sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

2012 - ATIVIDADES CIENTÍFICO-CULTURAIS E DE APROFUNDAMENTO - CURSOS DE LETRAS E PEDAGOGIA

AO INICIAR AS AULAS, TAMBÉM INICIAMOS NOSSOS DEBATES PARA NOS MANTERMOS ATUALIZADOS SOBRE AS NOVIDADES DA ÁREA DA EDUCAÇÃO. 

 A SEGUIR, LEIA UMA MATÉRIA SOBRE AS METAS PARA A EDUCAÇÃO NO NOSSO PAÍS NOS PRÓXIMOS ANOS.

DISCUTA COM SEUS COLEGAS SOBRE AS METAS QUE VOCÊ CONSIDERA MAIS RELEVANTES PARA A MELHORIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA.

 

FELIZ  2012 PARA TODOS NÓS EDUCADORES!!!


 

MEC divulga Plano Nacional de Educação 2011-2020

O texto passará por análise e votação

no Congresso Nacional

O Plano Nacional de Educação (PNE) para a próxima década foi entregue pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta quarta-feira (15). O documento deverá ser enviado ao Congresso, para apreciação dos parlamentares e, após aprovação, servirá como diretriz para todas as políticas educacionais do País.
O PNE 2011-2020 é composto por 12 artigos e um anexo com 20 metas para a Educação. Na avaliação do ministro, o novo plano terá como foco a valorização do magistério. A qualidade da Educação é outro tema de relevo.
Conheça abaixo as metas para a Educação expostas no Plano:
Meta 1: Universalizar, até 2016, o atendimento escolar da população de 4 e 5 anos, e ampliar, até 2020, a oferta de Educação Infantil de forma a atender a 50% da população de até 3 anos.
Meta 2: Universalizar o ensino fundamental de nove anos para toda população de 6 a 14 anos.
Meta 3: Universalizar, até 2016, o atendimento escolar para toda a população de 15 a 17 anos e elevar, até 2020, a taxa líquida de matrículas no ensino médio para 85%, nesta faixa etária.
Meta 4: Universalizar, para a população de 4 a 17 anos, o atendimento escolar aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação na rede regular de ensino.
Meta 5: Alfabetizar todas as crianças até, no máximo, os oito anos de idade.
Meta 6: Oferecer Educação em tempo integral em 50% das escolas públicas de Educação Básica.
Meta 7: Atingir as seguintes médias nacionais para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb):
Ideb
2011
2013
2015
2017
2019
2021
Anos iniciais do ensino fundamental
4,6
4,9
5,2
5,5
5,7
6,0
Anos finais do ensino fundamental
3,9
4,4
4,7
5,0
5,2
5,5
Ensino médio
3,7
3,9
4,3
4,7
5,0
5,2
Meta 8: Elevar a escolaridade média da população de 18 a 24 anos de modo a alcançar mínimo de 12 anos de estudo para as populações do campo, da região de menor escolaridade no País e dos 25% mais pobres, bem como igualar a escolaridade média entre negros e não negros, com vistas à redução da desigualdade educacional.
Meta 9: Elevar a taxa de alfabetização da população com 15 anos ou mais para 93,5% até 2015 e erradicar, até 2020, o analfabetismo absoluto e reduzir em 50% a taxa de analfabetismo funcional
Meta 10: Oferecer, no mínimo, 25% das matrículas de Educação de Jovens e Adultos na forma integrada à Educação profissional nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio.
Meta 11: Duplicar as matrículas da Educação Profissional Técnica de nível médio, assegurando a qualidade da oferta.
Meta 12: Elevar a taxa bruta de matrícula na Educação Superior para 50% e a taxa líquida para 33% da população de 18 a 24 anos, assegurando a qualidade da oferta.
Meta 13: Elevar a qualidade da Educação Superior pela ampliação da atuação de mestres e doutores nas instituições de Educação Superior para 75%, no mínimo, do corpo docente em efetivo exercício, sendo, do total, 35% doutores.
Meta 14: Elevar gradualmente o número de matrículas na pós-graduação stricto sensu de modo a atingir a titulação anual de60 mil mestres e 25 mil doutores.
Meta 15: Garantir, em regime de colaboração entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, que todos os professores da Educação Básica possuam formação específica de nível superior, obtida em curso de licenciatura na área de conhecimento em que atuam.
Meta 16: Formar 50% dos professores da Educação Básica em nível de pós-graduação lato e stricto sensu, garantir a todos formação continuada em sua área de atuação.
Meta 17: Valorizar o magistério público da Educação Básica a fim de aproximar o rendimento médio do profissional do magistério com mais de onze anos de escolaridade do rendimento médio dos demais profissionais com escolaridade equivalente.
Meta 18: Assegurar, no prazo de dois anos, a existência de planos de carreira para os profissionais do magistério em todos os sistemas de ensino.
Meta 19: Garantir, mediante lei específica aprovada no âmbito dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, a nomeação comissionada de diretores de escola vinculada a critérios técnicos de mérito e desempenho e à participação da comunidade escolar.
Meta 20: Ampliar progressivamente o investimento público em Educação até atingir, no mínimo, o patamar de 7% do produto interno bruto do País.

 

378 comentários:

  1. Como pude entender,este documento possui metas e objetivos a serem cumpridos na próxima década,afim de melhorar as condições de ensino e estudo nas escolas publicas em todo pais.Este documento foi entregue pelo ministro da Educação,ao antigo presidente da republica,para que fosse estudadas as possibilidades de implantar tais metas nas escolas.
    Pelo que pude notar,o documento visa a melhora da educação para alunos de ensino publico,para que o nivel da educação venha a crescer em todo nosso pais,espero que seja aprovada pelo Congresso ,para que futuramente possamos aproveitar melhorias em nosso serviço,e educação de qualidade para os nossos alunos e filhos.

    Joeli Pacecka
    Pedagogia 1°Semestre

    ResponderExcluir
  2. Adriana P.S Carvalho Fev 11-02-2012 as 18:40

    Infelizmente a educação em nosso país ainda continua precária em algumas regiões. O que vivenciamos na pratica ainda esta longe do que existe no projeto educacional.
    Mas em minha opinião falta o amor pela profissão através dele conseguirá mudar a situação real referente à educação
    Adriana
    1ºsemestre de Pedagogia

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente a educação em nosso país ainda continua precária em algumas regiões. O que vivenciamos na pratica ainda esta longe do que existe no projeto educacional.
    Mas em minha opinião falta o amor pela profissão através dele conseguirá mudar a situação real referente à educação
    Adriana
    1°semestre de Pedagogia

    ResponderExcluir
  4. Olá, professores, alunos e alunas. Pelo visto a discussão já começou e neste e-mail de boas vindas a todos, pergunto à Joeli e Adriana: Já que a educação ainda continua precária e o documento visa a uma educação melhor para as crianças (e jovens), qual é o nosso papel perante o documento? Amar o que fazemos é importante, mas será que basta? Esta é uma provocação que espero seja motivo de boas reflexões. Para isso, sugiro a releitura dos itens 05; 09; 15 e 16. Abraços, Jane Gatti

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana P S Carvalho.1ºsemestre de pedagogia12 de fevereiro de 2012 às 13:41

      Adriana
      Boa noite professora Jane
      Nosso papel perante o documento é fazer com que ele aconteça melhorando assim o ensino. O Amar que quis disser é que amando o que fazemos se dedicamos, mas sendo assim sempre estaremos-nos "reciclando para melhorar e inovar nossos conhecimentos"

      Excluir
    2. Como educadores, devemos nos especializar nas areas especificas em que iremos atuar,e devemos também nos adequar as condições de ensino que nos são dadas,mas além de especialização do professor e amor pela profissão(que eu acho que é muito importante para um ensino de qualidade),nossos alunos devem ter interesse em aprender,e tanto alunos quanto professores devem lutar por um bem comum,que no caso é um ensino de qualidade.

      Joeli Pacecka
      Pedagogia,1°Semestre

      Excluir
  5. As metas falam de quantidade, a qualidade fica aonde, no meu pensar falta comprometimento com o educando.onde está a valorização da educação?
    Queila
    3A
    Pedagogia

    ResponderExcluir
  6. Oi, meninas, estou gostando desta discussão, espero que os (as) colegas participem. Concordo com vocês: é necessário atualizar-se sempre, entender-se como um profissional que deve refletir sobre sua prática, modificá-la, torná-la cada vez mais eficaz. Ao mesmo tempo, é preciso gostar do que se faz, o prazer de atuar na educação reflete no trabalho desenvolvido. Por outro lado, o papel do MEC ao propor as metas torna determinadas ações, que são essenciais, como base para que se desenvolva a qualidade. O que acha, Queila?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Jane não e facil promover mudanças ou melhoria na qualidade da educação sem pensa na base dessa construção pois o que encontramos são professores desmotivados, sem tempo para se preparar, devido a defasagem dos salários( necessário trabalhar em mais de duas escolas para sobreviver). Se não começar a traçar a valorização de quem trabalha na Educação fica dificil a senhora concorda.
      Queila
      Pedagogia 3A

      Excluir
  7. Resumidamente essas metas buscam a melhoria na educação,com elevação na alfabetização e no progresso de desenvolvimento dos professores.Acho muito interessante e torço muito para que esse plano seja aprovado,porém como nossa própria colega disse,não basta ser só um plano teórico,todo nós que vamos atuar nessa área temos que colocar em pratica e dar o melhor de nós,nos aperfeiçoando em especificas áreas cada vez mais.
    A realidade é que atualmente a educação está sim precária em nosso país,porém esse plano de metas já são um passo para a mudança,e de passo em passo alcançaremos um resultado satisfatório.OTIMISMO SEMPRE !

    Melissa Monteiro - Pedagogia I

    ResponderExcluir
  8. Resumidamente essas metas buscam a melhoria na educação,com elevação na alfabetização e no progresso de desenvolvimento dos professores.Acho muito interessante e torço muito para que esse plano seja aprovado,porém como nossa própria colega disse,não basta ser só um plano teórico,todo nós que vamos atuar nessa área temos que colocar em pratica e dar o melhor de nós,nos aperfeiçoando em especificas áreas cada vez mais.
    A realidade é que atualmente a educação está sim precária em nosso país,porém esse plano de metas já são um passo para a mudança,e de passo em passo alcançaremos um resultado satisfatório.OTIMISMO SEMPRE !

    Melissa Monteiro - Pedagogia I

    ResponderExcluir
  9. Patricia Ponte 1º PED A15 de fevereiro de 2012 às 05:46

    Andei lendo um pouco sobre todo o plano e meta. Espero realmente que tudo não fique somente no papel. Pelo que sei já existe algumas coisas em andamento, mas ainda esta longe de atingir toda a meta, afinal foi somente o ano passado que esta meta foi divulgada e ainda esta em discussão (veja uma das polêmicas que já esta causando no: http://ousarlutar.blogspot.com/2012/01/revista-educacao-o-impasse-da-inclusao.html). A educação no Brasil é bem lenta e cabe a nos que estamos iniciando ou já algum tempo estudando para modificar toda esta lentidão e dar mais força ainda para todos os educadores do país, fazendo assim como muitos que falaram neste inicio de aula (pelo menos em minha sala) “Fazer a diferença”.

    ResponderExcluir
  10. Beatriz C. Carnete 3º Ped. A - 513415 de fevereiro de 2012 às 11:37

    Essas metas se alcançadas serão realmente satisfatórias, mas é preciso preparação e luta para enfrentar as dificuldades e alcançar os objetivos, não existe meta cumprida se não houver comprometimento, profissionais preparados e o mais importante que acreditam que o seu trabalho faz parte da concretização desse plano... Persistência a nós, educadores para fazer esse plano real!

    ResponderExcluir
  11. Beatriz C. Carnete 3º Ped. A - 513415 de fevereiro de 2012 às 11:40

    Errata: Profeddora, no início do texto diz que os documentos foi entregue ao presidente Lula... Beijinhos

    ResponderExcluir
  12. " profissionais preparados e o mais importante que acreditam que o seu trabalho faz parte da concretização desse plano... Persistência a nós, educadores para fazer esse plano real!"

    gostei do comentário Beatriz :D

    Melissa Monteiro
    Pedagogia 1º semestre - Matutino

    ResponderExcluir
  13. Concordo com a Patricia Ponte, são boas idéias e metas, mas se realmente sair do "papel". Hoje em dia a educação precisa muito de iniciativas e metas como essas, e precisam mas ainda que as cumpram. Pois querer que aconteça, todos nós queremos, mas para isso cada um precisa dar sua contribuição, ou seja, cada um fazendo a sua parte, e nós como futuros educadores, mas ainda.

    ResponderExcluir
  14. Salete Reis 3° Pedagogia A
    As metas propostas são abrangentes e se realmente forem cumpridas darão à educação condições de atender com qualidade nossas crianças e jovens. O Brasil é um país imenso e precisa estrutura educacional que atenda os educandos em todo nosso território assegurando educação básica para todos. Os professores precisam ter seu trabalho reconhecido, com salário e condições dignas. Mas enquanto tivermos crianças fora da escola e leis que não são postas em prática, como poderemos acreditar que as metas contidas no Plano de Educação para os próximos 10 anos realmente sejam efetivadas na prática educacional? Educadores comprometidos e sociedade civil, em especial as famílias das crianças e jovens interessados devem se unir e fazer valer seus direitos. A educação é a base para uma sociedade justa, onde todos tenham chances iguais, portanto, nada mais justo que se pense em meios de assegurar educação cada vez melhor para crianças e jovens.

    ResponderExcluir
  15. Importantíssimo realmente qualificar os professores para a valorização dos mesmos em sua área de atuação , acredito em uma sala de aula com excelentes resultados, que venha formar cidadãos preocupados com o meio onde vivem .

    ResponderExcluir
  16. O documento fala sobre os objetivos que deverão ser alcançados até 2020,porém isto já deveria ser realidade no Brasil ha muito tempo,são tantas propostas e promessas que fica um pouco difícil acreditar,porem ainda é possível acontecer se houver dedicação dos professores e se houver respaldo da parte governamental.

    ResponderExcluir
  17. Concordo com a Patricia Ponte esperamos realmente que não fique só no papel, e que este processo seja rápido,e que nós que estamos iniciando possamos ajudar na mehoria da educação.

    ResponderExcluir
  18. Jefferson 4356 - 5º período - LETRAS21 de fevereiro de 2012 às 15:33

    Esta discussão é muito relevante para nós educadores ou ainda futuros educadores, porém deve-se levar em consideração que muitos aspectos levantados neste documento são relacionados ao professor. Concordo com a fala da Prof. Jane Gatti, mas acredito que não é o professor o mágico para alcançar as metas. Trabalhar com metas é favorável, contudo, está deixando, de certa forma, uma "pitadinha" de obrigação do professor colocar na criança todo o conhecimento, coisa que deveria partir dele.

    Jefferson 4356 - 5º Período - LETRAS

    ResponderExcluir
  19. Alessandra Ribeiro RGM 5324 3 Ped B22 de fevereiro de 2012 às 15:57

    A escrita no papel realmente é muito bonita, mas melhor seria se fosse colocada em prática tudo o que se põe no papel. Acredito sim que é possível ao professor realizar melhorias na área da educação e que muitos concientes já o fazem, porém há uma cobrança muito forte sobre os ombros do professor que muitas vezes não recebe todo esse respaldo do governo. Acredito que o papel do professor para mudar a educação é fundamental, mas que senão começar a mudar de quem governa, pouco poderemos fazer para tentar mudar tantas ocorrências graves que acontecem pelo Brasil afora, onde toda a culpa é lançada sobre os professores. Fico pensando e o governo o que tem feito para melhorar a educação? Precisamos de práticas e não de mais teorias, visto que já são tantas perdidas em papéis e mais nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alessandra Ribeiro RGM 5324 3 Ped B22 de fevereiro de 2012 às 16:03

      Acredito que todas as metas são relevantes para a melhoria da Educação Brasileira e foram muito bem escritas. Na minha opinião já deveriam ter sido colocadas em prática há muito tempo.

      Excluir
    2. Áurea Carolina 4699 5º Ped B23 de fevereiro de 2012 às 03:12

      Em outro momento, realizei a leitura do PNE para apresentação de um trabalho na faculdade, e minha opinião com relação à ele não mudou muito. Acredito que as metas existem para serem cumpridas, e sei que muitos enxergam como algo impossível a ser realizado ou até mesmo, ideológico demais.
      Mas e se não sonharmos?
      E se as metas forem medianas?
      Só eu que acredito que devemos desejar o melhor e batalhar para alcançá-lo?
      Espero mesmo que formemos professores capazes de facilitar a execução destas metas.
      E espero que eu faça parte disto.

      Excluir
  20. Boa noite a todos!!

    Realmente são boas metas e esperamos que sejam cumpridas. Principalmente as 9-15-20. O analfabetismo precisa ser reduzido, e os educadores tem como dever aprimorar e dar continuidade aos estudos, e é claro serem reconhecidos como tal. Um grande investimento do governo seria uma ótima saída.

    Raquel Moura 5851 1º Letras

    ResponderExcluir
  21. o plano nacional de educação o (pne)tem metas muito boas para a educação..espero que todas essas metas seja aplicada de modo rápido para melhorar o ensino na educação infantil que está no meu ver muito devagar muitas crianças entre 6 a 8 anos não saber ler e escrever e os que sabe,ler e escreve com muita dificuldade.

    ResponderExcluir
  22. Giane Kamata - PED 3A - 503227 de fevereiro de 2012 às 12:10

    Estar nos papéis é ótimo, o melhor seria se esses dados realmente cada vez mais aumentasse pro lado positivo da nossa educação, que sempre mostra problemas.
    Se na constituição diz que a escola é direito de todos, porque ainda sofremos com o analfabetismo? Porque a escola ainda não é acessível e igualitária para todos? Precisamos por cada vez mais em prática o que nosso PNE e nossa Constituição obriga o Estado a fazer. É muito triste saber que algumas de nossas crianças, vão para a escola e passam de ano sem saber ler e escrever, e cada ano que passa falta mais caráter de alguns professores em concertar esse dano gravíssimo.

    ResponderExcluir
  23. Várias pessoas citam que "que são boas ideias, mas tem que sair do papel". Gostaria de deixar aqui uma indagação, todos lemos o texto e se refletirmos melhor, muita coisa ali escrita depende de nós "futuros professores" já que as expectativas são pra 2020.
    O que podemos fazer para melhorar o ensino?
    O que está faltando?
    Podemos fazer a diferença?
    Como diz um comercial do canal futura - "...o que move o mundo não são as respostas e sim as perguntas..."
    A qualificação do professor e o comprometimento com a profissão pode fazer sim a diferença.
    Espero que a lei seja cumprida, que as crianças tenham a oportunidade de ir à escola, que a sociedade entenda a importância de sua participação no ambiente escolar, e que essa preocupação não seja só nossa, futuros professores, mas sim de todos, que este plano nacional de educação seja apenas a ponta do iceberg para o futuro da educação do nosso país.

    Renata - 1º pedagogia

    ResponderExcluir
  24. Danielle dos Santos Queiroz5 de março de 2012 às 08:37

    As metas descritas no Plano Nacional de ensino (PNE), são realmente para nós educadores e futuros educadores nos enchermos de esperanças de que algo novo virá, mas será que todas essas metas um dia serão alcançadas?
    Espero que o Congresso aprove o PNE e não somente aprove, como também coloque em prática todas essas metas aqui descritas.
    Nosso país está precisando de algo que alavanque a Educação, algo não somente que motive os educadores e futuros educadores, mas motive também os educandos.
    Como futura educadora tenho fé de que um dia todas essas metas sairão do papel e serão alcançadas.
    Danielle dos Santos Queiroz RGM 4653

    ResponderExcluir
  25. Andreia 4687
    As metas do Plano Nacional de Educação (PNE),são de extrema relevância,porém para a realização das mesmas é necessário a conscientização tanto da nossa sociedade, quanto dos governantes e, nós futuros educadores precisamos de estar alicerçados ao conhecimento que temos,somado ao conhecimento dos educadores atuais,vinculado ao apoio efetivo do governo para a concretização das metas.

    ResponderExcluir
  26. As leis são para serem cumpridas, e ao contrario do que pensam devemos sim acreditar nessas melhorias.
    E que futuramente possa existir professores capazes de facilitar a execução dessas metas, e que sejam capazes de fazer a diferença.

    ResponderExcluir
  27. Angela Vaz RGM: 5216 3°letras disse... Com esta divulgação feita pelo MEC, pude perceber que nem tudo está perdido na área da educação precisamos ter mudanças, mas de acordo com o plano as mudanças ocorrerão, ou esperamos que ocorra, para melhorar a educação, só que para isso temos que ter a colaboração de todos, principalmente daqueles que cuidam para que a educaçaõ seja digna a todos.

    ResponderExcluir
  28. A educação ainda precisa de muita iniciativa e insentivo para melhores resultados, e com a criação dessas metas talvez possa ser o primeiro passo pra essa mudança acontecer, e como futuros educadores também devemos nos preparar para contribuir com a melhoria da educação no pais.
    Amanda Damas
    Pedagogia 1A

    ResponderExcluir
  29. Tatiane - 3ºSem de Letras ( 4934 )
    Ao longos dos anos temos visto o descaso com a educação no Brasil, espero que Planos de Educação como esse seja aprovado pelo governo, é muito facil colocar alvos no papel, o dificil é cumprir, qual educação tem esperado os nossos filhos no futuro?, hj não vejo outra solução se não investir em professores, melhores escolas, materiais atualizados para um bom ensino aos alunos, pq é a educação que vai mudar esse país.

    ResponderExcluir
  30. JAQUELINE DE PAULA ORTEGA 5664 1ºPEDAGOGIA

    Espero que essas metas sejam realmente cumpridas e que possa ter cada vez mais investimentos na área da educação,porque é através de uma educação de qualidade que podemos mudar o futuro do nosso país.
    Mas com tudo no Brasil,infelizmente, é um pouco lento e 2020 está longe,cabe a nós professores ou futuros professores,já começar fazer a diferença.Dando aulas por amor e cientes que temos que formar cidadões conscientes e conhecedores dos seus direitos e deveres.

    ResponderExcluir
  31. Regina dos Anjos 3º Letras

    Esse documento aborda a questão da melhoria na educação,no entanto percebe-se que existem países por aí a fora em que a educação é priorizada tanto no nível fundamental e médio como no nível superior.No Brasil o ensino superior tem seus valores, mas quando se fala do ensino fundamental e médio das escolas estaduais observa-se graves problemas. A única esperança é acreditar no que está redigido nesse documento e esperar que até 2020 muitos problemas concernentes a educação tenham sido solucionados, afinal de contas todos merecem ter o tão conhecido e pouco provado "ensino de qualidade."

    ResponderExcluir
  32. A educação está entre os últimos tópicos em termos de prioridades, mas temos que fazer essa mudança, porque só se
    Cristiane Alice dos Santos Nascimento RGM: 4708 5º de Letras

    constroi um país por meio da educação" da boa educação". No papel as mudanças estão claras agora precisamos colocar em prática com o auxílio de todos. Eu creio que seja um trabalho árduo e temos tempo suficiente para alcançar. A valorização do professor e o respeito com o aluno são bases fundamentais para que essas metas sejam atingidas.
    Estou me formando professora e eu acredito que posso mudar algo e fazer a diferença.

    ResponderExcluir
  33. Mar 28, 2012 09:56 AM

    Cristiane Alice dos Santos Nascimento RGM: 4708 5º de Letras

    A educação está entre os últimos tópicos em termos de prioridades, mas temos que fazer essa mudança, porque só se
    constroi um país por meio da educação" da boa educação". No papel as mudanças estão claras agora precisamos colocar em prática com o auxílio de todos. Eu creio que seja um trabalho árduo e temos tempo suficiente para alcançar. A valorização do professor e o respeito com o aluno são bases fundamentais para que essas metas sejam atingidas.
    Estou me formando professora e eu acredito que posso mudar algo e fazer a diferença.

    ResponderExcluir
  34. Aline Almeida - 4868 - 3° letras30 de março de 2012 às 08:22

    As metas propostas são ótimas, mas se serão cumpridas é outra historias. Mas não custa nada sonha, não é verdade?
    Creio que para realizar esse sonho deve-se agir da seguinte forma:
    Enquanto governo, professor, aluno e sociedade (pais dos alunos), não pensarem e trabalharem juntos, não só em termos de educação, mas num todo, nada vai melhorar, pois, precisamos de apoio financeiro do governo e também consciência da gravidade que a educação se encontra, precisamos de mais preparo, qualificação e dedicação dos professores, nesses mesmos termos inclui também a direção escolar; mas interesse e respeito dos alunos, e seriedade, comprometimento da sociedade em relação aluno escola.
    Se esses níveis de consciência forem alcançados por todos nós, eu creio que essas metas para a próxima década serão realizadas com êxito, mas é preciso parar de fazer vista grossa para tudo, e começar a agir, afinal o tempo não espera nada nem ninguém, ele simplesmente passa.

    ResponderExcluir
  35. Se essas mudanças realmente acontecer vai ser muito bom para nos futuros educadores que desejamos uma educação com qualidade independente de ser escola publica ou privada, com essa nova meta na educação muitos alunos irão desenvolver melhor e a educação é a maior porta para se alcançar a profissão que se deseja assim garantindo um futuro melhor .

    ResponderExcluir
  36. Aline Turquett RGM 5441 3 Pedagogia B8 de abril de 2012 às 11:11

    Eu concordo com as mudanças do Plano Nacional de Educação(PNE)principalmente porque vai valorizar mais o professor e o magistério, essa meta tem que ser alcançadas até 2020, mas para que esperarmos ate 2020 se podemos começar essa melhorias agora mesmo , com esse novo PNE ira acontecer muitas melhorias na educação Brasileira, nos como futuros Educadores devemos fazer com que os nossos alunos tenham autonomia de pensamento e não fiquem presos naquela educação tradicional.

    ResponderExcluir
  37. Estou de acordo com essa nova mudança pois precisamos de coisas boas para a Educação, que isso venha com força. e que não fique só no papel.

    ResponderExcluir
  38. Infelizmente no nosso país, o que vemos são muitas promessas e pouca coisa feita. É claro que eu espero que todas estas metas sejam cumpridas, pois se estou entrando na area da educação é porque acredito que um dia será melhor. Sim, tambem depende de todos nós, buscarmos os nossos direitos, mas tambem cumprir os nossos deveres, o salario é importante sim, mas temos que ter paixão pelo que escolhemos. Então é bom estarmos preparados para o que vamos encontrar e enfrentar. Mas que tudo o que esta sendo proposto seja cumprido assim espero. E cada um faça a sua parte.

    ResponderExcluir
  39. Concordo com todas essas mudanças e desejo que principalmente a 4°meta seja cumprida,nosso país precisa entender que somos todos iguais cada um com uma dificuldade mas todos capaz de aprender e contribuir para o crescimento do nosso país. O atendimento ao portadores de deficiência é muito importante , sou a favor da inclusão desde que tenha pessoas capacitadas para atender essas pessoas nas escolas, desejo que essas metas não fiquem apenas no papel mas que sejam cumpridas.

    ResponderExcluir
  40. claro que concordo com toda as mudanças, mas cada um tem que fazer sua parte,precisamos de mudança sim mas tambem precisamos de pessoas que façam com amor, e que ate 2020 a educaçao esteje cada vez melhor e o que nos futuras professoras esperamos.

    ResponderExcluir
  41. Dayene, 3° letras RGM 4977
    As metas que o MEC propôs são muito boas, mas em nosso país as coisas não funcionam bem assim, para vermos tudo isso em pratica é necessário muito investimento, construindo mais escola, contratando mais professores e outros cargos; se até as obras para as olimpíadas estão atrasadas em que os projetos foram feitos em 2011; será que este plano nacional de educação do MEC realmente vai sair do papel?
    Hoje a escola esta ao contrario de tudo isso que está escrito neste plano nacional de educação, será difícil reorganizar toda essa bagunça nas escolas, mas tudo tem um jeito, e espero realmente que todas estas metas sem exceção de nenhuma possam ser concretizadas, seria muito bom para todos os estudantes.

    ResponderExcluir
  42. LETRAS_ 3º SEMESTRE (5102)


    As metas propostas são ótimas, eu concordo com as mudanças do Plano Nacional de Educação principalmente porque vai valorizar mais o professor e o magistério mas se serão cumpridas é outra historias. Mas não custa nada sonha, não é verdade?
    Creio que para realizar esse sonho deve-se agir da seguinte forma: todas trabalhando para melhorar a educação, mas isso abrange professsores, alunos,autoridades, pais o governo em geral.
    Acredito que quando fazemos algo que gostamos, tudo fica mais facil,espero mesmo que se formemos professores capazes de facilitar a execução destas metas.

    ResponderExcluir
  43. As metas são te otima intenção mas se esquecem de valorizar e estimular os patrocinadores desta evolução que são os Professores.
    Professores que estão na rede desmotivados e tristes por não serem recompensados por suas atividades.
    Os alunos para estarem alfabetizados com oito anos se dará apartir do aprendizado que os professores se empenharam em estimular seus alunos.

    Aline Leandro Bernardo Ribeiro
    Rg: 4306

    ResponderExcluir
  44. Concordo com a Gisele e espero mesmo que ate 2020 meu filhos e os filhos deles sejam contemplados com uma boa educação.
    E que os professores e alunos estejam satisfeitos com este progresso.


    Aline Leandro Bernardo Ribeiro
    RGM: 4306

    ResponderExcluir
  45. Concordo com a Adriana, a educação do nosso País continua realmente precária,e para que isso tenha um resultado melhor, depende de nós tentar mudar,por meio de dedicação e amor a profissão na qual escolhemos.

    ResponderExcluir
  46. AnônimoApr 26, 2012 10:03 AM
    Concordo com a Adriana, a educação do nosso País continua realmente precária,e para que isso tenha um resultado melhor, depende de nós tentar mudar,por meio de dedicação e amor a profissão na qual escolhemos.

    Bianca Botelho 4239

    ResponderExcluir
  47. Andréa Castro Silva -RGM-5883 - 1º LETRAS
    É excelente o plano do Ministro da Educação, que buscam a melhoria na Educação, no desenvolvimento das pessoas e principalmente na valorização dos profissionais, para que possam melhor repassar os seus conhecimentos.
    Assisti a uma palestra na Feira do Livro com a professora Regina Cabral, doutoranda da FEUSP, onde preparou e realizou o modelo do projeto CEMPS- Centro de Ensino Médio e Profissionalizante no Maranhão. Observei que o projeto foi realizado primeiramente pelos profissionais envolvidos e depois com a colaboração do Governo e outros.
    Desde então me pergunto o que devemos fazer quando nos formarmos? Devemos nos reunir, conversarmos sobre o problema ou esperarmos o governo resolver sozinho, e ficarmos lamento o pouco salário, os problemas da Instituição que estaremos trabalhando?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Franciele Nery Peixoto19 de maio de 2012 às 16:23

      Concordo Plenamente Andréa, acho ótima essa proposta do Governo, pois o nosso país é carente na área da educação. E pode-se dizer que essa carência é reflexo da falta de motivação dos profissionais da educação. Acho que quando o educador deixa os seus alunos sem aulas para protestar por baixo salário, não ama o que faz. Educar é preciso! Com essas metas do Governo, as melhorias serão visíveis! E é o que todos nós esperamos.

      Excluir
  48. Nisleine Ascenção RGM 5247 3º B pedagogia29 de abril de 2012 às 12:57

    O documento apresenta metas educacionais essenciais e objetivos aserem alcançados, o mesmo visa a melhoria da educação em todos os níveis. Essas metas no papel são perfeitas no entanto se alcançadas refletirá positivamente para o ensino. A valorização do magistério citada na meta 17, ao meu ver é de extrema relevância já que o bom profissional é aquele que sempre está reciclando seus conhecimentos.

    ResponderExcluir
  49. O Plano Nacional de Educação tem como foco a valorização do magistério e a educação de qualidade, esperamos que essas metas sejam colocadas em prática, que a educação seja realmente de qualidade e os professores valorizados.
    Loeli 4193 Pedagogia 5ºA

    ResponderExcluir
  50. Concordo com a Patricia Ponte, esperamos realmente que essas metas não fiquem só no papel e que cada um faça a sua parte.
    Loeli 4193 Pedagogia 5ºA

    ResponderExcluir
  51. Márcia de Jesus 4481 5°B

    A meta do novo Plano Nacional de Educação que mais me chamou atenção foi, a meta de n°5, pois isso é ideal para o futuro de nossas crianças. Portanto todas as metas são ótimas,basta serem colocadas em prática.

    ResponderExcluir
  52. cintia nomura 5-ped A30 de abril de 2012 às 11:44

    Nossa torço para que realmente esse plano saia do papel e funcione nao so de fachada para outros paises pensarem que realmente somos um pais de pessoas alfabetizadas realmente.....

    ResponderExcluir
  53. cintia nomura 5 ped A 415030 de abril de 2012 às 11:48

    concordo com Aline lendro,pois nos temos mesmo e que lutar por nossos direitos e o mais importante o tao sonhado reconhecimento.....

    ResponderExcluir
  54. eu poderia dizer como muitos"espero que essas metas sejam cumpridas",mas o importante não é só dizer,nós futuras(os)pedagogas(os) temos que já pensar em algo que será de melhoria,pois se esperarmos algo do governo será mais um simples papel que ele passa despercebido. LILIAN B N BIZERRA 1ºSEM PEDAGOGIA

    ResponderExcluir
  55. Mariana Ferrari - RGM:28733 de maio de 2012 às 19:05

    Essas metas vão muito além do simples desejo de garantir uma boa educação para o povo. É notória a preocupação com os números, não com a qualidade. Quem está em contato direto com as escolas públicas todos os dias provavelmente não tem muita esperança no cumprimento desses passos, como eu, vendo dúzias de crianças passando anos a fio sem saber escrever o próprio nome. Resta acreditar nos educadores que ainda fazem isso por amor, para que haja alguma mudança, silenciosa, porém eficaz.

    ResponderExcluir
  56. BIANCA RGM: 4239
    Espero que estas metas não fique somente no papel, mas que tenha uma educação de qualidade para todos.

    ResponderExcluir
  57. Lidiane Stefani Silva Couto RGM: 5650 1º PEDAGOGIA A
    Acredito que o Plano Nacional de Educação é muito bom pra melhoria da educação para os próximos anos são metas que não são impossíveis de serem alcançadas, mesmo levando em conta que estamos em um país onde a educação não levada tão á sério como deveria, já existem países que já trabalham com métodos tão avançados quanto esse que estamos prestes a ser beneficiados ou não pois ainda passará por uma aprovação, aprovação essa que não depende só de pessoas que realmente se interessa por esses assunto, esperamos ansiosos que seja discutido com muito carinho e dedicação pois as crianças , adolescentes e adultos, do nosso país tem sim o direito de ter uma boa educação como esta que esta sendo proposta.

    ResponderExcluir
  58. Raysa Estevão, 4291 5° ped A5 de maio de 2012 às 20:26

    Todas essas mestas são essenciais para uma educação de qualidade e são metas que todos nós brasileiros sonhamos, devemos acreditar que nos anos seguintes isso realmente aconteça.

    ResponderExcluir
  59. Raysa Estevão, 4291 5° ped A5 de maio de 2012 às 20:29

    Concordo com a Loeli, se essas mestas forem atingidas haverá uma educação de qualidade e a valorização dos profissionais da educação

    ResponderExcluir
  60. michelle botelho rocha 42407 de maio de 2012 às 14:33

    Michelle botelho Rocha RGM:4240 Pedagogia 5ºA
    Bom acredito que metas são essenciais para educação,porém essas metas deveriam existir a muito tempo, a partir do momentos que a educação tornou-se para todos. Se for aprovado acredito que a educação será bem melhor.

    ResponderExcluir
  61. michelle botelho rocha 42407 de maio de 2012 às 14:44

    Michelle Botelho Rocha RGM: 4240
    Concordo com a Raysa Estevão, 4291.
    Uma Educação de qualidade só será realizada quando essas metas que foram proposta tornará realidade, dessa forma o sonhos dos educadores será realizado.

    ResponderExcluir
  62. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  63. cristiana 5972.
    Avalio que as metas que estão sendo propostas vão melhorar a educação, e que vai haver um incentivo direto para que nos futuros professores e professoras para que possamos dar continuidade a nossa formação e sem duvida um bom começo espero que a mudança aconteça e que seja muito positiva para professores e alunos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jessica Alves 1 ped13 de maio de 2012 às 07:51

      Essas metas tem o objetivo de diminuir a desigualdade social e ao mesmo tempo elevar a a qualidade da educação e se esse plano for aprovado teremos uma chance de melhor a educação,mas infelizmente temos muito que melhorar,pois precisamos de professores mais professores qualificados,comprometidos e sobre tudo precisamos que o professor seja valorizado.

      Excluir
  64. Jessica Alves, 1º pedagogia

    Acredito que essas metas tem o objetivo de melhorar a educação e a desigualdade social, se esse projeto projeto for aprovado teremos uma chance de melhorar a educação em nosso pais,mas infelizmente temos que mudar muito ainda,precisamos de professores mais qualificados e sobre tudo a valorização do professor.

    ResponderExcluir
  65. É muito importante as metas que o MEC estabeleceu, porém se não houver uma medida que realmente passe da teoria para prática será insuficiente qualquer proposta, o interessante é que a sociedade acha que quanto mais escolarização mais progresso as pessoa terão, algo que nem sempre ocorre porque vemos a diferença entre um a escola particular e outra do Estado, há uma grande desigualdade de oportunidade entre ambos.
    Primeiramente pela própria desmotivação dos professores que tem que se deparar com uma sala de quase 40 alunos, onde prejudica o seu trabalho, porque não conseguem alcançar a peculiaridade de cada aluno coisa que no curso aprendemos a dar a maior atenção possível já que cada criança tem uma maneira única de aprendizado.
    Segundo pela desvalorização do profissional enquanto professor. Na minha concepção a educação e a escolarização devem ser inseridas sim na vida das pessoas, mas de forma que alcance todos por igual e não apenas aqueles que têm um poder aquisitivo melhor que outro. Aí sim combaterão a exclusão social em sua dimensão e não apenas com medidas provisória.

    Vanessa T. S. rgm 5702 1° sem

    ResponderExcluir
  66. CINTIA NOMURA RGM 415015 de maio de 2012 às 19:10

    CONCORDO COM A RAYSA A QUANTO TEMPO SONHAMOS COM TAIS METAS,TOMARA QUE ELAS SE REALIZEM E EU COMO FUTURA EDUCADORA POSSA VER TAIS MUDANÇAS....

    ResponderExcluir
  67. VALQUIRIA CARVALHO RGM 440918 de maio de 2012 às 07:08

    concordo com a minha amiga Francinalva, pois metas temos várias na área da educação o difícil na verdade é que elas sejam cumpridas, pois antes destas quantas deixaram de serem realizadas? é preciso que isso seja revisto.

    ResponderExcluir
  68. VALQUIRIA CARVALHO RGM 440918 de maio de 2012 às 07:16

    a educação em nosso pais necessita passar por uma revisão geral, há muita desigualdade e exclusão nos próprios grupos sociais e isso é terrível para a qualidade educacional, quando essas metas forem atingidas a educação terá avançado um pouco porque são necessárias mitas outras metas para melhorar a educação essa é só a ponta do iceberg o grosso mesmo está no fundo!

    ResponderExcluir
  69. Ana Paula – RGM 5915 1º Letras19 de maio de 2012 às 07:05

    O texto sobre as metas estabelecidas para a educação nacional, leva em consideração fatores quantitativos, mas principalmente os qualitativos. Não podemos admitir a possibilidade de crianças não terem acesso a escola pública e principalmente de qualidade, a alfabetização deve atingir e o mais rápido possível a todos em idade escolar, nosso país precisa cada vez mais de investimentos na educação, dessa forma poderemos nos desenvolver cada vez mais.

    ResponderExcluir
  70. Franciele Nery Peixoto LET 1 RGM 548619 de maio de 2012 às 16:36

    Esse plano do Governo na minha opinião é ótimo. Traz benefícios para alunos que estão nas escolas e os que vão entrar. É mais do que obrigação das autoridades melhorar a educação do país. Mas também não podemos esperar para que essas metas sejam cumpridas. É uma questão simples: Comprometimento. Quando se é um educador, você tem um compromisso não só com o aluno, mas sim com as futuras gerações. A iniciativa não deve ser apenas de um, mas de todos. Isso é comprometimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Retificando RGM: 5684.

      Excluir
    2. Mayara Lemes de Sousa RGM:5626 1°LETRAS28 de maio de 2012 às 18:24

      Concordo plenamente Franciele.
      É necessário comprometimento. O trabalho em equipe é o que gera resultados tanto agora quanto futuramente.

      Excluir
  71. a educação em nosso pais precisa sim de melhorar muito.e todas essa metas iram ser essencial para educação.

    ResponderExcluir
  72. O plano é bom mais a realidade esta longe disso...eapero que não demore a se tornar realidade,pois a educação em nosso pais esta precaria!!!

    ResponderExcluir
  73. Acho que é uma boa iniciativa esse plano do governo,tudo que for para a melhoria na educação é valido,espero que isso não fique apenas no papel,pois precisamos de uma educação de qualidade.

    ResponderExcluir
  74. Michele 2148 5º Pedagogia B26 de maio de 2012 às 13:46

    O Plano Nacional de Educação tem como meta uma educação de qualidade. Nós, como professores em formação, temos que ser otimistas e acreditar neste plano. Hoje, quando se pergunta em uma classe do ensino médio quem pretende lecionar no futuro, pouquíssimos alunos manifestam-se. Tal situação deve-se primordialmente à grande desvalorização profissional sofrida pelos atuais professores. Acredito, portanto, que a valorização do magistério é um ponto de extrema importância para a melhoria da educação em nosso país. O Plano Nacional, além de abranger a melhoria da qualidade de ensino, tem também a preocupação com a valorização dos professores.

    ResponderExcluir
  75. Michele 2148 5º Pedagogia B26 de maio de 2012 às 13:54

    Concordo com a Loeli, também espero que o Plano não fique somente no papel, que tenhamos melhorias. A educação é a grande esperança de melhorias para o nosso país.

    ResponderExcluir
  76. Alessandra Guedes RGM:6105 1º Pedagogia Matutino

    Concordo com você Michele temos que ser otimistas, eu escolhi trabalhar com a educação acreditando nessa melhora, espero que não fiquem somente nos papéis, vamos aguardar!

    ResponderExcluir
  77. Mayara Lemes de Sousa RGM:5626 1°LETRAS28 de maio de 2012 às 18:19

    O Plano Nacional de Educação (PNE) é excelente para melhoria da educação nos anos seguintes, principalmente pela valorização do professor. O ensino de qualidade tão pouco priorizado no nosso país em outros países já não é um problema. Os objetivos não são impossíveis de serem alcançados, porém é necessário que haja um enorme comprometimento não só do governo, mas também do professor. Acredito que devemos trabalhar em parceria caso contrário o resultado não será alcançado até 2020. Para alcançarmos o objetivo temos que começar as mudanças agora.

    ResponderExcluir
  78. BIANCA 4239
    O Plano Nacional de Educação(PNE)é um plano exelente para a melhoria da educação. Mas espero que não fique somente no papel,mas que seje colocado em prática desde já não esperando até 2020.

    ResponderExcluir
  79. um otimo plano elaborado sem duvidas , espero que seje aplicado,uma grande mudança na educação,qualidade não so na escola, mas para a sociedade, porem fica a pergunta, sera que estamos com suporte para recebermos mudanças? para alcançar as metas temos que querer, e fazer acontecer.( EDILENE 5183, 3°A "PED")

    ResponderExcluir
  80. Kátia Mendes de Oliveira RGM: 5985
    1º Pedagogia.
    Estou otimista quanto aos projetos de leis que estão sendo proposto, o mais importante é que existem pessoas como o Ministro da Educação Fernando Haddad, que está propondo metas, para a elaboração de uma Educação de Qualidade para todos, valorizando o Educador.
    Nós futuros Pedagogos precisamos fazer a diferença, poisas futuras gerações serão instruídas por mim e por você. Pense nisso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mairi Alves De Carvalho Santos20 de junho de 2012 às 17:03

      Mairi A.C.Santos1°pedagogia
      As metas que se desejam alcançar,são de suma importância,pois valorizam a educação no país o que já não é sem tempo do governo olhar para essa área,onde professores são verdadeiros heróis nas salas de aulas.A meta de número 15 é fundamental,onde união ,estados e municípios trabalham juntos,e não cada um pensando em seu partido político.a existência de plano de carreira para profissionais do magistério,em todos os sistemas de ensino, será fundamental para incentivar os ingressantes na área da educação.Enfim o plano é muito bom,desde que deixe o papel e faça se cumprir a lei.

      Excluir
  81. Concordo com você Edilene, é reflexão e muito mais ação.
    Queila 3ºA Pedagogia.

    ResponderExcluir
  82. Espero que esse projeto não seja esquecido como outros, e que com a ação do governo e a dedicação dos professores possamos sim fazer essa diferença esperada.
    Adriana Costa RGM.6117
    1º Pedagogia

    ResponderExcluir
  83. Ana lucia dos Santos 41943 de junho de 2012 às 14:01

    AS metas tem como objetivo melhorar a vida escolar de todos que participam dessa instituição, por tanto acredito que não seja um desejo só meu mas sim de todos os cidadadãos que estas metas sejam alcançadas.

    ResponderExcluir
  84. Ana Lucia dos Santos 41943 de junho de 2012 às 14:09

    Concordo com a Valquiria Carvalho quando ela afirma que há muita exclusão e desigualdade não só no ambiente escolar mas sim na sociedade em geral,e que o alcance desssas metas é só a ponta do iceberg para tantas reformas que ainda necessitam haver.

    ResponderExcluir
  85. O Projeto e realmente otimo, busca melhoria na eduçao e valorizaçao dos educadores, o que precisa agora e colocar em pratica. Temos que ser otimista afinal ja temos otimos projetos funcionando e fazendo a diferença, e que no começo teve e ainda tem dificuldades.

    ResponderExcluir
  86. A educação no Brasil é bem lenta, e cabem a nós modificarmos toda esta lentidão e dar força para todos os educadores, pois as metas propostas são abrangentes e se realmente forem cumpridas darão à educação condições de atender com qualidade nossas crianças e jovens. Apesar de nossa realidade ainda estar precária em algumas regiões, esse plano de metas já é um passo para a mudança, e assim alcançaremos um resultado satisfatório.
    Laís Passarelli Gonçalves - 1º Pedagogia - RGM: 5779

    ResponderExcluir
  87. Cada indivíduo que escolhe pela profissão de educador tem que ter a total compreensão que fará parte da história da vida de diversas crianças, e essa escolha tem que ser consciente das dificuldades que enfrentarão pois apesar de muito bem elaborado o projeto acima teremos que nos dedicar muito até que de fato seja não só legal como legítimo.LEANDRA S MORAIS RGM: 6107

    ResponderExcluir
  88. Thaíse Vergílio 5 de junho de 2012 16:38

    Todas as metas são de extrema importância, sendo que a meta 4 com uma certa urgência necessita de uma visão com carinho na minha opinião, pois as escolas públicas ainda faltam adaptações para crianças e jovens especiais,os super dotados ainda em escolas não percebidos por professores e direção escolar também sofrem por lhe faltar aprendizagem que lhe provoque desafio, é um conjunto que move grandes mudanças mas que a realidade maior a mudar com certeza é o educador pois só tendo essa visão de educar será capaz de revolucionar,por isso que independente da hierarquia de cada um colocado é necessário uma visão de educador, e ai sim impacta uma geração cheia de sonhos e metas que caminha para o alvo.

    Thaíse Vergílio RGM:5931 1°Pedagogia

    ResponderExcluir
  89. É importante que tenha metas para a melhoria da educação já que estamos precisando muito, oque não pode é esquecer das metas e esquecer que a educação precisa de grandes melhorias, visando sempre a qualidade de ensino das nossas crianças.


    Karen RGM:5946 1° Ped

    ResponderExcluir
  90. Concordo que todas as metas são importantes, visando sempre a melhoria na educação. Não podemos deixar que as metas sejam apenas escritas e não realizada, temos sempre que lutar por uma educação de qualidade para nossas crianças.

    ResponderExcluir
  91. Leila Cristina Raphael - RGM: 5827 - 1º Pedagogia Matutino

    Acredito que essas metas valorizam tanto os educandos como também os educadores. Os alunos receberão oportunidades para sua formação, inclusive os especiais, pois poderão mostrar que seu cotidiano não precisa ser limitado. Os educadores altamente qualificados e comprometidos com ma educação brasileira, se tornarão bons profissionais e motivados, movidos por uma vontade de fazer a diferença como educador.

    Leila Cristina Raphael - RGM: 5827 - 1º Pedagogia Matutino

    ResponderExcluir
  92. Leila Cristina Raphael - RGM: 5827 - 1º Pedagogia Matutino

    Acredito que essas metas valorizam tanto os educandos como também os educadores. Os alunos receberão oportunidades para sua formação, inclusive os especiais, pois poderão mostrar que seu cotidiano não precisa ser limitado. Os educadores altamente qualificados e comprometidos com a educação brasileira, se tornarão bons profissionais e motivados, movidos por uma vontade de fazer a diferença como educador.

    Leila Cristina Raphael - RGM: 5827 - 1º Pedagogia Matutino

    ResponderExcluir
  93. Janaina Moura Ribeiro da Silva RGM: 5716

    1º PEDAGOGIA MATUTINO

    DIA 06 DE JUNHO DE 2012 AS 19:58

    As metas buscam melhorar a educação até 2020, com a melhora na alfabetização .Porém é preciso raça, dedicação , muita luta para conseguir chegar a esses objetivos. Os professores precisam de um salário digno, precisam ser respeitado pelos pais e pelos alunos, e principalmente por quem governa, pois se nada mudar não tem como o professor mudar.Quero muito que essa lei seja cumprida para que as crianças tenham oportunidade de ir a escola, e que encaremos esse novo rumo, todos juntos.

    ResponderExcluir
  94. Jessica de Souza RGM 5688. Avalio que essas metas irão melhorar o ensino no Brasil e ajudará o desenvolvimento escolar.

    ResponderExcluir
  95. Com base no documento apresentado como futura diretriz para as políticas educacionais, podemos afirmar que cada uma destas metas são de grande valia para a mudança da educação brasileira. Porém um grade trabalho ainda deve ser feito em relação a estas metas. O Brasil ainda enfrenta grandes problemas na educação, seja a falta de motivação dos professores até a falta de motivação dos próprios alunos. Hoje se formam menos professores do que antes. Muito ainda se pensa no retorno financeiro e nos recursos para se trabalhar quando o assunto é a profissão professor, e com as condições atuais da educação é que geram ainda mais as desmotivações.
    Entretanto nós que estamos ingressando no ensino superior para nos formarmos professores temos que ter a esperança da mudança e não cruzarmos os braços diante das circunstancias. Temos o dever de fazer com que cada uma destas metas se cumpram e que o aumento de cada uma destas porcentagens se realize.

    Marcelo V. Cavalcante da Silva RGM 5844
    1º Pedagogia (Matutino)

    ResponderExcluir
  96. Cilene R.Silva rgm 5799-1º pedagogia -matutino

    Acredito que estamos entrando em uma profissão valiosa, já que todas profissões seja elas quais for é iniciada por um educador.
    Devemos acreditar na instituição em que estamos designados a seguir. Mesmo com tantos obstáculos e muitos projetos que não saem do papel, devemos acreditar que podemos fazer toda a diferença nesse país .Desejo e acredito que chegará o dia em que o educador será valorizado a dar uma perspectiva renovada na vida de cada ser humano. Assim acredito...

    ResponderExcluir
  97. Valéria de Jesus rgm:5668-1º pedagogia-matutino

    As ideias e as metas são boas,mas não é o que acontece em nossa realidade.Quem sabe no futuro isto se torne real.Até lá estarei exercendo minha profissão e tentando fazer a diferença na educação.

    ResponderExcluir
  98. Angela Maria A V Brasil RGM 5888 1° Pedagogia
    Acredito que a intenção do mec é igualar a média nacional com a média dos Estados Unidos, se pensarmos nas metas estabelecidas pelo Mec, em termos de crescimento e bons resultados podemos dizer que estamos caminhando, mas precisamos que o Mec garanta qualidade e não somente números, quantidade sem qualidade nos remete aos mesmos problemas em educação.

    ResponderExcluir
  99. Ariane Reis de Oliveira RGM: 5860 1° Pedagogia Matutino

    Se essas metas forem cumpridas, acredito que a educação escolar irá melhorar bastante, e servirá de incentivo para os professores que já exercem a função e para os que estão interessados a serem professores também.

    ResponderExcluir
  100. O projeto é de grande valia, pois para iniciar qualquer mudança é necessário um projeto. Mas acredito que um projeto só terá validade quando existir comprometimento não só com a educação, mas com o ser humano em um todo. Nossas crianças nescessitam de atendimento médico alimentação e dignidade. Precisam de motivação e estrutura para porder iniciar mudanças. Para que mudanças externas iniciem-se, necessitamos de mudanças internas; precisamos primeiro crer, para depois conseguirmos ver.

    ResponderExcluir
  101. É sempre o mesmo assunto, prazos longos para se atingir um benefício tão importante como à educação. Na verdade os peixes grandes não estão preocupados com isso, tudo já começa pela própria sociedade, vejamos quem está na educação? Metas, estratégias tudo no papel.
    Posso falar porque acompanho o procedimento sobre o tema; Incluir a todos, tudo bem hoje tem vários alunos com diversos tipos de deficiência nas escolas, mas também vejo a maneira que são tratados.
    Todos sabem que professores formados para dar aulas para esses alunos ganham bem, tenho prova disso. Entra no site na AMA DE CAMBUCI, agenda, uma consulta com a secretária e se informam sobre a qualificação dos professores, o que acontece é que muitos profissionais sabem disso e quando colocam crianças especiais em sua sala, dizem que não ganham pra isso. Já vi isso, tenho uma irmã Autista em casa. O certo seria fazer escolas para essas crianças com todos os cuidados necessários, professores bem qualificado e não revoltados. Estou chateada completamente com o comportamento de alguns professores. Mas tudo bem, estudo pedagogia e vou fazer a diferença.
    CRISTIANE, RGM:5009. PED.3ºA

    ResponderExcluir
  102. Eu acredito que o nosso país deve passar por uma revisão, principalmente na área da educação, porque esta havendo muita desigualdade social no brasil, e isso está sendo muito precário para a qualidade da educação. E com certeza deve ser aplicadas essas novas metas com objetivo de melhorar a educação de nossas crianças, e precisamos de profissionais que amem não só o nome "professor", mais sim o que fazem, e quem for seu alunos.

    ResponderExcluir
  103. camila wieck lima:1°pedagogia matutino rgm:5831

    ResponderExcluir
  104. Vanessa Campos Ped 3°A11 de junho de 2012 às 11:13

    Gostaria que boa parte dessas metas fossem atingidas,para que assim melhorasse a educação no país.
    Acredito que os professores tenham em mente fazer a diferença e valorizar a profissão e ajudar a colocar em prática o é proposto nas metas, para que assim possamos ter uma educação qualitativa.

    ResponderExcluir
  105. Tamiris Mª L. Ardachnikoff11 de junho de 2012 às 13:59

    Acredito que se essas metas forem cumpridas o Brasil irá melhorar e muito. Porém, a meta 4 me chamou muita atenção porque ela fala de igualdade com pessoas deficientes. O Governo tem que incentivar as professoras a fazer cursos para lidar com essas crianças, porque o que adianta colocar essa criança numa sala de aula com uma professora com preconceitos e nojo pelos alunos. Já ouvi muitos relatos de pessoas dizendo que há muitas professoras que tem nojo.
    Acho certo colocar essa criança numa sala com uma professora consciente e que tenha muita estrutura para lidar com ela, porque essa criança pode ficar com um trauma para o resto da vida.

    Tamiris Maria Lorcas Ardachnikoff - rgm: 5727 - 1° Pedagogia Matutino

    ResponderExcluir
  106. Shirlei T.C.Oliveira11 de junho de 2012 às 19:09

    Concordo com o Marcelo e a Tamiris,as metas estão bem elaboradas e iram contribuir para melhora na educação,porém é necessário que cada educador se livre de seus preconceitos e auto-piedade,pois já chega de achar culpados, cada um fazendo sua parte teremos um mundo melhor!
    Shirlei T.C.Oliveira Rgm 5655 1º pedagogia matutino

    ResponderExcluir
  107. kelly 3ºB Pedagogia noturno

    São muitas metas a serem cumpridas, até 2020 esperamos que o governo da Dilma, consiga cumprir o que está no papel e que os nossos alunos tenham um ensino de qualidade. é o que esperamos para o seculo XXI

    ResponderExcluir
  108. Espero que essas metas seja cumpridas,que não fique apenas no papel.Pois precisamos de iniciativas, para que aja melhorias na educação brasileira.Porque é através de uma educação com qualidade que podemos mudar o futuro do nosso país .
    Edima Pedagogia

    ResponderExcluir
  109. As metas propostas realmente são muito importantes,principalmente no que diz respeito à erradicação do analfabetismo. E possível perceber que nestas metas existe uma grande preocupação com a qualificação dos profissionais da educação.E se realmente aprovadas, espero que sejam cumpridas para de alguma forma melhorar ainda mais a educação do nosso país.

    Daniela S. Oliveira6017 Pedagogia 1ºA Noturno

    ResponderExcluir
  110. Se essas metas forem cumpridas acredito que a Educação do nosso Brasil venha a ser melhor e de qualidade. Infelizmente existem metas para mudar a educação que ainda não foram cumpridas. Espero que essas promessas venham se concretizar para que futuramente tenhamos um ensino de qualidade.

    ResponderExcluir
  111. Gabriele Guiotti 5º Pedagogia A13 de junho de 2012 às 12:13

    Concordo com a Edima Loiola, se essas metas ficarem só no papel não vai haver melhoria em nossa educação. Por meio de uma educação com qualidade conseguiremos mudar a educação de nosso país.

    Gabriele Guiotti 4233 5ºA Pedagogia

    ResponderExcluir
  112. Penso que essas metas são importantíssimas tanto para o desenvolvimento educacional como também cultural de todos. Nós, futuros educadores precisamos ter em mente que somos/devemos ser os primeiros a fazer a diferença, precisamos lutar por uma educação de qualidade, fazer valer nossos esforços, e mais ainda, fazer com que essas metas saiam do papel e torne-se algo concreto !

    Adriana Fernanda da Silva Martins Santos RGM 6119 1º Pedagogia Matutino - 2012

    ResponderExcluir
  113. Que essas metas sejam alcançadas com a adequação dos professores tanto nas áreas quanto no cotidiano que sempre é um pouco diferente do esperado, gosto por aprender deve ser desperatdo nos alunos para que ahja esta mudança para que o ensino de qualidade seja ainda mais forte.

    JasonJr. RGM: 5676
    Pedagogia - 1º A - 1°Semestre - Noturno

    ResponderExcluir
  114. Acredito que está proposta educacional seja cumprida, pois já passou da hora de valorizar os profissionais da educação, incentivar mais com qualificações e qualidade no ensino para que todos possam desempenhar sua profissão com mais afinco e amor.
    Modelar é indicar o caminho de inocentes, tem de ser com muito prazer e amor, dedicação para no final sentir que fez a diferença na vida de um pequeno e o transformará num grande profissional.

    Eliana P. M. Theodoro RGM:5491
    3ºLetras

    ResponderExcluir
  115. A educação no nosso país ainda é precaria,como futuros educadores nossas esperanças é que venha melhorar, porém a cada dia surgem leis para que a educação tenha essa melhora e com esse projeto venha atender os 100% na educação de crianças,jovens e adultos com qualidades de ensino.

    ResponderExcluir
  116. Deise Santana - RGM: 573814 de junho de 2012 às 12:59

    Deise Santana 1º Pedagogia RGM 5738


    É de suma importância fazer planos com metas a serem desenvolvidas ainda mais se tratando da educação não se pode dizer que a educação não evoluiu, pois de alguns anos até hoje ocorreu um avanço enorme na educação tanto em pessoas qualificadas como também com a tecnologia que auxilia no processo educativo além do que a taxa de analfabetos também vêm diminuindo isso graças a pessoas que elaboram metas e projetos a serem desenvolvidas, mas não se pode esquecer também que essas metas tem que sair do papel e ser colocada em pratica para que o avanço seja maior ainda até 2020 e não somente em 2020 tem que ser um processo praticado passo-a-passo.

    ResponderExcluir
  117. Jenifer Roberta Batista RGM: 5675

    É possivel ver que a educação evoluiu, porem, a evolução na educação esta a cada vez mais lenta.
    Com profissionais mais interessados nos salários do que na educação e bem estar das crianças se torna dificil seguir metas. Nós futuros educadores precisamos nos formar tendo como primeira meta fazer a diferença, colocando o aluno em primeiro lugar e não o nosso bem estar.

    ResponderExcluir
  118. NILZETE FEREIRRA DOS SANTOS PEGORETTI RGM:5651 1-PEDAGOGIA

    As metas são de grande importância para a educação, podemos resaltar que a necessitade de ser realizada mudanças em nossos plano de educação,pois hoje se encontra insatisfatória, mas acredito que essas metas vão ser de grande crescimento para a educação e que nós futuros professores possamos estar preparados e acreditar em um futuro com muito mais educação, amor e satisfação.

    ResponderExcluir
  119. Maria Rodrigues rgm 5618
    Todas as metas são muito importantes pois sera de grande importancia a toda a população, pois pessoas com deficiência tambem poderam mostrar suas habilidades e terem um atendimento com igualdade.

    ResponderExcluir
  120. Referente às metas propostas para melhora da educação até 2020, é um passo fundamental para o desenvolvimento do ensino no pais,porém além de metas é extremamente necessário que haja o comprometimento e o desejo de todos que fazem parte deste processo, onde tem como objetivo o desenvolver e ampliar oportunidades para o nosso futuro ou seja as crianças e jovens,na verdade a educação pede socorro há muito tempo,porém é necessário que se de o primeiro passo,foi dado agora é aguardar se empenhar junto a nossa função nesse processo,pois como podemos analisar nas metas também haverá a valorização do educador com projetos de formação continuada como pós em busca do aprofundamento em cada área.
    Assim como futuros educadores devemos nos empenhar e lutar pelos direitos de nossas crianças e jovens em busca de um novo modelo de educação sendo este verdadeiro, e que corresponda e transmita o significado do ensinar e aprender, passar e receber para seguirmos a grande caminhada em busca de novos conhecimentos.
    Bruna Caline-5815 1 pedagogia matutino

    ResponderExcluir
  121. No papel é tudo lindo, na pratica é diferente e nos sabemos disto.
    Toda vez que se faz uma mudança a coisa piora, olha a aprovação automática. Valorizar o professor, dar condições de trabalho e capacitação contínua é excelente, mas tem que exigir do profissional desempenho, postura ética, já que não é possivel exigir dele o amor a profissão(Quem sabe voltar a disciplina de educação moral, para mudar aos poucos as atitudes desumanas de modo geral).
    Aumentar o tempo na escola só é válido se for com qualidade, colocar tempo integral só se for para se ter o que crianças de classe média alta tem como: natação e outros esportes, inglês e espanhol, informática, artes e música.
    As metas são ótimas se de fato forem colocadas na prática, a mentalidade das pessoas precisa evoluir para que possamos nos apoiar na lei fazer valer nossos direitos bem como nossos deveres.
    Elisabete c.Santos RGM 5683, 1ºPedagogia matutino

    ResponderExcluir
  122. Débora Evelyn Aparecida de Oliveira RGM:5808 Pedagogia Noturno

    Ser professor é algo que nos traz alegrias, e muitas responsabilidades não é só ter afeto, carinho com crianças e sim o prazer de educar

    Em respeito as metas sobre a educação até 2020 acredito que até muitas coisas se renovara para melhor, professores capacitados verbas destinadas a educação, interprete de libras na escolas pois ao conhecer esse mundo "Libras" estou vendo que em nossa cidade falta professoras capacitados para atuar em sala de aula, a inclusão de alunos especiais esta cada vez mais frequente em nossas escolas por isso precisamos com urgência de escolas capacitadas para atender essas crianças sem falar dos auxiliares os famoso " cuidadores " que até agora não não vi nas escolas

    Bom é isso nos encontramos por aqui no próximo semestre, um beijo para todas as educadoras e futuras da unisuz

    ResponderExcluir
  123. MARIA DO SOCORRO FREIRE DE OLIVEIRA RGM 5785
    A meta para educação para 2020 será de grande ajuda para nossas crianças pois a educação esta deficiente no nosso pais. Com a mudança será muito importante para nossas crianças, haverá uma grande mudança pessoal e intelectual, ajudando nós educadores

    ResponderExcluir
  124. As metas do PNE são fundamentais para a melhora da educação e para que possamos ter cidadãos mais conscientes e reflexivos. Entretanto, as metas 15 e 16 sobre formação de professor me parecem fundamentais para que as outras possam ocorrer. Devemos nos questionar quanto à nossa responsabilidade, capacidades e competências, como futuros professores, para proporcionar uma população mais crítica, cidadãos mais conscientes de seus direitos, pois somente dessa forma teremos um país Educado!

    ResponderExcluir
  125. Concordo com a Leila Cristina Raphael - RGM: 5827 - 1º Pedagogia Matutino. Se as metas forem alcançadas, educador e educando serão valorizados como devem. É fundamental que as leis sejam cumpridas.

    ResponderExcluir
  126. O Plano Nacional de Educação(PNE)é de grande importância para nós futuros Professores que temos a meta de educar,alfabetizar e mudar a vida da sociedade, realizar esse trabalho com amor e muita dedicação.Precisamos superar a média nacional, sei que é trabalhoso porém não impossível lembrarmos também o quanto é importante estarmos qualificados e não pensar que tudo é perca de tempo cruzar os braços e só reclamar do que já existe.
    Susy Oliveira Lana 1° Pedagogia A RGM :5674

    ResponderExcluir
  127. Dentre todas as metas a que mais me chamou a atenção foi a da erradicação do analfabetismo absoluto e a minimização do analfabetismo funcional, essa meta é dificil de ser alcançada em âmbito nacional, por exemplo no norte a taxa de analfabetismo é alarmante, caso eles consigam transpor essas dificuldades e concretizar essas metas isso refletirá num grande avanço em todos os sentidos, é importante que as escolas formem cidadãos autônomos e atuantes em diversos assuntos importantes do nosso país como politica, sustentabilidade, entre outros.
    Atualmente as escolas vem negligenciando nesse sentido, por causa disso sofre inumeros questionamentos sobre a sua qualidade, esse PNE já demonstra uma preocupação com a qualidade dessa educação, e também a oferta das escolas se preocupando com as crianças da mais tenra idade.

    Carla Andressa Martins RGM: 5794 Pedagogia Matutina 1ºSemestre.

    ResponderExcluir
  128. Dentre todas as metas a que mais me chamou a atenção foi a da erradicação do analfabetismo absoluto e a minimização do analfabetismo funcional, essa meta é difícil de ser alcançada em âmbito nacional, por exemplo, no norte a taxa de analfabetismo é alarmante, caso eles consigam transpor essas dificuldades e concretizar essas metas isso refletirá num grande avanço em todos os sentidos, é importante que as escolas formem cidadãos autônomos e atuantes em diversos assuntos importantes do nosso país como política, sustentabilidade, entre outros.
    Atualmente as escolas vêm negligenciando nesse sentido, por causa disso sofre inúmeros questionamentos sobre a sua qualidade, esse PNE já demonstra uma preocupação com a qualidade dessa educação, e também a oferta das escolas se preocupando com as crianças da mais tenra idade.

    Carla Andressa Martins RGM: 5794 Pedagogia Matutina 1ºSemestre.

    ResponderExcluir
  129. Todas as metas aqui apresentadas são importante ,aprovadas facilitarão os trabalhos já existentes e complementaram os que estão por vir. Cabe ao corpo docente fazer cumprir todas elas para dignificar a nossa educação, formação e profissão.
    Selma F. A. Maida RGM: 5665 1º Pedagogia matutino

    ResponderExcluir
  130. Metas para melhoria de algo sempre é bom, e para educação não é diferente. Porém acredito que precisamos de mais atitudes, para colocarmos em práticas as metas que podem fazer da educação alavancar, e pra isso é necessário que todos participem. E acredito que para uma educação melhor é necessários melhores pulíticos no nosso governos, e melhores eleitores para que isso aconteça. Nós futuros professores, podemos fazer com essa diferença, e metas sejam alcançadas.

    Tamires de Oliveira Cunha - RGM: 5695 1º Pedagogia – Noturno

    ResponderExcluir
  131. RAQUEL DA SILVA GUERRA RGM:5185
    3PED"A". PERIODO: NOTURNO

    CONCLUSÃO: METAS FORAM FEITAS PARA SE IR ALÉM , PORQUE É NECESSÁRIO IRMOS UM POUCO MAIS A FRENTE, NÃO PODEMOS PARAR ESTAGNAR , A EDUCAÇÃO FUNCIONA DESTA MESMA FORMA A CADA DIA O PROFESSOR E TODOS QUE O COMPÕEM A GESTÃO ESCOLAR TEEM O DEVER DE CUIDAR PRA QUE A CADA AULA O ALUNO APRENDA , UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E QUALITATIVA , POIS SÓ ASSIM VOCÊ SERÁ UM EXCELENTE PROFESSOR, O BOM PROFESSOR NÃO É AQUELE QUE TEM TODAS AS RESPOSTAS NA HORA E NA CABEÇA PRA TE RESPONDER , MAS AQUELE QUE TE QUESTIONA E TE FAZ IR ALÉM!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  132. RAQUEL DA SILVA GUERRA RGM:5185
    3PED"A". PERIODO: NOTURNO

    CONCLUSÃO: METAS FORAM FEITAS PARA SE IR ALÉM , PORQUE É NECESSÁRIO IRMOS UM POUCO MAIS A FRENTE, NÃO PODEMOS PARAR ,ESTAGNAR , A EDUCAÇÃO FUNCIONA DESTA MESMA FORMA A CADA DIA O PROFESSOR E TODOS QUE COMPÕEM A GESTÃO ESCOLAR, TEEM O DEVER DE CUIDAR PRA QUE A CADA AULA, O ALUNO APRENDA , UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E QUALITATIVA , POIS SÓ ASSIM VOCÊ SERÁ UM EXCELENTE PROFESSOR, O BOM PROFESSOR NÃO É AQUELE QUE TEM TODAS AS RESPOSTAS NA HORA E NA CABEÇA PRA TE RESPONDER , MAS AQUELE QUE TE QUESTIONA E TE FAZ IR ALÉM!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  133. Simone Bernardes RGM:486918 de junho de 2012 às 17:31

    O plano Nacional de Educação 2011 – 2020, que o MEC divulgou , passará por análise e votação no congresso nacional, como foco a valorização do magistério e a qualidade da educação, o anexo com 20 metas mostra as mudanças a serem alcançadas, todos muito importantes para que haja melhora no ensino, as metas 15 e 16 a meu ver são de extrema importância , pois é preciso garantir as crianças que irão entrar na escola que os professores possuam formação especifica de nível superior e que possam ter sua formação continuada, pois é preciso que os professores se atualizem para que o ensino seja mais próximo da realidade dos alunos.

    ResponderExcluir
  134. Silvania C. Santos- RGM: 5053
    3ºLetras

    Todas as metas são importantes, mas ainda faltam adaptações para crianças e jovens especiais.
    Dentre todas as metas a que mais me chamou a atenção foi a da erradicação do analfabetismo absoluto e a minimização do analfabetismo funcional,esse PNE demonstra uma preocupação com a qualidade dessa educação, e também a oferta das escolas se preocupando com as crianças da mais tenra idade.

    ResponderExcluir
  135. Bom, pelo que pude notar o documento visa a melhoria na educação de forma geral, essas metas são abrangentes e se realmente forem colocadas em prática, conseguiremos dar uma educação de qualidade para crianças e jovens, mas,como nossa colega disse,essas metas dependem de nós,futuros educadores,que devemos trabalhar por prazer e com amor,devemos nos aperfeiçoar em específicas áreas,nos atualizarmos e entendermos o papel do educador na sociedade,sobrepondo, a busca continua de maneiras mais eficazes para o ensino.“É isso aí,gente ! Vamos fazer a diferença. “

    Juliana Pires Assis RGM:5652
    1º Pedagogia - Matutino

    ResponderExcluir
  136. As metas são mesmo satisfatórias,anseio que sejam aprovadas em breve, mas entendo que a educação em nosso país está em coma induzido, existe vários culpados além dos nossos governantes que investem pouquíssimo, temos também um agravante que faz toda diferença: São os EDUCADORES sem nenhuma motivação própria e sem amor, presenciamos muitos educadores, principalmente em salas de Educação Infantil que estão simplesmente exercendo a função de um professor e não de um Educador como deveria ser. Estão na escola por estarem, mas não estão cumprindo o seu papel com eficiência.Falamos tanto em formar verdadeiros cidadãos, anseiamos por um mundo melhor. como colheremos frutos saudáveis se as sementes não forem bem cultivadas? Precisamos ser educadores vocacionados para desenvolver o nosso papel que não se resume apenas em educar, mas acima de tudo AMAR. Assim fazendo superaremos todas as dificuldades.

    Maria Vieira Lins de Sousa - RGM: 5633
    1º PED. Matutino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria, concordo com você, as metas que norteiam a educação foram propostas, mas com certeza terão outras barreiras que não as de políticas educacionais, e sim professores sem preparo, motivação e até vocação, para conduzir os alunos, fazendo neles despertar o anseio pelo conhecimento. Cabe a nós futuras educadoras, contribuir para a concretização dessas metas e outras que surgirem para a melhoria da educação de nosso país.

      Edilene Silva de Souza - RGM5800
      1º Letras

      Excluir
  137. As metas são fundamentais e importantes para o desenvolvimento do pais. Mais infelizmente diariamente vemos um monte de projetos e leis, sendo enfileirados em uma fila injusta de importâncias pessoais de políticos corruptos. Os educadores tem que ser mais valorizados não digo somente pelo dinheiro, mas sim com cursos de especialização e melhores condições de trabalho.
    Aline Soares de O. Santos RGM 6063 1 Matutino

    ResponderExcluir
  138. Infelizmente a educação em nosso país esta precária, essas ideias são muito boas, mas é necessário coloca-las em prática, pois não teram valor algum se ficarem apenas no papel como varias leis já impostas.
    Precisamos de profissionais habilitados e com estrutura para lidar com todos os tipos de crianças e adolescentes e também é importante que eles tenham amor pela sua profissão, só assim será possível a evolução da educação em nosso país.

    Márcia Schiavinati Rufino Rgm:5706
    1° Pedagogia – matutino

    ResponderExcluir
  139. Michelle Botelho Rocha 5º Ped. A RGM 424020 de junho de 2012 às 11:15

    Concordo com a Susy Oliveira, o Plano Nacional de Educação(PNE)é de grande importância para nós futuros Professores que o objetivo é educar, devemos trabalhar com amor e muita dedicação no que iremos fazer.Precisamos lutar para ter uma educação melhor superar os desafios que iram de ter pela frente, acredita-se que não é fácil tudo isso, porém não impossível.

    ResponderExcluir
  140. O Plano Nacional de Educação de 2011-2020 reúne vinte metas que têm o propósito de promover a educação no Brasil. Tais metas oferecem mais acessibilidade, inclusão e qualidade de ensino. Uma nova política que certamente fará diferença se for seguida de maneira correta, pois não basta ficar apenas no papel, é necessário executá-las, com interesse e dedicação de todos os profissionais envolvidos.

    Dulcinéia Fátima RGM:5952
    1º Pedagogia - noturno

    ResponderExcluir
  141. Realmente a educação no Brasil é bem lenta e cabem a todos os educadores munda essa situação o projetos é realmente bom ele buscam a melhoria na educação com uma elevação na alfabetização no progresso de desenvolvimento do professores com essas metas alcançada serão realmente satisfatório,espero que não fica apenas no papel mas que seja executada.

    DIANE BERTULA RGM 5979- noturno

    ResponderExcluir
  142. francinalva 5pedA rgm427021 de junho de 2012 às 09:24

    e muito bom ver o quanto todos tem a consciencia que todos estejam atentos as promessas que foram feitas e busquem o cumprimento da mesma, e o papel do professor nesta etapa é muito importante. Fico feliz que todos estejam nesta luta.

    ResponderExcluir
  143. A educação no Brasil ira melhorar a partir do momento em que todos se unirem e colocarem em prática as metas acima.
    O governo precisa investir na escola, dar mais oportunidades de desenvolvimento dos alunos, ensiná-los a sonhar com um futuro possível em todas as classes sociais, pagar um salário digno aos professores, dar valor ás escolas no mais alto nível possível, para que não tenhamos jovens desinformados.

    Bruna de Jesus Cordeiro Rgm:5698
    1° Pedagogia - matutino

    ResponderExcluir
  144. A educação é o caminho para o desenvolvimento social, devendo ser entendida como um direito básico de todo cidadão, e os recursos destinados ao ensino como um investimento do governo e não um "gasto",para que se alcance o objetivo da Meta 9: (...)erradicar até 2020, o analfabetismo e reduzir em 50% a taxa de analfabetismo funcional.

    Edilene Silva de Souza - RGM5800
    1º Letras

    ResponderExcluir
  145. Todo o projeto precisa de metas para que não seja somente utopia, acredito que a valorização dos professores (graduação, formação continuada, melhores remunerações e condições de trabalho) deve ser prioridade, pois das 20 metas deste projeto do PNE, 12 precisam diretamente da mediação de um educador.
    Com empenho essas metas serão alcançadas e toda a sociedade será beneficiada com esse novo passo na Educação.

    Rosimeire Valéria S.Pereira - RGM 5980
    1ºPedagogia A - Noturno

    ResponderExcluir
  146. Para que o analfabetismo seja erradicado e haja escola de qualidade para todos é preciso de metas para uma evolução na educação, conquistar esse objetivo é questão de tempo, mas para que isso ocorra é preciso que nós como futuros educadores lutemos para que o projeto da PNE não fique apenas no papel.

    Jéssica Santos RGM 6106
    1º Pedagogia A - Noturno

    ResponderExcluir
  147. Concordo com a Edilene A educação é o caminho para o desenvolvimento social, é direito do cidadão.
    Essas metas apresentadas no blog que estão no Plano nacional de Educação promovem a educação no Brasil e aumenta a qualidade de ensino.

    Maria Sakon RGM:5339 - 3ºPed B

    ResponderExcluir
  148. Somente através da Educação que um País é capaz de se torna primeiro mundo.

    Este Plano Nacional de Educação é um ponta pé inicial
    para conquista deste objetivo.

    Regina Ramos
    4106

    ResponderExcluir
  149. A EDUCAÇÃO É FUNDAMENTAL PARA TODOS, ESTE PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO É A PEÇA CHAVE PARA CONQUISTAR UMA MELHORA NA NOSSA EDUCAÇÃO.CAMILA ROMANOSWKI 3B 5398

    ResponderExcluir
  150. Madalena Adriana Ferreira dos Santos RGM 5337 3°B Pedagogia3 de julho de 2012 às 08:28

    É necessário que se faça valer todas as metas, mas uma muito importante é a meta 1 na qual diz que ira ampliar as vagas para a população, para crianças de 3 anos conseguir vagas na educação infantil.
    E a meta 13 é de muita relevância pois diz que na educação superior terá 75% dos professores mestres e doutoderes para melhoria da educação superior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Madalena Adriana Ferreira dos Santos RGM53373 de julho de 2012 às 08:44

      para a melhora da educação superior é necessário professores com mestrado e doutorado.

      Excluir
  151. Débora 4406

    As metas propostas são maravilhosas, se realmente forem cumpridas, e não é papel apenas dos governantes garantir o alcance das mesmas, tal como garantir que as crianças sejam alfabetizadas até os 8 anos de idade, vejo em meus estágios muitos professores pouco ligando para o alunos, deixando a responsabilidade para os professores do ano seguinte, é lamentável que isso aconteça, quanto a formação continuada também , acredito que muitos professores deveriam dar valor ao que lhes é oferecido, e não apenas estar de corpo presente nesses cursos de formação tal como ouço os comentários, a melhora na qualidade da educação não é papel apenas do governo, vejo muitas escolas com ótima infra-estrutura, professores concursados, bem remunerados fazendo pouco caso e apenas esperando a hora de sua aposentadoria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciana Negrão RGM 528525 de julho de 2012 às 19:04

      Concordo com a Débora as metas propostas no PNE são ótimas, mais acredito que o alicerce de tudo é o "profissional" engajado na Educação... Acredito no amor pela profissão, na responsabilidade de educar, no compromisso pela educação. Quando nossos Professores (não generalizando) se tornarem todos responsáveis, compromissados com o seu trabalho acredito que essas e muitas outras metas irão ser alcançadas e avançadas, porque sabemos que existem muitos profissionais acomodados na educação pelos "benefícios da profissão" e não se importam com a qualidade de sua aula, e nem com o desenvolvimento dos seus alunos. Acredito que ser professor é um ser em constante aprendizagem, em constante busca pelo saber para contribuir no máximo com o processo de ensino-aprendizagem de seus alunos.

      Excluir
  152. Débora-4406
    concordo com a Rosimeire, os profissionais também devem ser valorizados, pois são peças chave na execução desse Plano Nacional e no cumprimento dessas metas.

    ResponderExcluir
  153. Juliana 4224 5ºPed A16 de julho de 2012 às 12:10

    Acredito que são metas de suma importância para a educação do nosso país, uma educação que abrange em todas as áreas desde a educação infantil até a formação continuada para os professores.Metas que só irão trazer uma educação de qualidade.
    O que resta é estas metas saírem do papel.

    ResponderExcluir
  154. Juliana 4224 5ºPed A16 de julho de 2012 às 12:25

    Concordo com Aline Soares,por isso essas metas nos causam certa desconfiança, por ser um país que tem uma meta de alfabetizar todas as crianças em 8 anos, sendo que vimos muitos adolescente que nem se quer está alfabetizados.E o salário de deputados estão cada vez mais alto.São indagações que nos levam a não acreditar em metas, pois a realidade é outra.
    Mas temos que fazer a nossa parte como futuros professores e não ficarmos presos em promessas.

    ResponderExcluir
  155. Alexsandra 4956 3º PED A18 de julho de 2012 às 17:07

    Nossa, como seria se estas metas fossem realizadas,imagino nosso País com todas as crianças e jovens alfabetizados, professores com uma ótima qualificação, tudo iria ser diferente da triste realidade que vivenciamos hoje, porém, sabemos para estas propostas sejam cumpridas, muitas leis devem ser alteradas, os professores devem ser melhor remunerados e valorizados, por outro lado, pais e alunos deveria cobrar mais dos governantes, porque educação de qualidade é um direito todos.

    ResponderExcluir
  156. Lucimara Soares Guimarães RGM 502319 de julho de 2012 às 14:01

    Concordo com a Alexsandra, seria muito diferente da nossa atual realidade,acredito que seria que a qualidade de vida seria melhor para todos, sem tantas diferenças existentes.

    ResponderExcluir
  157. O documento mostra objetivos que deverão ser alcançados até 2020,e o fará com que esses objetivos sejam alcançados é o esforço de cada pessoa envolvida com a educação no nosso pais sem deixar - se acomodar.

    ResponderExcluir
  158. Concordo com a Renata ssp, pois o que precisa ser feito para que essas metas um dia se tornem realidade é nos futuras educadoras empenhar - mos para que tudo aconteça para melhorar a cada dia a educação do nosso pais.

    ResponderExcluir
  159. O plano Nacional estipula metas para serem alcançadas em um determinado tempo, estas metas podem ser ou não concretizadas. Caros colegas não vejo isso com bons olhos, explico o porque, nós brasileiros vivemos em um país democrático onde por muitas vezes é confundido com liberdade excessiva, sendo assim, estabelecer metas na minha simples opnião é estar descompromissado, ou seja, se der deu se não der não deu. O PNE deveria ter carater de compromisso sério onde rezaria objetivos sérios, e assim, focar incansavelmente até atingi-los. Assim poderiamos acelerar o desenvolvimento da Educação em nosso país.

    ResponderExcluir
  160. Adriana Pereira Rodrigues da Silva RGM:5202 3º Ped. A29 de julho de 2012 às 12:22

    Essas metas se alcançadas serão realmente satisfatórias, mas é preciso preparação e luta para enfrentar as dificuldades e alcançar os objetivos, não existe meta cumprida se não houver comprometimento, imagino nosso País com todas as crianças e jovens alfabetizados, professores com uma ótima qualificação, tudo iria ser diferente da triste realidade que vivenciamos hoje, porém, sabemos que para estas propostas sejam cumpridas, muitas leis devem ser alteradas, os professores devem ser melhor remunerados e valorizados, por outro lado, pais e alunos deveria cobrar mais dos governantes, porque educação de qualidade é um direito todos.

    ResponderExcluir
  161. Danielle Verzinhace RGM: 461630 de julho de 2012 às 18:20

    Concordo plenamente com o Sidnei, pois traçar metas é importante porém, em nosso país infelizmente poucas delas são cumpridas, desta maneira a partir do momento em que estas metas forem impostas quem sabe nossa educação será diferente,se tornariam deveres e compromissos e não simples dizeres.

    ResponderExcluir
  162. Vanessa Casarini RGM:50471 de agosto de 2012 às 09:23

    São muitas as metas a serem alcançadas,e depende muito de todos trabalharem juntos para que se alcançe o sucesso pois, as lutas são muitas e as dificuldades também e temos que ter fé e esperança que estas metas sejam todas realmente cumpridas porque na prática a realidade é outra, mas a transformaçao na educação é benefício pra todos.
    Vanessa 3º pedagogia A

    ResponderExcluir
  163. Maria Regina :rgm 5019 3 ped A2 de agosto de 2012 às 10:27

    Maria Regina RGM:5019
    São boas as metas , mas depende do cumprimento delas e não ficar somente no papel dos governantes.
    Quando eles colocarem a educação em primeiro lugar ai sim teremos um ensino de qualidades, e professore com sálario satisfatório teremos um pais melhor.

    ResponderExcluir
  164. Maria Regina 3 Ped A RGM:50192 de agosto de 2012 às 10:41

    Quando o PNE, for valorizado e os professores também, com melhores salários e condições de trabalho melhores teremos um ensino de qualidade.

    ResponderExcluir
  165. Dayane Limongi PEDAGOGIA 3°B2 de agosto de 2012 às 11:38

    Bom as metas são excelentes,espero que pelo menos isso ocorra pois o ensino está com situações muito precárias,o Brasil deveria oferecer 100% de vagas para o Ensino Superior para todos que almejam ter uma formação, elaborando apenas critérios de avaliação para aptidão do aluno na formação escolhida. Mas enquanto os salários dos envolvidos no Processo Educacional continuar essa miséria! nunca teremos uma educação de qualidade,continuaremos tendo uma educação de quantidade.

    ResponderExcluir
  166. Penso como a Dayane as metas são excelentes , mas basta saber se irá sair do papel, porém a nossa educaçao é apenas de quantidade, para uma educaçao de qualidade precisará de resultados notório e eficaz.

    ResponderExcluir
  167. Lilian Fernandes de Nobrega RGM 5074 PED 4°A6 de agosto de 2012 às 09:57

    Para nós futuras professoras devemos estar ciente com os varios problemas que enfrentaremos,eu particularmente acreditos que essas metas propostas serão mais alguns dos problemas.De que adianta existir metas só no papel? se as metas propostas forem mesmo ultilizadas sera de grande valia para o ensino.Agora é só aguardar pra ver o que acontece...

    ResponderExcluir
  168. CRISTIANE DOS SANTOS RGM 4962 PED 3A10 de agosto de 2012 às 10:16

    Tudo que planejarem de melhor para o avanço e resultados satisfatórios para a educação e os membros que organizam o espaço escolar será bem aceito,ou seja qualidade de ensino, plano de carreira, renumeração salarial, valorização profissional.E que essa metas não fiquem guardadas dentro de uma gaveta, pois a sociedade já está cançada de falsas promessas.

    ResponderExcluir
  169. Camila da Silva Bispo15 de agosto de 2012 às 07:34

    Metas, Metas e mais metas o País vive de metas... e a pergunta ainda fica no ar... Sera que essas datas estipuladas serão alcançadas? Tudo pode acontecer, mas nós futuros proficionais da educação sabemos perfeitamente que precisamos de mudanças e espero que essas metas sejam alcançadas, se não é mais das muitas metas não concretizadas.

    ResponderExcluir
  170. ALIANI TEIXEIRA COSTA 3º B PEDAGOGIA16 de agosto de 2012 às 06:35

    Com certeza com as metas a educação terá um grande progresso, portanto é necessário o esforço de todos, um comprometimento real com a educação. No palel tudo se torna fácil, mas infelizmente na realidade encontramos outro senário e o ensino está precário e isso começa desde da educação infantil e se estende até o nível universitário, mas nem tudo está perdido e a cada dia surge novas propostas e ideias de melhoria muitos projetos em escolas ajudam a combater o desinteresse dos alunos para assim terem a chance de se tornarem cidadões do futuro.

    ResponderExcluir
  171. O Plano Nacional de Educação (PNE) é de suma importância para a Educação, às metas expostas no Plano é enriquecedora, porem não elaborou a META 21: que é colocar em prática o que foi elaborado para Educação.
    As preocupações politicas hoje são com a Copa do Mundo e não com a Educação, na realidade os educandos deveriam ser a prioridade para o nosso país!

    ResponderExcluir
  172. Concordo com a Selyara, o (PNE) prevê metas para a educação como um todo, porém e necessário enfatizar que a Educação ainda tem muito desafios a percorrer, não devemos dar mais importância a copa, ou outras coisas mais. Copa e importante...mas a educação e essencial,

    ResponderExcluir
  173. Acredito que o Plano Nacional de Educação vem para contribuir com os profissionais da educação. As metas previstas contribuíram significamente para os professores, devemos estar atentos a cada uma dessas metas, para que assim a educação seja de qualidade

    ResponderExcluir
  174. As metas propostas para até 2020 são excelentes, porém o papel aceita tudo, eu quero ver na prática, uma vez que a educação está fraca e os professores desvalorizados.
    A Educação é a base para a vida, seja ela adquirida na escola ou não, sem ela não vivemos em uma sociedade justa, onde há respeito entre as pessoas.
    Portanto, mesmo com as dificuldades pela qual a educação vem passando, acredito que ela pode melhorar, pois ela é a base para tudo, ou seja, ela que forma pessoas para o campo de trabalho e para cidadania.
    Acredito que a mídia deveria dar mais importancia a esse segmento que é a educação, dessa forma ela aconteceria mais rapidamente, porque enquanto alguns pensão em educação outros dão um foco maior para o futebol, olimpiadas, eleição etc.

    ResponderExcluir
  175. Aline Aparecida 420919 de agosto de 2012 às 15:51

    Acredito que as metas colocadas no Plano Nacional de Educação são ótimas, porém vamos ver se realmente vão ser aplicadas,pois a educação está muito desvalorizada e com estas novas metas poderam crescer e qualificar o aluno para o mercado de trabalho.

    ResponderExcluir
  176. Aline Aparecida 420919 de agosto de 2012 às 15:57

    Concordo com a Sueli Silva 4890
    Devemos nos atentar para as metas estabelecidas no Plano Nacional de Educação para que sejam cumpridas as metas, afim de garantir uma educação de qualidade para todos, pois este é um direito de todo cidadão brasileiro

    ResponderExcluir
  177. Cássia Matos RGM: 446219 de agosto de 2012 às 16:25

    Concordo com a Marcia Mazetto, tudo é muito lindo no papel porém na hora de colocar em prática não da certo, devemos dar o devido valor a escola, professores e alunos. Somente assim podemos transformar a educação no Brasil que no momento esta nais preocupado coisas banais do que com o futuro desta geração.

    ResponderExcluir
  178. Dayane Mazieiro - 3 Pedagogia B22 de agosto de 2012 às 19:56

    Acredito que o atual Plano Nacional da Educação, tenha metas de muita importância. Mais é de grande necessidade que o mesmo seja revisto e atualizado para a melhoria e o benefício da Educação. Espero que essas metas sejam aceitas e que a Educação do nosso país possa vim a melhorar.

    ResponderExcluir
  179. JOANA DA CONCEIÇÃO23 de agosto de 2012 às 14:13

    A tecnologia é Fundamental para o professor nos dias atuais,ela chegou como uma ferramenta adicional para que nós possamos utilizar os diversos recursos que ela nos oferece, mas devemos estar capacitados para utiliza-los e não deixar que a maquina nos domine.

    joana da conceição 4369

    ResponderExcluir
  180. JOANA DA CONCEIÇÃO 436923 de agosto de 2012 às 14:16

    Concordo om a Suelly silva que o PNE veio para contribuir, e ira nos ajudar na melhoria do ensino, devemos estar atentos e nos preparar para as mudanças.

    ResponderExcluir
  181. Cintia Lucia de Carvalho. RGM: 5872 1º A Pedagogia Noturno.

    As metas do PNE são imnportante para a educação, com uma melhor educação podemos garantir um melhor futuro para as crianças.

    ResponderExcluir
  182. Infelizmente o PNE 2011-2020 nada mais é que o PNE 2001-2010, porém com algumas metas diferentes, e outras repetidas, onde o governo não conseguiu arcar com as metas do antigo e as propôs novamente com a intenção de conseguir mudar algo, como se realmente estivessem fazendo alguma coisa para que isso mudasse, é triste ver que um país tão grande e populoso como o Brasil ter que fazer esses tipos de metas para que a sociedade tenha uma educação de qualidade. De que adianta promessas se não tem suportes para tal, acho que o Brasil ainda esta longe de ter uma educação de qualidade, mas se colocarmos na ponta do lápis os benefícios que já alcançamos, até que estamos andando um pouco. Espero que o PNE de 2021 seja elaborado com mais esmero, se atentando a detalhes pequenos e coisas que podem ser concluídas, para que não fique só no papel.

    Thieli Cristina 6ºA 4371

    ResponderExcluir