terça-feira, 19 de março de 2013

ATIVIDADES COMPLEMENTARES 2013 - PEDAGOGIA E LETRAS UNISUZ

EDUCAR PARA A SUSTENTABILIDADE

Um dos temas que mais preocupa nossa geração é a SUSTENTABILIDADE. Não só quando pensamos em nosso futuro, mas nas novas gerações, sobre as quais haverá um impacto ainda maior se não começarmos a mudar  a realidade que hoje vivemos.

 Mas será que todos sabemos exatamente o que esse termo significa? Neste semestre letivo, nossa discussão do blog trará algumas informações sobre este tema tão relevante para nós, educadores. Você encontrará nessa postagem vários itens que fomentarão nossa discussão: uma citação do autor Boaventura de Sousa Santos, um artigo publicado na Revista Aprendizagem e um vídeo da Ong SWU, que explica didaticamente o conceito.

 Após as leituras, discuta com seus colegas sobre nosso papel, enquanto educadores  e cidadãos, no estabelecimento de novos hábitos e atitudes que possam nos direcionar com nossos alunos para uma vida mais sustentável, em harmonia com o mundo em que vivemos.


                "A nova dignidade da natureza mais se consolidou quando se verificou que o desenvolvimento tecnológico desordenado nos tinha separado da natureza em vez de nos unir a ela e que a exploração da natureza tinha sido o veículo da exploração do homem. [...] A concepção humanística das ciências sociais enquanto agente catalisador da progressiva fusão das ciências naturais e ciências sociais coloca a pessoa, enquanto autor e sujeito do mundo, no centro do conhecimento, mas, ao contrário das humanidades tradicionais, coloca o que hoje designamos por natureza no centro da pessoa. Não há natureza humana porque toda a natureza é humana." (Boaventura de Sousa Santos)





REVISTA APRENDIZAGEM: A ESCOLA E A SUSTENTABILIDADE


 “Ele ensinava sem conversa, pela sua atitude por inteiro, a respeitar os    pequenos, entre os quais se enxergava (...)” Pierre Bourdieu


A questão ambiental na escola, ou fora dela, deve ser abordada para além dos conhecimentos técnicos, com um enfoque humanista, social e político. Isso para que o meio ambiente seja concebido em sua totalidade, considerando a interdependência entre o meio natural, o sócio-econômico e o cultural.
Em junho de 1992, um documento de enorme relevância para a Educação Ambiental foi aprovado pela comunidade Internacional. Denominado Agenda 21, ele continha compromissos para mudança do padrão de desenvolvimento no século 21. O Capítulo 36 foi dedicado à promoção de ensino, da conscientização e do treinamento, reorientando a educação no sentido do desenvolvimento sustentável. Em consonância com isso, o documento procurava conferir consciência ambiental e ética, valores e atitudes, técnicas e comportamentos, favorecendo a participação pública nas tomadas de decisão.
A lei 9.795, a qual institui a Política Nacional de Educação Ambiental, recomenda que a “dimensão ambiental deverá constar nos currículos de formação de professores em todos os níveis e em todas as disciplinas. Assim como os professores em atividade deverão receber formação complementar em suas áreas de atuação.” Mas sabemos que não existe nenhuma lei capaz de alterar a realidade. Talvez, por isso, a epígrafe do Módulo 4 do “Guia do Formador nos Parâmetros em Ação (5ª a 8ª série)” seja a frase de Anne Robert Turgot: “ o problema essencial da educação é dar o exemplo”.
O conceito de sustentabilidade foi utilizado pela primeira vez em 1713, por Carlowitz. Ele afirmava que “ a natureza deve ser obrigatoriamente utilizada com base nas suas características naturais para o bem-estar da população, manejada e conservada com cuidado e com a responsabilidade de deixar um bom legado para as futuras gerações.”
Hoje, tal conceito não fica restrito à área ambiental, tendo sido incorporado por outros setores, tais como o político e o econômico. Deve ser entendido como a administração dos recursos ambientais, com o objetivo de conservá-los, garantindo que as gerações futuras encontrem suas necessidades de sobrevivência no local onde vivem. Porém, apesar de toda essa abrangência, quanto mais se fala sobre meio ambiente, menos se faz. Ficamos no discurso. Esquecemos da ação.
A educação para o ambiente é um processo que resulta na mudança de atitudes que devem se iniciar pela prática e se instalar de modo organizado e oficial na instituição de ensino, não apenas como parte do currículo.
Para tanto, cada um deve fazer a sua parte. A escola cria mecanismos de sustentabilidade ambiental e as Instituições de Ensino superior (IES) se responsabilizam por capacitar o professor como agente das mudanças de comportamento. Este, por sua vez, em sala de aula, assume esse papel.
Portanto, implantar uma Agenda 21, focalizada na realidade de cada escola, pode ser um passo para que o discurso da sustentabilidade se transforme em ação.

Marília Ferraz
Bióloga, Mestre em Engenharia das Ciências Ambientais; Doutoranda em Educação;membro do Cionselho diretor do Instituto Samuel Murgel Branco; Professora de Metodologia Científica nos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu das Faculdades SENAI.



FERRAZ, Marília. A escola e a sustentabilidade. Revista Aprendizagem. São Paulo, Melo,  ano 1, nº 1, julho/agosto,  2007.





281 comentários:

  1. ONILIA 3°PED RGM: 567222 de março de 2013 às 03:49

    A sustentabilidade está presente na educação, na formação das futuras gerações um ato sustentável ensinado dentro da sala de aula faz toda a diferença no futuro. Como educadores e mediadores do conhecimento devemos conduzir os alunos a tornarem suas ações mais sustentáveis e pensarem sempre no próximo e no que está a sua volta, pensar no mundo que necessita das novas atitudes sustentáveis.

    ResponderExcluir
  2. MARLENE 1°PED RGM:6274
    Acredito que a nossa companheira ONILIA tenha muito conhecimento no que diz, mas teriamos que pratica mas sobre o assunto, isto é, na realidade nosso MEIO AMBIENTE precisa de mais inform-ação. Pois os terrenos vazios, os rios e até mesmo as praias acabam virando lixão. Isso é muito triste nosso planeta sofre com isso e claro nos responde com terremotos, enchentes, e outras tantas coisas que acontece, as pessoas não praticam o conhecimento desses assuntos.

    ResponderExcluir
  3. Patricia Milani 3º PED RGM: 561330 de março de 2013 às 18:35

    Realmente precisamos por em prática tudo o que aprendemos e sabemos em relação ao cuidado com o meio ambiente. Como educadores devemos levar os alunos que em um futuro bem próximo serão a nossa nova geração, a conhecer os malefícios e consequências que por exemplo um simples papel de bala jogado no chão causa ao meio ambiente. Assim como cidadãos devemos pensar, não somente em nós mesmos, mas sim em nossas ações, para que futuramente possamos outras pessoas também possam desfrutar de um Meio Ambiente digno.

    ResponderExcluir
  4. Vanessa Torres Slupko RGM: 5702 Pedagogia2 de abril de 2013 às 07:21

    Como vemos o assunto sobre educação ambiental nunca esteve tão presente em nossos dias, vemos que os desastres ecológicos falam por si só. Um dos principais fatores é a tecnologia que constantemente avança de forma desenfreada e que ocasiona o consumismo compulsivo e lixos em grande escala, e consecutivamente geram grandes transtornos ao nosso planeta, ao se extrair recursos da natureza de forma desordenada que a mesma não consegue comportar, nos deparamos com situações de desmatamento, extinção, poluição entre outros. É necessário repensar conceitos nos lembrarmos que estamos diretamente ligados à natureza e que dependemos vitalmente dela, a conscientização é a nossa maior “arma” devemos formar cidadãos preocupados com o meio ambiente que na verdade é o bem comum

    ResponderExcluir
  5. Ioná Cocenzo RGM: 5625 3ºPED A9 de abril de 2013 às 06:54

    Como vimos nosso planeta precisa de cuidado,o ser humano precisa estar ciente das sua obrigações e conciente das suas escolhas pois elas tem uma grande importância para o futuro ,assim gerando benefìcios ou malefícios para o planeta.O nosso planeta pede socorro,sera que estamos pronto para ajuda-lo?

    ResponderExcluir
  6. Dayane Limongi RGM:5489 PEDAGOGIA 5°B11 de abril de 2013 às 06:25

    O nosso planeta está em situações precárias,pois a sociedade não está preocupada na sustentabilidade mais sim no consumismo para gerar lucro para cada cidadão,as pessoas precisam se conscientizar mais e pensar que hoje nós somos ricos pois temos água,temos ainda algumas áreas verdes,e ainda temos lugares bonitos para apreciar a beleza,e temos que preservar o pouco que ainda nos resta para que futuramente a poluição não prejudique mais ainda o nosso planeta,como atualmente que está acontecendo o aquecimento global.Isso é um processo "formiguinha" que deve-se iniciar desde a educação infantil até a vida toda,pois o mundo está em constante mudanças,ainda podemos conseguir salvar alguma coisa do nosso mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DEISE RGM 5738 - 3º pedagogia (matutino)13 de junho de 2013 às 11:38

      Concordo com a Dayane Limongi, pois embora a sociedade reconheça o desperdício que está se causando deixando de lado pequenos atos, ela ao mesmo tempo não está colaborando para a melhoria de nossa país, pois gastasse muito sem necessidade e economizasse pouco, e nosso papel como educador e transmitir as nossas crianças a importância da sustentabilidade e da conscientização , pois quando feito as coisas de forma correta os resultados do nosso futuro será de forma positiva.

      Excluir
  7. Joeli Pacecka RGM: 569411 de abril de 2013 às 15:11

    Joeli Pacecka RGM : 5694 3ºSEMESTRE, PEDAGOGIA, NOTURNO

    A sustentabilidade esta presente na educação, mas ainda esta muito vago,como futuros professores e seres humanos temos que encinar e ser o exemplo para que a nova geração que esta por vir venha concientizalos a preservação do meio ambiente, e com isso o meio em que vivemos, porque se cada um fizer a sua parte, o mundo pode sim ser diferente.

    ResponderExcluir
  8. Karina Gomes 1PED NOT RGM637713 de abril de 2013 às 05:36

    A sustentabilidade pode ser ensinada e explorada pelo professor dentro do ambiente escolar, ajudando para que a criança leve essas novas atituddes a sua casa se tornando um compromisso firme com o nosso planeta que será o ambiente em que essas crianças e futuras gerações viverão. Concientizá-los das atitudes simples e de suas consequências nos trará a esperança de que um dia as pessoas parem de ser tão egoístas, aprendendo a importância do nosso planeta para nossa própria sobrevivência. A sustentabilidade pode começar na escola.

    ResponderExcluir
  9. Janaina Moura 3º Pedagogia Matutino RGM:571613 de abril de 2013 às 15:07

    A sustentabilidade tem sido um tema agravante em nosso mundo. O professor como mediador deve ensinar a criança a importância do meio ambiente. Como educadores devemos ensinar a nossos alunos que em um futuro bem próximo a nossa geração será prejudicada, como já vem acontecendo, e também leva-los a conhecer os malefícios e consequências como mostra o filme WALL-E. será que vai haver vida? será que teremos água? será que vai ser tudo limpinho? não, não vai ser! Portanto devemos começar agora nossa jornada a rum a sustentabilidade.

    ResponderExcluir
  10. Amanda Morais RGM:5856 3°PED Noturno16 de abril de 2013 às 07:04

    O termo sustentabilidade é um assunto que está muito presente nos dias atuais. Mas será que temos atitudes realmente sustentáveis?
    Como foi apresentado no texto de Marília Ferraz: "Quanto mais se fala em meio ambiente, menos se faz".
    Esse conceito precisa ser mudado e cabe a nós futuros educadores direcionar nossos alunos a fazerem a dirença e assim formar cidadãos mais conscientes de que se não preservarmos nosso meio ambiente talvez nosso planeta não sobreviva por muito tempo.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Juliana Ramos do Nascimento RGM: 6364 1° Ped manhã.
    Como diz a frase de Anne Robert Turgot: “ o problema essencial da educação é dar o exemplo”.
    É exatamente esse o problema dar o exemplo, um simples pedaço de recorte em sala de aula, papel de bala, sabemos que na pratica isso acontece com frequência e que as crianças, adultos pouco se importa com a sustentabilidade.
    E isso precisa ser mudado, em um todo, escola, lares, ruas enfim de uma sociedade mais conscientizada com o meio ambiente, o mundo a natureza precisa de atitude.
    Por um futuro melhor.

    ResponderExcluir
  13. Em pleno século 21 ainda notamos o quanto o assunto Sustentabilidade é pouco envolvida nos currículos escolares, notamos o pouco que fazem, e apenas trabalham o tema em dias específicos, não tornando uma coisa diária.
    Não podemos nos limitar em apenas jogar papel de bala no lixo, reciclar papéis,pois sabemos que é muito mais além. Precisa ser algo do cotidiano de todos e em todos os aspectos. Conforme Marília Ferraz diz: "A educação para o ambiente é um processo que resulta na mudança de atitudes que devem se iniciar pela prática e se instalar de modo organizado e oficial na instituição de ensino, não apenas como parte do currículo."
    GIANE YUKIE KAMATA - 5ºPED A (NOTURNO)

    ResponderExcluir
  14. Angela Vaz 5216 disse... A sustentabilidade existe, mas o que percebo dentro das escolas é pouco para conscientizar os alunos de que nosso planeta precisa de ajuda, para que no futuro possamos viver em ambiente saudável, tenhamos que nos unir para juntos trabalhar esta questão bem relevante de ser discutidas no âmbito escolar.

    ResponderExcluir
  15. Jéssica Alves,RGM 591227 de abril de 2013 às 13:28

    A Sustentabilidade, ainda é uma um tema que é pouco discutido em sala de aula, e preciso envolver os alunos neste assunto, para que possam se tornarem cidadãos conscientes e críticos e assim tentar ajudar o planeta que cada está mais doente.

    ResponderExcluir
  16. A sociedade precisa ter mudanças de atitudes,com a responsabilidade de que o Meio Ambiente é importante para sua sobrevivência.E os professores tem que envolver esse assunto Sustentabilidade na sala de aula. Fatima Rodrigues RGM 4966.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila Faravola Reis Félix RGM:6249 1º Pedagogia manhã.

      Falar da sustentabilidade é fácil,o difícil é colocar esse tema em ação. Nos como futuros pedagogos devemos não só falar teoricamente o que é sustentabilidade só para os alunos mas se for possível elaborar um projeto para os alunos, pais,escola e comunidade, como por exemplo a reciclagem ou como a coleta de lixo o qual seria um conteúdo muito importante para formarem nossos futuros cidadãos, e também concientizar aqueles que não sabem a impotancia da reciclagem do lixo,e com isso saberão como preservar a natureza e ajudar a cuidar do nosso planeta.

      Excluir
  19. SUZANA MARTINS RGM 6373 PED 1 MANHÃ Como vimos no vídeo postado muitos nem se quer sabem oque é sustentabilidade, precisamos conscientizar os alunos desde pequenos como salvar a nossa natureza, e instruir os adultos (pais) a querer um futuro melhor a seus filhos cada um fazendo sua parte tenho a certeza que viveriamos melhor, sei que na pratica não é fácil envolver todos mas temos que almenos tentarmos e nunca desistir de reconstruir um mundo melhor para nossos filhos, netos.

    ResponderExcluir
  20. Juliana Botelho RGM 6356 PED 1 NOTURNO! Muito se fala da sustentabilidade, mas infelizmente percebemos que muitos ainda não sabem o que significa e por isso não sai do discurso,por isso tem uma grande importância de ensinar nas escolas porque já ensina desde pequenos como zelar pelo meio ambiente e consequentemente irá acompanhar até a fase adulta.

    ResponderExcluir
  21. Ligia Helena, Rgm: 6636, 1° Ped Manhã

    A sustentabilidade é um tema muito atual e cada vez mais ocupando um lugar na sociedade, o tema da sustentabilidade em sala de aula acredito é um avanço ecológico, crianças que aprende desde cedo a respeitar e zelar pela natureza automaticamente, serão adultos consciente.

    ResponderExcluir
  22. Priscila de S.Carvalho Martins / RGM 6319 / 1° Pedagogia Manhã30 de abril de 2013 às 12:57

    Atualmente vemos que, como descrito no texto de Marília Ferraz, quando o assunto é sustentabilidade ..."Ficamos no discurso. Esquecemos da ação...", e é realmente o que vem acontecendo. Muitos acham que é dever governamental zelar pela natureza, criando leis para punir certas atitudes como por exemplo o de empresas poluírem o ar com gazes das fábricas e etc., porém não é bem assim, pois cada ser humano deve ter consciência de seus atos para com a natureza e que uma simples ação como a de não deixar lixos na areia da praia muito contribui, algo que deve sim ser passado de pais para filhos, dos professores para seus alunos, para que num futuro próximo todos possam usufruir das maravilhas que a natureza nos proporciona.

    ResponderExcluir
  23. Marisa Victorino Sacaranello- RGM 6486 - 1ºPedagogia Manhã


    O mundo fala de sustentabilidade, só que a maioria da população nem sabe o que isso representa. A mídia deveria explorar mais o assunto com a finalidade de esclarecer as famílias sobre a reciclagem que poderia ser feita dentro de suas próprias casas. Reciclando seu lixo, economizando energia e água, com esse ato já estamos fazendo a diferença para um mundo melhor.Nós como futuros professores devemos desde já a começar elaborar algumas ideias para colocar em prática com os nossos futuros alunos.

    ResponderExcluir
  24. Camila Faravola Reis Félix RGM:6249 1º Pedagogia manhã.

    Falar da sustentabilidade é fácil,o difícil é colocar esse tema em ação. Nos como futuros pedagogos devemos não só falar teoricamente o que é sustentabilidade só para os alunos mas se for possível elaborar um projeto para os alunos, pais,escola e comunidade, como por exemplo a reciclagem ou como a coleta de lixo o qual seria um conteúdo muito importante para formarem nossos futuros cidadãos, e também concientizar aqueles que não sabem a impotancia da reciclagem do lixo,e com isso saberão como preservar a natureza e ajudar a cuidar do nosso planeta

    ResponderExcluir
  25. Monnie Caroline de Almeida RGM: 6475
    Sustentabilidade: um tema atual e muito discutido em sala de aula, porém infelizmente pouco aplicado.. Justamente por ser um assunto "recente" se torna difícil que em prática seja exercido, pois este modelo de mundo sustentável vem de uns anos pra cá e apesar de ser muito importante poucos são os que dão o devido valor. Por isso nós, futuras pedagogas exercemos um excelente papel, e desde já devemos alertar as nossas crianças, aliás não só alertar mais sim ensiná-las e cobrá-las porque o mundo vai ser melhor quando essa nova geração tiver a consciência de que uma simples coleta correta do lixo, pode mudar o mundo, e isso depende de nós porque se hoje o mundo apenas sabe da importância, futuramente cuidarão melhor do nosso planeta e praticarão a sustentabilidade.

    ResponderExcluir
  26. Sustentabilidade,é um tema muito importante e atual porém as pessoas não dão a importância necessária, para nós futuros pedagogos é importante aprender mais sobre o tema em sala de aula.
    Ensinando as crianças que respeitando a natureza,poderão ser pessoas melhores no futuro e ter um meio ambiente mais digno,para viver irão ser crianças mais conscientes.

    Patrícia Cristina Oliveira RGM:6645
    1º Pedagogia Noturno 1 de Maio de 2013 21:23

    ResponderExcluir
  27. Como diz a frase " Ficamos no discurso e esquecemos da ação ", mtuito se fala de sustentabilidade mais o que estamos fazendo para mudar a realidade que vivemos? Ou será que ja nos acomodamos as situações de terremotos, tsunamis, furacões e enchentes?.
    Como futuros pedagogos, além de por em prática nosso papel tão importante que é o de formar cidadõs, é DAR O EXEMPLO em sala de aula , que não se pode jogar papel de bala no chão, que não pode deixar a torneira aberta e que cada tipo de lixo tem seu lugar certo. O professor é exemplo para seu aluno, temos que nos aproveitar disso para pelo menos tentarmos mudar a realidade do planeta e assim dispertar nas cabecinhas das crianças que o melhoramento do planeta depende de cada um de nós e não somente do governo, dos políticos como muitas vezes e muitas pessoas pensão.
    Juliana da Silva RGM: 6242
    1° Pedagogia Noturno.

    ResponderExcluir
  28. Sustentabilidade, é algo essencial para ser discutido, não só na área da educação, mais sim em todas as áreas. No caso da educação infantil, falar e realizar projetos com as crianças é de extrema importância, fazendo com que elas entendam a importância disso em nossa vida. Nós futuras pedagogas e pedagogos, sabendo a importância de um mundo sustentável, devemos futuramente passar isso da melhor forma possível, dando o exemplo aos nossos alunos, e por fim tornando nosso mundo sustentável.
    Raissa Alexandra RGM:6324
    1° Pedagogia - manhã

    ResponderExcluir
  29. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  30. Beatriz Carnete 5º Ped A. 5134

    Infelizmente, atualmente ainda se usa a palavra sustentabilidade como um requinte vocabular e na educação com uma inovação equivocada, pois a nível curricular, assim como aponta Marília Ferraz, a sustentabilidade é apenas parte do currículo, no entanto, ela não é uma disciplina ou conteúdo, mas uma condição vital, por isso devemos empregá-la na pratica desde os pequenos gestos, como economia de papel até as grandes atitudes como interdisciplinarizá-la em todos os conteúdos e principalmente torná-la como um estilo de vida. E é dentro desse contexto que deve-se internalizar as o que os ensinamentos de Jesus de que devemos "amar ao próximo como a si mesmo" e como afirma Viviane Mosé "cuidar do próximo é cuidar de si mesmo", afinal, a sustentabilidade nada mais é que o entendimento de que o egoismo destrói o mundo e as atitudes pensadas como impacto social e ambiental o fazem no mínimo uma atitude mais longe da extinção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Denise Silva Rabelo - RGM 1088 - Ped.14 de maio de 2013 às 13:09

      Beatriz, concordo plenamente com você, ouvimos tanto sobre sustentabilidade, mas muitas vezes não colocamos em prática... A preocupação de ter e não ser, faz muitas vezes os seres humanos pensarem apenas em si mesmo e esquecer do próximo e principalmente que os pequenos detalhes faz toda a diferença. Temos o dever de nos posicionar e conscientizarmos antes que seja tarde de mas, a natureza já está dando sinais...

      Excluir
  31. Marcela de Andrade- RGM 6227 - 1º Pedagogia Noturno

    O tema SUSTENTABILIDADE não deve se resumir apenas a teoria, deve ser colocado em prática todos os dias, por meio de pequenas atitudes, que vão desde como utilizamos os recursos da natureza até o destino que damos a resíduos produzidos por nós mesmos.
    Nós como educadores temos sim que servir de exemplo e espelho para as crianças que são o futuro do nosso país, por isso, não basta a teoria, tudo tem que ser colocado em prática, e são essas pequenas atitudes que vão fazer a diferença na vida dessas crianças, para que elas possam fazer a diferença pelo nosso planeta.
    Portanto não basta apenas o tema sustentabilidade fazer parte do currículo escolar, tem que ser algo que vá muito além da simples teoria, as instituições de ensino devem estar também preparadas e fornecerem meios e mecanismos para que isso aconteça, já que é no ambiente escolar que as crianças terão o primeiro contato com o tema, onde receberão informações e instruções das atitudes que devem ser tomadas para que a sustentabilidade funcione, formando assim cidadãos mais conscientes de suas atitudes, preocupados em salvar o planeta.

    ResponderExcluir
  32. Fabiana M. Pereira - RGM 6219 - 1° Pedagogia Manhã
    Como diz no vídeo: “são pequenas atitudes que podem trazer grandes mudanças...” Porém muitas pessoas não fazem a mínima ideia do que se trata a sustentabilidade. A sustentabilidade está relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente... Podemos fazer várias coisas pra ajudar o mundo em que vivemos, como a preservação de área verde, evitar desperdícios desnecessários de água, reciclagem, enfim, podemos agir de várias maneiras, temos que dar o primeiro passo, passe pra frente seu conhecimento, ensine seu filho ou aluno o valor de cada coisinha, a importância de cada árvore, da água que bebemos, pois, hoje ele tem tudo isso, mas, amanhã seus filhos podem não ter... Ensina-los a fazer a diferença, e ser a diferença...

    ResponderExcluir
  33. Ana Paula dos Santos RGM 59155 de maio de 2013 às 15:00

    A sustentabilidade vai além de um conceito a ser estudado, é uma prática que deve ser considerada por todos, principalmente na escola, pois ao ensinarmos uma criança, uma prática que poderá promover mudanças na forma de pensar e de agir dos adultos, estamos despertando as futuras gerações para os danos causados a natureza, bem como a importância de preservarmos o meio ambiente e praticarmos uma vida sustentável, que transforme o futuro do mundo.

    Ana Paula 3º de Letras

    ResponderExcluir
  34. Queila Alonso - RGM 5118 -5ºPedagogia A
    As pessoas precisam se conscientizar e valorizar o meio em que vive o próprio homem que é ganancioso e não tem noção do prejuízo causado pelas suas imprudências, o importante é o lucro obtido pelos os recursos que a natureza oferece, são fatos reais que precisam ser revisto e avaliados com sabedoria e sustentabilidade que requer uma reeducação a começar pelas autoridades que são os protagonistas dos efeitos destrutivos O papel da família e dos professores e ensinar e dar bons exemplos aos seus filhos/ alunos mostrando a eles a importância de cuidar do meio ambiente respeitando e zelando pela natureza para que se tornem adultos mais conscientes em suas atitudes.

    ResponderExcluir
  35. Sustentabilidade vem sendo um tema bem abordado, porém não praticado! É importante que nós, futuros pedagogos tenhamos conhecimento do assunto e saibamos passar a importância de cada ação e consequência das mesmas, para que a futura geração seja conscientizada e sendo assim que haja melhores ações, promovendo e garantindo a melhoria do meio ambiente, para futuramente viverem em melhores condições ambientais.

    Bruna Soares dos Santos
    RGM 6583
    1°Pedagogia Noturno

    ResponderExcluir
  36. Mayara Caroline Fialho Clemente - RGM 6647 - 1° Pedagogia Manhã
    Sustentabilidade é uma tema bem legal e vem sendo bem abordado, porém não é muito praticado em sala de aula, é muito importante nós futuros pedagogos temos o conhecimento deste assunto para que possamos passar isto para a futura geração que esta por vir, que eles possam a fazer melhoras ações provendo e garantindo a melhoria do meio ambiente.
    Como esta no vídeo a sustentabilidade é tudo aquilo que você consome, de quem você está consumindo, o jeito de você desperdiça os alimentos, gasta agua e etc, do mesmo jeito que a gente extrai as coisas da natureza de alguma forma a gente que tem devolve-la .

    ResponderExcluir
  37. Assim como meus futuros colegas de trabalho, eu concordo, pois a sustentabilidade já vem sendo abordada há muitos anos, é importante ter um respaldo por Lei, garantindo as futuras gerações um ambiente promissor. Pois os seres humanos não conseguem suprir suas necessidades, prejudicando o meio ambiente.
    Como futura educadora, tenho a consciência de dever de auxiliar não só os alunos mas sim a sociedade que todos tem um papel fundamental de preserva a natureza.

    Aluna: Maria José Ferreira da Silva RGM - 5495 Pedagogia

    ResponderExcluir
  38. Quando falamos em sustentabilidade falamos também em "educação". Educar desde criança para que cresça consciente que, se jogar lixo no chão ou desperdiçar água por exemplo destrói aos poucos o planeta e,precisamos lembrar que tudo que fizermos de mal para ele retornará em dobro para nós.
    Aluna: Laudeni Nascimento Terto RGM 6588 1º Pedagogia

    ResponderExcluir
  39. A Educação Ambiental é sem dúvida a chave para minimizarmos os problemas ambientais. Práticas básicas de educação estão sendo deixadas de lado e contribuindo para o caos da sociedade. Hoje ninguém se constrange em jogar lixo no chão.Temos que saber que da mesma forma que nós nos esgotamos de uma determinada coisa, o nosso planeta também se esgota.
    Infelizmente há pessoas que não levam a sério este assunto, acham que todos os problemas ambientais estão muito longe de nos afetar. Vamos acordar, pois já passou da hora, é necessário a “conscientização”, o conceito de “CIDADANIA”, só assim todos poderemos ter atitudes que farão toda a diferença.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mairi A. Carvalho Santos rgm :5875 pedagogia17 de junho de 2013 às 15:08

      Hoje em dia fala-se muito em educação ambiental,mas pouco se faz em todos os aspectos da sociedade,está na hora de todos acordarem para o problema que cada dia é mais grave.Deixar um planeta com condições ambientais sustentáveis para as futuras gerações é o mínimo que podemos fazer.

      Excluir
    2. Mairi A. Carvalho Santos rgm :5875 pedagogia17 de junho de 2013 às 15:23

      Incutir em nossos alunos o respeito pelo meio ambiente,conceitos de sustentabilidade,cidadania é um dever como educadores,sabemos que os recursos naturais do planeta estão esgotando,podemos educar com simples conceitos ,como lugar de lixo é no lixo,,luz ligada só quando necessário,cultivar em nossos alunos a lutar pelo planeta enquanto há tempo.

      Excluir
  40. Pouca pessoas sabem o significado da palavra "Sustentabilidade". Por isso fica difícil colocar em pratica esse tema. Nós como futuros educadores devemos aprofundarmos no assunto e passar adiante o nosso conhecimento.
    Devemos ensinar na prática e conscientizar as nossas crianças que só teremos um planeta melhor, se cada um fizer a sua parte.
    aluna: Raquel Serafim da Silva Santos, RGM 6398, 1º Ped. Not.
    11 de Maio de 2013.

    ResponderExcluir
  41. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  42. Anônimo
    Aluna Daniela Ferraz Lacerda Alencar - RGM 6252
    Quando o assunto é SUSTENTABILIDADE, há certa restrição por parte dos educadores, porque aplicar um belo discurso não fará dos seus alunos pessoas conscientes, mas quando as nossas atitudes falam mais alto que qualquer fala por mais complexa que ela seja, isso traz um impacto enorme, ser exemplo acima de tudo, não cobrar dos educandos o que da sua parte está em falta .É nossa responsabilidade como futuros profissionais da área da educação nos preocuparmos em mostra a necessidade de buscarmos uma vida sustentável onde a nova geração será mais preocupado com o futuro do nosso planeta.

    ResponderExcluir
  43. O papel do educador no contexto da sustentabilidade deve ser o de mostrar ao aluno a importância que cada um tem como cidadão na transformação do mundo, que suas atitudes, mesmo que pequenas, proporcionam mudanças em seu meio de convívio, o que reflete na sociedade. E também torná-los cientes dos impactos provocados pelo homem no meio ambiente que afetam diretamente a sociedade, de forma que os tornem mais sensíveis às questões ambientais, provocando mudanças em suas atitudes e propagando-as no meio social.

    Aline de Campos Alves- RGM 6390 - 1° Pedagogia Noturno.

    ResponderExcluir
  44. Carolina da Silva Cassimiro de Moraes RGM 6271 1° ped manhã

    Infelizmente o assunto SUSTENTABILIDADE não é muito abordado nas escolas,mas devemos mostrar para o aluno a importância de preservar nosso meio ambiente mostrando a ele como separar o lixo,pois muitas escolas ainda não utilizam lixeiras de coleta seletiva,é uma forma tão simples de conscientiza-los,mostrar a importância de economizar a água ao lavar as mãos, quem sabe até fazer atividades como jardim suspenso utilizando as nossas garrafas Pets. Pois são através desses pequenos gestos que podemos fazer grandes diferenças para o nosso futuro.


    ResponderExcluir
  45. Existe uma grande dificuldade de lidar em sala de aula o tema SUSTENTABILIDADE, pois infelizmente os próprios educadores estão sem informações, não adianta apensa ensinar oque significa esta palavra mais sim mostrar a criança como se deve fazer e oque fazer. Nós como futuros educadores devemos mostra a importância de cuidar da natureza e o bem que faz se reciclarmos ou até mesmo economizarmos água. Vamos fazer a diferença, pois pequenas atitudes chegam em grandes lugares.

    Denise Hernandes Bernardo da Silva RGM 6297 1° PEDAGOGIA NOT.

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Silvana vicente da cunha ramalho rgm 4249 5° Letras.

      Concordo com a Denise realmente nos temos que se preparar em relação a sustentabilidade.

      Excluir
  46. Jenifer Roberta rgm 5675 3 Pedagogia Noturno12 de maio de 2013 às 15:30

    Nós como educadoras deveremos nos preocupar em passar o respeito a natureza e aos animais para as crianças, devemos explicar sobre reciclagem e a sustentabilidade, mesmo que não temos formação correta para isto, a internet nos proporciona todas as informações necessárias para ensinar isso aos pequenos. Como educadora, tento passar isso sempre que possivel para minhas crianças, existem brinquedos reciclados que podemos fazer para eles, mostrando assim que ajudamos a natureza e o mundo, mas ganhamos algo também, que o reciclar vale a pena e que sem a natureza nem os itens para reciclar nós não teriamos, por isso, é mais do que nossa obrigação (obrigação de todos) cuidar e mostrar para todos a importancia da sustentabilidade no mundo em que vivemos... JENIFER ROBERTA BATISTA RGM: 5675 - 3º A Pedagogia Noturno.

    ResponderExcluir
  47. Lucilaine O Macedo da Silva RGM 6230 1°PED.NOTURNO12 de maio de 2013 às 19:30

    A SUSTENTABILIDADE,é de interesse de todos,educadores devem sempre instruir seus alunos para a conscientização dos problemas ambientais,e para os danos causados pelas pessoas que não adquiriram nenhuma informação ou não se importam para o que está acontecendo com o planeta,mas mesmo assim,é necessário não desistir,pois,se cada um fizer sua parte,alertando a criança sobre a importância da reciclagem,e do respeito com o meio ambiente,isso será passado para gerações futuras tornando adultos conscientes.
    Lucilaine O M da Silva 6230 1°ped not

    ResponderExcluir
  48. Aluna: Maria José f. da Silva, 5495 Pedagogia

    A Educação Ambiental é sem dúvida a chave para um futuro promissor e cidadãos consciente. nós futuros educadores temos o dever de instruir nossos alunos a preservar, reciclar e cuidar do meio ambiente, pois muitos deles são o exemplo dentro de casa. cabe a todos juntos fazer do ambiente que moramos um lugar melhor. é cuidar para não faltar

    ResponderExcluir
  49. Silvana vicente da cunha ramalho rgm 4249 5º Letras.
    A sustentabilidade é um assunto ainda nos dias de hoje pouco abordado na área da educação nós como educadores temos que conscientizar nossos alunos sobre um mundo sustentável.

    ResponderExcluir
  50. Michele Aguiar da Silva RGM 6256 1°PED Noturno

    Ouvimos muito sobre SUSTENTABILIDADE, mas enquanto educadores não temos nos mobilizado para praticas educativas, devemos pensar numa escola que promova esse aprendizado a fim de se ensinar a importância de atitudes de preservação, para que a geração futuras não sofra com a destruição ambiental .

    ResponderExcluir
  51. A sustentabilidade é sim um fator mais que importante, principalmente para nós educadores,Infelizmente o assunto SUSTENTABILIDADE não é muito abordado nas escolas,os alunos nem sabem o que é isso, mas devemos mostrar para o aluno a importância de preservar nosso meio ambiente e assim, fazer com que este habito venha mudar na nossa vida e desta forma se todos fizerem um pouco pelo nosso planeta a possibilidade de se tornar um mundo bem melhor. Está passando da hora da palavra sustentabilidade deixar de ser mais uma palavra no vocabulário e tornar-se uma ação do dia a dia.
    5º Semestre de Letras

    ResponderExcluir
  52. NATÁLIA 17/05/2013 10;59 RGM 6541 1º PEDAGOGIA MANHÃ

    A sustentabilidade hoje se encontra longe da nossa educação devido a falta de orientação dos professores para com os alunos.Embora seja um tema de grande importancia sendo que seria uma grande possibilidade de mundo melhor se todos estivessem a consciencia de preservar o meio ambiente.Se todos coperarem com isso ai sim teremos um grande progresso na sociedade,e assim quem sabe teremos a esperança de uma grande sustentabilidade.

    ResponderExcluir
  53. A Sustentabilidade tem sido um assunto muito comentado em salas de aula de todo país. O maior obstáculo de um professor não é apenas educar os seus alunos, é também mostrar os pais deles que para construirmos uma sociedade sustentável para o futuro de seus filhos, a motivação em sala de aula tem que ser prolongada para fora das paredes da escola,dentro de suas casas e em todos os lugares.

    ResponderExcluir
  54. Lucimara Soares Guimarães RGM 5023.

    Temos que saber que da mesma forma que nós nos esgotamos de uma determinada coisa, o nosso planeta também se esgota. Ele esta se esgotando de tantas coisas desnecessária que são jogadas nele.
    Infelizmente há pessoas que não levam a sério este assunto, acham que todos os problemas ambientais estão muito longe de nos afetar. Vamos acordar, pois já passou da hora!

    ResponderExcluir
  55. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  56. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  57. Simone Lodo Alamiz Ballestero RGM 6511 1°Pedagogia noturno

    Muitas pessoas ainda não sabem o que significa sustentabilidade. Este assunto deveria ser mais trabalhado nas salas de aula e fora delas também,com palestras para os pais na própria escola e com atividades para o aluno exercer em sua casa onde seus pais participassem de alguma forma, assim o aluno aprenderia o significado de sustentabilidade junto com sua família.

    ResponderExcluir
  58. RAQUEL GUERRA RGM:5185 5 PEDAGOGIA "A".
    FORMAR CIDADÃOS DEMOCRÁTICOS PARTICIPATIVOS , CONSCIENTES DA IMPORTÂNCIA DE CUIDARMOS DO NOSSO PLANETA E MEIO AMBIENTE NÃO É UMA TAREFA FÁCIL , E NEM FAZ PARTE DO NOSSO CURRICULO ESCOLAR , MUITO MENOS É DISCIPLINA. MAS É UMA ATITUDE QUE NÓS TEMOS QUE TER POR QUESTÃO DE RESPEITO E SOBREVIVÊNCIA , A CADA DIA QUE SE PASSA O NOSSO PLANETA ESTÁ MAIS CORRUMPIDO COM A POLUIÇÃO , DESMATAMENTO PORQUE O HOMEM INFELIZMENTE QUANTO MAIS TEM , MAIS QUER E SE ESQUECEM QUE A NATUREZA SEM NÓS CONTUNA SENDO NATUREZA , NÓS SEM ELA NÃO VIVEMOS .
    NÓS COLHEMOS O QUE PLANTAMOS SE DESDE CEDO COM PEQUENAS ATITUDES COMO POR EXEMPLO REDUZIR O NÚMERO DE PAPEL , COMO JOGAR O LIXO NO LIXO , RECICLAGEM ESTAREMOS CONSTRUINDO UMA GERAÇÃO QUE SE PREOCUPA COM A SUSTENTABILIDADE ,SUA EXISTÊNCIA E QUALIDADE DE VIDA

    ResponderExcluir
  59. LEANDRA S MORAIS RGM: 6107 3ºPEDAGOGIA MATUTINO20 de maio de 2013 às 18:00

    A palavra chave é CONCIENTIZAÇÃO, fica evidente que muitas pessoas desconhece o termo sustentabilidade e todas as implicações e consequências dessa falta de conhecimento. Os educadores por sua vez tem um papel de dupla importância, pois ao conscientizar seus alunos contribui para que essa informação chegue dentro de tantos lares passando valores que são fundamentais para a existência humana. Entender que somos apenas uma pequena parte da enorme teia da vida é o primeiro passo nesse processo e elaborar projetos com maior profundidade, por exemplo baseando-se em cada termo apresentado no rico material da Carta da Terra, formaremos novas gerações capazes de agir com reflexão na busca por um mundo melhor.

    ResponderExcluir
  60. DANIELLE ROCHA SCALON RGM: 6542 1º PEDAGOGIA MATUTINO

    Vivendo a globalização, onde tudo é mais fácil, tantas coisas descartáveis, precisamos ficar mais atentos com a sustentabilidade.
    Como futuros professores, temos a missão de transformar a criança de hoje em um adulto consciente e responsável com o equilíbrio do meio ambiente.
    A primeira ação de conscientização que o professor pode fazer com seus alunos, é sobre a água, na hora da escovação por exemplo; pode explicar a importância da água, a necessidade da preservação da água para garantir a continuidade da vida sobre a terra, pois a água é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano e por isso não podemos desperdiçar a água, falar para as crianças que elas não podem escovar os dentes com a torneira aberta e assim por diante.
    Durante todo o percurso o professor poderá ir trabalhando a conservação do patrimônio natural, pedir para as crianças conservarem com os pais sobre o mal que as queimadas provocam no meio ambiente, incentivá-los a plantar árvores, falando que as árvores são fonte de riqueza para a manutenção do equilíbrio do meio ambiente.
    Falar da importância da seleção do lixo, da reciclagem e tantas outras coisas, pois o professor é o autor do processo da aprendizagem.

    ResponderExcluir
  61. Maridalva P. da Silva Rgm:6610 1°pedagogia noturno
    A sustentabilidade está presente na educação, e ligado a CONSCIENTIZAÇÃO. Nós como futuros professores, devemos iniciar esse assunto desde o começo com nossos alunos. Lembrando que esta diretamente nos afetando em todos os locais pelos quais passamos. Hoje em dia, temos muitas formas de ajudar sem agredir o meio ambiente, e dessa forma passar a pensar mais em nosso futuro.

    ResponderExcluir
  62. Tatiane Gama / RGM:4934 - 5° Letras
    Como futuros educadores, somos responsaveis em passar aos alunos a importancia da sustentabilidade, o que plantamos hoje colheramos amanhã. Que futuro estamos deixando para nossos filhos que virão? O nosso comportamento hoje influenciara as próximas gerações, educando um aluno hoje, estamos plantando que ele repásse isso e colha no futuro.

    ResponderExcluir
  63. Fernanda Fernandes. RGM 6464 1ºPEDAGOGIA manhã
    a sustentabilidade deve estar presente em nosso dia a dia, pela conscientização de nossas crianças para um planeta melhor.

    ResponderExcluir
  64. 3º Pedagogia Matutino Thaíse Vergílio25 de maio de 2013 às 06:19

    Sustentabilidade realmente não é um assunto muito abordado em nossa sociedade, mas nós futuros educadores devemos nos conscientizar que é um dever nosso trabalharmos e forcarmos na nossa natureza com nossos educandos.

    ResponderExcluir
  65. Esse tema não é muito abordado em sala de aula, porém nós futuros educadores devemos saber como trabalhar para que a criança desde os anos iniciais se preocupe com a natureza.

    ResponderExcluir
  66. Adriana P S Carvalho RGM 5624 3º Pedagogia noturno26 de maio de 2013 às 13:04

    A palavra sustentabilidade tem um significado muito amplo, o qual, nos dias de hoje vem sendo divulgado e ouvido com maior frequência, em função da grande necessidade de preservar e conservar o meio ambiente. Pode-se dizer que a palavra sustentabilidade faz parte do nosso dia a dia e da nossa realidade. Então, cabe a cada um de nós, refletir, pensar e repensar, pois as atitudes de hoje, podem ser a decisão se amanhã existira.

    ResponderExcluir
  67. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  68. Acredito que é necessário abordar esse tema na faculdade e capacitar, também, os professores que já se formaram, para que todos venham adquirir conhecimento sobre o assunto, levando o mesmo para a sala de aula e trabalhando em cima desse tema com os alunos, explicando as consequências e problemas que podem ocorrer quando, segundo o conceito utilizado no vídeo da ONG SWU, não temos uma relação de equilíbrio com o mundo, e os benefícios que essa relação de equilíbrio, a sustentabilidade, pode trazer, ensinando também que atitudes devem ser tomadas para que se tornem pessoas com hábitos sustentáveis. Porém, não basta ter conhecimento, o professor tem que vestir a camisa da sustentabilidade e dar o exemplo, pois o aluno na maioria das vezes, se vê, se inspira no professor, então se ele observar alguma atitude contraria do professor ele consequentemente irá absorver e repetir, até mesmo porque, do meu ponto de vista, acredito que geralmente as crianças absorvem mais rapidamente e com mais facilidade o que elas presenciam no dia a dia.

    Graziela Dal Agata Santiago RGM: 6241 1º Pedagogia - Manhã

    ResponderExcluir
  69. Jaqueline de Paula Ortega RGM 5664 3º PED NOT30 de maio de 2013 às 16:47

    Nos últimos anos a palavra sustentabilidade vem sendo muito falada, mas nem todos sabem que sustentabilidade é utilizar os recursos naturais garantido que as gerações futuras terão os mesmos recursos em quantidade e qualidade.
    Assim para a educação ambiental é necessário provocar mudanças no modo de vida das pessoas, deste modo cabe a nós futuros educadores a sermos o exemplo da transformação e fazermos que as crianças entendam que a postura que se tem em seu ambiente reflete no meio ambiente e compreendam que tudo o que ela consome vem da natureza e para chegar até ela passa por modificações, por isso é preciso preservar o meio ambiente respeita-lo.

    ResponderExcluir
  70. Lucineia Gomes RGM 527730 de maio de 2013 às 20:16

    Sustentabilidade - é preservar os recursos naturais para as próximas gerações,ou seja, se cada um de nós cidadãos fazer sua parte será de uma grande ajuda e como docentes um exemplo para essa nova geração para que conscientize a importância de proteger e preservar o nosso bem maior que é o meio ambiente, e que somos nós que dependemos dela e não ao contrário,temos um tesouro nas mãos!!!! então vamos preservar, para que futuras gerações possam dar continuidade nesse trabalho lento mas necessário.

    ResponderExcluir
  71. Hoje em dia sustentabilidade esta em alta, pensando em um futuro melhor pra nós e nossas crianças.Porem só pensarmos e não agirmos com consciência e orientação adequada, não vamos chegar a lugar nenhum. Devemos fazer o nosso melhor e assim contagiar o nosso próximo com nossas atitudes sustentáveis, dai sim teremos a sustentabilidade propagada.

    ResponderExcluir
  72. TAYZA RHETUGYA P.DE OLIVEIRA SILVA RGM;5728
    PEDAGOGIA MATUTINO 3°SEMESTRE.
    A QUESTÃO DA SUSTENTABILIDADE É ALGO QUE SE FALA MUITO,MAS DEVERIA SE TRABALHADO DE FORMA INTERDISCIPLINAR. A CONSCIENTIZAÇÃO NAS ESCOLAS DEVERIA SER APENAS O PRIMEIRO PASSO, MOBILIZAR AS FAMÍLIAS PARA TRABALHAR EM CONJUNTO COM A ESCOLA, POIS SÓ A PARTIR DESSA INTERAÇÃO DA ESCOLA E FAMÍLIA,TEREMOS UM RESULTADO SATISFATÓRIO.
    FAZER COM A SOCIEDADE PERCEBA QUE SOMOS OS PRINCIPAIS CAUSADORES DA DEGRADAÇÃO DO MEIO AMBIENTE, E QUE SE NÃO CUIDARMOS DO MEIO AMBIENTE AS GERAÇÕES FUTURAS NÃO TERÃO OS RECURSOS NATURAIS QUE O NOSSO PLANETA TERRA NÓS OFERECE.

    ResponderExcluir
  73. É crucial, trabalhar com afinco esse tema sustentabilidade com nossas crianças para que as mesmas possam compreenderem e já praticarem em seu dia dia a sustentabilidade, ou seja, usufruir dos benefícios dos recursos naturais do nosso planeta sem degradá-lo mantendo a preservação do meio ambiente pois somente com essa visão teremos continuamente qualidade de vida.

    ResponderExcluir
  74. ALINE RAISSA DE LIMA SILVA BORBA RGM: 6198

    Sustentabilidade envolve a proteção ambiental, prevenção e redução de poluentes, promoção do consumo de processos produtivos sustentáveis e respeito aos limites dos recursos naturais, tendo por objetivo preservar a capacidade de suporte da vida no planeta e assegurar um ambiente ecologicamente saudável para as gerações, atingindo níveis crescentes de qualidade de vida.
    Educar futuras gerações e as atuais que temos ter consciência pois o mundo é nosso, se tivermos atitudes contra ele, como surgira futuras gerações pois educando-as para que percebam a importância que o mundo é para todos nós.

    ResponderExcluir
  75. CRISLAINE SODRÉ - RGM.6451



    É de suma importância que a sociedade tenha o conhecimento e integre em suas práticas diárias
    a sustentabilidade, e para começarmos a criar indivíduos que também tenham essa visão é necessário transmitir tal conceito para nossas crianças na qual se desenvolverá praticando essa ideologia, ou seja, de que é possível o desenvolvimento de nossas vidas sem provocarmos a destruição dos recursos naturais que são vitais para nós.

    ResponderExcluir
  76. É mais do importante, é necessário falar sobre sustentabilidade nos dias de hoje, vemos que muitos não compreendem o que é sustentabilidade e tratam o assunto com descaso, não percebendo que muitas de suas atitudes prejudicam o nosso meio, exatamente por não terem essa conscîência sustentável, é necessário que os professores elaborem, e pensem em uma forma de ensino, que tenha capacidade de criar e o orientar os educandos a esta consciência sustentável, sendo assim, mudar a sociedade em que vivemos, para que possamos preservar o nosso meio ambiente, o nosso planeta.

    ResponderExcluir
  77. O nosso papel de cidadãos e futuros educadores é colaborar na divulgação e no esclarecimento desse tema, no sentido de educar, conscientizar,treinar, orientando todas as crianças, para que estas cresçam e se desenvolvam conscientes da importância da sustentabilidade para o nosso planeta.
    Nós futuros educadores em sala de aula e no dia a dia temos que passar o conceito de sustentabilidade, há vários exemplos simples que podemos citar, como não jogar lixo no chão, economizar água, separando lixos reciclados,etc.Pois temos que procurarmos viver sempre em harmonia com o mundo e se conscientizar que com pequenas atitudes nós já estamos colaborando com o meio ambiente.

    Angelica Maria Rodrigues- RGM-6257

    ResponderExcluir
  78. Alessandra Ribeiro da Silva RGM 5324 Ped 5º B

    Sustentabilidade é um tema muito falado nos dias atuais e acredito ser de suma importância que o professor conheça sobre o assunto e que crie estratégias para trabalhar o tema com os alunos de forma significativa para que eles compreendam a influência que eles têm no meio em que vivem e que podem e devem cooperar fazendo a sua parte para a manutenção e conservação do meio em que vivem. É possível que o professor como um agente de mudanças de comportamentos, trabalhe a sustentabilidade, orientando os alunos a colocar em prática o que é trabalhado na escola e assim influenciar a outros sobre a importância de mantermos um ambiente natural e saudável tanto para nós quanto para as gerações futuras.

    ResponderExcluir
  79. Simone Bernardes RGM: 48693 de junho de 2013 às 15:40

    O termo sustentabilidade, ao mesmo tempo que é atual, não é, pois muito se fala todos os anos, porém não é aplicado na vida das pessoas, volta e meia é lembrado novamente e não é aplicado, então se ninguém começar a agir, este termo vai continuar sendo só citado e cada vez mais sofreremos suas consequências.
    Acredito que a frase de Anne Robert Turgot “O problema essencial da educação é dar exemplo”, resume o que é preciso fazer, se nas escolas houve-se de fato projetos de coleta seletiva, reciclagem, consumo consciente, entre outros, ao longo do ano letivo, ou seja não só no momento em que está na mídia, as crianças iriam criar o hábito dessa prática e iriam fazer-la fora da escola também, consequentemente os pais, irmãos, tios, avós, que convivem com estas crianças logo começariam a fazer também e assim estariam colaborando para um mundo melhor.

    ResponderExcluir
  80. Regina dos Anjos RGM: 51703 de junho de 2013 às 15:46

    Seria realmente proveitoso todos os professores serem capacitados para entender e atender às questões voltadas ao meio ambiente, mais interessante seria levar até os alunos a importância que tal assunto tem, porém fica uma pergunta, será que tudo isso irá funcionar? Isso porque sabe-se que já existem muitos trabalhos acerca da sustentabilidade principalmente nas faculdades, mas o problema parece perdurar. Nesse caso acredito que deve haver um conscientização geral das pessoas, pois somente assim podemos livrar nosso meio ambiente de graves problemas futuros.

    ResponderExcluir
  81. Eliana Mourão RGM:54913 de junho de 2013 às 18:31

    Não e uma tarefa fácil, ter um grupo muito sensibilizado e instrumentalizado para agir em prol da educação para sustentabilidade. Promover um curso de educação ambiental, além disso dissemina metodologia de diagnostico participativo e intervenções no espaço escolar, fornecendo material de didático como livros, videos, cartazes e publicação.
    Vale apena ensinar as crianças para que tenham um futuro melhor respeitando o ciclo de vida de cada produto líder, desde a origem das matérias primas até o descarte de seu resíduos pós consumo. Hoje como há muitas pessoas engajada neste projeto acredito que ira funcionar.

    ResponderExcluir
  82. Sustentabilidade deve ser um assunto comentado na sala de aula no dia-á-dia,pois nós como futuros educadores,devemos orientar desde pequenos os alunos sobre a importância da sustentabilidade em nosso planeta,garantindo qualidade de vida para gerações futuras sem prejudicar nosso meio ambiente.

    ResponderExcluir
  83. Tamiris Bruna da Silva RGM: 6307

    ResponderExcluir
  84. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  85. Amanda 1°ped. manhã RGM:6442
    O tema abordado pelo blog tem grande importância para nós futuros educadores e para toda sociedade em gera, mas para ter sustentabilidade é preciso mais que uma mudança de comportamento é necessário também uma mudança de mentalidade e até mesmo cultura, o meio ambiente precisa ser tratado como fundamental e não mais como apenas um assunto da aula de ciências.

    ResponderExcluir
  86. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  87. Tamiris Bruna RGM: 6307 1 pedagogia manhã
    Sustentabilidade deve ser um assunto muito discutido em sala de aula,nós como futuros educadores,devemos orientar desde pequenos os alunos,para que contribuam na preservação e na utilização sustentável sem prejudicar o meio ambiente,pois com essa visão e educação teremos continuamente qualidade de vida tanto para nós como garantindo o futuro das próximas gerações .

    ResponderExcluir
  88. Adevalda 1° pedagogia manhã



    Esse assunto é muito importante,é preciso sim conscientizar as pessoas o mais cedo possível,e os educadores tem que estar atentos passando essas informações para que as crianças levem esse assunto para as famílias para que todos participem e façam a sua parte.Só assim teremos um planeta melhor hoje e para as futuras gerações.
    Cada dia mais estão se preocupando com tecnologia,é claro que é importante mas e a natureza? Todos somos responsáveis por um mundo melhor.

    ResponderExcluir
  89. Regiane Venceslau RGM 6323 1° pedagogia manha
    As pessoas falam tanto de sustentabilidade e não sabem exatamente o que significa. As escolas deveriam fazer palestras sobre esse tema, explicar para as pessoas, fazer algum tipo de trabalho nos bairros para as pessoas se concientizarem. Os alunos devem saber o que significa ser sustentavel para que eles possam ter uma melhor qualidade de vida não so eles mas todo mundo, o planeta ficara feliz!!!!

    ResponderExcluir
  90. Jéssica Sasaki - 6342 - I Ped. Manhã
    O tema sustentabilidade vem sendo muito abordado nos dias atuais. Trabalho-lo com as crianças nas escolas seria um ótimo exemplo para que ela possa transmitir para a sociedade a importância de cuidar do planeta e de preserva-lo. Acredito que a escola tem papel fundamental para a transmissão dessa ideia, ja que a criança tem o primeiro contato com o mundo através dela. Se cada um fizer a sua parte, um mundo melhor nós teremos, e a natureza agradecerá o que fizemos.

    ResponderExcluir
  91. ALINE EVANGELISTA DIAS RGM: 63105 de junho de 2013 às 20:10

    O tema “Sustentabilidade" é muito discutido por todos, e claro que é importante falar sobre isso com as crianças, e os educadores deve mostrar para as crianças a necessidade de respeitar a natureza, de reciclar os materiais reutilizáveis entre outros vários aspectos. A escola é o meio de comunicação de todas as crianças então o tema deve ser colocado para as crianças diariamente para que elas como: fazer brinquedos recicláveis e etc. Para que elas possam entender e passar para a família a importância de preservar nosso planeta, pois tanto elas como todos têm o dever de preservar nosso meio-ambiente.

    ResponderExcluir
  92. ERICA FRANCINE LIMA DA SILVA RGM: 63185 de junho de 2013 às 20:26

    É muito importante mostrar a todos a importância do reciclar, principalmente para as crianças que são a nossa esperança de um mundo melhor.A escola deveria ser bem mais presente nessa parte da reciclagem, ensinando como fazer isso, e mostrando que é necessário reciclar para que assim a natureza seja preservada. É dever de rodos reciclar para poder ajudar o meio ambiente.

    ResponderExcluir
  93. LIDIANE STEFANI SILVA COUTO 56506 de junho de 2013 às 15:44

    Sustentailidade, um tema em meio a vários de suma importância e que sem sombra de dúvidas deve ser abordado em sala de aula para fazer a diferença na vida dos alunos que estão começando a ver o o mundo e a perceber tudo o que está em sua volta e assim valorizar o meio em que vive.Tratar desse tema,vem acrescentar a conhecimento dos educandos e conscientizá-los das consequencias de seus atos, pois tudo e o que fazem contra o meio ambiente, trará consequências horríveis.
    Portanto mostrar ao alunos que reciclar, preservar,e cuidar da natureza torna- se tão importante como o ato de saber ler e escrever,e isso cabe ao professor mediar esse conhecimento independente da idade,cultura e classe social desde queo objetivo seja ampliar oconhecimento.

    ResponderExcluir
  94. Adevalda Pereira RGM 6355 1°pedagogia manhã

    A questão da sustentabilidade é muito importante,principalmente por causa das transformações que o mundo está passando e levar essa questão para sala de aula também é importante.E preciso educar a criança o mais cedo possível.

    ResponderExcluir
  95. VIVIANE OLIVEIRA RGM 6277

    Este assunto vem sendo muito discutido, ouvimos falar bastante mas não sei se as pessoa estão dando a importância necessária.por isso acredito sim que levando para a sala de aula é uma boa solução, até porque as crianças são o futuro do nosso país por isso mesmo devemos ensina-las desde cedo a cuidar da natureza, preserva-la, ensinar a reciclar pois só assim conseguiremos mudar um pouco o nosso país.

    ResponderExcluir
  96. Aline Turquett 5° Pedagogia B Noturno RGM 5441
    Achei uma ideia sensacional trabalhar a instrumentalizado para agir junto com a educação para sustentabilidade. Promovendo um curso de educação ambienta, fornecendo material de didático trabalhando com livros, videos, cartazes e publicação.
    Vale apena ensinar as crianças sobre o ciclo de vida de cada produto, desde a origem das matérias primas até o descarte podendo também serem utilizados até mesmo de outras maneiras amei essa ideia e vou aplica-la com os meus alunos

    ResponderExcluir
  97. Rita de Cassia Satie Maehiga RGM:6228 Curso:Pedagogia 1semestre noturno.
    Sustentabilidade ainda é desconhecido por alguns e esquecidos por outros, ainda temos um longo caminho a percorrer para que todos se conscientizem da importância de se ter um país sustentável ,ou seja as pessoas tem que entender sobre a importância das pequenas atitudes,tanto aquelas que beneficiam o meio ambiente quanto aquelas que prejudicam.E também é preciso se lembrar de que a educação e o bom senso são primordiais,com isso acho que o principal foco é a nova geração que ainda não possuem hábitos como os da geração de hoje,que destroem nosso planeta,educando,conscientizando,e principalmente dando bons exemplos a nova geração poderá manter a sustentabilidade do nosso planeta.

    ResponderExcluir
  98. Susy Lana RGM: 5674 3°Ped not9 de junho de 2013 às 20:45

    Não podemos falar em Educação sem citarmos a Sustentabildade ela esta presente em todo o mundo vemos desastres,terremotos horrívies que destroem tudo pela frente, outra grande preocupção que temos é com o lixo pois com a necessidade da tecnologia temos visto o quanto esta acumulados devido ao consumo desenfreado da nossa sociedade causando muito prejuízo ao nosso planeta, a natureza esta clamando por socorro.
    Devemos repensar os conceitos e atitudes que devemos mudar explicando para os nossos alunos que é necessário a conscientização de todos para que as gerações futuras terão os mesmos recursos em quantidade e qualidade. Nós como educadoras temos ensinar as crianças a respeitar o meio ambiente,podemos ensinar-los a fazer brinquedos de reciclagem.
    Portanto é dever de todos cuidar e preservar o meio ambiente.

    ResponderExcluir
  99. acho que o planeta pouco pratica a sustentabilidade, pois para a maioria conciliar desenvolvimento socioeconômico, bem-estar da sociedade e empregabilidade é algo quase impossível por isso é importante nos futuros professores sabermos um pouco mais sobre sustentabilidade para que possamos ensinar as crianças o quanto é importante

    Renata Martins Silveira Flores RGM:6338 1° pedagogia noturno

    ResponderExcluir
  100. As coisas estão mudando, vemos muitas instituições de ensino preocupadas com a sustentabilidade e automaticamente com a preservação do planeta, essa transformação no espaço escolar que se torna participativo onde a sustentabilidade é contemplada, acontece uma forma espontânea de educar seus alunos com princípios, valores e atitudes. Essa prática pedagógica educa para a cidadania.

    Adriana Costa Rgm6117 3º Pedagogia Matutino

    ResponderExcluir
  101. Maria Regina S.C.de Souza12 de junho de 2013 às 12:07

    O nosso planeta precisa se preocupar com a sustentabilidade pois ,os futuros professores e seres humanos terão que ensinar e ser exemplo para que a nova geração que está por vir venha se concietizar da preservação do meio ambiente.Rgm 5019- 5 ped A

    ResponderExcluir
  102. Os professores precisam ser o maior exemplo, não somente em sala de aula demostrando em aulas praticas e teóricas, mas em todo o lugar, temos que criar por meio de diferentes ações, uma cultura sustentável que alcance e envolva toda a comunidade e que não se dissolva conforme o tempo.

    Bianca Lima de Godoy RGM:6381 1º Pedagogia noturno

    ResponderExcluir
  103. Cristiana santos rgm:5972 3° pedagogia noturno

    Educação ambiental e uma ferramenta indispensável e funciona como instrumento mediador da transformação da sociedade em que vivemos. Como professores devemos conscientizar os indivíduos que compõem a nossa sociedade e a conhecer a realidade de cada um, leva-los a um processo de reflexão sobre o nosso planeta que sofre com a falta cuidados, por parte de pessoas que aos poucos estão destruindo nossos recursos naturais esquecendo-se das gerações futuras. Por isso e muito importante fortalecer a ação coletiva e articular diferentes saberes na busca por soluções de problemas e compreender o ambiente em toda sua complexidade e a vida em sua totalidade.

    ResponderExcluir
  104. Renata Siqueira RGM 6121 Pedagogia Matutino16 de junho de 2013 às 15:19

    A escola tem grande responsabilidade com esse tema, os educadores devem de várias formas apresentar conteúdos que contemplem esse assunto de maneira que envolva a criança e estimule sua criatividade e curiosidade. Como sabemos este assunto ainda é visto de maneira enfraquecida nas escolas, mas cabe ao professor estimular e promover experiencias para que a criança possa se interessar e se apropriar da importância de garantir os recursos hoje utilizados para as gerações futuras e refletir sobre "que jovens e adultos deixaremos para o futuro do nosso planeta".

    ResponderExcluir
  105. É interessante pensarmos em nossas praticas pedagógicas e posturas profissionais em meio a grandes acontecimentos no ambiente escolar. Porém estamos preparados para ligar com as questões ambientais? Em nossa formação aprendemos como é importante entender conceitos tais como o da Sustentabilidade que é garantir que as gerações futuras tenham os mesmos recursos naturais em quantidade e qualidade iguais. Mas nos perguntamos se ao abordarmos este assunto em sala de aula estamos preparados para dar exemplos ou sermos exemplos de ações sustentáveis. Acima de qualquer explicação mediante a Educação Ambiental e as propostas pedagógicas trabalhadas em torno do tema temos que entender que a Educação Ambiental é muito mais uma prática do que um conteúdo. Temos que trabalhar valores e responsabilidade social com nossos alunos, a fim de mudar as futuras ações do ser humano em relação aos cuidados com nosso planeta.

    ResponderExcluir
  106. Selma F. A. Maida 3º pedagogia Matutino RGM 566518 de junho de 2013 às 08:39

    Necessariamente temos a obrigação de cuidar do nosso meio ambiente,isso acontecerá de fato, quando consumirmos apenas o necessário.Como mediadores o exemplo parte nós, nossas crianças só entenderão se observar que os adultos ao seu redor estão cuidando do espaço onde todos vivem, não cabe só a escola esse papel mas de toda a sociedade. O papel da escola é ser multiplicadora de cuidados com os alunos e com tudo a sua volta. A agenda 21 serve como parâmetro para orientar e conduzir o mediador de como multiplicar os cuidados com todos e tudo ao nosso redor. Acredito que enquanto educadores estamos preparados para dar o exemplo de como cuidar do meio ambiente afinal cuidar faz parte da vida humana, sem ele sempre nos faltara tudo o que estamos acostumados a ter. Se o educador já tem como projeto de vida o cuidar, com certeza ensinara valores e responsabilidade social.

    ResponderExcluir
  107. Se fala muito em meio ambiente, mas pouco se faz, tudo o que é proposto fica apenas no papel.
    Essa prática tem que começar a ser mudada nas escolas que é a base para um futuro melhor, não adianta fazer campanhas , distribuir papeis e ficar apenas nisso, temos que começar a criar um mundo sustentável, ou seja, deixar um amanhã melhor para as novas gerações.
    Com tudo concordo com o autor, pois se for implantada nas escolas algo parecido com a agenda 21 já seria um grande avanço , nosso objetivo tem que ser tirar as palavras do papel e coloca-las realmente em prática.
    Juliana Pires Assis RGM:5652 3º ped.matutino

    ResponderExcluir
  108. Pensar em sustentabilidade é repensar valores e ações. Vivemos um momento crítico em nosso planeta e continuar com hábitos que geram descompromisso com o meio ambiente é inaceitável, em especial quando lidamos com a educação. Um trecho do texto fala do exemplo. Ensinar pela ação é ainda hoje, nas escolas, o mais difícil. Explanar sobre conteúdos que ensinam a preservação, a pré-ciclagem, a coleta seletiva,a reciclagem ou o reaproveitamento, entre outros, é inútil se continuamos destruindo o que pregamos com nossas ações. A escola tem um papel fundamental para informar e esclarecer a sociedade sobre esse assunto tão importante para todos. A instituição escolar é um dos lugares mais propícios para informar a população sobre esse tema e proporcionar espaços de reflexão onde profissionais, alunos e comunidade possam buscar soluções para esse grande desafio do século XXI. No entanto, é infrutífero buscar estratégias e recursos que viabilizem esses momentos de conversação sobre o mundo que vivemos se a escola tem postura preconceituosa com seus alunos, que sabemos, na sua grande maioria são de classe social desfavorecida, são discriminados por etnia, religião ou opção sexual. Como esses alunos pensarão em preservar o meio ambiente se eles mesmos não são reconhecidos em sua condição de cidadão participativo em sua escola? Temos como educadores de repensarmos nossas práticas pedagógicas e sociais dentro do espaço escolar e fora dele. Pois além de bons oradores temos que ser o que pregamos em sala de aula. Só respeitamos o meio em que vivemos quando nos sentimos fazendo parte dele. Essa é a missão da escola. Fazer o indivíduo se sentir parte do processo e sujeito das transformações que ocorrem à sua volta. Só assim, com todos responsáveis pelos seus atos, mudaremos a difícil situação que nós criamos para toda a vida na Terra!
    Salete Aparecida Francisqueti dos Reis RGM 5073 5ºPED.A

    ResponderExcluir
  109. Alessandra Guedes Da Silva RGM: 6105 Matutino Pedagogia 3º Semestre19 de junho de 2013 às 16:41

    O tema sustentabilidade é realmente muito importante e atual, mas o que observamos é que muitos não sabem o que significa e com isso não há mudança de atitudes por partes delas. O professor tem uma tarefa muito grande pela frente ele pode contribuir para que ocorram essas mudanças de comportamentos e hábitos na vida de seus alunos, algo de grande relevância que deve ser citado é que só ensinar não basta o professor deve viver o que ele ensina, ele deve ser como modelo para seus alunos, ou seja, são as atitudes que vão ensinar.

    ResponderExcluir
  110. Katia mendes de Oliveira - RGM 5985 - 3º Pedagogia Matutino19 de junho de 2013 às 17:01

    Falar de sustentabilidade nos remete estarmos atentos a qualidade de vida que estamos vivendo e que queremos estar em um futuro próximo. Este tema tem sido abordado nas escolas de forma superficial é necessário que haja uma mobilização, a ponto de sair da teoria para a pratica o planeta pede socorro. A educação precisa formar cidadãos conscientes de seu papel, pois as futuras gerações precisara viver uma qualidade de vida melhor do que a que estamos vivendo hoje.
    As politicas publicas tem um papel fundamental precisam investir em divulgação, pois este assunto é pouco conhecido. Essa parceria poderá levar a população a conscientizar que é preciso que cada um fazendo sua parte teremos um planeta melhor.

    ResponderExcluir
  111. Valéria de jesus silva-RGM 5668- 3º pedagogia matutino20 de junho de 2013 às 11:06

    Os professores tem papel fundamental para levar informações aos seus alunos de forma prática e teorica, de modo que estimule neles o desejo de conhecer e pesquisar sobre o assunto e dessa forma torna-los cidadãos com mais consciencia sobre sustentabilidade,tendo responsabilidade e valorizando o nosso planeta.
    por isso nós como educadores devemos ser exemplos e dessa forma conscientizar as pessoas para um futuro melhor.

    ResponderExcluir
  112. Acho que se fala pouco nas escolas sobre o assunto de sustentabilidade.E a maioria da população não tem acesso a informações e conscientização de com0 realmente anda o nosso planeta, porque hoje está todos vivendo em uma grande individualidade apenas pensando em beneficio próprio que acaba esquecendo que o nosso planeta é um só e se não cuidarmos perderemos essa maravilha de recursos naturais.

    ResponderExcluir
  113. Andréa
    O tema sustentabilidade é muito interessante e deve ser divulgado a todos, e principalmente nas escolas, pois sabemos que as crianças, os jovens serão os novos cuidadores do futuro. Devemos conscientizar a todos, e a escola é um lugar propício para passar a mensagem, sendo que os educadores fazem papel principal de levar a informação. Os profissionais da área da educação devem dar o exemplo para serem seguidos pelos adolescente.


    ResponderExcluir
  114. Francine Calazans Esguerre, RGM: 3849, 3º Ped. Mat.20 de junho de 2013 às 15:11

    Muito se fala em meio ambiente, mas pouco se faz. Devemos planejar um futuro melhor, transformar nosso desejo em realidade. Pequenas ações diárias podem fazer toda a diferença para o ambiente em que vivemos.
    A medida que o ser humano se torna mais consciente e reflete a respeito de seu impacto sobre o planeta, boas ideias surgem como respostas como reduzir, reutilizar, reciclar.
    Penso que as novas gerações devem ser educadas sobre como colaborar com a construção de um mundo mais sustentável.

    ResponderExcluir
  115. Carla Andressa Martins RGM: 5794 3º Pedagogia Matutino

    Concordo com a Francine .As pessoas tem que se conscientizar que as ações de sustentabilidade garantem a médio e longo prazo um planeta em boas condições para o desenvolvimento das diversas formas de vida, inclusive a humana. Garante os recursos naturais necessários para as próximas gerações, possibilitando a manutenção dos recursos naturais (florestas, matas, rios, lagos, oceanos) e garantindo uma boa qualidade de vida para as futuras gerações.

    ResponderExcluir
  116. SHIRLEI T. C. OLIVEIRA RGM 5655 PEDAGOGIA MATUTINO
    Concordo com a Valéria, nossa sociedade está tão individualista que se esqueceu que o homem é parte da criação ( planeta ).É hora de acordar e nos unir para cuidar do planeta que recebemos de graça, do próprio Criador, antes que o ser humano seja o próximo a entrar em extinção. Como cidadãos temos o dever de cuidar do nosso meio ambiente de forma que as futuras gerações desfrutem dos mesmos recursos naturais que desfrutamos. Como educadores temos o privilégio de ajudar na construção de uma sociedade mais humana, unida e que vive a sustentabilidade, não apenas fala sobre ela.

    ResponderExcluir
  117. Tamiris Mª L. Ardachnikoff de Morais - rgm 5727 - 3º Ped Mat21 de junho de 2013 às 05:59

    Hoje em dia, o tema Sustentabilidade é muito comentado, mas esse comentário está rendendo frutos?
    Acho que não. As pessoas acham que pequenos atos não fazem diferença, que isso é responsabilidade do Governo e também que não estão ganhando nada com isso.
    Trabalhando nas escolas eu pude perceber que falam muito pouco em sustentabilidade com as crianças.
    O filme Wall-e seria um belo filme para ser mostrado aos pequenos a importância de cuidarmos de nosso planeta, porque se não cuidarmos, ele pode acabar como aconteceu no filme.
    Devemos sim fazer a nossa parte por mais pequena que ela seja, porque a consequência de nossos atos poderão ajudar ou destruir as futuras gerações.

    ResponderExcluir
  118. Viviane Adriana Santos de Melo. RGM: 6540
    Hoje o mundo vem se preocupando com o meio ambiente, pois estamos aos poucos se conscientizando que o meio ambiente sobrevive sem o auxilio do homem e nos homens, enquanto ser humano sobrevivemos sem o meio ambiente?
    Esse é o grande questionamento que precisa ser feito pela sociedade.
    Ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações precisam ser incorporadas no dia a dia da sociedade.

    ResponderExcluir
  119. Miriam Machado RGM: 520
    Cuidar do planeta, efeito estufa, mudanças climáticas e preservação do meio ambiente não são mais temas que diz respeito somente aos ambientalistas. A população vem se conscientizando da importância do assunto e vem atuando para combater qualquer tipo de ação que possa ser prejudicial para o meio ambiente.
    O assunto é de mobilização mundial. A sociedade como um todo, junto com o governo é responsável pela preservação do meio ambiente. Por isso é preciso mover esforços, agir de forma conjunta para conseguir preservar e garantir o futuro do meio ambiente.





    ResponderExcluir
  120. Camila Romanoswki RGM 5398
    Cuidar do nosso planeta deve começar desde da educação infantil pois devemos conscientizar da importancia desse assunto nas salas de aulas,é nosso dever cuidar do nosso planeta para as gerações futuras desfrutar dessa maravilha de planeta.

    ResponderExcluir
  121. Este assunto "suntentabilidade" vem sendo muito discutido e isso é muito bom pois nos mostra que as pessoas estão pensando no futuro.Afinal de contas quem viverá este futuro são nossas crianças,então cabe a nós educadores conscientizar as mesmas a importancia de cuidar desse planeta que pede socorro.Mas não só falar do assunto e sim colocar em prática (por a mão na massa)para então as gerações futuras poderem desfrutar desse planeta que é maravilhoso mas precisa de cuidados.CINTIA LUCIA DE CARVALHO 5872 3º PEDAGOGIA NOT.

    ResponderExcluir
  122. Nilzete Santos Pegoretti RGM: 5651 3°Pedagogia.1 de julho de 2013 às 12:47

    A sustentabilidade é um tema de extrema relevância, porem nos dias atuais muito se fala sobre o tema mas, pouco se faz na prática para melhorar e conservar o nosso planeta, para transformar esta realidade é necessário que nós futuros educadores estejamos preparados, para mediar aos alunos a importância de mudar certas atitudes e sermos cidadãos mais consciente de nossos atos , assim por meio destes conhecimentos e atitudes é que teremos um planeta bem melhor, para o presente e para as próximas gerações.

    ResponderExcluir
  123. Elizabeth A.Araújo RGM 4975
    Muito se fala sobre sustentabilidade, consequências do desperdício da agua, mas pouco se faz.
    Na verdade a grande maioria das pessoas sabem,tem informações suficientes,mas não tem consciência nenhuma e na prática a realidade é outra bem diferente e negativa para o nosso planeta.As pessoas estão muito consumistas e individualistas, só pensam em si,não enxergam a dificuldade do próximo.
    Esta consciência deve ser adquirida na escola, mas cabe a nós professores mostrar o que é , a sua importância e como deve-se agir.O professor deve explicar que a informação não deve ficar apenas no caderno restrita ao aluno e sim que a mesma deve ser propagada para todas as pessoas.

    ResponderExcluir
  124. Vanessa de Campos Bispo RGM 49452 de julho de 2013 às 11:17

    Atualmente se fala muito nas questões de sustentabilidade, porém pouco se faz para amenizar a situação do planeta.
    A tecnologia avança e com ela os produtos que se tornam cada vez mais descartáveis e as pessoas já se habituaram a comprar compulsivamente sem pensar no que irão fazer com todo o lixo que se acumulou.Portanto é preciso desde muito cedo conscientizar os alunos sobre as questões ambientais para que possam crescer tendo novos hábitos e atitudes diferenciadas para que no futuro possam viver em um ambiente saudável.

    ResponderExcluir
  125. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  126. É fundamental que as gerações futuras estejam preparadas para pensar e encarar os desafios que o mundo enfrenta com as grandes perdas sofridas pelo nosso meio ambiente. A devastação, a poluição e a grande quantidade de lixo descartados de maneira inadequada pela população, só vem a enfatizar o quanto as pessoas ainda precisam ser educadas para preservar, cuidar e procurar meios de manter vivo o que nos resta. O papel do professor frente a este desafio é de extrema necessidade e importância, pois ele se torna o grande veiculador e mediador do conhecimento, e deve se utilizar destas armas para cumprir com eficiência talvez um dos maiores desafios do século XXI, que é capacitar seus alunos para os princípios da sustentabilidade.

    Daniela S. Oliveira (6017)-3º Ped. Noturno

    ResponderExcluir
  127. CRISTIANE SOUZA DOS SANTOS 5º DE PEDAGOGIA A RGM: 49628 de julho de 2013 às 19:17

    Sustentabilidade só realmente vai acontecer quando cada cidadão deixar de lado o consumismo exagerado e dar a devida importância da sua existência no planeta. Portanto cabe a cada um de nós fazer a sua parte, no que diz respeito a preservação do meio ambiente e seus recursos naturais sendo assim modificando atitudes e ações, ou seja evitando com que o homem destrua o seu próprio habitat. Sabemos que a mudança vem de nós, não podemos fazer com que alguém repense seu modo de agir e pensar se não mudarmos os nossos hábitos e costumes. Dessa forma a questão da sustentabilidade tem e deve ser discutida e praticada sim, em todas as disciplinas do currículo escolar, principalmente sendo fundamental desde as faces iniciais do ensino infantil,ou seja, por serem as crianças o futuro do pais. Mas não podemos esquecer também que a família tem papel fundamental no processo de aprendizagem de seu filho (a), estabelecendo assim a importância de se criar bons hábitos e costumes em casa. Como : reciclar, reaproveitar e reutilizar o lixo que consomem. Dessa maneira melhorando a qualidade de vida do planeta do qual ele (a) está inserido, já pensando em gerações futuras a delas. Nesta perspectiva a natureza só nós dá saúde, bem estar e qualidade de vida mas o homem ao contrario cego em sua ganancia vem e nos tira esse bem tão precioso que Deus deixou para toda humanidade o prazer de viver em um ambiente saudavel.

    ResponderExcluir
  128. Alexsandra de Lima 5º PED A RGM 495610 de julho de 2013 às 18:06

    Uma palavra muito pronunciada "sustentabilidade" porém infelizmente pouco praticada. Os diversos atos inconsequentes seja pelo consumo exagerado ou pelo desperdício dos recursos naturais, deixa evidente que gerações futuras irão ser afetadas. Nós futuros docentes podemos amenizar este fato, conscientizando os alunos da relevância de defender e cuidar do meio ambiente, podemos viver o presente mas pensar e agir para deixar aos nossos filhos, netos um lugar com condições de estar e viver, melhor do que vivemos nos dias atuais.

    ResponderExcluir
  129. Dulcinéia Fukuhara 3ºPED-A / RGM 595213 de julho de 2013 às 14:50

    "Sustentabilidade", atualmente esta sendo muito comentado, mas não podemos somente comentar e sim agir, pois o crescimento requer cuidados frequentes para que não prejudique o nosso planeta e atinja as gerações futuras. Sim, devemos crescer, mas com cautela e utilizando recursos, reaproveitando todos os materiais que forem descartados, para que estes não prejudiquem o solo.Devemos investir nos produtos orgânicos, limpar os rios e mantê-los limpo, cuidar melhor da natureza e de seus recursos. Cada um fazendo sua parte, o crescimento seguirá seu curso sem que sejamos prejudicados futuramente.

    ResponderExcluir
  130. Bom se cada um fizesse a sua parte ,a educação ambiental,não ficaria só no papel,poderíamos colocá-la em pratica e melhorar o meio ambiente


    Paula Nunes Pêgo RGM:6571 1º Pedagogia Noturno

    ResponderExcluir
  131. GLEICE SOARES RGM :4938 5° PED A

    Quando falamos de sustentabilidade é preciso se pensar na busca pelo equilíbrio, práticas de ações sustentáveis que venham garantir boas condições futuras.
    Preencher as necessidades da humanidade com recursos naturais é garantir a continuidade das matas, florestas além de melhorar a qualidade de vida.

    ResponderExcluir
  132. Concordo com as postagens,falar de sustentabilidade é pensar em equilíbrio , em garantir o bem estar a todos em igual , é pensarmos juntos ,só assim cada um fazendo sua parte poderemos falar em educação ambiental.

    ResponderExcluir
  133. Dayane Mazieiro - 5°pedagogia B25 de julho de 2013 às 14:10

    Concordo plenamente com o que foi dito no texto e nos comentários acima, falar de sustentabilidade é complicado, eu acredito que muitos de nós professores ainda temos dúvidas e medo de fazer colocações sobre o assunto. Mas nós professores precisamos pensar nesse assunto como algo necessário para a formação dos nossos alunos e transmitir esse conhecimento que é muito negado dentro das escolas e até mesmo da nossa sociedade. Só assim poderemos mudar um pouco que seja o futuro da nova geração que está chegando...

    ResponderExcluir
  134. Ana lúcia Alvarenga Fernandez Bissaco RGM 4105

    Bem, quando falamos de Sustentabilidade precisamos levar em conta que as novas gerações precisam de um mundo melhor e para que isso ocorra, nós Educadoras temos um papel fundamental na formação de nossas crianças, tornando as seres críticos e participativos para poder ajudar o meio ambiente. As Escolas precisam criar mecanismo para abordar esse tema, a Educação Ambiental faz com que as crianças adquiram atitudes saindo da sala de aula teoricamente falando, para a prática, acreditando que se cada um fizer a sua parte, poderemos ser agentes de mudança, a sustentabilidade deve ser colocada em prática e não apenas ser observada como parte de um currículo.
    A agenda 21, é o canal para que a sustentabilidade venha ser colocada em prática dando suporte para as instituições de ensino orientando os educadores para mediar tão importante tema

    ResponderExcluir
  135. MÔNICA CUNHA RGM:5184 5 PED A
    EDUCAR PARA SUSTENTABILIDADE É PROPORCIONAR UM MUNDO MELHOR COM VALORES E PRINCÍPIOS , SE COLOCAR NO LUGAR NO OUTRO E AMAR A SI PRÓPRIO . QUANDO PARAMOS PARA REFLETIR EM NOSSAS PRÓPRIAS AÇÕES DEIXAMOS DE CULPAR OS OUTROS PELA NOSSA FALTA DE ATITUDE , OU SEJA , FALAMOS POR QUE VAMOS FAZER ALGUMA COISA , NINGUÉM FAZ E ESQUECEMOS QUE O IMPORTA É O QUE NÓS FIZEMOS , A NOSSA PARTE SE CADA UM PENSA SE ASSIM ESTAREMOS MELHOR UM DIA . ESTÁ NA HORA DE PARAR DE FALAR E SIM AGIR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com a colega Alexsandra de Lima quando ela afirma que a sustentabilidade é uma palavra muito usada e pouco praticada, falar em sustentabilidade é muito bonito as palestras e projetos apresentados são maravilhosos mas é preciso encher a população de informação, pois como visto no vídeo apresentado poucos sabem o que significa sustentabilidade.

      Excluir
  136. Vivemos um momento em que as pessoas são muito imediatistas não conseguem pensar a longo prazo, a falta de informação e entendimento geram um comportamento inadequado em todos os sentidos da vida, por isso a sustentabilidade é um tema tão polemico pouco praticado pois a maioria das pessoas nem sabe o que significa e para que serve ter uma vida sustentável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mayara Lemes 4° LETRAS RGM: 562619 de agosto de 2013 às 05:19

      Concordo com a colega, poucas são as pessoas que pensam no dia de amanhã. Infelizmente a sustentabilidade não sai do papel, pois poucos tem atitudes que motivam outras pessoas a fazer o mesmo para o bem do nosso planeta e da nossa espécie.

      Excluir
  137. Luciana Negrão - 6º Ped B. RGM 528511 de agosto de 2013 às 13:35

    Acredito que a questão ambiental é muito importante para o prolongamento da nossa espécie, pensar em sustentabilidade é garantir a médio e longo prazo um mundo com boas condições para o desenvolvimento das diversas formas de vida existentes, inclusive a humana. Nós educadores independente das políticas públicas, devemos promover, intermediar e valorizar ações sustentáveis com nossa comunidade escolar, colocando as pessoas como parte do meio ambiente, internalizando nelas o compromisso e responsabilidade ambiental, mudando seu modo de ser, para garantir melhor qualidade de vida, pois fazemos parte da natureza e somos responsáveis por ela.

    ResponderExcluir
  138. Cristiane Buke RGM: 552116 de agosto de 2013 às 16:43


    Ensinar para sustentabilidade é proporcionar um mundo melhor com valores e princípios, hoje ainda é só falado essa educação para a sustentabilidade nos como educadores precisamos fazer algo para mudar esta situação, pois só falar não adianta é preciso trabalhar com projetos que envolva todo o pais, projetos grandes, pois a questão ambiental é muito importante para o prolongamento da nossa espécie. Nós professores, devemos promover ações sustentáveis, colocando as pessoas como parte do meio ambiente, e envolvendo toda a comunidade escolar.

    ResponderExcluir
  139. Stefane Domingos Pinto RGM:5183
    Hoje em dia o tema sustentabilidade para muitas pessoas é apenas um nome bonito e legal, mas a maioria das pessoas ainda não sabem o que isso significa.
    Acredito que talvez nós professores não abordamos esse assunto com muita clareza, apesar de ser um assunto muito interessante para a sociedade atual e as novas gerações.

    ResponderExcluir
  140. Penso que trabalhar o assunto sustentabilidade na educação é essencial, pois hoje precisamos de um mundo melhor e de pessoas mais conscientes em relação ao cuidar e preservar.
    Infelizmente o assunto sustentabilidade ainda não esta esclarecido na sociedade, muitas pessoas acreditam que só o fato de reciclar já esta sendo sustentável. É necessário que haja esclarecimentos perante a sociedade sobre o que realmente sustentabilidade significa, e a escola é importantíssima neste esclarecimento, para que as crianças levem esta informação para suas casas e para suas vidas.
    Angela Murakami 5127

    ResponderExcluir
  141. Thayana Silva Maso RGM: 5455 5°B Pedagogia

    Concordo com o que foi dito no texto e nos comentários acima,
    falar de sustentabilidade é complicado, eu por exemplo ainda tenho muitas dúvidas sobre o assunto. Mas acredito que podemos compreender e ensinar isso aos nossos alunos de uma maneira clara e fazendo com que a nova geração cuide melhor do nosso planeta. Essas mudanças de clima repentinamente entre outras coisas são a resposta da poluição e a grande quantidade de lixo descartados de maneira inadequada pela população. Trabalhar a sustentabilidade é algo muito importante.

    ResponderExcluir
  142. Mayara Lemes 4° LETRAS RGM: 562619 de agosto de 2013 às 05:09

    Cabe ao professor passar a mensagem aos alunos, e mais que isso, cabe a ele também desenvolver ações conjuntas com os alunos a fim de sair da teoria e aplicar o que foi dito. A sustentabilidade apenas no papel e na mente não resolve muita coisa, afinal todos tem ciência de que a sustentabilidade é algo importante, porém pouco se faz. Realmente uma pessoa só não é capaz de mudar o mundo, mas alguém precisa dar o primeiro passo, pois se cada um fizer sua parte sem dúvidas teremos um lugar melhor para viver.

    ResponderExcluir
  143. Concordo com as colegas, pois o tema sustentabilidade não era visto desta forma, e por se falar em consumismo, atinge os grandes que manipulam as pessoas para gerar benefícios a eles, e quando damos conta estamos envolvidos completamente. Toda
    sociedade não está preparada.Nas escolas hoje aprende-se sustentabilidade, mas antes o tema era inexistente.Fala-se muito em preservar o meio ambiente, cuidar da natureza, mas em saber economizar, cuidados com desperdícios,saber utilizar algo que aos nossos olhos não nos serviria, ninguém falava.Vamos juntos lutar para um mundo melhor, são nos pequenos detalhes que conseguimos grandes resultados. Cristiane da Paixão Coelho.RGM:5009. 6º PED.A.

    ResponderExcluir
  144. Desirée Denser 3º Ped RGM: 599219 de agosto de 2013 às 19:34

    Sustentabilidade significa a maneira de organizar a sociedade e as pessoas de forma que suas necessidades sejam supridas sem prejuízo ao meio ambiente e as outras espécies de seres vivos.Já que a mesma é o conceito-chave para construir um planeta onde haja qualidade de vida e preservação do meio ambiente, devemos ter boa vontade, organização, deixar de pensar apenas em nós mesmos, lembrando que em nosso planeta existem bilhões de pessoas, muitas delas em condições de vida lamentáveis e que pequenas ações podem dar grandes resultados, mesmo que sejam a longo prazo. Desirée Denser

    ResponderExcluir
  145. Nisleine Ascenção RGM: 5247 5°B- PEDAGOGIA31 de agosto de 2013 às 16:30

    Muito se fala em sustentabilidade, observamos isso até mesmo nas escolas. No entanto, a maioria das pessoas não dão crédito à esse assunto, podemos observar isso parando e olhando para nosso planeta. Vivemos em um mundo consumista, onde a população pensa apenas em adquirir mais e mais coisas supérfluas sem a menor necessidade de uso, pessoas trocam de celulares, computadores, sapatos, enfim milhares de coisas que visam somente o consumismo.
    Concordo que as escolas devem conscientizar os alunos para esse assunto da sustentabilidade, mas cabe principalmente aos pais, instruir seus filhos para que eles tenham a consciência de que nosso planeta está sofrendo danos a cada ano que passa e que devemos fazer nossa parte e mobilizar a todos para mudar este quadro.

    ResponderExcluir
  146. À escola cabe a responsabilidade de formação cidadã. Mesmo que a escola tivesse apenas responsabilidade de instruir, questões relacionadas a sustentabilidade são conteúdos multidisciplinares. Não se trate de politicagem, e sim de educação para vida, cidadania e construção de pensamento critico - essencial a criação de uma mentalidade cientifica.

    Josi Helen Moura RGM: 5725

    ResponderExcluir
  147. A palavra sustentabilidade tanto mencionado por pessoas da área da educação, em meios políticos, sociais e culturais com ênfase em economia, mudanças de comportamento que na verdade fica para maioria das pessoas apenas na forma de pensar, agir que é o correto não são todos que tem esta conscientização. É necessário termos o hábito de praticar ação, reflexão com nova ação, na qual a transformação possa ser concreta, com esta percepção o planeta terá uma visualidade mais agradável, um clima para nossos filhos, netos e futuros seres humanos com melhor qualidade, pois depende da nossa forma de agir para que tenhamos uma um mundo melhor.


    Josenira Oliveira 6ºPedagogia A

    ResponderExcluir
  148. Pensar em sustentabilidade é repensar em mudança diárias de hábitos, costumes e cultura é refletir sobre ações e que essas ações refletem no mundo, algo com tanto a dizer e a fazer não pode ser discutido pela minoria da população ocasionando a ignorância das pessoas que não conseguem responder quando questionadas sobre o assunto. Devemos compreender que o consumismo e capitalismo não pode impor regras e modas, mas a vida sim, pode e deve intervir em na vida de todos. A sustentabilidade não pode ser encarada como algo coetâneo e esquecida como teoria de grandes pensadores.
    Angela RGM 5888 6ºA

    ResponderExcluir
  149. Sustentabilidade um assunto onde muitas pessoas não sabe o significado, sabe o que é mais não sabe como explicar e que não coloca em pratica o pouco que sabe.
    Professores de hoje e professores de amanha precisa saber o que significa para passar para os alunos, e que elas possam tornar adultos de amanha com atitudes e deveres . Não somente saber o que é sustentabilidade que vai fazer diferença, pois a diferença mesmo é fazer , colocar em pratica.
    Tornar uma vida mais sustentável para si próprio como também para o próximo pois a diferença não começa com conhecimento mais com atitudes.

    Julie dos Santos RGM 6270 2° pedagogia noturno

    ResponderExcluir
  150. Concordo, com a Julie Santos diz que poucos sabem o significado e o verdadeiro sentido sobre a sustentabilidade, uma vez que há uma defasagem de informações da nossa verdadeira realidade do mundo global. Flávia Odete RGM: 6260

    ResponderExcluir
  151. Ao tratarmos do assunto em questão, sustentabilidade, nos remete a repensar em nossos conceitos educacionais e sociais. Esse tema nos propõe a se reeducar, tornando-nos cada vez mais consciente e permitindo-nos desde então fazer trabalhos com mais atitudes,envolvendo a todos, nossos alunos e todos em nossa volta e que percebam a diferença entre o fazer e o falar, proporcionando aos mesmos a vontade de se continuar de onde parou. Flávia Odete 6260

    ResponderExcluir
  152. Silvania C. Santos RGM: 5053/ 6° Letras25 de setembro de 2013 às 11:27

    Nestes tempos em que a informação assume um papel cada vez mais relevante, ciberespaço, multimídia, internet, a educação para a cidadania representam a possibilidade de motivar e sensibilizar as pessoas para transformar as diversas formas de participação na defesa da qualidade de vida. Nesse sentido cabe destacar que a educação ambiental assume cada vez mais uma função transformadora, na qual a co-responsabilização dos indivíduos torna-se um objetivo essencial para promover um novo tipo de desenvolvimento – o desenvolvimento sustentável.

    ResponderExcluir
  153. Luciano Gomes RGM5299 enviou o link de um blog para você:

    a sustentabilidade é um bem comum portanto todos devem estar envovidos no processo seja enquanto formador ou receptor a escola e´uma instituição que forma o cidadão é dela que deve sair os cidadãos conscientes para reproduzir a reflexão.

    ResponderExcluir
  154. Madalena Adriana RGM 5337 5° Pedagogia B30 de setembro de 2013 às 20:15

    O tema sustentabilidade é de extrema importância na vida do ser humano, pois é um tema que traz a conscientização para a população, trabalhando para melhorar o nosso planeta, buscando formar os cidadãos para construir o planeta com menos poluição,assim a humanidade poderá ter uma boa qualidade vida .

    ResponderExcluir
  155. a sustentabilidade esta relacionada ao produzir materiais sem extrair mais da natureza.A escola por sua vez deve trabalhar com seus alunos projetos relacionado ao tema que interfiram em suas atitudes de maneira positiva.
    Bruna Danieli Pedagogia RGM 5446

    ResponderExcluir
  156. Lídia Rodrigues 5404 6º Ped. B5 de outubro de 2013 às 14:36

    Como foi descrito, o conceito sustentabilidade não é novo, ele é discutido desde 1713. Ele é de responsabilidade de todos, uma vez que dependemos da Natureza e dela usufruímos para nossa sobrevivência. É preciso que mudemos nossos hábitos e atitudes em relação ao Meio Ambiente, e concordo com a frase de Anne Robert Turgot "O problema da educação é dar o exemplo", para nossos filhos, para nossos amigos, para nossos alunos... Nós educadores, temos papel fundamental em despertar no aluno a consciência ecológica, o respeito ao Meio Ambiente.

    ResponderExcluir
  157. Talita Moreira 5258 6º ped B
    Acredito que a sustentabilidade é algo que deva sim ser debatido em sala de aula, porém os pais já precisam ensinar seus filhos desde pequenos a conservar o meio ambiente, pois dependemos da natureza para sobreviver, e devemos ter essa conscientização, começando a mudar alguns hábitos.

    ResponderExcluir
  158. camila wieck lima rgm 5831 4°pedagogia matutino

    O tema sustentabilidade realmente é um caso que preocupa muito, como vemos no vídeo muitas pessoas pessoas nem imaginam o que essa palavra que parece ser bonita significa.
    É triste saber que temos um país tão rico em sua beleza e que tem pessoas que não dão o mínimo de valor para ele, jogam lixos nas ruas, gastão água, energia, poluem o ar com carros irregulares, queimadas e desmatamentos na nossa floresta e etc. Já estamos começando a sofrer com o efeito dessas ações, como as temperaturas que mudam a cada momento. Enfim, fica muito difícil nós fazermos a nossa parte, pois a maioria parece não se importar com o que está por vir para a geração futura.

    ResponderExcluir
  159. Sustentabilidade em Pedagogia
    O tema sustentabilidade tem sido muito discutido na atualidade , porém isso não basta é necessário que façamos o possível para mudarmos as novas gerações ,como futuros pedagogos precisamos ser os primeiros a dar exemplo , é preciso fazer pequenas ações em nosso cotidiano e principalmente em sala de aula pois o pedagogo ainda sim é um dos maiores exemplos que a criança se espelha,algo que podemos considerar simples e que faz uma grande diferença é incentivar e também praticar o uso da bicicleta ao invés de usar o carro para ir a lugares pertos ,isso pode parecer algo "insignificante" mas se várias pessoas fizerem pode sim ajudar muito.
    Sendo assim a melhor maneira de nós futuros pedagogos ajudarmos na sustentabilidade é sermos um bom exemplo para nossos alunos em sala de aula.

    Ana Ligia Santos Mendonça 6259 1° Pedagogia

    ResponderExcluir
  160. Laís Passarelli - RGM: 5779 - 3º pedagogia24 de outubro de 2013 às 14:38

    A sustentabilidade é muito mais do que pensar na preservação ambiental, mas é a atitude que temos de tomar para uma futura solução, e quanto futura pedagoga vejo a abordagem do tema durante a formação de extrema relevância, a fim de ensinar a importância que a atitude de preservar tem, para que as gerações futuras não sofram com a destruição ambiental, criando a responsabilidade social em nossos alunos.

    ResponderExcluir
  161. PRISCILA RODRIGUES - RGM:5292 - 5ºPED B
    Acredito que sustentabilidade é um dos assuntos mais falados e mais importantes, que precisam ser trabalhados em sala de aula, para isso os professores precisam estar informados e saber diversos materiais didáticos para se trabalhar sobre este assunto. Ontem participei de uma palestra online que falava justamente sobre este assunto "Sustentabilidade, um valor para a
    nova geração: orientações para o professor do ensino fundamental I" e realmente foi de grande aprendizagem, fora todas as ideias oferecidas para se trabalhar em sala de aula. Uma necessidade, algo que precisa se trabalhar a alimentação saudável, planejamento de gastos mensal, separação de materiais que podem ser reciclados, etc. (Filmes como "A era do Gelo" trazem diversas atividades também sobre o assunto de sustentabilidade para se trabalhar em sala de aula com os alunos! Somos nós futuros professores que estaremos em contato direto com os alunos, as futuras gerações, e precisamos ser um exemplo pra eles e também transmitir como fazer!

    ResponderExcluir
  162. Nome: Aparecida Santos do Nascimento RGM:6562
    A sustentabilidade é um assunto muito importante abordado continuamente, nas escolas, nas mídias, entre outros. Podemos dizer que o objetivo de haver uma sustentabilidade no planeta é fazer com que as gerações futuras possam existir e viver bem.
    A sustentabilidade tem como visa à preservação e tratamento das águas, do ar e do solo, e nós como orientadores temos como missão divulga-la também e fazer com que a preservação seja algo do nosso dia a dia no futuro.

    ResponderExcluir
  163. Kelly Cristina Balan RGM; 5429 5º B pedagogia

    A sustentabilidade é um tema muito importante para ser tratado com os alunos na sala de aula, mas é preciso que o governo distribua materiais didáticos para que os professores possam ensinar melhor.

    ResponderExcluir
  164. ANGELA MURAKAMI 6º PED A RGM: 5127
    Sustentabilidade hoje é um tema muito discutido, e acredito na importância da discussão deste assunto desde a educação infantil nas escolas, é necessário atingir os pequenos, para que os grandes também sejam afetados. A sustentabilidade deve ocorrer nas escolas, nas ruas e nas casas também, por isso que primeiramente o professor deve ser instruído sobre o que realmente significa sustentabilidade, pois muitos confundem com reciclagem para que depois seja trabalhado com os alunos.

    ResponderExcluir
  165. lilian fernanades de nóbrega 6° ped A RGM 50747 de novembro de 2013 às 09:26

    SUSTENTABILIDADE para muitos é só uma palavra bonita, muitos nem sabe o que significa, mas é de extrema importância que ensine O que é sustentabilidade desde a Educação Infantil, dentro do próprio lar para que a criança cresça um adulto conciente!

    ResponderExcluir
  166. A sustentabilidade é o reuso das coisas até a ultima possibilidade sem que haja prejuízo ao meio ambiente. Por isso penso que a pratica sustentável deve ser algo a ser divulgado com mais frequencia nas escolas conscientizando os futuros adultos responsáveis pelo futuro do planeta.

    ResponderExcluir
  167. Cledinéa Santos Alves Fernandes - RGM; 4969 - 5º Pedagogia A
    Falar de sustentabilidades nos dias de hoje tem sido um assunto muito frequente pena que que fica na fala pois a população está cada vez mais consumista e com exageros, para que haja a educação e conscientização sobre 'Sustentabilidade' esse assunto terá que ser abordado desde a educação infantil que é onde tudo se inicia, pois as nossas crianças são grandes multiplicadoras.
    Para que tudo isso aconteça os professores tem que estar comprometido em trabalhar e dar exemplos sobre a sustentabilidade pois de nada adianta falarem e eles próprios serem péssimos exemplos.
    A questão de sustentabilidade está interligada com a questão social, energética e ambiental e uma depende não acontece sem a outra, então temos que acordar e pensar nas futuras gerações que estão por vir e pensar que planeta encontrarão nosso netos, bisnetos vamos fazer acontecer desde já.

    ResponderExcluir
  168. Maria Sakon 6o B Pedagogia
    Penso que a sustentabilidade, ainda tem que sem melhor explicada pois a população tem pouco conhecimento dela, e com o trabalho de divulgação e conscientização nas escolas teremos melhores resultados a favor do meio ambiente.

    ResponderExcluir
  169. Angélica Linhares 6° Pedagogia A

    Hoje em dia muitos falam de sustentabilidade mas ninguém faz nada a respeito, são muito raros os movimentos que são feitos tanto para discutir quanto para falar sobre o assunto.
    A sustentabilidade esta interliga com a questão social, ou seja depende exclusivamente da ação da sociedade para ser tomada uma decisão sobre a sustentabilidade.

    ResponderExcluir
  170. Stefane Domingos Pinto RGM: 5183 6° Pedagogia A

    Acredito que hoje em dia o tema sustentabilidade dá-se apenas um nome bonito, muitas pessoas não sabem na realidade o que este nome significa de fato, talvez por não ser trabalhado e explicado nas escolas de forma correta.
    Pois se este tema for trabalhado de forma correta, o nosso pais na questão ambiental será bem melhor no futuro para as novas gerações.

    ResponderExcluir
  171. ALINE ALMEIDA 5º LETRAS RGM 486815 de novembro de 2013 às 05:03

    Cabe a escola o papel de ensinar o caminho a ser seguido, porem a forma a seguir é responsabilidade de cada um, ou seja, a escola pode sim abordar temas aos quais mostrem a importância da sustentabilidade, o que esta acontecendo com o planeta, o descuido com o meio ambiente, porem se quem ensina ou quem aprende essas lições não por em pratica o seu papel de cidadão cuidador do planeta onde vive, não vai adiantar nada. portanto além de aplicar tais temas em sala aula, temos que ser exemplo de tais praticas, pois a pratica será a melhor lição aplicada.

    ResponderExcluir
  172. Cabe ao educador conscientizar seus alunos para transformar nosso planeta alertar sobre os impactos que o homem provoca no ambiente,conscientizar para uma vida sustentável é primordial para essa nova geração.
    Mônica RGM 5184

    ResponderExcluir
  173. Sustentabilidade é um tema que deve sim ser discutido em sala de aula, mas não podemos esquecer que o exemplo é a melhor forma de ensinar, sendo assim a família deve ter bons hábitos, reciclar, preservar. O professor deve sim discutir e trabalhar o tema em sala de aula para que as próximas gerações já venham com esse cuidado em preservar o que nos é de maior importância, o Meio Ambiente!

    Regiane de Fátima da Silva Ribeiro, RGM:6545 2ºPed. Noturno

    ResponderExcluir
  174. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  175. Será que a sociedade sabe o que é sustentabilidade? Antes de mais nada a criança desde pequena deve ser esclarecida do termo com exemplos de seus próprios pais tendo a noção do valor da natureza, mais é claro que o professor tem um papel fundamental na construção da opinião do aluno e influência-lo a valorizar nosso bem maior que é o meio ambiente.
    Nádia Diniz Raymundo RGM : 6247 2º Letras.

    ResponderExcluir
  176. ARIANE MOTTA DE OLIVEIRA 3181 6 PEDAGOGIA A
    Concordo com Nadia Diniz quanto se a sociedade tem o conhecimento do vem a ser sustentabilidade.
    É necessário que a escola propicie aos alunos os valores do ambiente que se vive para que o mesmo posso compreender o cuidado.

    ResponderExcluir
  177. Ronecia Sousa RGM:2365

    Concordo com a Angela Murakami , temos que atingir os nossos pequenos para assim os adultos repense nos seus atos em relação ao desperdiço e o consumo exagera

    ResponderExcluir
  178. As crianças devem ser ensinadas desde pequenas ao respeito e cuidado com o meio ambiente. Aprendendo valores essenciais, como a solidariedade o senso de responsabilidade com o bem comum, o respeito ao outro e ao meio em que vive.
    A escola e a família, é a chave principal para essa conscientização com a sustentabilidade, tão valorizada nos dias atuais. Desta forma nós futuros educadores devemos fazer nossa parte neste processo.

    Adriana Costa rgm. 6117 - 4º pedagogia matutino

    ResponderExcluir
  179. ADRIANA PEREIRA RODRIGUES DA SILVA RGM: 520224 de novembro de 2013 às 17:00

    O assunto sobre educação ambiental nunca esteve tão presente em nossos dias, mas será que a sociedade sabe o que é sustentabilidade? acredito que não, pois hoje em dia muitos falam de sustentabilidade mas ninguém faz nada a respeito.
    Esse assunto deve ser abordado desde a educação infantil que é onde tudo se inicia. A escola deve sim abordar esse assunto em sala de aula, mas acredito que esse papel não é apenas da escola e sim de toda a sociedade, principalmente com suas atitudes.

    ResponderExcluir
  180. a sustentabilidade vem crescendo a cada dia e deve sim ser passada na sala de aula formando cidadãos mais conscientes e preocupados com o futuro do planeta,
    incentivar o cuidado com o meio ambiente deve começar desde cedo na vida dos alunos.

    suellen h. n. moretti 4958

    ResponderExcluir
  181. Sustentabilidade, uma maneira interagir com o mundo, de forma 'correta' utilizando o que é necessário à sobrevivência, mas preservando o meio ambiente. Um tema que, atualmente, vem sido abordado com frequência é desconhecido de muitos. Faz-se necessário que desde cedo as crianças aprendam essa maneira de interagir com o mundo, mas para que esse aprendizado seja possível, os professores devem se capacitar, mostrar aos alunos a importância de cuidar do meio ambiente, não basta apenas falar. O professor precisa ser exemplo, “vestir a camisa da sustentabilidade", a fim de que as crianças se tornem adultos conscientes.

    ResponderExcluir
  182. Sustentabilidade, uma maneira interagir com o mundo, de forma 'correta' utilizando o que é necessário à sobrevivência, mas preservando o meio ambiente. Um tema que, atualmente, vem sido abordado com frequência é desconhecido de muitos. Faz-se necessário que desde cedo as crianças aprendam essa maneira de interagir com o mundo, mas para que esse aprendizado seja possível, os professores devem se capacitar, mostrar aos alunos a importância de cuidar do meio ambiente, não basta apenas falar. O professor precisa ser exemplo, “vestir a camisa da sustentabilidade", a fim de que as crianças se tornem adultos conscientes.

    Bianca de Campos Ribeiro, 6374. Pedagogia-manhã

    ResponderExcluir
  183. Ana lúcia Bissaco RGM: 410525 de novembro de 2013 às 13:02

    A sustentabilidade é um tema de suma importância na vida da criança, porque se desde cedo for informada sobre o cuidar do meio ambiente, com certeza quando adulto fará o melhor para garantir o seu planeta evitando a destruição..

    ResponderExcluir
  184. Bruna Taís de Siqueira Leite25 de novembro de 2013 às 14:29

    Infelizmente o termo sustentabilidade na escola é usado de forma equivocada, fazendo parte do curriculo escolar com para execussão pratica de atividades. Essa atividade praticas no ambito escolar geralmente visa somente o reciclar e o não poluir, escondendo o real significado da sustentabilidade. Nós futuras pedagogas devemos entender e construir juntos aos alunos um novo estilo de vida dentro da escola, vivendo verdadeiramente a sustentabilidade, deixando um pouco de lado o tradicional lápis e papel. Sabemos que ser sustentavel vai além de reciclar e não poluir; É refletir na vida, no planeta deforma geral e colocar em prática esse estilo de vida. É importante que as crianças desde pequenas já tenham contato com avida sustentavel.
    Bruna Taís de Siqueira Leite 4991 5° ped.A

    ResponderExcluir
  185. A sustentabilidade é a educação que nos ensina a extrair recursos da natureza, pensando nas gerações futuras!
    É responsabilidade dos educadores independe da área de atuação, praticar e trabalhar em aula com os alunos a educação ambiental, desde das séries iniciais, porem é Dever do Governo concretizar ações que desenvolva e ampare os programas de sustentabilidade na sociedade. Selyara Belo - 5586

    ResponderExcluir
  186. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  187. Milena Soares Amorim do Nascimento RGM: 6612 2°PED
    O tema Sustentabilidade, apesar de já estar previsto em lei, não é ensinado nas escolas como deveria, pois os próprios professores, que deveriam serem exemplos aos seus alunos, não estão sendo, realizando até muitas vezes, atividades contrárias à sustentabilidade, mostrando assim que os professores estão necessitando urgentemente de capacitações para que o mesmo possa passar de maneira clara e convincente, a importância da sustentabilidade aos alunos.
    Uma vez que a sustentabilidade, como nos mostra o vídeo do SWU, é ações diárias de equilíbrio entre os impactos econômicos, ambientais e sociais pensando nas gerações futuras, o professor deve trabalhar com os alunos suas atividades cotidianas, podendo assim, o aluno, aplicar ações sustentáveis em sua vida particular, e não apenas na escolar.

    ResponderExcluir
  188. Jéssica Pereira de Aguiar 525927 de novembro de 2013 às 19:50

    Enquanto educadores e cidadãos temos que procurar ter atitudes das mais conscientes possíveis. Quanto cidadãos deve partir de nós o incomodo com as atitudes inadequadas ao bem estar natural, e não esperar pelos outros ou culapar os outros, mas devemos em nossos hábitos cotidianos agir adequadamente, procurar fazer a nossa parte. Quanto professores é bom que percebamos que os professores são os exemplos para os alunos, por isso são constantemente observados pelos mesmos, então é de extrema importância ao educador ter boas atitudes.

    ResponderExcluir
  189. 2º Semestre Pedagogia Manhã
    Jasmine Tereza Camargo RGM: 6498

    Devemos ter em mente que educar para a sustentabilidade não é apenas fazer artesanato com latinhas e outros materiais. Educar para a sustentabilidade é mostrar o que há de errado com o nosso planeta, o por que dele estar assim, o que a criança e eu como cidadãos podemos fazer para tentar mudar um cenário de destruição das nossas reservas naturais.
    Educar para a Sustentabilidade é fazer do meu educando um cidadão critico e responsável, que sabe dos seus deveres e para que todos tenham um futuro em um planeta com menos poluição e mais vegetação.

    ResponderExcluir
  190. Sustentabilidade é necessário à sobrevivência, mas preservando o meio ambiente. Um tema que, atualmente, vem sido abordado com frequência é desconhecido de muitos. Faz-se necessário que desde cedo as crianças aprendam essa maneira de interagir com o mundo, mas para que esse aprendizado seja possível, os professores devem se capacitar, mostrar aos alunos a importância de cuidar do meio ambiente, não basta apenas falar. O professor precisa ser exemplo, “vestir a camisa da sustentabilidade", a fim de que as crianças se tornem adultos conscientes.

    ResponderExcluir