais tem nos preocupado é a violência e a falta de segurança. Pra resolver este problema o ideal seria uma educação voltada para a paz, para a humanização do ser humano, para o respeito com o próximo, para os avanços tecnológicos, para que nossos alunos possam entender a importância da vida, do respeito as diferenças e emfim chegar a tão sonhada educação de qualidade para todos.

    ResponderExcluir
  5. Livia Azevedo - 1° Pedagogia Matutino - RGM : 7105
    O texto nos mostra a necessidade de nós profissionais da educação estarmos renovando a escola da nossa época, pois devido o avanço tecnológico,as informações estão chegando muito rápido, a necessidade de conhecimento está aumentando, os alunos estão chegando na escola com outro nível de conhecimento e necessidade de um ensino que, acompanhe a evolução e a velocidade do conhecimento e também mais atrativo, para que prenda a atenção dos alunos e a escola seja um ambiente onde o aluno queira estar. Não podemos como professores ficarmos estagnados e não nos empenharmos em acompanhar as mudanças que o tempo traz, nem devemos querer somente se adaptar, mas temos que nos qualificar e fazer a diferença nas escolas de hoje deixando uma boa bagagem também para a escola do futuro.

    ResponderExcluir
  6. A escola deve manter uma visão ampla da educação de um modo geral ,atendendo as dificuldades,superando obstaculos, aprendendo com erros ,insistir em uma educação de qualidade e não quantidade, professores e alunos deve andar juntos em relacão a aprendizagem, para chegar ao mesmo objetivo , e atigirem a mesma meta , ambos devem estar dispostos a mudanças, pois a escola é a base da vida. (pedagogia noturno , RGM 5182)

    ResponderExcluir
  7. A maior busca é por uma escola com melhores condições de aprendizado ,embora o ensino tradicional esteja muito presente no nosso cotidiano as redes escolares tiveram sim melhorias expressivas o avanço foi pouco porém notável. Reformular conceitos e formas técnicas sobre como produzir e encentivar o dicente a não deixar a escola ,porque só ela (escola) nos trará um futuro brilhante, há muito a fazer avaliação e aprendizagem é o foco .
    Nome: Dayane da silva Azevedo RGM: 6910 pedagogia manhã

    ResponderExcluir
  8. Esse artigo demonstra a transição do ensino ao longo do tempo, à influência que as mudanças no comportamento da sociedade trás para a educação, embora a Escola Tradicional esteja muito presente em nosso cotidiano. A necessidade de renovação dos profissionais para acompanhar os avanços tecnológicos, como utilizá-los para atender as necessidades dos alunos e projetar instrumentos que envolvam o interesse pelo aprendizado. Essa nova era nos faz pensar e agir quanto à nova caminhada que devemos seguir para desenvolver uma visão projetada não só para o futuro, mas para o agora, para isso temos que buscar melhores condições e qualidade de ensino, superar as dificuldades, trabalhar em conjunto (escola, alunos e comunidade). Para pensar no futuro temos que resolver os problemas do hoje, a violência, falta de segurança, precariedade na infraestrutura e metodologia de ensino, precisamos de mudanças urgentes para que a educação brasileira seja a tão sonhada por todos. Jéssica RGM 7131 1° Pedagogia noturno

    ResponderExcluir
  9. ADEVALDA PEREIRA DA SILVA 3° PEDAGOIA MANHÃ RGM; 63552 de abril de 2014 às 16:38

    Como futuros educadores temos uma imensa responsabilidade nesse processo de transformação e precisamos estar preparados em todos os sentidos para esses desafios. Principalmente porque fizemos parte de uma escola tradicional.
    Apesar de pequenas mudanças terem acontecido nas instituições educacionais, necessitamos com urgência de uma educação que possa realmente fazer com que a sociedade tenha cada vez menos desigualdade em todos os sentidos para a formação de um verdadeiro cidadão e cidadã que conheça plenamente seus DIREITOS E DEVERES.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. A educação foi algo que durante todo o tempo sofreu e sofre muitas mudanças e alterações. Mudam-se as formas de ensinar e até mesmo as formas de se aprender. É preciso que nós educadores do futuro tenhamos em mente que possamos ir além daquilo que nos foi posto, não se conformando com a escola e o ensino "meia boca", tendo sempre em mente que é preciso criar e inovar de acordo com cada lugar aonde se vive e com as pessoas na qual se convive. Não podendo se contentar com pouco e fazer de conta que está tudo bem, quando na verdade muitos ainda estão sofrendo com a falta de aprendizagem e conhecimento. Investir na educação é o que de melhor se pode fazer, investir nas crianças assim que entram nas escolas para que o dia de amanhã seja melhor e os alunos de hoje possam se tornar os verdadeiros profissionais de amanhã que irão atuar com toda força de vontade e comprometimento. Investir na educação é investir no futuro.

    ResponderExcluir
  12. A educação tradicional está nos modelos de escola atual; No professor, método avaliativo e no aprender do aluno. Nós como futuros professores temos que "INOVAR" para rompermos a comodidade da educação tradicional, para isso temos que "quebrar os muros" que á entre escola e comunidade para que seja transmitida os saberes de uma para outra. A educação não deve ser autoritária e rígida ao extremo, deve ser algo natural, eficaz e prazeroso para alunos, escola e comunidade
    Bruna Ribeiro Zanon 1° PED NOTURNO RGM 6943

    ResponderExcluir
  13. A educação vem evoluindo de acordo com o tempo, mas para que isso posso continuar acontecendo é necessário que nós futuros professores inovar a maneira de dar aula, fazendo que para o aluno deixe de ser apenas uma obrigação e passe a ser gostoso estudar.
    Aline Aparecida dos santos 1º Pedagogia Noturno RGM: 6717

    ResponderExcluir
  14. Jenifer Roberta Batista RGM: 5675 5º Pedagogia Noturno8 de abril de 2014 às 17:58

    Nos dias atuais o mundo tem avançado cada vez mais, porem, em algumas áreas apenas, como a tecnologia, a química, farmacêutica, enquanto a educação continua estacionada na pedagogia tradicional. Trabalhando os alunos para o mercado de trabalho e repassando os conhecimentos apenas para as provas finais e vestibulares, nunca pensando realmente em formar cidadões críticos e pensantes. Imaginamos escolas e métodos de trabalho diferentes do que temos nos dias atuais, porém esta longe da realidade brasileira, como dizer que nós, futuros educadores conseguiremos mudar isso se o método que estamos aprendendo esta dentro da pedagogia tradicional! As escolas não se fazem de expectativas, precisamos mudar a forma de trabalhar em faculdades e universidades para depois conseguir mudar o ensino nas series de educação básica.

    Jenifer Roberta Batista RGM: 5675 - 5º. Pedagogia Noturno.

    ResponderExcluir
  15. Aline Evangelista Dias rgm: 63109 de abril de 2014 às 15:14

    3º Semestre pedagogia matutino.

    Nós como futuros educadores temos uma responsabilidade de fazer com que a educação seja mais buscada pelos alunos, e que seja uma sociedade com menos desigualdade e que busquem mais pela educação, ou seja, uma educação voltada para a humanização entre as pessoas, para que nossos futuros alunos entendam a importância e tenham uma educação qualificada, e que assim possamos formar alunos que cumpram com seus deveres e conheçam seus direitos.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. É importante entender que como futuros professores,devemos estar cada dia nos capacitando ,não nos permitindo ficar estagnados,esperando que nossos governantes façam algo mais concreto e profundo para a melhora da educação .O nosso empenho reflete ao aluno ,onde este consegue se sentir socialmente realizado,que tenham desejos de sempre buscar o crescimento educacional para assim conquistar o profissional .com conhecimento nos encontraremos como cidadãos,buscando as famílias para mais próximo de nós.para juntos lutarmos para um país melhor.e mais educado...
    .Elaine Anjos rgm 7217 1ºpedagoggia matutino

    ResponderExcluir
  18. O nosso país,a sociedade em que vivemos, seu forte nunca foi a educação, seus investimentos e sua evolução esta nas industrias, esses são seus primordiais valores, então como entender ??? Um país que não investe em educação conseguir avançar !!!! Os donos do poder exige muito, mas faz pouco, então quem se responsabiliza em enfrentar essa guerra de um dia alcançar uma educação de qualidade se desprender de todo tradicionalismo e adequar ao ensino, inovações, idéias de crescimento, mudança, levar não só o educando mais os colaboradores a reflexão o pensar, e não desistir jamais dessa busca incansável pela qualificação.

    ResponderExcluir
  19. Maria de Fátima Carvalho Garcia RGM: 6905 1ºPedagogia A,manhã ,12 de abril de 2014,as 23:31
    Há mudanças na carga horária escolar,nas disciplinas mas também devemos nos atentar a mudanças da escola no presente, para um futuro melhor.
    Vamos refletir,de que adianta o aluno acumular conhecimento,decorar conceitos,fórmulas,etc se ele não leva pra vida o desenvolvimento prático, sair de situações difíceis do seu dia dia ;se o aluno é privado e delimitado no seu aprender diário na escola Como educadores devemos interagir, buscarmos um relacionamento mais humano,assistimos bem de perto o crescimento escolar do aluno utilizarmos bondade e respeitar as diversidades culturais,promover união e participação,capacitá-lo,,praticar o bem ,ser tolerante,ensinar com amor.
    Pensar na escola como um todo,refletir o que nos afeta e o que afeta o outro,pensar antes de agir e agir sempre diante uma situação com bondade,respeito e virtude.O aprendizado é adquirido gradualmente,.
    Como podemos promover benefícios e preparar o aluno pra sociedade se ficarmos ligados no piloto automático,ensinar só por ensinar.Devemos recorrer aos recursos didáticos mas com situações do cotidiano,uma escola com igualdade,uma escola que vem de encontro as necessidades do aluno, ser pensante dotado de capacidade de adaptação na sociedade e estimulo vindo do desenvolvimento adquiridos na escola e assim um futuro com melhores condições tanto na vida profissional como social e cultural.

    ResponderExcluir
  20. Bruna Soares dos Santos14 de abril de 2014 às 04:05

    RGM - 6583 - 3º Pedagogia Noturno

    Para que haja êxito na aprendizagem escolar será necessário que os professores aprendam também a interagir de acordo com as formas que o mundo nos proporciona, visando o que há de mais presente na vida dos alunos e às incluindo para a vida escolar, despertando assim o interesse dos mesmos, contribuindo também para melhor solução de problemas e desvio de dificuldades. Nesse sentido, para que haja verdadeiro avanço na educação escolar é necessário que o professor desenvolva seu trabalho da melhor maneira possível, desenvolvendo em sala não aprendizagem mecânica, mas sim significativa, para que o aluno utilize o conhecimento adquirido não apenas no ambiente escolar, mas em sua vida social, garantindo pouco a pouco a melhoria na educação escolar e social futuramente.

    ResponderExcluir
  21. MARLENE BARBOSA DE MACEDO RGM 6274

    Apesar de nossos tempos serem outros a adaptação a esses novos meios de comunicação, não são acompanhados como deveria. Temos menos convívio com as pessoas ao nosso redor. A necessidade de união de famílias e professores para que possa educar juntos as novas gerações e assim poder fazer essa diferença tão necessária para educação. Pois a educação da escola da Ponte é um ótimo exemplo dessa união. Em nosso país a destruição de jovem por meio de drogas, violência e varias outras coisas deixa clara a falta de compromisso de toda a sociedade em relação a educação, pois todos nós sofremos de alguma forma com esse tipo de mundo que estamos vivenciando.

    ResponderExcluir
  22. A ''escola necessária'' tem sem dividas que incluir os diversos meios de tecnologia que vem se mostrando no mercado, para o conhecimento se ter de foma mais lúdica e também não só em sala de aula, seria necessário faze da sociedade de cada lugar em que frequentamos a escola, tendo assim experiencias sensoriais indispensáveis para o aprendizado e crescimento do ser humano.
    Nenhuma maquina substitui um professor/educador porem acredito que ambos em conjunto tende a elevar os níveis de conhecimento para transmitir aos alunos.

    ResponderExcluir
  23. Como futuros educadores,devemos sempre nos atualizar de todos os acontecimentos.Hoje em dia os alunos estão obtendo mais informações por meios das tecnologias e acabam se afastando do ensino tradicional.A tecnologia ajuda um pouco no aprendizado,mas também acaba afastando o contato do aluno com o professor....JESSICA AP.TAROCCO rgm:6825 1.PEDAGOGIA MATUTINO

    ResponderExcluir
  24. Marcela de Andrade Costa - RGM: 6227 (3º Pedagogia noturno)15 de abril de 2014 às 12:00

    O professor como facilitador e mediador no processo de ensino-aprendizagem deve fornecer a seus alunos mecanismos e meios que facilitem a construção do conhecimento e é nesse sentido que o computador e suas tecnologias nessa era digital devem ser inseridos na sala de aula, para facilitar e até mesmo agilizar a dinâmica das aulas, o professor deve buscar e conhecer o novo, dessa forma, tanto o professor quanto o aluno não ficam presos às aulas “tradicionais”, o aluno como sujeito ativo não fica limitado apenas ao conhecimento do professor ou ao livro didático, ele tem a oportunidade de buscar e construir seu próprio conhecimento, sendo o professor o mediador e o aluno protagonista no processo da construção do conhecimento, tornando a aprendizagem significativa.
    A escola nos tempos modernos deve ser voltada para a autonomia, formando cidadãos capazes de refletir, de analisar situações, para que assim possam agir e mudar a sociedade, essa mudança só pode ser feita por meio da educação, para mudarmos o mundo precisamos antes de tudo mudarmos as pessoas que estão no mundo.

    ResponderExcluir
  25. joeli Pacecka- RGM 5694 (5º ped noturno)
    Esse artigo retrata da evolução que estamos tendo no ensino, pelo fato da sociedade esta sempre se renovando, com novas tecnologia e modernidades, desta forma entendemos que a educação é atingida, e com essa modernidade a educação mudou do tradicional para o modernismo que temos hoje, permitindo as crianças se espessarem, trabalhado de forma lúdica, mas como todo novo sempre tem algumas falhas e que conforme for passando o tempo ela vai se corrigindo, um ponto importante no ensino é que o professor tem que estar sempre atendo com a modernidade para que possa transmitir o conhecimento de qualidade para os alunos.

    ResponderExcluir
  26. Patricia Cristina Oliveira RGM: 6645 3° Pedagogia Noturno
    O ensino teve uma evolução muito grande desde a escola tradicional que era modelo antigamente,para a escola que desejamos hoje onde temos o professor como um facilitador que tem como papel ajudar seus alunos na busca da aprendizagem.
    Podemos utilizar de recursos tecnológicos para criar uma aula diferente,despertando o interesse dos alunos para os mais variados temas e de forma lúdica fazendo com que a crianças se expressem de uma forma mais clara. Porém toda melhoria tem alguns ajustes a serem feitos,e a educação ainda está caminhando para um desenvolvimento maior o que cabe á cada professor,enquanto mediador não deixar com que os alunos percam a vontade de aprender e pesquisar se todos trabalharem juntos e ter a tecnologia como sua aliada tudo vai melhorando.só devemos entender que nenhuma máquina,ira substituir o professor.

    ResponderExcluir
  27. JULIANA DA SILVA RGM: 6242 3° Pedagogia Noturno
    O texto acima é uma afirmativa de que o professor enquanto mediador do conhecimento, deve usar os avanços tcnológicos a seu favor, para que se tenha uma aprendizagem significativa e os alunos apliquem em suas vidas os conhecimentos e habilidades adquiridos na escola.
    São tantas as formas de se trabalhar com o computador, a internet e outras tecnologias dentro do ambiente escolar, principalmente porque o educando ja domina esse tipo de habilidade. Então porque não trabalhar com projetos, a partir de novas tecnologias a fim de estimular as inteligências múltiplas e obter uma educação prazerosa e de melhor qualidade.

    ResponderExcluir
  28. Vanessa Torres Slupko RGM: 5702 5° ped. not.17 de abril de 2014 às 10:59

    Realmente hoje vivemos em uma nova era não podemos pensar no ensino e no método de ensino como há 10, 20 ou 30 anos atrás. As pessoas vivem cercadas de informação e tecnologia e por esse mesmo motivo que a educação tradicional não tem mais nenhum significado na realidade atual. Não podemos pensar que ensinaremos como fomos ensinados, pois, as crianças hoje já nascem em um mundo diferente de antes. É preciso haver uma mudança não apenas em nomenclatura mais sim uma mudança real na educação, como no artigo acima menciona, não podemos ficar estagnados tem que haver uma revolução no ensino. O professor precisa se atualizar nas novas tecnologias para cativar seus alunos, a sala de aula não deve ser entre quatro paredes deve ir além da escola. Para isso precisamos contar com a ajuda do governo em capacitações para professores e implantação de tecnologia, laboratórios na rede pública. Deve haver uma valorização e investimentos nos profissionais e na educação.

    ResponderExcluir
  29. Natália Caroline de Andrade Rgm :6541 3º Pedagogia Noturno

    Um novo mundo surge, o mundo de antes já não é o mesmo hoje, a evolução se da de uma maneira rápida onde a educação tem avançado cada vez mais com a tecnologia, onde é necessário que o professor tenha conhecimento e acompanhe essa evolução para que o mesmo através da tecnologia obtenha recursos, que despertem o interesse do aluno ao saber, ao conhecimento, para que cada vez mais o professor possa fazer das mudanças um beneficio para a evolução intelectual de cada aluno.

    ResponderExcluir
  30. Jaqueline de Paula Ortega RGM:5664 5º Ped Noturno19 de abril de 2014 às 13:07

    A escola assim como toda a sociedade sofreu varias mudanças durante os séculos, fazendo que assim o ensino fosse adaptado conforme as necessidades da população. Com isso a aprendizagem voltada ao aluno como centro do processo foi fundamental para evolução do ensino, fazendo assim que os profissionais da educação estejam cada dia mais preparados para tornar as aulas mais significativas e atraentes com a ajuda das novas tecnologias para que os alunos possam se encantar pela educação e desta forma continuar a transformação da sociedade.

    ResponderExcluir
  31. Jéssica Alves- RGM:5912- 5ºped Noturno20 de abril de 2014 às 14:00

    Mesmo passando por diversas fases de transformação e a rápida evolução da tecnologia, a educação brasileira não está preparada para tal, o que vemos na sala de aula de aula são professores com má formação e falta de comprometimento, se tornando um circulo, onde esse professores mal formados vão formar teoricamente cidadãos pensantes e muito deles vão dar aula no ensino superior e formar professores e assim a educação segue. Sendo assim pode se ter os recursos que forem , mas se não tiverem bons profissionais para utilizarem dentro do contexto escolar, estes não servirão para nada

    ResponderExcluir
  32. Juliana Botelho do Nascimento RGM 6356 3° Noturno20 de abril de 2014 às 18:43

    Esse artigo só reforça tudo o que presenciamos atualmente, apesar de anos terem se passado e muitas inovações na educação foram acontecendo, ainda é possível identificar o modelo da escola tradicional que ainda é muito forte em todas as instituições educacionais. Sabe- se que houve um avanço, porém não o suficiente a ponto de “apagar” o modelo tradicional.
    É importante que o professor como mediador e facilitador esteja atento em relação á aprendizagem significativa.

    ResponderExcluir
  33. Recordo-me que na época de estudante do ensino primário ; a educação era uma uma instituição respeitadíssima. A escola e os professores eram respeitados em qualquer debate ou assuntos referentes ao governo investia consideravelmente no setor educacional.
    . A escola publica era eficiente igualmente às escolas particulares. O nível de ensino poderia ser igual ou superior às escolas particulares. As filas eram enormes para se conseguir uma matrícula nas escolas públicas, as particulares não eram procuradas por ser paga, mas porque as públicas tinham a mesma qualidade de ensino.
    Os programas que hoje mantém as escolas públicas não são muito parecidos com os de antigamente, inclusive sempre existiu merenda escolar, só que de outras formas, com outro nome. Ontem como hoje os recursos existem são suficientes para manter as escolas publicas..
    Nossos professores tinham status de autoridades. Ai de quem desrespeitasse um professor. Expulsão na certa da escola e a transferência constava a infração do aluno exemplificando o ato para quando chegar na outra escola sabe qual o motivo, caso fosse agressão ao professor geralmente esse aluno não era aceito.
    .
    Hoje é um Deus nos acuda, a escola publica é de fazer vergonha aos que precisam dela. Quem viveu no passado a educação e vive a realidade de hoje fica realmente horrorizado com o que vê. Escolas sucateadas, professores desvalorizados, submissos, despreparados, os políticos determina o funcionamento da escola e comanda direção e professores, corrupção profunda sendo aceita pela comunidade escolar, . Violência, impunidade, trafico de drogas, assaltos constante ao patrimônio escolar fazem parte do nosso cotidiano;

    Quem perde e quem ganha com isso? Perdem todos que precisam de uma educação de qualidade para se preparar para a vida e ganham os Corruptos, políticos irresponsáveis, caloteiros, traficantes, ladrões e tudo que é cafajeste tirando o direito a uma educação digna para os menos favorecidos financeiramente. Tudo é de propósito e orquestrado pelos corruptos e aceito por todos, uma lastima.
    “‘hoje nossa juventude chegam vergonhosamente a concluir o ensino médio como semi-analfabetos. São poucos os que superam dando exemplos de perseverança”

    PEDAGOGIA MANHÃ B VALDETECOSTA DA SILVA rgm6713

    ResponderExcluir
  34. O artigo relata a evolução do ensino e pela sociedade que está sempre mudando com a tecnologia, e que nos entendemos que a educação esta sendo atingida de uma certa forma com toda essa modernidade. E então nos futuros educadores temos uma grande responsabilidade de fazer a educação mais buscadas pelos os alunos, e uma sociedade com que tenha menos desigualdade em todos os sentidos para uma formação melhor para todos que posam ser um grande e verdadeiro cidadão e cidadã.
    Mayara C Fialho RGM 6647 3°Pedagogia- Manhã

    ResponderExcluir
  35. Pude entender que precisamos e necessitamos de uma educação para todos, onde os alunos possam ter liberdade para pensar e expressa suas ideias. Porém, para que isso aconteça de forma inteligente, os educadores juntamente com os pais devem instruir os alunos sobre princípios de valores. Valores de vida, de família, de amor, de respeito... pois a educação não se dá apenas n escola, se dá também em casa, na rua, no shopping...
    O papel do professor é mostrar aos alunos que há muito além do que podemos ver, é despertar neles a curiosidade e o desejo de mudar nossa sociedade, e mudar para melhor.
    Adriana - rgm: 6119 - 3º pedagogia matutino

    ResponderExcluir
  36. Pude entender que precisamos e necessitamos de uma educação para todos, onde os alunos possam ter liberdade para pensar e expressar suas ideias. Porém, para que isso aconteça de forma inteligente, os educadores juntamente com os pais devem instruir os alunos sobre princípios de valores. Valores de vida, de família, de amor, de respeito... pois a educação não se dá apenas na escola, se dá também em casa, na rua, no shopping...
    O papel do professor é mostrar aos alunos que há muito além do que podemos ver, é despertar neles a curiosidade e o desejo de mudar nossa sociedade, e mudar para melhor.
    Adriana - rgm: 6119 - 3º pedagogia matutino

    ResponderExcluir
  37. Com a leitura do texto, podemos ver que a mudança está acontecendo, é claro, em um processo lento e cauteloso, pois não se pode mudar tudo de uma única vez.
    O bom disso tudo é que contamos com coordenadores, diretores, professores, alunos e comunidade para que haja o novo, para que estes atribuam o que é de fora para dentro da escola, fazendo com que o aluno participe com opiniões e ideias para um melhor ensino. Não se pode esquecer da tecnologia que nos cerca de tal maneira que é impossível não trabalhar com esta ferramenta.
    O professor que se forma nos dias de hoje tem que ter uma mente aberta, pronta para novas experiências, sabendo compreender os jovens e a hora de dizer o sim e o não. O principal é lutar lado a lado (com todos) por suas causas. Ensinar a lutar por justiça, mas sempre com as mãos limpas por aquilo que é certo, ou seja, uma educação melhor, por uma saúde melhor e o respeito ao próximo.
    Assim, todos lutando por uma mesma causa, as mudanças poderão acontecer!

    Jasmine Tereza Camargo RGM: 6498 3º Pedagogia Matutino

    ResponderExcluir
  38. O artigo relata nossa realidade, apesar de termos passado por várias mudanças no campo educacional brasileiro, ainda estamos marcados pelo ensino Tradicional, isto é visto em muitas universidades e escolas, mesmo com a escola Renovada nos passando outras maneiras de ensino e aprendizagem não foram suficientes para que haja transformações significativas. Portanto nós que estamos envolvidos com a educação temos que buscar nosso papel na sociedade e nos tornarmos instrumentos para melhorar o ensino e aprendizagem como um todo.

    ResponderExcluir
  39. Daniela Ferraz Lacerda Alencar 6252
    A educação no Brasil já passou por várias reformas e isso trouxe muitas melhorias para o campo educacional, porém para chegarmos a escola que queremos devemos lutar muito ainda, pois apesar de tudo ainda não foi suficiente. a LDB chegou e têm sido de grande valor mas enquanto os profissionais não assumirem seu papel de educador a educação não irá melhorar.
    Assim como incluir uma criança especial está na LDB se o professor não saber o que fazer com ele será indiferente também acontece com qualquer criança deve se saber o que fazer com ela do momento que ela entra ate o momento que ela sai da escola senão a escola será apenas um lugar assistencialista que não e não fará diferença nenhuma no nosso país.

    ResponderExcluir
  40. Amanda Morais rgm 5856 5º Ped Not22 de abril de 2014 às 09:22

    Nos dias atuais a sociedade esta cercada de informações e tecnologias estando relacionadas as constantes mudanças, fazendo com que a educação também tenha um avanço mesmo sendo de forma mais lenta , portanto o professor deve estar preparado para essa mudança para que a aprendizagem do seu aluno seja significativa, e assim a escola formar um cidadão pensante perante nossa sociedade.

    ResponderExcluir
  41. Nos dias de hoje, podemos enxergar claramente a Evolução das Informações e tecnologias relacionadas ao ensino. Entretanto temos presente ainda na nossa educação, rastros do modelo de Educação Tradicional, onde os professores aplicam sempre a mesma didática antiga, e na maneira em que os alunos aprende com este modelo de ensino. Nós como futuros pedagogos, temos que em primeiro lugar estar preparados e se enquadrar a esta nova era, trazendo inovações para dentro da sala de aula, para que assim os alunos possam aprender de maneira eficaz e com extrema relevância para seu cotidiano.

    Jéssica da Rocha Barbosa - RGM 6912 - 1º PEDAGOGIA NOTURNO.

    ResponderExcluir
  42. Com o passar dos tempos as escolas e a educação sofreram muitas mudanças uma delas é o avanço da tecnologia e nos professores precisamos nos capacitar e renovar nossos conhecimentos,pois se queremos uma escola e uma educação melhor temos que ter a iniciativa e acreditar que podemos fazer a diferença e não ser apenas mais um que finge não ver a evolução da educação e a necessidade da escola em acompanhar toda essa mudança.
    Karine Santos 1 PEDAGOGIA NOTURNO RGM 6963

    ResponderExcluir
  43. Nos tempos de hoje a tecnologia já está bem avança, e com ela vem a informação que vai ficando cada vez mais fácil de se obter e ter acesso, por isso nos como futuros professores estamos sempre evoluindo, enquanto há professores que tem usam a Educação Tradicional para dar aula fazendo com que os alunos fiquem na mesmice, fazendo com que não prestem atenção.
    Como futuros professores precisamos estar sempre trazendo e inventando novos métodos de ensinar para que os alunos possam também aprender de forma mais divertida e mais eficiente e eficaz.

    ResponderExcluir
  44. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  45. Durante toda a historia da educação é fácil observar que ela sempre esteve em constante mudança, pois a mesma esta inteiramente ligada às necessidades da sociedade, ela se molda conforme essas necessidades que com o passar do tempo também se transformam, modificam. Torna-se difícil fala sobre o que se espera do futuro da educação quando se está no meio do processo de mudança social. Sabendo que agora não se educa mais para uma sociedade industrial, onde se formava apenas mão de obra para a indústria, a escola deve começar a educar para esses novos meios de conhecimento, para essas novas formas de trabalho e deve fazer o que, desde o inicio, deveria ter sido parte do seu papel, ela deve educar também para paz que é educar para uma sociedade melhor, menos violenta, onde haja mais respeito e igualdade, uma sociedade mais humanizada. Deve-se educar para uma sociedade de seres pensantes, reflexivos, para que a partir do ato de refletir todos possam conquistar sua autonomia e liberdade, no sentido geral.

    Graziela Dal Agata Santiago RGM: 6241 3º Pedagogia Matutino

    ResponderExcluir
  46. Caroline Estevão dos Santos RGM: 6282
    3º Pedagogia Noturno

    Notamos que a educação já passou por diversos processos e atualmente, estamos em meio a mais um, no qual traz algumas dúvidas e receios para alguns educadores.
    A Era da Informação, está ganhando força a cada dia, pois vivemos em uma sociedade dependente da tecnologia. Hoje, apesar de ainda existir, não vemos mais com tanta frequência escolas Tradicionais. É necessário, que o educador acompanhe essas mudanças que acontecem, pois a tecnologia atualmente, é de necessidade da sociedade. As crianças já crescem mexendo em celulares e computadores dos pais, com dez anos ao invés de ganharem brinquedos, ganham aparelhos eletrônicos. Mudou-se o conceito até mesmo do brincar, pois ao invés de bonecas e carrinhos, as crianças ganham vídeo-games e notebooks, talvez pelo fato dos pais preferirem seus filhos trancados em casa por conta da falta de segurança que enfrentamos diariamente.
    Se o uso da tecnologia está cada vez mais presente, o professor mediador deve trazê-la a seu favor, pois na Era da Tecnologia, não dá para abrir mão de incluí-la se ela se faz tão necessária. É possível usá-la para agregar nas aulas, incentivando os alunos a terem autonomia e assim buscarem complementar o seu conhecimento também por conta própria, tornando alunos capazes de realizar grandes pesquisas, preparando-os até mesmo para a sua vida acadêmica.

    ResponderExcluir
  47. Ana Lucia Santos Siqueira RGM: 7024 1º Pedagogia Matutino.

    Com o avanço da tecnologia nos dias atuais é preciso descobrir como lidar com o acumulo de conhecimento.Novos desafios são colocados aos educadores, é preciso estar atento para entender e reinventar a pratica educativa.
    O professor deve ser flexível e se adaptar as novas mudanças para garantir uma boa formação dos seus alunos, é preciso enxergar a educação como um processo de desenvolvimento do ser humano.
    O professor deve funcionar como um facilitador no acesso as informaçoes , o professor deve ser um bom amigo, que auxilia a criança, jovem ou adulto a conhecer o mundo, seus problemas, suas solidariedades, seus fatos e suas injustiças, de forma que o aluno possa caminhar com liberdade de expressão e consequentemente de ação. O aluno deve respeitar o espaço escolar e valorizar o professor, sabendo aproveitar a magia do aprender ensinar e aprender.

    ResponderExcluir
  48. Carla Andressa Martins RGM: 579423 de abril de 2014 às 19:16

    Se olharmos o histórico da escola, evoluímos muito, mas não o suficiente para formar cidadãos críticos. Muitas escolas e profissionais não estão preocupados em inovar e ajudar esse individua como um todo e sim apenas na concepção necessária para a sua formação. Se analisarmos o ensino de antigamente com que temos hoje a estruturação não parece ter mudado muito (método tradicional), mas parece que o ensino fica cada vez pior.
    Acredito que o professor como mediador de conhecimentos tem que ser o primeiro a mudar a sua didática para atingir individualmente cada aluno. No livro “A escola que sempre sonhei, sem imaginar que pudesse existir” fala da escola da Ponte uma escola onde o ensino é priorizado pelos alunos e os professores ajudam na construção desses conhecimentos de acordo com que o aluno quer aprender, então podemos perceber que quando houver interesses em comuns entre (professores, alunos e instituições) o resultado também se tornará mais eficaz.
    Portanto penso que esse trabalho não deve partir apenas de um, mas sim de todos que fazem parte do convívio educacional (professores, gestores, coordenadores, alunos) para que assim possamos de fato ter a tão sonhada educação de qualidade.

    5º Semestre / Pedagogia Matutino

    ResponderExcluir
  49. Juliana Pires Assis rgm:565224 de abril de 2014 às 05:22

    A educação sofreu diversas mudanças ao longo do tempo,tanto para o lado positivo quanto para o lado negativo.Com toda essa mudança o aluno hoje em dia tem uma maior liberdade no âmbito escolar,mas ainda assim não é suficiente,pois muitas vezes o aluno é "podado" e não pode se expressar e isso é uma forma de poupar o aluno e não deixá-lo dizer o que ele pensa.Estudando os PCNs,podemos notar que a todo momento se pede para partir da realidade do aluno e sistematizar aquilo que ele já sabe,isso não é uma tarefa muito simples,mas com pouco mais de esforço e comprometimento podemos conseguir.Acredito que uma escola só será democrática quando o aluno tiver sua "vez de falar";isso pode ser feito por meio de assembléias com os alunos,pois será uma grande forma de participação e eles vão se interressar muito mais,somente assim construiremos uma educação de qualidade,quando colocarmos o aluno como foco central.
    5º Semestre- Pedagogia Matutino

    ResponderExcluir
  50. A escola tradicional infelizmente ainda é um grande modelo de escola nos dias atuais, para mudar este quadro, nós educadores temos que vestir a camisa nos tornando mediadores de conhecimento, facilitando a aprendizagem e capacitando os alunos para se tornarem um conjunto de idéias para transformar o mundo. Desta forma teremos escolas transformadoras e não as reprodutoras e redentoras de conhecimento, que ainda são a maioria no nosso país.
    3° SEMESTRE - PEDAGOGIA NOTURNO
    RGM 6230

    ResponderExcluir
  51. De fato a escola deve ser modificada no ensino, pois para o sujeito aprendiz a construção de conhecimentos é de extrema importância para que ele seja inserido na sociedade. Atualmente, a comunicação transmitida pela mídia está se expandindo, assim o ensino deve implantar novos métodos que visam melhorar a aprendizagem, pois é necessário que a sociedade esteja preparada para as questões sociais que surgem fora do ambiente escolar, como os assuntos que circulam pela mídia.
    Enfim, o conhecimento adotado no ambiente escolar é indispensável, pois para que as pessoas sejam aceitas na sociedade é necessário ter uma identidade social adequada.
    Igor Aparecido Cardoso Silva – RGM: 6718 - 1º Semestre de Letras

    ResponderExcluir
  52. O texto acima é a clara constatação que a tecnologia veio para aumentar a capacidade de ensino para os alunos. hoje qualquer criança pequena ou grande domina com facilidade esse recurso, então como professores mediadores de conhecimento devemos dar as ferramentas necessarias para essa aprendizagem ser produtiva e nunca cansativa.o que conhecemos como aprendizagem significativa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suelen Fernanda Bernardo Ribeiro RGM 6203 3° Sementre Pedagogia Noturno

      Excluir
  53. A educação esta relacionada com tudo desde sempre, assim nós, futuros professores, somos responsáveis por educar e ensinar as crianças.
    De fato nos mostra que o ensino deve ser modificado e os responsáveis já estão trabalhando por isso, com a inovação da tecnologia, porém são recursos em que alguns formadores não tem o conhecimento de tais ferramentas.
    A partir de então podemos observar que nós, evoluímos para formar bons cidadãos, porém nós pedagogos não podemos nos contentar com apenas isso, e temos que realmente "lutar" pelos alunos, o nosso futuro.
    Letícia Yumi Aro, 6973, 1º pedagogia noturno

    ResponderExcluir
  54. Yumine Ribeiro - 1 Pedagogia Noturno - RGM: 713226 de abril de 2014 às 09:04

    O artigo nos remete a pensar que o professor, enquanto facilitador do conhecimento, tem como 'atividade extra' buscar sempre novos métodos de ensino, inovando e conquistando a atenção e o interesse dos alunos, levando em conta também a evolução e o alcance das informações, usando as novas tecnologias como aliadas para o ensino. O Professor Necessário, é o professor que constrói pontes durante a aula, permitindo o trânsito da troca de experiencia do aluno e do professor, do conhecimento e do prazer, do aprender e do ensinar, respeitando também o fato de que cada aluno tem sua individualidade na maneira de aprender. Não podemos esquecer também o fato de que, se o professor planeja uma nova maneira de dar aula, encontra como dificultador a negação dos pais, que estão acostumados com a educação tradicional, e mesmo que não concordem com a mesma, têm pré-conceito com o uso de novos instrumentos, sejam eles televisão em sala de aula, aula ao ar livre, informática, teatro, música, enfim maneiras mais dinâmicas de ensinar, para que o 'ir à escola' deixe de ser apenas por obrigação, e se transforme também em algo prazeroso.

    ResponderExcluir
  55. Nos tempos atuais a educação vem melhorando, mas ainda encontramos em muitas escolas ensino tradicional e professores desmotivados. A tecnologia esta cada vez mais evidente, sendo assim os professores atuais e futuros professores necessitam ter uma melhor especialização para que possam juntar a tecnologia e seu conhecimento e fazer um ensino atrativo para o aluno, levando-os ao interesse pela aprendizagem e assim melhorar a educação em nosso pais. Dulcinéia Fukuhara rgm 5952- 5º Pedagogia/Noturno.

    ResponderExcluir
  56. A educação precisa de professores comprometidos a mudar a história da educação, por mais que a escola tradicional esteja tomando conta, pode -se dar espaço a uma escola com seus desafios vencidos.
    O Professor tem que acreditar no seu potencial ,em uma escola de qualidade, para refletir nas crianças, jovens e adultos ,alcançando também suas famílias. Com a produtividade e empenho do professor,teremos uma escola de qualidade para todos .

    Jacqueline Oliveira dos Santos Rgm 6758 1º Pedagogia/Noturno.

    ResponderExcluir
  57. A progressão continuada trouxe grandes prejuízos a sociedade, pois deu origem a uma geração de jovens e adultos que não possuem compromisso com a educação e o ensino. O método de ensino aplicado tornou o estudo massante contribuindo ainda mais para o desinteresse dos alunos, não há motivação nas escolas.
    Entretanto, recentemente este quadro vem sofrendo pequenas, mas valiosas, mudanças, existem atualmente escolas que estão empenhadas não em apenas formar muitos alunos, mas em promover a disseminação do conhecimento através de atividades diferenciadas que envolvem os alunos. Porem sabemos que para essa exceção tornar-se regra é preciso que haja incentivo do governo as escolas e principalmente aos professores.
    Sabemos que na educação está a chave para o avanço de toda uma sociedade.

    Quérima Leila de Souza Campos - RGM: 7070 1º Pedagogia/ matutino.

    ResponderExcluir
  58. Patricia Milani 5º PED noturno1 de maio de 2014 às 11:24

    Atualmente a sociedade esta a merce de mudanças, em vários aspectos, havendo também avanços significativos na educação, porém de um modo retraído em relação a quantidade de escolas existentes no pais. Com por exemplo a mudança na economia, faz-se necessário a articulação da escola com as questões sociais como, seus conteúdos, organizações e objetivos, para assim a mesma priorizar como futuro dos jovens, o que os mesmos necessitam no presente, tratando-se de educação.

    ResponderExcluir
  59. Como futuros profissionais de educação, temos que estar sempre atentos as mudanças que ocorrem em nossa volta para não nos prendermos a uma única forma de aprendizagem. A escola deve ser um local onde professores e alunos tenham uma comunicação direta, sem aquele esteriótipo de autoritarismo e submissão que havia anos atrás.
    A escola que queremos no futuro depende de como fazemos ela acontecer hoje.

    ResponderExcluir
  60. Thaíse Vergílio Rgm: 5931 5° Pedagogia noturno

    Ainda à muito a se conquistar, inclusive uma educação mais justa. Se fala tanto em democracia dentro das escolas, mas logo percebemos que ela não existe quando vemos a repressão que é feita na vida dos educandos. É necessário que as hierarquias educacionais acordem para que realmente a educação comece a caminhar de forma qualitativa e produtiva!

    ResponderExcluir
  61. Dayene de Carvalho Xavier RGM: 4977 6°semestre letras
    Todos agora falam de uma escola do futuro, e querem também esta escola!
    Mas agora pergunto como?
    As ferramentas estão ai! O governo contribui para isso! Os alunos, pais, professores, coordenação e direção, a própria sociedade que se espanta com os absurdos que acontecem nas escolas públicas estão se importando com o futuro!
    Enquanto existir uma sociedade focada em progresso nas custas dos ignorantes, será difícil tentar mudar o futuro.
    Para a escola do futuro precisamos de profissionais que estejam percebendo estas mudanças que acontecem na sociedade e na tecnologia, precisamos de educadores que saibam usar todas estas mudanças como ferramentas de trabalho, para assim conseguirem fazer da educação algo também do futuro. A escola não deve ser aberta para que a família do aluno também ajude a incentivar este futuro que tanto queremos, e principalmente precisamos de melhores políticas publicas.

    ResponderExcluir
  62. KAREN SILVA LIMA RGM:59461 de maio de 2014 às 19:53

    No futuro, precisamos estar fortalecidos de informações e antenados as novas tecnologias nos quais vamos estar expostos, a fim de usufruímos destes recursos em prol da educação em excelência, porem, acredito que não estamos longe de uma educação de qualidade, basta apenas ter iniciativa na qualidade das estruturas escolares e na qualificação dos professores.
    A educação deve ser primordial na formação do cidadão, somos nós que estamos a frente de ensina-los a serem o futuro que precisamos, um futuro com pessoas justas, integras e de bom caráter. A Nova Escola que formaremos no futuro é o fruto do nosso aprendizado, é através dele que nos tornaremos bons profissionais e alcançaremos o nosso objetivo, que é ensinar a quem precisa!

    ResponderExcluir
  63. A educação vem sofrendo várias transformações com o passar do tempo e isso influenciou todos nós em todos os setores. Como futuros pedagogos teremos um papel fundamental na vida das nossas crianças.Por isso, temos que buscar novos meios de nos atualizar, estar cada dia mais capacitado e qualificado visando uma melhor qualidade de ensino. Não basta só nos adaptarmos a essas mudanças e transformações (essas sempre vão acontecer), temos que saber usá-las a nosso favor. A educação é o caminho para termos cidadãos pensantes e críticos, e é a escola um dos principais meios para que isso aconteça.

    Fabiana - Rgm 6219 - 3° Pedagogia matutino

    ResponderExcluir
  64. Veruschka Mª de Almeida Honorato Santana 1° Pedagogia Matutino B RGM: 69142 de maio de 2014 às 07:46

    Como futuras educadoras e educadores devemos usar o que aprendemos de melhor e aplicar nessa escola do futuro,depende de nós educadores a formar bons cidadãos.Com tantas mudanças e avanços tecnológicos facilitam mais o aprendizado dos alunos,mas necessita do apoio de todos que compõe essa área.

    ResponderExcluir
  65. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline Alves de Araújo RGM 6762 1º pedagogia matutino A.

      Eu acredito que com a evolução da tecnologia e o fácil acesso a informação, deixamos de nos atentar as relações interpessoais.Como profissionais da educação estamos numa posição de construtores ,pois estamos no inicio da revolução das escolas e teremos uma longa trajetória pela frente, já que em nosso país a educação ainda não é prioridade.

      Excluir
  66. Adriana M. de Freitas Rgm 6984 - 1º Pedagogia - matutino turma A
    Olhando para a história da educação, podemos observar que ela está em constante mudança, ainda que a consideremos atrasada para os dias de hoje. A tecnologia vem sendo uma ferramenta importante para o profissional da educação conseguir interagir com a nova geração.
    Acredito que devemos acompanhar as mudanças, não necessariamente aceita-las, mas tornar o ensino mais humanizado e menos robotizado. Para isso as (os) graduandas(os) da educação também devem ter a consciência e o comprometimento de que realmente querem fazer parte desta importante gama de profissionais responsáveis pela formação de cidadãos que farão a diferença no futuro.

    ResponderExcluir
  67. Denise Hernandes RGM 62972 de maio de 2014 às 11:08

    Com tanta tecnologia a disposição de todos a vida dos professores e dos alunos acabou sendo facilitada, e por mais que não queremos admitir muitos profissionais estão sendo passados para trás, pois, não estão conseguindo acompanhar a nova geração que esta ai.
    Temos como obrigação tentar entender como funciona e qual o beneficio toda esta evolução nos dá, se assim acontecer os alunos terão um melhor interesse e o conteúdo e a aprendizagem será significativa.
    Denise Hernandes 3° Ped. Not.

    ResponderExcluir
  68. Fabiane Tasca de Oliveira Rgm: 6736 1º Pedagogia matutino A

    O texto nos mostra várias mudanças ocorridas na educação. Hoje, devido aos avanços tecnológicos,a necessidade de conhecimento, está cada vez maior.Para isso é necessário o empenho dos professores , para que o ensino deixe de ter o método tradicional, e passe a usar um método mais avançado e tecnológico, incentivando assim, um interesse maior de jovens a um ensino melhor e de qualidade.

    ResponderExcluir
  69. Silvana Valéria Capóia RGM 6705 Pedagogia manhã
    Vejo a metodologia de ensino ainda com muitas falhas, mesmo com todo esse avanço da nova era do conhecimento, da comunicação e informação precisamos rever urgente a questão educação que sempre é deixado em segundo plano.
    Que escola queremos ter?
    Depende agora de nós graduandos em pedagogia realizar um bom trabalho e utilizar essas novas ferramentas que estão a nossa disposição.

    ResponderExcluir
  70. As escolas estão pedindo por socorro, por melhorias. Não quero dizer que os professores não são qualificados, mas tem que haver uma compreensão de ambos os lados ( aluno e professor) o ensino de hoje não pode ser comparado com o de antigamente. As tecnologias ajudaram em muitas coisas, mas também serviram para desestimular o interesse dos alunos na procura do conhecimento. Precisamos rever tudo isso para mudarmos a educação no futuro.
    Maria Ribeiro - Rgm 6700- 1º Pedagogia - matutino

    ResponderExcluir
  71. É possível observar que em todos os lugares que estamos, vemos todos esses aparelhos tecnológicos que estão a nossa disposição nos dias de hoje, e na sala de aula não poderia ser diferente, já que a maioria dos alunos levam celulares,tablet e notebook para a escola.E qual deveria ser a posição do professor diante a esse problema?Dessa forma, é papel do professor fazer dessas tecnologias uma ferramenta de apoio para o ensino-aprendizagem.Porém sem deixar de lado os livros,as provas que também são métodos muito importantes para um ensino de qualidade.
    Viviane Estevão Luiz - rgm 6814 - 1ºPedagogia - noturno

    ResponderExcluir
  72. Susy Oliveira Lana RGM:5674 5ºPedagogia Matutino2 de maio de 2014 às 20:10

    Por conta das necessidades educacionais da sociedade atual que evolui com imensidade, sofremos mudanças ao longo deste período, os objetivos educacionais também foram repensados, buscando novos caminhos para a educação de maneira democrática para que o aluno participe da Escola como sujeito na construção do seu conhecimento e decisões e que envolva o aluno na aprendizagem significativa . Entretanto percebemos que cada escola trabalha de um jeito, causando contrastes educacionais ou seja, cada Escola tem o seu ritmo de trabalho . Mesmo assim, tem que ser especialmente acessível para todos, refletida na Educação deve estar Unificada num mesmo objetivo como esta citado nos PCNS, porém com mais qualidade e mais focada no aluno.

    ResponderExcluir
  73. Josi Helen Moura - RGM: 5725 5ºpedagogia noturno

    Levando em consideração a necessidade de repensarmos o novo papel da Educação nos moldes em que ela se insere, o objetivo maior refletir sobre o surgimento, evolução e desenvolvimento das tecnologias no processo educacional, assim como sugerir algumas orientações para a utilização de tais ferramentas no processo de ensino e aprendizagem contribuindo para a formação de educadores na sociedade atual.

    ResponderExcluir
  74. É importante, que cada um de nós, profissionais da educação esteja participando da melhoraria da educação, a fim de podermos contribuir para uma educação de qualidade e consequentemente o desenvolvimento do aluno. A educação não é somente responsabilidade do professor, mas também da participação individual e coletiva da família, políticos, empresas, comunidade, principalmente na atuação do ensino público.

    ResponderExcluir
  75. Eliane Spampinato Do Prado 1° semestre matutino RGM 6725 6 de maio de 2014 as 17:25.

    A educação é muito importante hoje e sempre em nossas vidas . E a tecnologia veio só para complementar...
    Tudo que aprendemos desde a época da escola é só o inicio de tudo pois dia após dia iremos só nos aperfeiçoando , não devemos jamais parar de estudar e de buscar conhecimento.
    Creio eu que os políticos deveriam sim investir mas na área da educação pois é dai que tudo se inicia , sem estudos não chegamos a lugar algum e não alcançamos nenhuma profissão.
    Devemos ir além se quisermos ter um futuro promissor e de sucesso .
    Claro que muita coisa deve ser moldada e planejada , pois nem tudo e perfeito.
    Sendo assim com muito estudo e aprofundamento e todas as áreas pode sim adquirir retornos positivos.
    E que venha sempre mas e mas pessoas preparadas para ensinar , e pessoas dispostas a aprender , e assim passar adiante o conhecimento que se adquire dia -a - dia ....
    Educação e tecnologia andando juntas irá mudar sim a história do mundo....

    ResponderExcluir
  76. Vanessa Neves Martins 1° semestre matutino B RGM 6785 6 de maio de 2014 18:14

    A informatização na área da educação é muito importante porque abrange o conhecimento de todas as disciplinas.
    E estimulam também os professores e alunos a sair da zona de conforto , do que estavam acostumado.
    Sendo assim tudo que se refere a educação traz ,consigo junto a tecnologia , pois ambas trazem bem feitorias para a sociedade.
    Sabendo usar é possível ir além e conquistar sonhos e muitos conhecimentos. O governo deveria sim focar mais na educação pois é daí que tudo se inicia .....
    Ensinar e um Dom e ter retorno de um trabalho feito com muito sacrifício é dever cumprido.....

    ResponderExcluir
  77. Bruna Carvalho de Oliveira RGM: 6826 1º Pedagogia matutino A.

    A escola de hoje perante a tradicional obteve um grande avanço significativo, porém falta muito ainda que avançar, há muitas escolas que não se adaptaram ainda com as tecnologias, por motivo de falta de estrutura e investimentos. Visando os dias de hoje, se não houver uma revolução na área da educação, as escolas do futuro não serão um instrumento de transformação do mundo, mas apenas um lugar onde os alunos irão apenas por obrigação.

    ResponderExcluir
  78. Muitos foram os avanços na área da educação e para essa nova escola que buscamos torne-se possível, a legitimidade de formar cidadãos conscientes de seu papel como ser social, bem como da necessidade da compreensão do respeito a coletividade é um dos pilares para não somente transformar a educação brasileira como transforma o agente para essas futuras modificações. Compreender e valorizar a formação cidadã levando os educandos a olhar de maneira global trará avanços significativos para toda a Nação.
    Leandra RGM: 6107

    ResponderExcluir
  79. AMANDA GIROTTI RGM 61397 de maio de 2014 às 18:12

    Nas últimas décadas, o Brasil fez importantes avanços na educação, Entretanto, imensos desafios ainda permanecem na educação das crianças. Entre eles, o maior desafio é, sem sombra de dúvida, a melhoria da qualidade da educação pública.
    AMANDA RGM: 6139

    ResponderExcluir
  80. FERNANDA F. FRANCO 3° PEDAGOGIA RGM 6464

    Houve mudanças em todos os setores e o professor precisa acompanhar essas mudanças para poder estar trabalhando com seus alunos em um processo de ensino e aprendizagem mais dinâmico e atualizado, para despertar em seus alunos maiores interesses pelas aulas com professores mais capacitados, com ensino de qualidade unindo escola-família onde além do despertar pelo ensino estaremos recuperando os valores perdidos e o respeito, e saber que todos temos direitos e deveres.

    ResponderExcluir
  81. LUANA MARTINS: rgm: 6948 Pedagogia matutino 1ºA

    Comparando a educação das escolas de hoje com a de antigamente podemos sim observar uma grande evolução no método de ensino das escolas,e isso graças as novas tecnologias o que vem facilitando grandemente as nossas vidas. Mas infelizmente o que ta faltando para um avanço de ensino ainda maior e melhor é o investimento do governo para esta área,o que não vem priorisando ultimamente,com essa falta de investimento na nossa educação hoje o governo esta contribuindo para uma péssima futura sociedade;pois não estão dando a assistência necessária nas escolas e principalmente a desvalorização do professor e assim fica muito difícil sustentar a nova geração de estudantes.Com a colaboração do governo e do nosso comprometimento na educação teremos com certeza um mundo muito melhor pois contribuirá com o crescimento de profissionais comprometidos com a sociedade em geral.

    ResponderExcluir
  82. Mairi Alves de Carvalho Santos RGM 5875 5º Pedagogia Matutino8 de maio de 2014 às 15:18

    Adorei no texto quando diz que :Os professores pensam que ensinam e os estudantes fingem que aprendem" é bem assim mesmo,os conteúdos são massantes e fora do cotidiano ,até na graduação acontece isso,ficamos ouvindo que não deveria haver avaliações como antigamente,pois as mesmas não avaliam nada e o que vivenciamos é exatamente igual ,uma após outra e ainda com percentual alto no seu valor,então onde está a mudança tão anunciada ? balela,apenas isso.Continuamos com o mesmo pensamento tradicional de outrora ,então,se passamos por isso,a pergunta é:O que podemos fazer para mudar? será que o poder público realmente quer que a educação no Brasil melhore? quanto ainda ficaremos estagnados ao vermos tanto dinheiro público sendo roubado enquanto educação ,saúde entre outros perecem ? Onde está a valorização do professor que tanto se prega?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você Mairi, a escola que sonhamos, ou melhor a escola que sabemos ser a melhor para nossas crianças esta longe de existir, parece como um daqueles sonhos que acreditamos que nunca vai se realizar. Sabemos como mudar como deve ser essa escola, os políticos tem a receita em suas mãos e dizem que faram e nós fingimos que acreditamos. O que ouvimos é que é preciso formar bons professores, mas bons professores já existem o que é precisamos de boas políticas ou bons políticos que entenda que a Educação está pedindo socorro!! Nós professores pedimos socorro, para nossas crianças, porque são elas que mais sofrem.

      Alessandra Guedes RGM: 6105 5º A Matutino

      Excluir
  83. Cristiana Santos rgm:5972
    Vislumbrar um futuro é sem duvida essencial, por meio do que já nos foi ensinado em sala de aula, a educação precisa de mudanças, mudanças essas que reflitam na vida do educando ele por sua vez deve ser o protagonista de seu conhecimento o professor deve assumir o seu papel de mediador e garantir que o aluno construa um conhecimento de base solida, que o projete para as inovações que estão acontecendo a todo o momento, as mudanças tecnológicas, que tem ocorrido nos últimos anos nos abre novos horizontes e nos convida a pensar de como fazer bom uso das tecnologias e de como preparar nossas alunos para não apenas usar mas sim saber como usar em seu favor.
    É fato que nossa educação é de base tradicional, mas muitas vezes se mescla com o novo, acredito que precisamos de por em pratica tudo o que aprendemos mas sobretudo teremos que saber lidar com o novo e fazer intervenções que beneficiem nosso aluno. A educação que quero e que espero é a que forme cidadãos capazes de tomar suas próprias decisões de ter suas próprias opiniões e sobretudo dono do seu conhecimento

    ResponderExcluir
  84. Nós como futuros pedagogos temos que nos adaptar com as mudanças do dia-a-dia,precisamos estar sempre atualizados.
    É fato q precisamos pensar sempre em ter uma visão ampla em todo sentido da educação. Nós com uma visão sempre planejada e com um conhecimento amplo poderemos sim mudar e melhorar nossas futuras escolas cada vez mais.

    ResponderExcluir
  85. Carolina Cassimiro RGM 6271 3° pedagogia matutino

    A nossa educação vem mudando a cada dia, infelizmente ainda esta um pouco longe da perfeita educação que todos nós futuros professores sonhamos,porém precisamos estarmos sempre abertos para mudanças, buscar novas metodologias de ensinos,para essa nova geração que vem sendo consumida pela tecnologia,devemos esta abertos para o novo, fazer com que o aluno reflita sobre essas tecnologias e que saibam utilizar de maneira sadia.
    Devemos formar cidadãos que reflitam sobre suas atitudes,que busquem o conhecimento e não cidadãos de senso comum. A educação que quero é ensino de qualidade, professores abertos aos novos conhecimentos, e alunos formadores de pensamentos!

    ResponderExcluir
  86.   A educação foi algo que durante todo o tempo sofreu muitas mudanças . É preciso que nós educadores do futuro tenhamos em mente que possamos ir além daquilo que nos foi posto. Não podendo se contentar com pouco e fazer de conta que está tudo bem, quando na verdade muitos ainda estão sofrendo com a falta de aprendizagem . Investir na educação é investir no futuro, por que para uma geração melhor não depende só dos alunos mais também de bons educadores.

    Mara Otubo 6995 Pedagogia Not 1

    ResponderExcluir
  87. Acredito que já avançamos em muitos aspectos desde a inclusão até o fato de tornar direito que a criança entre na escola aos 04 anos, mas o avanço em todos os sentidos é lento e depende ainda de muita burocracia, o fato de estarmos vivendo já o inicio da era pós-industrial em algumas regiões aponta não somente para uma incerteza, mas também para a esperança de termos um novo norte a seguir. O papel da escola será não somente de criar uma mão de obra como dito acima, ensinar nossa cultura, com o tempo livre dos jovens mostrar a eles os inúmeros museus que temos em São Paulo entre outros, assim aprendendo sobre o que é deles, certamente eles respeitarão.Amanda Rodrigues 6442-3 pedagogia manhã

    ResponderExcluir
  88. Camila Wieck Lima RGM: 583113 de maio de 2014 às 10:33

    Sabemos que o Brasil está muito fraco em termos de Educação, "todos" já estão cansados de discutir sobre isso, claro que teve poucos avanças, mas que muitas pessoas acham muito. Eu acho que na teoria é tudo muito lindo e maravilhoso, mas que não irá consertar o estrago que já foi feito, como professores revoltados ganhando pouco para formar cidadãos e darem tudo de si. Contudo, muitos se cansaram e não dão mais tudo de si, pela educação...... é claro que estamos sendo formados para sermos diferentes e lutar pela educação, mas confesso que em muitos lugares, como onde já trabalhei, está escasso a educação, os professores não querem saber de nada, somente receberem seus salários. Enfim, para mim este país está desanimador. Os professores não tem incentivo nenhum do governo, ou qualquer um que seja.

    ResponderExcluir
  89. Camila Wieck Lima RGM: 583113 de maio de 2014 às 10:43

    Concordo plenamente com a Mairi Alves de Carvalho. como já disse, tudo na teoria é lindo e maravilhoso, mais não passa de farsa, e tradicionalismo.

    ResponderExcluir
  90. Também acredito que temos muito o que fazer para evoluirmos na educação,mas não concordo que seja uma farsa ,pois temos avançado ,mesmo que lentamente ,mas se estudarmos afundo vamos perceber essa pequena evolução, claro que precisamos e podemos ir além.

    ResponderExcluir
  91. LUANA MARTINS rgm: 6948

    Comparando a educação das escolas de hoje com as de antigamente podemos sim observar uma grande evolução no método de ensino das escolas, e isso graças as novas tecnologias o que vem facilitando grandemente as nossas vidas. Mas infelizmente o que ta faltando para um avanço de ensino ainda maior e melhor é o investimento do governo para esta área, o que não vem priorizando ultimamente, com essa falta de investimento na nossa educação hoje o governo esta contribuindo para uma péssima futura sociedade,pois não estão dando a assistência necessária nas escolas e principalmente a desvalorização do professor e assim fica muito difícil sustentar a nova geração de estudantes. Com a colaboração do governo e do nosso comprometimento com a educação teremos com certeza um mundo muito melhor pois contribuirá com o crescimento de profissionais comprometidos com a sociedade em geral.

    ResponderExcluir
  92. Se olharmos a escola do presente e a escola do passado, modificações devem ser feitas, pois construir conhecimento é algo que deve ser passado á gerações, por ser de tanta importância, não apenas para o indivíduo que está aprendendo, mas para a sociedade.
    O ensino deve implantar novos métodos, porque o que ouvimos lá fora - pela mídia e afins - nos faz ter outra visão do mundo que conhecemos. A comunicação está sendo exposta de forma extensa, e questões fora do ambiente escolar podem acarretar no ensino. Sendo assim, métodos melhores para a aprendizagem devem sim ser colocados á frente.
    Para que um indivíduo se "encaixe" em sua própria comunidade, em sua sociedade, ele deve ter um conhecimento adequado, pois é o que se exige hoje em dia.

    Ariane Ferraz dos Santos – RGM: 6783 - 1º Semestre de Letras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andréa Castro Silva - RGM: 5883
      As modificações devem ser urgentes, pois ao realizar os estágios na escola pública, observei as dificuldades dos alunos e em especial dos professores, a falta de matérial necessário para o trabalho de todos, as salas em péssimo estado, os alunos com muita dificuldade em escrever e ler, sendo necessário uma mudança urgente.
      Neste novo contexto do ensino deve-se implantar novos métodos, com uma qualidade de educação melhor para todos. Os educadores devem arregaçar as mangas a partir dos conhecimento adquiridos em seus estudos para enfim melhorar e sair desta transição que estamos alguns bons anos.

      Excluir
  93. GILDACI DE OLIVEIRA 6694 1°PEDAGOGIA NOTURNO

    O artigo relata o desenvolvimento na area da educação,mostrando a importância de um planejamento de aula.
    Como futuras pedagogas estar sempre atualizadas é essencial,desenvolver projetos capaz de alfabetizar e transmitir aos alunos a importância dos estudos,fazendo com que o ensino não seja uma obrigação e sim um prazer!

    ResponderExcluir
  94. Ligia Helena RGM: 6636 3° Ped M15 de maio de 2014 às 13:48

    Para uma boa pratica docente é de extrema importância o planejamento, é precioso haver uma visão de mundo ampla, sempre visando o futuro e acompanhando as mudanças que ocorre na sociedade. Tudo isso com responsabilidade.

    ResponderExcluir
  95. Diane Silveira RGM 6188 - 5o semestre - Letras

    De fato o que podemos perceber é que realmente é imprescindível que cada escola construa seu projeto educacional, que este projeto sera coerente com o contexto em que a escola está envolvida, com seu bairro, sua cidade, a classe social de seus alunos, os interesses desses alunos e de suas famílias.
    O projeto educacional precisa quebrar o distanciamento que ainda existe entre o conteúdo ensinado em sala de aula e a realidade e necessidade de cada aluno. O professor é parte importantíssima nessa mudança, ele precisa se colocar sempre como um facilitador, um mediador entre o conhecimento e seus alunos.
    Infelizmente ao longo dos anos se estabeleceu erroneamente o conceito de que o bom professor, talvez até, o melhor professor é aquele considerado o " fera" das explicações difícieis, das avaliações quase que impossíveis, aquele temido entre os alunos e muito respeitado na escola; com certeza todos já ouvimos aquelas frases - "Esse sim sabe dar aula, os alunos morrem de medo da prova dele, só os melhors é que passaam" e etc... E os pais sem entenderem que o professor deve ser o facilitador pensam que a escola é boa porque os professores são exigentes, não que não se deva exigir, porém o intuito de cada educador deve ser ver toda sua classe apreendendo, construindo conhecimento e ele se colocar como o mediador desse conhecimento, o mesmo se aplica aos coordenadores, a direção e a todos que contribuem para a elaboração de todo o projeto educacional.

    ResponderExcluir
  96. Matheus Moreira Bispo 7148 1° Pedagogia Noturno.

    O texto relata a necessidade de nós profissionais da educação estarmos reformando a escola da nossa sociedade atual, pois devido o avanço tecnológico,as informações estão chegando muito rápido, a necessidade de conhecimento está aumentando, os discentes estão chegando na escola com outro nível de conhecimento e necessidade de um ensino que, acompanhe a evolução e a ritmo do conhecimento e também mais atrativo, para que prenda a atenção dos alunos e a escola seja um ambiente onde os alunos queira estar. Não podemos como educadores ficarmos estagnados e não nos empenharmos em acompanhar as mudanças que a tecnologia esta trazendo junto ao tempo, nem devemos querer somente se adaptar, mas temos que nos qualificar e fazer a diferença nas escolas de hoje deixando uma boa bagagem também para a escola do futuro.

    ResponderExcluir
  97. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  98. ( Lucilene cordeiro Gomes pedagogia manha,RGM: 6923)
    o texto relata as mudanças na educação ate os dias atuais,a qual vem se renovando,devido as avanços,as novas informações, necessidades da sociedade e a forma de pensar na educação.Como futuros educadores,devemos nos capacitar com empenho e determinação,para que possamos estar preparados para no futuro próximo estar formando cidadãos de bem,para que possamos fazer da escola de hoje o futuro de amanha.

    ResponderExcluir
  99. A tecnologia engata na Educação fazendo melhoras significativas para os estudos,e para vida social bons profissionais que terão que se empenhar para acompanhar a tecnologia pois ela já faz parte do futuro de hoje e de amanha.
    Cristiane Roque RGM: 6937

    ResponderExcluir
  100. É fácil notar que aos poucos a Educação vem crescendo no nosso País que é subdesenvolvido porém onde muito se gasta e nada obtem-se.
    Atualmente muitos educadores encontram-se desmotivados e sem recursos(suporte) lecionar suas aulas.Lugares em que não há o mínimo como saneamento básico,carteiras e cadeiras precárias,sem banheiro,sem água potável.
    Os professores tem um papel fundamental para a sucessão do País pois estão sempre dispostos e se dedicam às suas missões, não só educar e ensinar mas dar valor aos pequeninos.
    A Educação está esquecida e mesmo que com todos os pontos negativos observamos os lutando, comprometidos, dedicados,empenhados, e dispostos para um caminhar AVANTE.
    É necessário investir muito mais em Educação, assim Ordem e Progresso para obter o devido sucesso.
    O Brasil precisa é de tecnologia à favor dos educadores e respeito à Educação.
    Monique Anholetti /RGM: 7230

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ioná Cocenzo rgm:5625

      O mundo em que vivemos tem avançado e para sucesso na Educação o professor precisa buscar conhecimento e estar por dentro pois as informações estão chegando de uma maneira rápida aos alunos devido a tecnologia por isso é importante que a escola tenha esse suporte aos professores para que possam desenvolver o seu trabalho.

      Excluir
  101. É de muita importância acreditar, mas como futuros professores devemos sempre nos atualizarmos, afinal o mundo em que vivemos é de tecnologia. Por isso temos que evoluir junto com a sociedade, assim teremos melhores condições de aprendizado e chegar a tão sonhada educação de qualidade
    Cíntia Aparecida F. Gonzaga RGM: 6712 - 1º Pedagogia Noturno

    ResponderExcluir
  102. O artigo nos mostra as mudanças no campo educacional brasileiro, anteriormente existia uma presente marca do ensino Tradicional, exemplo disso o texto mesmo descreve, na forma de como as cadeiras eram organizadas sobretudo na metodologia que era aplicada, importando-se apenas com poucos recursos e diferenciais. Porém na década de 1990 as instituições desempenharam um papel proativo no que diz respeito a mudanças e avanços na educação, pequeno, porém significativo onde não mais esperavam soluções que fossem propostas pelo governo, mas sim seguiam em busca da solução.Trazendo para o nosso dia dia, nós futuros educadores precisamos acompanhar a evolução juntamente com a sociedade e nos adequarmos as novas tecnologias para que o nosso trabalho seja cada vez mais sólido e que possamos concretizar nossas ideias através de uma boa educação.
    Rafaela Moreira RGM : 6855 - 1º Pedagogia Noturno

    ResponderExcluir
  103. O texto relata a necessidade do educador estar sempre em desenvolvimento, a tecnologia esta sempre em avanço, apesar da precariedade de algumas redes de ensino, é necessário que o professor se adapte, evolua no conhecimento e tente acompanhar as mudanças. O professor não deve ser aquele que o aluno decore por medo de errar na prova, mas sim aquele que o aluno aprenda por prazer, decorar não é aprender. Os novos alunos estão antenados com a tecnologia e podemos usar esta como meio de apoio para o ensino, ser uma aliada na sala de aula.
    Jessica Dessy, RGM: 6932 - 1º Pedagogia Noturno.

    ResponderExcluir
  104. Viviane Oliveira rgm 627718 de maio de 2014 às 14:39

    Como futuros educadores temos que buscar cada vez o conhecimento e se adaptar a sociedade que vivemos e a que estar por vir. Uma sociedade onde a tecnologia não tem fim, onde os desejos são diferentes dos nossos, uma educação não voltada mas para o trabalho como era antes. Avançamos muito em nossa educação e temos muito o que avançar. As informações chegam numa velocidade absurda e nossos alunos muitas vezes chegam a escola sabendo muito, só que muitas vezes só não sabem utilizar o conhecimento que tem, as tecnologias estão aí para nos ajudar, principalmente na educação. Precisamos sermos profissionais preparados para o futuro.

    ResponderExcluir
  105. Como futuros educadores temos que buscar cada vez o conhecimento e se adaptar a sociedade que vivemos e a que estar por vir. Uma sociedade onde a tecnologia não tem fim, onde os desejos são diferentes dos nossos, uma educação não voltada mas para o trabalho como era antes. Avançamos muito em nossa educação e temos muito o que avançar. As informações chegam numa velocidade absurda e nossos alunos muitas vezes chegam a escola sabendo muito, só que muitas vezes só não sabem utilizar o conhecimento que tem, as tecnologias estão aí para nos ajudar, principalmente na educação. Precisamos sermos profissionais preparados para o futuro.

    ResponderExcluir
  106. A educação no Brasil , precisa passar por várias mudanças para deixar de ser a escola que temos, para se tornar a escola que queremos, onde todos pudessem ter uma aprendizagem significativa que valeria a pena aprender ,pois com certeza serviria para a vida toda , passaria de geração á geração .Hoje ainda temos muito tradicionalismo dentro das salas de aula, podemos notar pela suas estruturas, como são montadas as salas, alguns métodos utilizados, as avaliações. A escola que queremos é aquela onde todos podem participar, onde todos aprendem e também ensinam, onde a avaliação acontece no dia a dia e o aluno aprende realmente , não somente decora para realizar a tão apavorante prova. Podemos a partir de nós fazermos diferença neste País, basta assumirmos esta responsabilidade e os futuros alunos agradeceram.

    Valtiza Melo RGM 6286 3º Pedagogia Noturno

    ResponderExcluir
  107. Marisa Victorino Scaranello - RGM: 6486

    A escola necessária para o presente com vistas para o futuro vem de uma luta de mais e 100 anos, uma vida longa com o Manifesto dos pioneiros. A Escolanovista lutou por uma escola pública, gratuita, laica, para todos e com intuito de formar cidadãos pensantes. Essa luta continua até hoje, a sociedade brasileira precisa modificar o homem mas também esse papel deveria ser da escola que daria a esse “novo homem” uma visão democrática da vida. Formar cidadãos capazes de conviver numa sociedade em que se cruzam intervenções e influências mundiais da cultura, da política, da ciência e da técnica. Sendo assim nós, futuros pedagogos, temos que preparar os nossos futuros alunos para viver numa sociedade atual e não para viver na sociedade do passado, temos que preparar o aluno para que ele possa se formar, construir, ser solidário e respeitar para ser respeitado. Ser um indivíduo que exerça a cidadania para modernidade.

    ResponderExcluir
  108. Erica Francine Lima da Silva19 de maio de 2014 às 05:45

    3°semestre pedagogia matutino

    De acordo com o texto a educação esta crescendo junto com a sociedade,mais ainda precisa crescer mais para todos terem uma educação de qualidade, nos como futuros educadores temos o dever de fazer com que a sociedade tenha menos desigualdade e que todos busquem mais pela educação. É preciso mais respeito pelo próximo, para que seja uma sociedade com mais humanização.

    ResponderExcluir
  109. Tayza Rhetugya, RGM: 5728, 5° Pedagogia Noturno.
    A escola que queremos está muito longe da realidade atual do Brasil, um país em que a educação não é prioridade, a escola que queremos é uma escola onde valorize a bagagem do aluno e trabalhe o que tem significado, e não essa educação extremamente tradicionalista, ouvimos falar muito em construtivismo porém poucos utiliza esse método nas escolas, faculdades ou em instituições de ensino, muitas mudanças precisa ser feita, para alcançarmos a escola que queremos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SHIRLEI T.C.OLIVEIRA RGM: 5655 5° PEDAGOGIA MANHÃ
      Concordo inteiramente com a Tayza Rhetugya, estamos muito longe da escola que queremos e que precisamos, escolas de qualidade somente ouvimos falar na teoria, porque prática nada.Somente uma porção de conteúdo empurrado nos educandos,inclusive em nos universitários que
      ensino para as melhores práticas pedagógicas só estamos tendo acesso por meio de diversos textos.Será que estes textos vão me ensinar a ser uma boa professora?Será que poderei contribuir para uma educação de qualidade?Será que um dia poderei dizer como Rubem Alves "A escola que sempre sonhei e não sabia que existia".Não sei se terei estas respostas algum dia, mas continuarei lutando para fazer esta escola.

      Excluir
  110. De acordo com o texto,é possível observar as mudanças que vem ocorrendo na área da educação.Estamos inclusos na era da tecnologia,e a necessidade de aprimoramento é essencial para o desenvolvimento profissional.Como futuras pedagogas,temos que buscar nosso papel na sociedade,lutando para que nossas crianças cresçam com ensino de qualidade.
    Carla Cristina Neves dos Santos,RGM: 6593,1º Pedagogia Manhã.

    ResponderExcluir
  111. O texto relata que a educação está crescendo junto com a sociedade, por isso está sendo mais respeitado pela sociedade. Hoje o educador está se envolvendo com a tecnologia, também estamos vivendo no mundo da tecnologia. Já na evolução está mais rápida do que antigamente, pois a educação e o sucesso do professor estão nesse meio.
    Silvia Gislene Duarte, RGM:7082 1ºPedagogia Noturno

    ResponderExcluir
  112. Regiane Ribeiro de Oliveira21 de maio de 2014 às 08:11

    Após a leitura do texto, posso concluir que estamos muito longe da escola que queremos, mas, não poderia deixar de dizer que a escola melhorou e muito nos últimos anos. Ainda não é o ideal, pois a criança não é vista como protagonista no processo de ensino-aprendizagem e também não tem sua vivência observada, nem respeitada. Bem como, o país não tem a melhoria na Educação como prioridade, deixando de lado os investimentos e querendo chamar a atenção somente para a visão assistencialista, usando programas de melhoria para adquirir apenas aprovação nas urnas.
    É importante ressaltar que a escola vive hoje um momento de acesso à tecnologia e que nós, enquanto educadores devemos nos adaptar e buscar alternativas, não deixando de lado nossa essência nem tão pouco o objetivo que é formar cidadãos honestos e dignos, lembrando que a família é o principal responsável por este processo.

    Regiane Ribeiro de Oliveira RGM: 6545 / 3º Pedagogia Noturno

    ResponderExcluir
  113. Luan da Costa Santos21 de maio de 2014 às 09:01

    Após apreciar atentamente este artigo cientifico, podemos observar que, se trata de um assunto importante que vem se agravando na atualidade. Não critico quem acolhe o assunto que diz, que as escolas vem a cada anos se progredindo em relação ao aprendizado. eu abordo outra perspectiva, que a cada ano que passa, o aprendizado nas escolas vem regredindo.
    Pois, eu acredito que estão se formando professores com novos metodos de ensino, para fazer uma nova "revolução" nas escolas.

    ResponderExcluir
  114. Luan da Costa Santos21 de maio de 2014 às 09:04

    Após apreciar atentamente este artigo cientifico, podemos observar que, se trata de um assunto importante que vem se agravando na atualidade. Não critico quem acolhe o assunto que diz, que as escolas vem a cada anos se progredindo em relação ao aprendizado. eu abordo outra perspectiva, que a cada ano que passa, o aprendizado nas escolas vem regredindo.
    Pois, eu acredito que estão se formando professores com novos métodos de ensino, para fazer uma nova "revolução" nas escolas.

    Luan da Costa Santos RGM: 7216 / 1º Letras Noturno

    ResponderExcluir
  115. Não podemos atualmente negar que Educação e Tecnologia caminham juntos em busca de um ensino-aprendizagem de qualidade, porém acredito que tem deixado os alunos e professores acomodados na maneira de utilizar os meios tecnológicos e deixar de lado a verdadeira pesquisa, aquela encontradas nos livros, é muito fácil pegar um computador digitar e imprimir a pesquisa à ser desenvolvida e não ter o trabalho de nem ao menos ler o conteúdo pesquisado. Não vou negar que sinto falta das pesquisas em grupo em bibliotecas e dos trabalhos manuscritos que hoje pouco são feitos. Mas temos que nos adequar a era dos avanços tecnológicos e aprender de forma correta utiliza-los, rumo à uma educação de qualidade.

    Neuci Sanches RGM: 6940/ 1º Pedagogia Noturno

    ResponderExcluir
  116. Mesmo com tantas tecnologias nos dias atuais, a nossa educação ainda é a do século passado aparentemente não consegue se modernizar continua com o mesmo modelo padrão. É claro, não podemos negar que houve muitas mudanças mais não foi o bastante, precisamos muito mais para termos a escola que queremos.
    Na verdade não estamos satisfeitos com a escola que temos e muito precisa ser feito para que possamos nos orgulhar do nosso sistema educacional. Mesmo com essas mudanças, com as verbas investidas na educação não são suficientes para avançarmos na questão da formação dos nossos alunos.
    O governo tem o dever de implantar novos métodos de ensino, oferecer bons salários e condições de trabalho para os educadores sintam se motivados para lecionar com entusiasmo, sendo assim, darão o melhor de si e os educandos com certeza terão uma aprendizagem significativa que levarão para toda a vida.
    Raquel Serafim RGM- 6398, 3º Pedagogia Noturno.

    ResponderExcluir
  117. Mesmo com tantas tecnologias nos dias atuais, a nossa educação ainda é a do século passado aparentemente não consegue se modernizar continua com o mesmo modelo padrão. É claro, não podemos negar que houve muitas mudanças mais não foi o bastante, precisamos muito mais para termos a escola que queremos.
    Na verdade não estamos satisfeitos com a escola que temos e muito precisa ser feito para que possamos nos orgulhar do nosso sistema educacional. Mesmo com essas mudanças, com as verbas investidas na educação não são suficientes para avançarmos na questão da formação dos nossos alunos.
    O governo tem o dever de implantar novos métodos de ensino, oferecer bons salários e condições de trabalho para os educadores sintam se motivados para lecionar com entusiasmo, sendo assim, darão o melhor de si e os educandos com certeza terão uma aprendizagem significativa que levarão para toda a vida.
    Raquel Serafim RGM- 6398, 3º Pedagogia Noturno.

    ResponderExcluir
  118. Em meio as grandes transformações da economia mundial, passamos a repensar hoje qual o nosso papel enquanto educadores. Como apresentado no texto de discussão para este semestre me proponho a refletir sobre os caminhos da educação para os próximos anos, paras as próximas décadas, ou mesmo, para os próximos séculos. As mudanças são visíveis em meio as grandes transformações tecnológicas e comunicacionais presentes neste nova era. Mas me questiono se realmente todos estamos preparados para enfrentar estas novas gerações que estão se alastrando pelas escolas do nosso país. Me questiono e busco assim minha própria resposta; Temos o dever de estar presente e ser acima de tudo MEDIADORES do conhecimento de nossos alunos ,uma vez que, atender as necessidades de nossos alunos é lutar por uma educação de qualidade. As questões midiáticas são apenas barreiras que os grandes veículos de comunicação impõe sobre as vidas de nosso educandos e até de nós mesmo enquanto educadores.
    Marcelo Cavalcante 5º Ped. (Matutino)

    ResponderExcluir
  119. O artigo relata para nós futuras pedagogas, estar sempre atualizadas as informações para que possamos desenvolver melhor nosso trabalho, hoje a tecnologia se transformo em um grande alicerce do saber para a sociedade.

    Rafaela Rgm: 6873 1º Ped. Noturno

    ResponderExcluir
  120. Estamos em construção na educação brasileira, reconheço os avanços dados nesta área ,mas acredito que ainda há muito trabalho pela frente , 99% das escolas brasileiras seguem um método tradicionalista em que só existe reproduções ,sendo que nosso pai precisa de cidadãos criadores , criativos , pessoas capazes de tomar decisões em relação a sociedade, para isso a escola que temos precisa evoluir muito ainda.
    Deise Santana , RGM:5738, 5 º pedagogia /matutino

    ResponderExcluir
  121. O artigo relata para nós futuras pedagogas, estar sempre atualizadas as informações para que possamos desenvolver melhor nosso trabalho, hoje a tecnologia transformo- se em um grande alicerce do saber para a sociedade.

    Rafaela Rgm: 6875 1º Ped.Noturno

    ResponderExcluir
  122. Maria Araújo / 1 Pedagogia Noturno RGM 710722 de maio de 2014 às 09:40

    O texto relata a necessidade do educador adquirir novos conhecimentos,adaptar-se as mudanças e inovar no modo de ensinar,o educador precisa acompanhar as novas tecnologias e levar de alguma forma para a sala de aula,auxiliando na aprendizagem do aluno.Não podemos esquecer que como educadores devemos ser acima de tudo um mediador do conhecimento para nossos futuros alunos.

    ResponderExcluir
  123. Milena Soares A. do Nascimento RGM 6612
    Como nos descreveu Nicolescu, devemos sempre buscar pontes que permitam o trânsito entre o mundo e os seres que o compõem, sendo assim, com o surgimento de uma sociedade com pensamentos e ideias novas, inovadores e diferenciadas do que pensávamos há alguns anos atrás, na esfera educacional é preciso que a educação satisfaça as necessidades da sociedade, , precisando ser repensada, reorganizada e reconstruída, e atualmente, diferente da época pós revolução industrial, não se pensa mais em educar para o trabalho, como foco principal, mas sim, que seja desenvolvido integralmente o cognitivo das crianças, necessitando assim que a educação se adeque às necessidades dessas crianças. É necessário também que os professores estejam sempre se atualizando, e em constante formação, para poder expandir seus conhecimentos e inovar em suas metodologias em sala de aula, uma vez que o mesmo será o mediador de conhecimentos, despertando assim, vontade de aprender, e oferecendo também o sentindo do por que aprender o que o educador esteja ensinando.

    ResponderExcluir
  124. Selma F. A. Maida RGM 5665 5º pedagogia matutino.

    Gostei do texto e vou citar na integra a parte de que mais gostei.
    " bem descritas por NICOLESCU (1999), que permitam o trânsito entre a ciência e a consciência, o objetivo e o subjetivo, o exterior e o interior, a máquina e o humano, a produtividade e a solidariedade, o trabalho e o lazer, o pragmatismo e a religiosidade, a mudança e a preservação, o conhecimento historicamente construído e os fenômenos sociais da atualidade e, sobretudo, entre o mundo e os seres que o compõem." Acredito que a educação vai além dos muros da escola seja ela tecnicista, tradicionalista ou progressista. Tudo esta em constante transformação, as ideias e os conhecimentos estão disponíveis para quem estiver disposto a ter acesso. Como seres inacabados que somos entender os acontecimentos históricos e continuar com a construção dessa historia não é tarefa fácil, porém não é impossível de visualizar um futuro no qual se tenha como base a citação a qual coloquei, acredito que ficaria muito mais fácil de se projetar para o futuro se conseguirmos passar e ultrapassar do papel ideias maravilhosas em relação educação.

    ResponderExcluir
  125. Nathalia kimberly RGM: 6921 1º Pedagogia Noturno

    O texto apresentado relata sobre o grande avanço da tecnologia que temos hoje em dia, a tecnologia é uma ferramenta muito importante para nós futuros pedagogos.
    A tecnologia esta muito presente em todos os lugares que vamos, a sala de aula é um grande exemplo, nós que seremos professores temos que estar muito bem atualizado para que possamos colocar essa ferramenta ao nosso favor na sala de aula, colaborando com o desenvolvimento de nosso trabalho.

    ResponderExcluir
  126. Ana Paula dos Santos RGM: 5915 5° de Letras24 de maio de 2014 às 06:54

    Ana Paula dos Santos RGM: 5915 5° de Letras
    Este artigo fala das transformações que estão ocorrendo no sistema de ensino brasileiro, contudo, sabemos que mudanças não ocorrem do dia para a noite, mas há uma necessidade bem clara de ocorrerem mudanças para que possamos estar em uma escola integrada na atual realidade dos educandos.
    Na minha concepção os profissionais da educação devem estar se renovando assim como a escola a cada época e realidade social, a partir dos avanços tecnológicos, as informações estão chegando muito rápido, a necessidade de conhecimento está aumentando, os alunos estão chegando à escola com outro nível de conhecimento de mundo, e necessidades de um ensino que evolua na velocidade do conhecimento e que se torne mais atrativo para os alunos, possibilitando que a escola seja um ambiente onde o aluno queira estar. Enquanto educadores, não podemos ficar parados precisamos acompanhar as mudanças que ocorrem, e os governantes responsáveis pelas verbas destinadas às escolas devem também fazer a sua parte, trazendo a tecnologia e métodos inovadores para dentro das escolas.

    ResponderExcluir
  127. A Educação hoje passa por grandes mudanças. Os conteúdos que aprendemos no passado não tinham como objetivo a assimilação do aluno, mas simplesmente o aprendizado de conteúdos que não faziam sentido para nossas vivências e realidades. Contudo entramos em uma nova era para a educação, uma vez que, o ensino agora é focado no aluno e nós como futuros educadores temos o dever de instigar isto neles.
    Daniele Santos RGM 7002 - 1º Pedagogia Noturno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Vieira Lins de Sousa RGM: 5633 5º Pedagogia Matutino
      É notório o avanço na educação brasileira nas últimas décadas, mas para alcançarmos a escola que queremos é necessário muitas mudanças ainda, principalmente na qualificação e valorização dos educadores. Com relação as mudanças e transformações essas sempre irão ocorrer e nós como futuras pedagogas precisamos nos adaptar e usá-las tanto a nosso favor como em favor dos educandos também e prosseguirmos em busca do nosso objetivo maior que é formarmos verdadeiros cidadãos e isso só será possível por meio da educação.

      Excluir
    2. Maria Vieira Lins de Sousa RGM: 5633 5º Pedagogia Matutino
      É notório o avanço na educação brasileira nas últimas décadas, mas para alcançarmos a escola que queremos é necessário muitas mudanças ainda, principalmente na qualificação e valorização dos educadores. Com relação as mudanças e transformações essas sempre irão ocorrer e nós como futuras pedagogas precisamos nos adaptar e usá-las tanto a nosso favor como em favor dos educandos também e prosseguirmos em busca do nosso objetivo maior que é formarmos verdadeiros cidadãos e isso só será possível por meio da educação.

      Excluir
  128. Isabel Cristina V. Ribeiro RGM 7045 1º A - Pedagogia Manhã24 de maio de 2014 às 18:54

    Da maneira como a autora relata, fica bem claro a necessidade urgente de mundança nos métodos educacionais aplicados em nossas escolas, já à muito tempo atrás o modelo adotado nas escolas do brasil vem se mostrando insuficiente e ineficaz no que diz respeito a formação educacional de nossa juventude, métodos ultrapassados com aulas padronizadas que não despertam nenhum enteresse nos alunos, com salas cada vez mais vazias e professores desmotivados, sem falar na falta de bons modos e respeito com o educador. Estamos numa era tecnológica devemos de alguma maneira usar essas ferramentas e esses recursos tecnológicos não só para atrair a atencão dos jovens alunos como também para melhorar a qualidade da educação como um todo.
    Alguns paises com menos recusos que o brasil se mostram mais eficientes com modelos e métodos de ensino alternativos com a participação mais efetiva de toda comunidade. Acredito que com seriedade do governo e respeito a população, com a mobilização de toda nossa sociedade e muita vontade de todos, mudaremos realmente defato essa cituação.

    ResponderExcluir
  129. O texto relata que a educação está sempre em desenvolvimento. A educação de hoje passa por grandes mudanças. Tecnologia e educação estão caminhando juntas para que todos tenham um ensino de qualidade. O educador tem o papel fundamental para sucessão do País, porém a educação ainda é carente pelo fato dessa evolução não depende somente de nós educadores e alunos, mas também daqueles que estão á cima que pode nos oferecer bons recursos e excelente desenvolvimento.
    Por tanto somos todos uma equipe e para termos um bom desempenho cada um necessita fazer a sua parte!

    Kelly Lima Queiroga 7027 – Pedagogia 1 Noturno.

    ResponderExcluir
  130. A escola é uma instituição que tem como um dos objetivos a formação do intelecto humano. O reflexo da escola que nós temos é decadente e preocupante devido a má formação que se está proporcionando aos alunos menos favorecidos. Desta forma essa escola que tanto queremos com possibilidades de conquistar qualidade, igualdade e eficiência estão a passos lentos para se concretizar, mesmo com lutas e reivindicações para ao comprimento das leis.
    Não podemos esquecer que as escolas devem formar cidadãos pensantes, mesmo estando distante de nossa realidade, porém, os primeiros passos já foram dados, e agora é preciso persistir e enfrentar as dificuldades para alcançar o sucesso educacional.

    Adriana 5º pedagogia matutino RGM 6117

    ResponderExcluir
  131. A autora relata que os métodos educacionais aplicados nas escolas do Brasil está defasado. Existem muitas escolas sem estrutura alguma, professores despreparados e desmotivados. Esses métodos de ensino são insuficientes e incapaz de preparar os alunos para a vida adulta. Com a tecnologia crescendo a todo vapor, devemos tentar utilizar e trazer para a sala de aula outros métodos de ensino, fazer com que os alunos criem interesses e sintam-se motivados em aprender. Fazer com que a comunidade participe mais da escola. Não adianta esperar pela boa vontade do governo, se desejamos mudanças, temos que começar por nós, aos poucos.

    Daniela B. S. Silva - 1.Letras - RGM 6889

    ResponderExcluir
  132. Flávia de Lima Melquiades Sousa Rgm:7134 1 Semestre Pedagogia matutino
    O artigo apresentado relata que é de extrema importância que o educador estar sempre se atualizando , pois hoje a tecnologia está cada vez mais avançada, por isso que o futuro educador tem que ter uma ampla visão de estar sempre buscando cada vez mais conhecimentos e repassa-los, é o mediador de conhecimentos para seus alunos.

    ResponderExcluir
  133. Nilzete F. S. Pegoretti rgm. 565125 de maio de 2014 às 17:09

    NILZETE F. SANTOS PEGORETTI - RGM: 5651 5° Pedagogia noturno
    A educação está passando por diversas transformações, porém mesmo com muitas lutas, ainda muito se espera para que a escola seja da forma que desejamos, pois mesmo passando por fases de transformações e evolução constante da tecnologia, muito esforço ainda é necessário, é preciso refletir sobre nosso papel enquanto educadores é questionar se estamos realmente preparados para educar esta nova geração, a qual necessita de mediadores comprometidos e atualizados, e assim mediar uma educação de qualidade e que seja significante para seus alunos. Deste modo acreditar em uma escola que sonhamos é algo que necessita de muita luta, mas temos que acreditar na educação como algo transformador e de grande valia para nossos educandos.

    ResponderExcluir
  134. Gislaine da Silva Soares - RGM: 7129 - 1° Pedagogia Matutino.
    Podemos perceber as mudanças que ocorreram na área da educação, mas temos ciência de que pode melhorar. Temos que estar sempre atualizados, pesquisando para alcançarmos a educação que queremos. Quanto a escola dos sonhos é necessário muito trabalho e dedicação. A educação é o único meio de um futuro melhor, para isso é preciso muita luta e educadores comprometidos com seus alunos e sala de aula.
    Temos que avançar junto com a tecnologia, ressaltando valores, costumes, moral, homens e mulheres, direitos e deveres, para obtermos bons resultados e assim termos uma educação de qualidade.

    ResponderExcluir
  135. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  136. Ingrid Rocha da Silva/ RGM: 6786/ 1°Pedagogia- Matutino
    Ainda vivemos uma resistência travada nos métodos de ensino, que nos trazem consequências de tempos remotos, onde a educação nem sempre respeitava a integridade de cada indivíduo. Mas essa situação vem mudando através daqueles que acreditam em uma educação diferente e que nos tragam o desenvolvimento necessário. Entretanto, temos que ficar a par de uma educação que nos permitam os efeitos benéficos qualitativos ao invés de quantitativos.
    Nos dias de hoje há mudanças sim em alguns métodos de ensino, pois há expectativas criadas naqueles profissionais que acreditam na melhoria com a mudança. Porém ainda existem aqueles que permanecem despreparados ou até mesmo estagnados diante dessa transformação que está aqui diante dos nossos olhos. Isso desmotiva muitos profissionais que querem tal mudança, tal transformação. É importante que lutemos por uma educação mais reflexiva e mais motivadora.
    Acredito que devemos obter uma postura mais séria em relação a nossa educação, assim como também a essa nova geração. A geração da transformação, do conhecimento e do crescimento.

    ResponderExcluir
  137. O texto acima mostra o quanto a educação está se transformando desde o século XX até os dias de hoje e nós futuros educadores precisamos mudar junto, nos dias de hoje isso não é muito fácil porque estamos cansados de saber que a educação não é prioridade em nosso país. Como futuros educadores precisamos estar sempre nos atualizando para podermos dar um ensino de qualidade para nossos futuros alunos e hoje temos a tecnologia a nosso favor.
    Acredito que se trabalharmos com amor e dedicação e se cada um de nós fizer a sua parte como educador o ensino deste país será melhor e a educação mais valorizada.
    GEISA OLIVETTI RGM 3594 - 1º PED NOT

    ResponderExcluir
  138. A educação vem evoluindo ao longo dos anos e é papel do educador acompanhar essa mudanças tecnológicas para passar conhecimento aos alunos aproveitando o uso da tecnologia para diversas formas de educar.

    ResponderExcluir
  139. Existe uma grande importância em mudar a educação, ou melhor, "atualizar" a educação. A forma de entendimento de hoje, não é a mesma de alguns tempos atrás, tanto pela era da informatica, quanto pela liberdade que conduz jovens e crianças, que há alguns tempos atrás, era tomada a rédia pelos pais.
    O papel do professor dentro da sala se expande, não é apenas ensinar. Então, a solução para uma educação boa, é ter uma atualização de conhecimentos, pois existem muitas formas do aluno aprender fora da escola, e se o professor não busca a atenção do aluno com novas informações, qualquer outra fonte da mesma, chamará.
    Existem sites, blogs, jogos e softwares educativos que podem auxiliar o professor nessa nova formula, eles tem a intenção de complementar a aula, e continuam a aprender fora da classe.
    A escola conta com o apoio dos professores, e assim, irem modificando os métodos de ensino, pois a escola tem o papel primordial na vida da criança, futuro cidadão e quem sabe, um grande representante social.

    Att,

    Thais Cruz
    RGM: 6821
    1º Pedagogia, matutino.

    ResponderExcluir
  140. O mundo está em constante mudança, os profissionais da área da educação devem buscar a atualização e renovação dos métodos de ensino. Acredito que o professor pode e deve usufruir de todas as novidades e tecnologia como ferramentas complementares de ensino. De modo que, a qualidade de ensino e desenvolvimento escolar sempre estará atualizado e adequado a cada geração.

    Daiane Marcilino Ferraz dos Santos
    RGM 7074
    1º Pedagogia Matutino

    ResponderExcluir
  141. A educação precisa se libertar da década passada , e partir para uma nova caminhada uma nova jornada, mais ela vem evoluindo com o passar do tempo. Porém, somos nós futuras pedagogas que não podemos nos contentar em ser instrumentos de mera adaptação como era no antigo século. Temos que mostrar que não são todos os profissionais da educação que agi e pensa da mesma forma, temos também que mostrar que somos capazes de tentar mudar a educação nas escolas,isso é ,buscando métodos que os alunos se interessem, que busquem informações, e se mostrem ansiosos para aprender cada dia mais. Esse pensar da sociedade, que a tecnologia não é algo vantajoso e de bom aproveito às crianças e aos jovens, não é tão correto,pois,a tecnologia vem ajudando muito os docentes para melhor educar futuros cidadães, a educação vem evoluindo juntamente com a tecnologia oferecendo vários meios para que os alunos possam produzir pensamentos, criatividades e usar sua inteligência com a tecnologia. Basta apenas, o professor se aprimorar e buscar conhecimentos para que haja um equilíbrio entre a tecnologia com a educação, pois, juntas podem oferecer algo muito prazeroso e intelectual ao aluno e o professor.


    Letícia Santana Do Nascimento RGM: 6820 1°Pedagogia matutino.

    ResponderExcluir
  142. Erica Teixeira de Assis26 de maio de 2014 às 17:23

    Nossa realidade esta se decaindo, referente a década passada. Estamos vivenciando nas escola na atualidade, educadores de péssima qualidade de ensino. Nos futuros professores, iremos revolucionar esse quadro vivenciado. Estamos nos dedicando ao máximo pra passar aos alunos uma educação melhor. Já é normal o habitar em salas de aula a tecnologia, é bem vista, porem é inútil, deixaram de lado os livros, a cultura que a nova sociedade escondeu. Somos futuros professores, para revolucionas a educação. Sem educação, sem cidadão.

    ERICA TEIXEIRA DE ASSIS RGM: 6721 1° Letras

    ResponderExcluir
  143. Nossas escolas públicas sofrem grandes déficts, falta de verba e incentivos do governo, professores desestimulados, desmotivados e cansados de suas profissões, alunos totalmente desinteressados e pais aleatórios no que se passa com a vida escolar de seus filhos.
    Sobre essa deficiência que sofremos na educação, Darcy Ribeiro afirmou que " A educação no Brasil não é uma crise; é um projeto". Um projeto que aliena a grande massa pobre brasileira em sua ingnorância.
    Para a mudança disso, é fundamental que EDUCADORES se aliem à famílias interessadas em um engajamento de mudança, por que, se partirmos do pressuposto que os estudantes passam maior parte de sua vida escolar em casa, com seus pais, o auxílio dos mesmos torna-se imprescindível, uma vez que o professor tem apenas uma hora aula, às vezes duas horas aula diária com o aluno.
    O professor carece se tornar um disseminador de ideias, formador de opiniões relevantes, para começar a mudança gradativa de todo quadro ruim que vivemos hoje na educação.
    SAFIRA TAYSA MENEZES ALCÂNTARA E SOUSA, RGM 7126. 1º Letras.

    ResponderExcluir
  144. Por ser o processo de transição do Ensino Tradicional para o Ensino Construtivista, pode ser que mais tempo seja necessário, além desse tempo que já se passou.
    A escola ainda se utiliza da metodologia tradicional, os professores dificilmente utilizam-se de recursos que desviam-se do giz e da lousa.
    Visto que com tantos recursos oferecidos pela escola (e são oferecidos), os professores não sabem como oferecer aos alunos algo novo, diferente.
    Os professores recusam novos métodos. Acredito que a mudança só ocorrerá de fato ao fim dessa geração de professores que não acredita na educação, que não se atualiza e que vai à escola com o pensamento fechado a novos desafios.

    ResponderExcluir
  145. Rita Maehiga RGM: 6228 3°Semestre Noturno de Pedagogia27 de maio de 2014 às 10:47

    A escola necessária deve ser aquela em que os alunos sejam preparados para o seu futuro, que tenham uma aprendizagem significativa e que também sejam preparados para o convívio social. A escola deve se preparar para receber os alunos respeitando a particularidade de cada um, pois a escola tradicional foca apenas no futuro profissional dos seus alunos esquecendo que os mesmos possam se importar primeiramente com a sua vida acadêmica e não profissional.
    A escola necessária deve contar com profissionais bem preparados e acima de tudo que gostem de sua profissão, para que a cada dia se renovem para fazer seu trabalho com êxito. Também é necessário que os alunos sejam estimulados em permanecerem estudando, com aulas diferenciadas, pesquisas estimuladoras, projetos em que eles possam participar como protagonistas e muito mais. Enfim para que haja essa escola é preciso do empenho de todos, mas principalmente que os professores que ainda estão em formação cheguem nas escolas com o objetivo de colaborar para que se de inicio a formação dessas novas escolas, tentando assim dar fim nas escolas tradicionais que estão atrofiadas e que não preparam os nossos jovens para iniciarem suas vidas acadêmicas.

    ResponderExcluir
  146. Tamiris Mª L. Ardachnikoff de Morais - rgm 5727 - 5º Ped Mat27 de maio de 2014 às 13:31

    Todos nós, futuros educadores, sonhamos com uma educação de qualidade e que valorize o professor, mas para que isso aconteça, primeiro devemos escolher melhor nossos representantes, porque é a partir do Governo deles que podemos mudar a educação brasileira.
    Tamiris Mª L. Ardachnikoff de Morais - rgm 5727 - 5º Ped Mat
    Mas também conseguiremos mudanças educacionais com professores mais motivados e dispostos a lutar pelo melhor para seu aluno. O professor não pode ter preguiça de buscar o melhor, pois é como jogar no lixo os 3 anos de formação.
    Mesmo não tendo o apoio da escola, o professor tem que fazer o seu melhor, o que ocasionará em alunos determinados a realizar as tarefas propostas a ele.

    ResponderExcluir
  147. Eu achei o texto relevante, interessante e principalmente direto no que diz respeito as escolas ainda serem tradicionais e ainda ainda seguirem modelos antigos. Eu concordo e acrescento que as pessoas tendem ao comodismo por pura preguiça. A fórmula certa basicamente é a que Nicolescu (1999) escreveu, associada pela tecnologia e informação. Porém não basta só fórmulas, elas tem que ser personalizadas,afinal, as crianças serão diferentes e serão os adultos de amanhã. Dai a importância da discussão e a importância de se chegar a um consenso.

    Nome: Kátia Pires Mendes RGM: 6702

    ResponderExcluir
  148. A leitura deste texto logo me remete à "Escola da Ponte", aquela seria a escola que precisamos, em que o foco não está em regras institucionais, mas na participação do aluno, da família e dos próprios professores. Não devemos nos atentar para a escola que "queremos", mas para a escola que "precisamos" formar. O fato é que vemos uma sociedade carente de dignidade, honra e principalmente honestidade, penso que a construção de uma nova educação deve partir destes princípios, este é o caminho a ser pensado...

    Raquel Moura - 5º Letras - RGM: 5851

    ResponderExcluir
  149. Adriana dos Santos Vieira - RGM 7165 - Pedagogia 1º A Manhã

    O texto nos mostra as necessidades de nós futuros educadores estarmos sempre renovando a escola da nossa época, devemos capacitarmos e sempre nos atualizar como educadores. Estamos em uma nova era onde é preciso ter uma visão social atualizada, temos que caminhar junto com o avanço tecnológico e refletir sobre nossa área de atuação.

    ResponderExcluir
  150. A tecnologia toma grande proporção e espaço na vida da sociedade diariamente. Porém a leitura nos permite refletirmos sobre a que ponto essa transformação está ligada a educação e colocar como ponto de questão qual papel nós, como futuros educadores, podemos destacar seus benefícios em prol da boa educação com base nas melhorias para o futuro. Em meio a tantas mudanças, é preciso que o educador tenha como papel a grande busca por atualização. Dessa forma será feito uma relação de conhecimento e crescimento.

    Layla de Oliveira, RGM 6716
    1º Ped Matutino.

    ResponderExcluir
  151. A cada dia que passa a utilização das tecnologias a favor da educação ficam mais evidentes e indispensáveis. Um bom professor dever estar informado e a par dessas mudanças nos métodos de ensino, toda essa modernidade trás lógico consigo aspectos positivos e negativos, onde então o professor deverá também saber impor limites, para o uso dessas ferramentas para que não se esqueçam nunca do bom e "velho livro". E saber utilizar a parte positiva da tecnologia que é a maneira lúdica e rápida ao acesso á aprendizagem, diferente de antigamente que era mais tradicional e extremamente conservadores os métodos de ensino das escolas.

    Daiane Carvalho Alves Da Silva

    Pedagogia - Matutino 1B RGM: 6829

    ResponderExcluir
  152. Com o passar dos tempos a educação e a sociedade estão sofrendo várias mudanças oscilando entra as transformações boas e as ruins.A escola tradicional apesar de ultrapassada e desinteressante possuía índices bem menores de alunos problemáticos é claro que os problemas continuam mas agora com um agravante a aluno nem ao menos preocupa-se em estudar para as provas de final de ano pois ele tem o respaldo do governo que será promovido e vai estudar para que? por outro lado a escola atual abriu novas metodologias de ensino em que o a aprendizagem significativa deve fazer parte de sua vida além muros da escola e surgiu uma aproximação maior entre aluno e professor algo fundamental entre um e outro talvez a "Escola da Ponte" fizesse alguma diferença mas será que as pessoas estariam interessadas em aprender de verdade? Pois o que vejo é muito aluno na escola sem saber ao menos respeitar seu colega e muitos educadores também tem a mesma postura sendo que esses professores deveriam ser o estimulo mais importante para sua sala de aula apesar de tantas controvérsias acredito em melhoras em primeiro lugar da sociedade pois a educação é a base para todos. Nádia Diniz,RGM 6247 3º Letras

    ResponderExcluir
  153. Como pedagogas,temos uma grande responsabilidade com o futuro de nossas crianças.Podemos notar que hoje em dia os alunos andam sempre atualizados,por meio das tecnologias e simplesmente acabam se afastando da educação tradicional.Então é sempre bom trabalharmos a partir da tecnologia e poder obter uma educação diferenciada e que podemos avaliar o interesse das crianças.
    Thais Santos Leal Oliveira,RGM:6780 1º pedagogia-manhã

    ResponderExcluir
  154. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  155. A sociedade em que vivemos hoje esta a cada dia se modernizando com diversos meios de conhecimentos assim dificultando as pessoas a interagir com outras e também professor e aluno.
    A modernização esta em auge hoje em dia e na educação, professores tem que buscar a sempre acompanhar e estar atualizado, passar essa modernidade em sala de aula para os alunos, onde muitos deles estão mais atualizados as modernidades do que os próprios adultos.
    Buscar melhor aprendizagem as crianças e jovens, embora a escola tradicional esteja muito presente, e as redes de ensino tiveram melhorias, mas o avanço foi pouco.
    A educação esta evoluindo aos poucos e precisa evoluir mais, esta em nossas mãos futura pedagogas saber se queremos uma escola com mais educação e ensino, ou uma escola que não tem ensino de qualidade.
    Nos futuras pedagogas precisamos estar sempre atualizada a modernidade, e assim usar meios que os alunos já dominam para o meio da educação e também fazer as aulas mais prazerosas e tornando assim um gosto e não uma obrigação de profissão.

    ResponderExcluir
  156. Existe uma grande importância em mudar a educação. A escola conta com o apoio dos professores, e assim, irem modificando os métodos de ensino, pois a escola tem o papel primordial na vida da criança, futuro cidadão e quem sabe, um grande representante social.
    Pois educação esta evoluindo aos poucos e precisa evoluir mais, esta em nossas mãos futura pedagogas saber se queremos uma escola com mais educação e ensino, ou uma escola que não tem ensino de qualidade.
    Nos futuras pedagogas precisamos estar sempre atualizada a modernidade, e assim usar meios que os alunos já dominam para o meio da educação e também fazer as aulas mais prazerosas e tornando assim um gosto e não uma obrigação de profissão.

    Thais Rodrigues RGM: 6778 1° Pedagogia

    ResponderExcluir
  157. O texto que li, foi bem interessante,pois passa a informação de que devemos sempre nos atualizar como profissionais. Sabendo sempre dos nossos princípios educacionais,para que eles não sejam esquecidos. A tecnologia mudou bastante a vida das pessoas.
    Hoje em dia as crianças estão cada vez mais atualizadas,e é por isso que devemos ficar cada vez mais por dentro dos diversos assuntos.

    Bárbara Siqueira RGM:6981 1°PedagogiaB Manhã

    ResponderExcluir
  158. Nós futuros educadores, queremos uma educação de qualidade e que valorize o professor.
    A educação esta sendo modificada de acordo com as necessidades atuais da sociedade, mudando assim o objetivo e a forma de se pensar na educação.
    Para pensar no futuro temos que resolver os problemas do hoje, a violência, falta de segurança, precariedade na infraestrutura de ensino, precisamos de mudanças urgentes para que a educação melhore, e os professores faça o acontecer!!
    Sheila Cristiane de Oliveira RGM: 6922 1°Pedagogia

    ResponderExcluir
  159. Nós futuros educadores, queremos uma educação de qualidade e que valorize o professor.
    A educação esta sendo modificada de acordo com as necessidades atuais da sociedade, mudando assim o objetivo e a forma de se pensar na educação.
    Para pensar no futuro temos que resolver os problemas do hoje, a violência, falta de segurança, precariedade na infraestrutura de ensino, precisamos de mudanças urgentes para que a educação melhore, e os professores faça o acontecer!!
    Sheila Cristiane de Oliveira RGM: 6922 1°Pedagogia

    ResponderExcluir
  160. O artigo comenta nossa realidade, apesar de termos passado por várias mudanças no campo da educação do nosso país o brasileiro, ainda esta marcado pelo ensino Tradicional, isto é visto em muitas universidades e escolas, mesmo com a escola Renovada nos passando outras metodologias de ensino e aprendizagem não foram suficientes para que haja transformações significativas. Portanto nós que estamos envolvidos e engajados com a educação, temos que buscar novos métodos de ensino para que nosso o papel na sociedade nos torne instrumentos para melhorar o ensino e aprendizagem como um todo.

    NOME DO ALUNO: Amanda Da Mascena M. Dos Santos RGM:7210
    CURSO: PEDAGOGIA PERÍODO: 1ºNOTURNO 1º. SEMESTRE/2014

    ResponderExcluir
  161. nó futuros educadores temos que nos atualizar, para que desta forma possamos fazer a diferença. Temos que nos tornar educadores, tentando entender as dificuldades e procurarmos soluções para a mesma. Melhorando o ensino e assim formando uma escola não só para todos, mas proporcionando ensino de qualidade a todos


    Nome do Aluno: Danielle Aparecida Dias RGM: 7203
    Curso: Pedagogia 1° Matutino

    ResponderExcluir
  162. Retratação: *nó*
    nós futuros educadores temos que nos atualizar, para que desta forma possamos fazer a diferença. Temos que nos tornar educadores, tentando entender as dificuldades e procurarmos soluções para a mesma. Melhorando o ensino e assim formando uma escola não só para todos, mas proporcionando ensino de qualidade a todos


    Nome do Aluno: Danielle Aparecida Dias RGM: 7203
    Curso: Pedagogia 1° Matutino

    ResponderExcluir
  163. A educação é uma das coisas mais importante em nossas vidas, por isso temos que pensar e repensar da maneira que vamos educar, temos que ter cem por cento de profissionalismo e muita paciência e trabalhar com amor em nossa profissão, que nós mesmo escolhemos. Na área da educação as mudanças são nítidas as evoluções em muitos aspectos logicamente que algumas áreas no Brasil ainda falta estrutura e planejamento e verbas nós professoras (o) devemos nos unir e melhorar ainda mais a educação essas melhoras já está vindo do século passado vamos todos juntas ensinar cuidar dar a eles uma educação de qualidade..

    Kelly Brum Rgm 7189
    Curso:pedagogia matutino

    ResponderExcluir
  164. FLÁVIA DE LIMA RGM: 7134- 1 SEMESTRE PEDAGOGIA MATUTINO
    O artigo apresentado é de extrema importância que o educador estar sempre se atualizando, pois hoje a tecnologia está cada vez mais avançada, por isso que o futuro mediador tem que ter uma ampla visão de estar buscando cada vez mais conhecimentos, é o mediador de conhecimentos para seus alunos.

    ResponderExcluir
  165. Danielle Rocha Scalon - 6542 - 3º Ped Manhã29 de maio de 2014 às 15:35

    Vemos que a escola que temos hoje não mudou muito em comparação com a escola que tínhamos antigamente, porém as poucas mudanças que houveram foram graças as leis novas que foram implementadas, mas mesmo assim as mudanças são muito poucas.
    A escola que queremos é uma escola que consiga fugir do tradicionalismo, fazendo com que as crianças se tornem cidadãos críticos, capazes de mudarem o país em que vivem, mostrando a eles que a educação é transformadora e pode sim ser algo prazeroso!

    ResponderExcluir
  166. Elisabete Cristiane da Silva 6484 3º Pedagogia Manhã29 de maio de 2014 às 16:34

    A escola que queremos está distante, porém acredito que essa nova geração de professores novos conseguiram sim sair da mesmice e do tradicionalismo, veremos logo, logo uma escola de novos horizontes onde as crianças serão crianças que terão gosto em ir a escola e serão participativas, tornando-se mais críticas e aperfeiçoando-se em tudo.

    ResponderExcluir
  167. Precisamos ter consciência de que a educação é transformadora e libertadora, é preciso que como educadores, possamos buscar uma educação que evolui conforme o mundo, não apenas deixar isso como algo idealizado, mas sim no nosso dia a dia, fugir do tradicionalismo das escolas, para que aos poucos as mudanças venham a serem notadas.

    Leticia Correia Barroso RGM: 6590

    ResponderExcluir
  168. Caroline Latonera Rodrigues - 6723 - 1° Pedagogia Noturno29 de maio de 2014 às 17:26

    É necessário que nós como futuros educadores e outros tantos já educadores tenhamos uma visão ampla de nossas escolas, no sentido de estarmos sempre inteirados com o que há de novo, seja em relação a tecnologia ou ao conhecimento, para trazermos às salas como um método diferenciado de aprendizagem.
    Nota-se que nos dias de hoje a tecnologia vem dominado todas as áreas, fazendo-se necessário que avancemos juntamente com essa nova era, não devemos nos manter parados no “tempo” seguindo os métodos tradicionais. A inovação pede passagem e que aconteça depressa.
    Alunos e educadores devem estar conectados; o educador mantendo seu papel de mediador do conhecimento, trazendo ao aluno aquilo que é novo, que possa ser aprendido e levado para a sua prática cotidiana e não gerar somente um acumulo de conhecimentos não aplicáveis.
    A reciclagem do educador e dos métodos de educação devem acontecer constantemente; dessa forma, todos estarão em um progresso único ao avanço da educação.

    Caroline Latonera Rodrigues - RGM: 6723 - 1° Pedagogia Noturno

    ResponderExcluir
  169. Caroline Ap. Pacheco RGM: 693029 de maio de 2014 às 17:32

    Existe uma infinidade de recursos de aprendizagem que estão a nosso favor e nos faz fugir desses métodos de ensino tradicionais. Não adianta se tornar um educador para continuar o sistema, onde os alunos saem da escola sem se quer lembrar o que "aprenderam" no decorrer do ano. A comunicação, a tecnologia e outros meios de informação estão aí, em todo lugar, é preciso trazê-los para dentro das escolas e usá-los de forma inteligente, de forma a levar o conhecimento para nossos alunos e professores. Em um mundo onde informação é tudo, é de total importância que saibamos colocar nossas crianças cara a cara com ela.
    O que algumas crianças não têm acesso fora do ambiente escolar, podemos dar-lhes a oportunidade de tê-lo enquanto estiverem dentro desse ambiente. Podemos usar a tecnologia como um recurso de aprendizagem que prende a atenção do aluno e o faz adquirir mais informações úteis, mais conhecimento.
    Os métodos de ensino devem ser flexíveis, levando em conta a necessidade de cada aluno, de como é na realidade, e não olhando o geral, passando por cima da dificuldade de algumas crianças para seguir o que foi mandado. É um processo que exige cuidado. O mundo vive em uma transformação constante, cabe a cada um de nós se esforçar para estar no ritmo dessas transformações. O educador tem o papel de mediar, de construir uma ponte entre os alunos e essas transformações.

    Caroline Aparecida Pacheco RGM: 6930 1º Pedagogia Noturno.

    ResponderExcluir
  170. Tamires Ferreira da Silva RGM: 7073 PEDAGOGIA NOTURNO.29 de maio de 2014 às 19:25

    A educação de forma geral é uma das coisas mais importante em nossas vidas, por isso temos que refletir e repensar de modo que vamos ajudar a educar, temos que ter 100% de profissionalismo e muita paciência e trabalhar com estimulo e amor em nossas áreas profissionais na educação, que nós mesmo escolhemos. Na educação da sociedade atual as mudanças são nítidas as evoluções em muitos aspectos redundante por parte de algumas áreas no Brasil ainda falta estrutura, ferramentas, planejamento e verbas por parte do governantes. Devemos nos unir e melhorar ainda mais a educação essas melhoras já está vindo do século passado vamos todos juntas ensinar cuidar dar a eles uma educação de qualidade, que as nossas crianças precisão.

    Tamires Ferreira da Silva RGM: 7073 PEDAGOGIA NOTURNO.

    ResponderExcluir
  171. Jéssica Oliveira da Silva29 de maio de 2014 às 19:27

    O texto nos passa uma mensagem muito importante, principalmente para nós futuros educadores, pois nos mostra o que é preciso para se ter uma mudança nas nossas escolas, e mais do que isso como podemos fazer uma mudança no nosso futuro através de um novo olhar sobre a educação e aprendizagem dos nossos alunos.
    Não basta apenas entrar numa sala de aula, seguir uma apostila (cronograma), fazer a chamada do dia, passar a matéria em lousa, e mais ainda, querer que os alunos gravem tudo aquilo para o dia da prova que vai avaliar o grau de conhecimento deles. Ser um professor vai além disso, porque quem faz a escola somos nós, profissionais da área e principalmente nossos instrumentos de trabalho que são os alunos. Então essas mudanças no ensino tradicional tem que partir de nós, tem que ocorrer de dentro pra fora. É nos conscientizarmos que cada aluno tem seu tempo de absorção das informações e com isso, não se pode achar que numa prova todos devem ir bem; também é saber que a aula deve visar as necessidades dos alunos, ou seja, transmitir à eles o que o mundo vai exigir deles lá fora, mas de uma forma que todos realmente aprendam e não só finjam que entenderam enquanto o próprio professor finge que todos já sabem fazer. Portanto, utilizar métodos que prendam a atenção de todos e que auxiliem na transmissão das informações, como a tecnologia que já tomou e vem tomando muito espaço nas nossa vidas, é mais do que importante, se tornou essencial!!!
    Com isso, vamos apagar essa imagem da escola tradicional e fazer com que o sistema de aprendizagem evolua ao ponto dos nossos alunos realmente aprenderem aquilo que transmitimos à eles todos os dias em sala de aula.

    Jéssica Oliveira da Silva RGM: 7077
    1º Pedagogia Matutino TURMA: B

    ResponderExcluir
  172. Hoje a educação mudou bastante e a maneira de educar também,por isso o profissional que desejar entrar na área da educação precisa estar sempre se qualificando,aprimorando e inovando seus métodos de ensino, para que o aluno possa ter interesse no que está aprendendo e não venha sair da sala de aula sem entender e aprender o que foi passado. É importante que ingressemos de corpo e alma na nova forma de ensino que são criadas todos os dias, para que o aluno que optar por seguir carreira profissional como educador se adapte e se empenhe o máximo possível.

    Nayara Paulino dos Santos RGM 6920 1º Pedagogia Noturno.

    ResponderExcluir
  173. Tanto o aluno quanto o professor mudaram muito conforme os anos, o professor deixou de ser um agente de reprodução, agora somos transformadores sociais.
    Precisamos ter consciência da importância do nosso papel na sociedade, devemos sempre procurar despertar o interesse no aluno, levar questões atuais para a sala de aula, a fim de torná-la significativa.
    O professor deve cada vez mais incentivar a aplicação de projetos pedagógicos, pois é uma atividade transdisciplinar, o aluno será o protagonista, terá o professor como auxiliador e ao expor seu trabalho atingira e influenciará a sociedade.

    Bianca Lima de Godoy RGM: 6381 3º Pedagogia Noturno

    ResponderExcluir
  174. O artigo nos mostra algumas mudanças significativas que a educação vem sofrendo ao longo do tempo. Claro que falta muito, mas nós como futuros educados devemos acompanhar essas mudanças, buscando novos métodos para trazer ao aluno um ensino diferenciado com qualidade.

    Elenice Machado RGM: 6083 5º Pedagogia noturno

    ResponderExcluir
  175. Valéria de Jesus Silva RGM: 5668 5º Ped. Matutino30 de maio de 2014 às 02:09

    Podemos perceber que ao longo dos tempos a educação brasileira tem passado por avanços até que significativos, mas para chegarmos nesse modelo de escola tão esperado por todos ainda será necessário muitas mudanças, em diversas questões, principalmente na questão da qualificação e valorização dos educadores, que a cada dia estão sendo mais desvalorizados.Temos que ter a consciência de que as mudanças e transformações são necessárias e que irão sempre ocorrer, por isso como futuros educadores devemos sempre nos adequar a essas mudanças e usa-las como aliadas para proporcionar uma educação de qualidade para nossos educandos, e tentarmos por meio da educação fazer mudanças significativas em nossos educandos e em nossa sociedade, tão injusta e desigual.

    ResponderExcluir
  176. A escola representa o único mecanismo que pode promover á igualdade de acesso dos cidadões as oportunidades,para onde eles se sentem a vontade para exercitar suas vivências e convivências.Na maioria das vezes a escola representa um local de formação de cidadania um espaço de multiplicidade de culturas,ideias,pensamentos um espaço de transformação.Mesmo hoje sendo infelizmente desvalorizada a profissão por uma série de fatores,existe um respeito por parte da sociedade com os Docentes.

    Nome:Larissa Sampaio Correa RGM:6768
    PEDAGOGIA I TURMA:B MATUTINO

    ResponderExcluir
  177. Sem dúvida nenhuma a educação, além da família é a base de uma criança, e com essa importância devemos nos atentar mais com a necessidade que devemos suprir a elas.
    A escola de hoje em dia esta caminhando em passos curtos rumo a escola do futuro pois ainda a muitas pessoas atrasadas para esta realidade, e vemos isto nos discursos que eles fazem porem não praticados, mas creio que esta geração tem muito a dar para mudar esta realidade, nos educadores devemos nos atentar as necessidades de nossos educandos pois com isso podemos mudar a realidade da educação pois escola hoje não é somente colocar os alunos em carteiras enfileiradas ensinando a mesma coisa para indivíduos que são diferentes temos que ter o máximo de cuidado para ensinar nossos alunos e de uma forma que eles aprendam e não somente decorar.
    E a função do educador é sempre procurar estudar e se informar para passar a eles uma formação melhor.
    Elaine C. S. Qualharelo Pedagogia manha turma B

    ResponderExcluir
  178. Toda escola precisa fundamentalmente de professores bem preparados, motivados, e bem remunerados e com formação pedagógica atualizada. Isso é incontestável. Só assim avançaremos de verdade e poderemos falar de qualidade na educação e de uma nova didática. Escola boa é aquela onde todos aprendem.

    Evelyn dos Santos Ribeiro 1° Pedagogia manhã turma B rgm:7088

    ResponderExcluir
  179. Podemos perceber que a escola vem mudando ao longo das épocas, conforme as necessidades, porém o mundo hoje se modifica cada vez mais rápido e acompanhar esta evolução não é tão simples assim, fato de que atualmente percebemos um descaso com a educação, que causa alunos e professores desinteressados. É necessário que se olhe além dos muros da escola, e se procure construir cidadãos com as pontes citadas por NICOLESCU, temos de ampliar nossa visão de mundo quanto as escolas atuais e os modos padronizados de ensino, respeitar a liberdade de criatividade do aluno e suas opiniões, pois deste modo estamos abertos a aprender com eles, porém, a construção das pontes citadas não é uma coisa fácil e é uma realidade muito longe da que temos hoje nas escolas, mas é de grande valia para que façamos uma reflexão a respeito, afinal, a mudança começa por nós mesmos.
    Fernanda Mansur de Almeida - RGM 7034 - 1º Letras

    ResponderExcluir
  180. A Educação é relevante para o ensino, pois eu acredito que não é só colocar o aluno na carteira e mandar ele copiar, e sim mostrar que atraz de uma lousa existe muito conhecimento a um professor passar para seu aluno, de toda forma a maioria dos professores que estão entrando nesta proffissão estão automaticamente desanimados, um dos fatos que colaboram é os alunos não estarem muito importando para o que o professor tem que passar, mais de todo jeito temos que enfrentar este dilema, pois as crianças educadas são o futuro do nosso pais, então lecionar com todo amor e passar todo o conhecimento que aprendemos ao decorrer , é totalmente importante
    Thuane Ap. Martins B. Rgm:6740 - turma A -Manhã

    ResponderExcluir
  181. O artigo apresentado é de extrema importância, pois mostra-nos que como futuros educadores devemos estar sempre atualizados, para podermos ampliar novos horizontes e assim passar para nossos alunos. Apesar da escola de hoje não ter mudado muito em comparação com a escola de antigamente, cabe-nos fazer a diferença; mesmo que ainda no Brasil falta estrutura, planejamento e apoio Governamental em relação a verba, precisamos nos unir, ter uma visão ampla, buscando cada vez mais conhecimento, fazendo com que nossas crianças, tornem-se críticas, capazes de mudar a escola de hoje para melhor.

    Ana Clara de Oliveira - RGM: 7061 - Curso: 1º Semestre de Letras - Noturno

    ResponderExcluir
  182. Os educadores tem como papel mostrar os alunos como ter uma visão plena sobre o mundo, suas relações para aprender a planejar a serem capazes de tomarem suas próprias conclusões e ideias numa sociedade.

    Pryscila Kelly P da Silva RGM: 6681

    ResponderExcluir
  183. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  184. A educaçao realmente teve um avanço,porém há muito coisa pra se mudar. Precisa ter um olhar com mais responsabilidade por parte de nossos governantes,mas devemos pensar positivo e ter a esperança e para isso nos educadores temos que fazer nossa parte.Cintia Lucia de Carvalho rgm 5872 5° ped. Noturno

    ResponderExcluir
  185. Francine Calazans Esguerre, RGM: 3849, 5º Ped. Mat.30 de maio de 2014 às 10:05

    Há um consenso de que um desenvolvimento de um país está condicionado a qualidade de educação. Não podemos falar sobre o futuro da educação sem uma certa dose de cautela.
    Hoje muitos educadores, devido a rápida mudança na sociedade, na tecnologia e na economia, perguntam-se sobre o futuro de sua profissão.
    Acho que para um futuro educacional baseado na profissão de professor, não vejo outra saída a não ser, professores, construir e reconstruir o conhecimento. Caminhar diante dos avanços educacionais, sempre renovando-se para aí sim ter um futuro com possibilidades.

    ResponderExcluir
  186. Muito já esta sendo feito na educação porém para chegar a escola que queremos falta muito ainda. Nessa nova realidade que vivemos da tecnologia, comunicação ainda não estamos adaptados e esse é um processo que requer tempo e dedicação e que acredito demorar um pouco para adaptarmos a essa nova era que vem com toda a força. Existe também uma grande incognita pois sabemos que o Brasil já é atrasado, será que conseguiremos acompanhar todas essas mudanças, sabendo que a educação não está sozinha nesse processo?
    Por enquanto vejo que a escola que queremos é um sonho que muitos correram atrás porém se será uma realidade é o que vamos descobrir daqui alguns anos.

    Karina Gomes RGM6377 3NOT

    ResponderExcluir
  187. Roberta Cristiane R. Lira 3° pedagogia matutino,
    A educaçao teve um avanço muito grande comparado aos seculo passado, porem tem muitas coisas para ser mudada, temos que fazer do presente a escola do futuro com um olhar mais amplo da nova escola, uma escola para todos com qualidade de ensino, respeito, projetos pedagogico, para isso acontecer claro que não depende só de um ou outro depende de todo um conjunto ao começar pelos nossos governantes os Educadores os Educando todo um corpo docente de uma instituição e a comunidade, não que essas possibilidades citadas a acima não esteja acontecendo, mais pode ficar melhor, se souber-mos aproveitar essas mudança da nova escola, com isso só estariamos aprimorando todo o trabalho de luta que nossos pioneiros da educação como Fernando de azevedo, Lourenço Filho, Frene e outros tantos que ajudaram e lutaram para educação do nosso País.

    ResponderExcluir