terça-feira, 6 de setembro de 2011

LEIA A MATÉRIA A SEGUIR, PUBLICADA PELA REVISTA VEJA EM 04/08/11, E DISCUTA ESSE ASSUNTO TÃO POLÊMICO, QUE AFLIGE HOJE GRANDE PARTE DOS EDUCADORES NO BRASIL E NO MUNDO. SERÁ QUE ESTAMOS PREPARADOS PARA ESSA GRANDE VIRADA TECNOLÓGICA QUE SE APROXIMA? REGISTRE SEU PONTO DE VISTA E TROQUE INFORMAÇÕES COM SEUS COLEGAS EDUCADORES.



A mão ativa o cérebro

A palavra escrita no papel está ameaçada de extinção pelo computador - e isso pode não ser bom para o ensino

Texto
 de Luís Guilherme Barrucho
                



                O momento em que o homem começou a expressar-se por meio da escrita, gravando caracteres em tabletas de argila há cerca de 5 000 anos, marca ofim da pré-história e a pedra fundamental das civilizações tal como as conhecemos hoje. Mas a maneira como desde então a humanidade vem perpetuando sua memória e transmitindo conhecimento de uma geração para outra pode virar peça de museu. Na semana passada, uma decisão tomada nos Estados Unidos veio reforçar essa ideia que tanto atormenta os (cada vez mais raros) entusiastas do lápis e do papel. Em ato inédito, o governo do estado de Indiana desobrigou as escolas de ensinar a escrita cursiva (aquela em que as letras são emendadas umas nas outras) e recomendou que elas passassem a dedicar-se mais à digitação em teclados de computador - decisão que deve ser acompanhada por outros quarenta estados seguidores do mesmo currículo. Oficializa-se com isso algo que, na prática, já se percebe de forma acentuada, inclusive no Brasil. Diz a VEJA o especialista americano Mark Warschauer, professor da Universidade da Califórnia: "Ter destreza no computador tornou-se um bem infinitamente mais valioso do que produzir uma boa letra". 


                Ninguém de bom-senso discorda disso. Um conjunto recente de pesquisas na área da neurociência, no entanto, sugere uma reflexão acerca dos efeitos devastadores do computador sobre a tradição da escrita em papel. Por meio da observação do cérebro de crianças e adultos, verificou-se de forma bastante clara que a escrita de próprio punho provoca uma atividade significativamente mais intensa que a da digitação na região dedicada ao processamento das informações armazenadas na memória (o córtex pré-frontal), o que tem conexão direta com a elaboração e a expressão de ideias. Está provado também que o ato de escrever desencadeia ligações entre os neurônios naquela parte do cérebro que faz o reconhecimento visual das palavras, contribuindo assim para a fluidez na leitura. Com a digitação, essa área fica inativa. "Pelas habilidades que requer, o exercício da escrita manual é mais sofisticado, por isso põe o cérebro para trabalhar com mais vigor", explica a neurocientista Elvira Souza Lima, especialista em desenvolvimento humano. Isso só vem reforçar a complexidade do problema sobre o qual as escolas estão hoje debruçadas. 


                Na Antiguidade, os egípcios tinham nas letras um objeto sagrado, inventado pelos deuses. Sinônimo de status, a caligrafia irretocável foi por séculos na China um pré-requisito para ingressar na prestigiada carreira pública. No Brasil, a caligrafia constava entre as habilidades avaliadas nos exames de admissão do antigo ginásio até a década de 70, e era ensinada com esmero na sala de aula. O hábito da escrita vem caindo em desuso à medida que o computador - cujo primeiro chip foi traçado pelo americano Gordon Moore de posse de um velho lápis - se dissemina. Até aqui, foi a palavra eternizada em papel (ou pedra, pergaminho, papiro) que se encarregou de registrar a história da humanidade, não raro em garranchos deixados por seus protagonistas (veja ao lado). O computador traz uma nova dimensão à aquisição de conhecimento e à interação entre as gerações que chegam aos bancos escolares. Para elas, escrever a mão corre o risco de se tornar apenas mais um registro do passado guardado em arquivo digital.

260 comentários:

  1. Na minha concepção é de suma importância aprender e saber a escrita cursiva, e também, muito importante a escrita em computadores. As duas formas devem ser trabalhadas no ambiente escolar, pois ambas possuem importância, jamais devemos parar de escrever com as mãos, e escrevermos somente de forma digital. Acredito que as duas formas de escritas ativa o cérebro, cada uma de uma forma individual, contendo sua importância.

    ResponderExcluir
  2. Angela Vaz disse... Tudo bem que os dias de hoje estamos vivendo com grandes inovações tecnológicas, mas nem por isso devemos viver só disso.Temos que valorizarmos também a escrita em papel porque uma boa escrita faz bem para memória e com isso clareia novas ideia.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Esse assunto tem tomado grande pecursão em meio a educadores e futuros educadores, e é fato que ele é de extrema importância, afinal ele está presente em grande parte do nosso cotidiano. Creio que devemos acompanhar os avanços da humanidade, sendo assim a digitação deve fazer parte do curriculo escolar, entretanto não ensinar a escrita cursiva não é tão grave se não cessarmos de ensinar a escrita a mão, visto que fazer isso seria o mesmo que limitar os homens, pois estes se não munidos de tecnologia não poderão criar textos, desta forma os frutos da geração seguinte a esse novo acordo, torna-se-ão analfabetos manuais.

    ResponderExcluir
  5. Dayene de Carvalho X. disse...
    O texto A mão ativa o cérebro, quando lemos causa grande espanto, mas o que percebo e que os relatos são de outro país como mostra no trecho “uma decisão tomada nos Estados Unidos(...)”; e mesmo que site a revista VEJA, que comenta que no Brasil é a mesma coisa, discordo
    Essa não é a realidade que vivemos no Brasil, que muitas vezes tem alunos que não tem amenos um caderno para escrever.
    Seria bom que estas mesmas crianças tivessem a oportunidade de terem um computador, talvez pudessem fazer pesquisas escolares e saberem o que acontece no mundo.
    O mundo evolui e a humanidade junto, os sistemas tecnológicos vieram para aumentar a capacidade e diversificar as formas de se aprender.
    É claro que muitos destes meios são usados para outros fins, mas não podemos generalizar o que devemos é aceitar, participar e tirar proveito desta tecnologia, para mais um meio de se aprender.

    ResponderExcluir
  6. Esse é sem dúvida um assunto polêmico, porém é inevitável a substituição gradativa da escrita cursiva pela digital. O que me preocupa é o fato do ser humano estar perdendo suas habilidades naturais, principalmente a de pensar, pois a máquina pensa por nós e quase sempre de maneira muito mais racional. Quantas vezes esquecemos o celular e ficamos impossibilitados de ligar por não conseguir lembrar os números da agenda? muitas vezes não lembramos nem o nosso próprio número. Porém a tecnologia está aí para nos ajudar, cabe a cada um escolher como fazer uso adequado. Mais preocupante que a discussão sobre o fato de escrever em letra cursiva ou não é o fato de que muitos não sabem escrever, cada vez mais jovens (e claro, muitos adultos também) tem dificuldades de expressar suas idéias, tanto no papel como no teclado do computador. A falta de coerência e coesão dos textos e principalmente a falta de senso crítico é que deveriam ser a verdadeira preocupação dos educadores.

    ResponderExcluir
  7. A escrita é fundamental para um desenvolvimento
    intelectual, as tecenologias de hoje são muito boas, mas desvalorizar a escrita é inaceitável

    ResponderExcluir
  8. Flavia Coutinho...
    Está matéria de revista já era de meu conhecimento e no momento em que fiz, uma primeira leitura confesso que fiquei um pouco preocupada. Pois na posição que hoje me encontro (futura Pedagoga) é difícil pensar em não ensinar as crianças á escrever com a "letra de mão"e mais difícil é pensar até a onde toda essa tecnologia chega, já que nós brasileiros somos cientes de que nem toda nossa nação tem contato com a tecnologia e não precisa ir muito longe algumas regiões não tem nem linha de telefone público.
    Portanto confio nos moldes tradicionais de ensino, pois segundo a matéria da revista Veja é comprovada a eficácia e importância de se saber escrever com as mãos assim o ser humano que aprende a desenvolver primeiro suas habilidades naturais provavelmente terá mais êxito ao tentar descobrir novas ferramentas para auxiliá-lo no dia-dia. E sabendo-se da necessidade de se encaixar nos moldes tecnológicos do mundo globalizado de hoje sou adepta da tecnologia, porem sem deixar de lado a historicidade do homem que bem sabemos hoje só pode ser contada, graças a documentos escritos que nos foram deixados.

    ResponderExcluir
  9. Regina F. dos Anjos

    Escrever sempre foi algo de real importância, pois quando alguém escreve as idéias parecem ficar mais fixas na memória, substituir a escrita cursiva pela digital não parece ser muito eficiente, talvez o mais correto fosse ensinar as duas,pois cada uma tem uma importância especifica, que contribui para a aprendizagem.

    ResponderExcluir
  10. A escrita manual nos acompanha desde a pré-história deixando registrado fatos e descobertas de suma importância para o desenvolvimento do ser humano, neste sentido acredito que como o homem adapta a natureza as suas necessidades, e por isso existem diversas tecnologias,também não extinguirá a escrita de nossas vidas pois sabe da importância que a mesma possui no desenvolvimento cognitivo do ser humano, fazendo com que a escrita manual, resista ao tempo e no tempo, assim como o rádio resistiu.

    ResponderExcluir
  11. Ana Paula Dantas 247222 de outubro de 2011 às 05:54

    A escrita foi uma grande descoberta e visto por mim uma grande arte, pois todos nós escrevemos as mesmas palavras só que de uma visão, um traço diferente, o que nos identifica, ou seja, nosso modo de escrever revela nossa identidade, nossa personalidade...quando digitamos este ato torna-se mecânico, as letras são formatadas de acordo com o tipo de letra que você escolhe, mas se meu amigo escolher o mesmo formato que eu, torna-se absolutamente igual...perde-se a essencia...

    ResponderExcluir
  12. Telisangela RGM: 3837

    Deixar a escrita manual esquecida no tempo trocando a por digitação seria a mesma coisa que hoje fazemos com a vida sedentária que vivemos, ou seja, nas idas e vindas corridas que vivemos trocamos a velha e boa caminhada com longas jornadas pelos carros e enfim morremos de sedentarismo não podemos deixar a escrita se tornar absoluta em nome da tecnologia e do mundo globalizado.

    ResponderExcluir
  13. Telisangela RGM: 3837

    Devemos sim ter conhecimento na chamada tecnologia, mas não deixar nunca que a tecnologia substitua a escrita. Com a escrita conseguimos estudar a personalidade da pessoa, e com o computador, não conseguimos nem saber que está escrevendo.

    ResponderExcluir
  14. Danielle RGM: 3534

    A tecnologia vem trazendo diversos avanços e melhorias por alguns lados, caminhos. Hoje temos a rapidez e o avanço do Email o qual em alguns instantes você recebe um recado, lembrete enfim... O que antes você demoraria alguns dias para escrever uma carta e mandar para alguém hoje se tornou muito simples e rápido.
    Mas hoje se tornou muito fácil pesquisar você acessa o que você procura está em suas mãos isto e bom?
    Talvez praticidade possa estar bloqueando a mente de muitas pessoas trazendo falta de interesse vontade de desenvolver novas habilidades, pois basta acessar está na mão o qual você não utiliza quase a escrita que através dela você pode desenvolver a mente a coordenação motora e até descobrir outras habilidades esta cada vez sendo deixada de lado.

    ResponderExcluir
  15. Carla A. Petrecone 186322 de outubro de 2011 às 09:39

    A escrita manual é muito importante para o desenvolvimento da coordenaçao motora fina da criança. Portanto ela é indispensável na aprendizagem. Eu acho um absurdo se ela for extinta e trocada pelo computador, pois é como pular uma etapa fundamental do processo de aprendizagem do educando.

    ResponderExcluir
  16. VANESSA GONÇALVES RGM 5165

    É difícil para um educador saber que o processo de escrita no papel pode ser banido, uma vez que ele é uma das ferramentas fundamentais para o desenvolvimento da criança, entretanto se olharmos por outro lado a tecnologia e a informática vão fazer parte do futuro destas crianças e nós estaremos encarregados de nos adaptamos a estas mudanças. Por mais que a escrita seja uma tradição ela evoluiu junto com os homens e se hoje existe toda essa tecnologia é porque a evolução nos fez buscar novos desafios, o novo assusta porem é com ele que evoluímos. Afinal um bom educador nunca para de aprender, talvez esse seja um momento de aprendermos a evoluir.

    ResponderExcluir
  17. Concordo com a Carla Petrecone, a escrita manual é de suma importância para o desenvolvimento da criança e é indispensável para o desenvolvimento do ser humano, pois os humanos são seres de relações e a escrita manual ajuda a estabelecer relações cognitivas entre mão,cérebro, e pessoas, englobando todo o resto e ajuda no processo de significação da aprendizagem.

    ResponderExcluir
  18. Juliane Liberati 6° pedagogia26 de outubro de 2011 às 10:02

    O meu tema do TCC é sobre a escrita, nele pude ver que o homem levou muito tempo para chegar na nossa escrita,foi uma longa caminhada, escrver tem toda uma essencia, tem coisa melhor do que pegar um livro e ler, pegar uma carta antiga e reler, nela voce vai ter lembranças que o tempo não apaga, agora uma maquina não transmite sentimento, muitas vezes ela te deixa na mão e fria com voce.
    A tecnologia é boa mas tem que ser moderada, tem que saber usar,como nos aqui estamos utilizando a tecnologia para nos comicarmos, isso é saldavel, mas quer que seja alfabetizado com o computador não da.

    ResponderExcluir
  19. Diante de tanta tecnologia a sociedade acaba ficando acomodada com os métodos anteriores, como por exemplo a máquina de lavar roupas, antigamente todas as mulheres lavavam suas roupas na beira de um rio, hoje a mulher não aceita lavar suas roupas somente no tanquinho elétrico, pois a facilidade que a máquina proporciona é muito grande. Em contrapartida isso não pode acontecer com a escrita manual, pois ela traz muitos benefícios para o crescimento cognitivo de uma pessoa,já na digitação acontece o contrário, surge até doenças na coordenação motora, sem contar que, uma pessoa que digita com frequência não costuma olhar para as teclas, fazendo uma "escrita" robótica, em que não exista nenhum desenvolvimento que colabore diretamente para a aprendizagem.

    ResponderExcluir
  20. Concordo com a Carla é indispensável a escrita, isto é um absurdo.
    É a mesma situação que substituir o professor por uma máquina.

    ResponderExcluir
  21. Tatiane (6º ped): Concordo com a Maria e a Juliane,"A escrita manual nos acompanha desde a pré-história deixando registrado fatos e descobertas de suma importância para o desenvolvimento do ser humano", no qual nenhuma tecnologia vai superar a essência da escrita, pois as maquinas não transmitem sentimentos e muito menos afeto, sendo assim é inevitável trocar o ser humano pela maquina.

    ResponderExcluir
  22. Tatiane Tomaz (6º ped):Concordo também com a Ana Paula Dantas, pois realmente a escrita manual é uma obra de arte, no qual, todos escrevemos as mesmas palavras com uma visão, significados ou até mesmo sentimentos muito distintos, revelando nosso jeito de ser, enfim nossa identidade.

    ResponderExcluir
  23. Ainda temos crianças fora da escola,analfabetos funcionais,muitos não tem acesso as tecnologias, não podemos pensar modelos elitizantes, esquecendo da classe desfavorecida, primeiramente necessitamos de recursos para garatir o acesso e a permanença dessas crianças na escola para depois avançarmos para "complexidade". Pois a escrita cursiva dá início a muitas aptidões.

    ResponderExcluir
  24. Concordo com a Maria quando a mesma relata que a escrita manual acompanha o homem desde a pré-história.Essa habilidade manual é indispensável na vida do homem, ela levou muito tempo para ser desenvolvida e aperfeiçoada, portanto ela não pode ser trocada pelo computador, pois isso é acabar com que o homem levou milhares de anos para se criar...

    ResponderExcluir
  25. A Maria e a Telaisangela estão certíssimas. Concordo com o pensamento das duas: a escrita contribui significamente para o desenvolvimento cognitivo, para fixarmos o que escrvemos ou lemos e é inadmissível, para mim, aceitar apenas a prática da escrita digital.

    ResponderExcluir
  26. Juliane Liberati 3859 6° pedagogia

    Concordo com a Rosilda, temos que nos preocupar com a educação para todos e depois com a tecnologia.
    E tambem concordo com a Vailza ú inadmissivel a pratica da escrita digital, pois temos pessoas que não tem acesso a tecnologia.
    E como diz Cagliari(2001) sera analafabeto quem não souber operar as maquinas(computadores)

    ResponderExcluir
  27. Penso que neste mundo caiba tantas coisas quanto forem necessárias ao desenvolvimento humano, progresso, conforto e dinamismo. O que não consigo aceitar é que as coisas que contribuiram, por milhares de anos, para a perpetuação da História da humanidade, das características dos tempos, das marcas personalisadas de cada um, sejam desprezados. A escrita digital e tudo que seja novidade tem que vir para acrescentar, não para acabar com o que foi construido e que só traz benefícios ao ser humano

    ResponderExcluir
  28. A educação está cada vez mais ditada pela politíca, que para os futuros eleitores ficarem bitolados do mundo que acerca, a escrita em papel que hoje é algo muito importante para grandes escritores e bons leitores,no futuro seja capaz de não existir, por causa do poder público que deseja nos manipular.
    por que o que observamos hoje é que os jovens gostam muito dos computadores para viajar na internet, orkut, facebok e outros links, mas poucos como nós utilizam para discutir coisas importante como a nossa educação.Fabiana, 3705
    6º pedagogia

    ResponderExcluir
  29. Concordo com a Vailza quando relata que o fim da escrita acaba com um poucao das características dos tempos, com as marcas personalisadas de cada um,a escrita cursiva é um registro da identidade da História da humanidades e não pode ser banalizada. Pois quantos de nós ficamos orgulhosos ao vermos nossos rascunhos,cadernos,cartas e bilhetes escrito em letra cursiva,sendo produção nossa.Com que letra escreveremos EU TE AMO nas areias da praia? Digital?.

    ResponderExcluir
  30. Nossa, Rosilda!!! Agora vc pegou na veia!!! Bonitas palavras, muito romântico. Ótimo exemplo de demonstrar um sentimento que jamais será substituido ou conhecido pelas máquinas.

    ResponderExcluir
  31. FABIANA 3705 6º PED. concordo com a Juliane quando relata que há uma essencial muito boa em fazer uma boa leitura,relembrar o que uma pessoa deixou escrito, coisas do nosso passado, tudo isso não seria igual se ocorresse no computador.muito bem JÚ.

    ResponderExcluir
  32. É de extrema importância o ensino de letra cursiva para nossos alunos, pois do contrário, como poderiam assinar contratos, preencher documentos importantes e etc.

    ResponderExcluir
  33. A tecnologia é muito importante e também auxilia na aprendizagem,porém ela não pode ocupar o lugar da escrita.
    O aluno tem sim que aprender a letra cursiva e coloca-lá em prática no seu dia-a-dia para assim melhorar sua escrita e leitura.
    Assim como a escrita, algumas coisas não podem virar passado e serem apresentadas e conhecidas apenas em museus.
    Angela Murakami 5127
    2° Pedagogia A

    ResponderExcluir
  34. A Rosilda e a Vailza falaram uma coisa muito importante,que é sobre os sentimentos que são postos no papel pela escrita manual. Realmente, como que a pessoa vai mostrar seus sentimentos somente pelas palavras digitadas no computador,? e as lembraças do momento em que se escreve, onde fica??? É preciso que haja uma reflexão sobre essa situação, pois se a escrita manual for trocada pela tecnologia, muitos valores serão perdidos e as pessoas serão robotizadas, pois os sentimentos do ser humano não existirá mais...

    ResponderExcluir
  35. Não quero aqui desprezar o poder da máquina, a velocidade em que as informações são transmitidas, a facilidade e a comodidade. Ou, como disse a Fabiana, não estaríamos discutindo este assunto tão sério com tantas pessoas ao mesmo tempo, cada uma em sua máquina, a qualquer hora. O ensino da digitação é necessário para o uso da máquina. Só não podemos deixar de lado, ignorar as habilidades e os sentimentos transmitidos pela escrita de próprio punho. Eu, por exemplo, prefiro escrever à mão, mesmo quando tenho que digitar depois.

    ResponderExcluir
  36. A escrita cursiva é muito importante sim e não deve ser excluida da nossa sociedade.
    Essa habilidade é indispensavel está presente creio que devemos acompanhar os avanços da humanidade, mas não desvalorizar a nossa escrita Cursiva.

    ResponderExcluir
  37. Silvania RGM:5053
    Não importa oque aconteça, jamais deixaremos de escrever na forma curciva pois nem sempre teriamos um computador por perto e mesmo que os tenhamos sempre em mãos é claro que é muito mais fácil e agil escrevermos na forma curciva.

    ResponderExcluir
  38. Marcos Vinícius ¨6° letras5 de novembro de 2011 às 04:51

    Creio que deve-se utilizar as tecnologias de escrita(no caso o computador) não como um único meio de construção, pensamento ou exposição de ideias mas deve ser utilizado como apoio, pois não se deve esquecer a escrita manual, pois ela é responsável pela coordenação motora, entre outras práticas intelectuais como criação de letras ornamentadas, e o raciocínio em que a escrita à mão nos disponibiliza .............

    ResponderExcluir
  39. Tatiane Gama - 4934 ( Letras )
    A forma cursiva não só exercita os movimentos, mas tambem o cerebro, o computador infelizmente traz tudo pronto, como por exemplo a correção de texto, isso tira do aluno o exercicio de pensar, raciocinar e criar formas de expressão em sua mente.

    ResponderExcluir
  40. Negar as mudanças de comportamento devido aos avanços da tecnologia é negar nossa capacidade de crescer, de evoluir. O que faz do homem um ser especial é justamente essa condição de mutação, de aprimoramento constante.O fato de utilizar o computador para escrever no lugar do tradicional lápis e papel não é uma ameaça e sim um caminho natural de aprimoramento na forma de expressão, mais relevante que discutir a forma de escrever é o conteúdo do que se escreve, esse é o grande desafio dos educadores, despertar a vontade de escrever seja com letra cursiva seja no teclado do computador.

    ResponderExcluir
  41. Maria Aparecida ( 2437 )5 de novembro de 2011 às 20:47

    Convivemos diariamente com novas abordagens e métodos de ensino e apesar do uso da tecnologia para muitos ainda ser um mistério temos que aceitar que a nova geração está crescendo junto com a cultura cibernética e o ato de substituir a palavra escrita pela digitação é apenas uma plataforma de comunicação e pode ser interrompido com um simples apertar de botão.

    ResponderExcluir
  42. FABIANA 3705 6ºPED: Concordo com a Selma a escrita cursiva é de extrema importância, pois é com ela que assinamos contratos, documentos de suma importância para a vida do ser humano.

    ResponderExcluir
  43. Hoje estamos rodeado pela tecnologia, seja no trabalho, escola, amigos e entre outros. Ficar sem a tecnologia é o mesmo que ficar desligado do mundo. No entanto o metódo de ensino- aprendizagem, precisará muita mais do que apenas a tecnologia, precisa da alma e saber entender o ser humano. Jaqueline Carvalho RGM: 3482 6ºPEDAGOGIA

    ResponderExcluir
  44. Concordo com a Vailza, Rosilda, Maria e Carla. Li Henri Wallon, diz que o desenvolvimento da inteligência está associando com o movimento. Penso que se eliminarmos escrita manual, ou melhor, a letra cursiva, vamos interromper uma etapa do processo de desenvolvimento da aprendizagem. Será mais ou menos assim: algumas crianças quando não engatinha e já começa a andar, posteriormente volta a engatinhar como uma necessidade própria para seu desenvolvimento, e assim será, creio eu, que para aqueles que terão dificuldades na alfabetização virtual o professor terá de recorrer a escrita manual, mas é com letra cursiva que conseguimos expressar melhor os pensamentos.

    ResponderExcluir
  45. jacqueline alvarenga 37429 de novembro de 2011 às 16:28

    a escrita sempre foi e sempre sera muito importante na vida das pessoas antigamente a escrita veio para melhorar a nossa vida e o computador nos auxilia nesse processo porque nele contem informações importantes para aperfeiçõar a nossa vida como professora.

    ResponderExcluir
  46. jacqueline Alvarenga RGM:3742

    Eu concordo com a Luana e letra cursiva ela tem uma extrema importancia porque nos ajuda a nos expressar melhor.

    ResponderExcluir
  47. A escrita manual é extremamente importante para o desenvolvimento do individuo, pois, todos os conhecimentos construídos ao longo da história somente existem por meio de registros e documentos oficiais.
    A escrita possibilita a construção do conhecimento, por que uma pessoa que apresenta autonomia leitora e escritora saberá fazer as melhores escolhas para a sua vida, e diante de vários desafios conseguirá ultrapassá-los.

    ResponderExcluir
  48. A colocação da Juliane é bem relevante, quando relata que o homem demorou muito tempo para construir a escrita, acredito que toda a evolução humana tem associação direta com a escrita, pois é por meio desta que o individuo consegue se comunicar eficientemente.

    ResponderExcluir
  49. Acredito que a escrita é de fundamental importância para o processo de alfabetização dos alunos, mas não podemos excluir ou desvalorizar toda a tecnologia que nos cercam, pois essa permitiu um grande progresso para as nações, e faz parte das novas exigências do mundo contemporâneo.
    " Os alunos têm de desenvolver a consciência de que construção do conhecimento é histórica, assim como a tecnologia, a técnica e a cultura." CELSO FERRETI

    ResponderExcluir
  50. A escrita cursiva é muito importante e não deve ser abandonada, porém existe uma grande tendência mundial para a digitalização do ensino, as pessoas estão cada vez mais habituadas ao uso do computador.

    ResponderExcluir
  51. Concordo com a Vailza, a tecnologia tem que acrescentar, ajudar no processo de aprendizagem.

    ResponderExcluir
  52. Acredito que as novas tecnologias trazem ganhos extraordinário para humanidade, porém, nos traz incerteza.
    Quando se fala em implantar algo novo e retirar o que está acontecendo há vários séculos, nos leva a pensar se será bom ou ruim.
    Mas só saberemos se acontecer, então, espero poder contemplar esses novos recursos tecnológicos ao alcance de todos, servindo de auxílio no processo de ensino aprendizagem.
    Porque apesar da escrita cursiva ser fácil, hoje há vários alunos que não são alfabetizados, deixando subentendido que há necessidade de mudança.

    ResponderExcluir
  53. Concordo com a Carla Petrecone, a escrita manualmente feita pela criança, traduz o desenvolvimento da coordenação motora fina, assim o mesmo irá adquirar ao longo do processo ensino-aprendizagem, formas de escrita e suas variações. Hoje o discente esta cada vez mais, incorporando a tecnologia que por muitas vezes, não é coerente para adquirir resultados. Ter como concreto é simplesmemte, observar no aluno o que foi significativo, ou seja, saber desenvolver a escrita manualmente. Jaqueline Carvalho RGM: 3482 6ºPedagogia

    ResponderExcluir
  54. Do mesmo modo, concordo com a Loeli, não se pode esquecer a escrita do tradicionalimo, pois o mesmo ajudará no processo da aprendizagem. Embora a tecnologia está cada vez mais presente em nossas vidas, temos que usufrir de uma maneira coerente e fazer bom uso a si próprio. E não deixar na responsabilidade dos nossos alunos, pesquisarem sobre algo, que certamente terá no googlo, por exemplo. Na realidade, tudo está lá, escancarado e nem ao menos sabemos se é certo. Imagine se tratando na responsabilidade de alfabetizar, com toda a tecnologia e o acesso que está ao nosso redor, a todo tempo. Jaqueline Carvalho RGM: 3482, 6º Pedagogia.

    ResponderExcluir
  55. Izabela Nogueira RGM: 362711 de novembro de 2011 às 14:34

    Muito se tem questionado sobre o papel do computador na aquisição de novos conhecimentos dos alunos, principalmente quando se trata da escrita do aluno. Essa é uma questão ilusória no que se diz respeito à realidade vivida por várias crianças no Brasil, as estatísticas comprovam que elas mal podem fazer uma refeição ou terem condições básicas para viverem, e como poderão deixar de escrever no papel e partirem para escrever nas teclas dos computadores?
    Contudo, o seu uso não pode ser desprezado e sim readaptado a verdadeira necessidade de complementar o uso da escrita no papel. E essa concepção do computador extinguir o uso da escrita acontecerá quando todas as crianças tiverem condições e oportunidades iguais para desfrutarem do exclusivo uso de um computador.

    ResponderExcluir
  56. Adriana Pereira R. da Silva RGM:5202

    Esse assunto gera uma grande polêmica,pois a escrita cursiva é de grande importância na nossa vida, mas nós temos que nos adaptar com as novidades e aprender a viver com elas.
    Se aqui no Brasil essa lei for aprovada nós teremos que aprender a lidar com essa mudança sei que será muito dificil,pois toda mudança é dificil, mas sei que conseguiremos lidar com mais uma mudança em nossa vida.

    ResponderExcluir
  57. Kelly Patricia RGM:3666
    6° Pedagogia
    Acredito que a interação dos indivíduos com a tecnologia tem transformado profundamente os próprios indivíduos, pois a tecnologia não pode ser vista como uma "aprendizagem da escrita", porque sabemos que os indivíduos escrevem palavras completamente erradas exemplo: vc= você; kd=cade bjs=beijos etc.

    ResponderExcluir
  58. Não acredito que a escrita cursiva vai acabar, como também não acredito que os livros impressos em papel vão deixar de existir, pois se essas coisas deixarem de existir, o próprio ser humano deixaria de existir. Digo isso, porque o ser humano foi criado e estruturado para a realização de trabalhos manuais em conjunto com as atividades cerebrais,e se o ser humano deixar que a máquina assuma esse papel, terá início um processo de desumanização, que com certeza não será bom para ninguém.

    ResponderExcluir
  59. Sabemos que a tecnologia vem crescendo constantemente no mundo e para acompanharmos esse desenvolvimento teremos que nos adequar as mudanças exigidas pelo mercado como um todo, embora acredito que com esta nova implantação principalmente, os jovens ficarão muito dependentes das máquinas, perdendo as habilidades manuais, ou seja, manuscrita. Na realidade isso já acontece hoje em alguns casos, após ficarem desobrigados do uso da escrita passaria a ocorrer de maneira generalizada. E como serão/farão os adolescentes do futuro se ficar sem o computador por uma pane no sistema ou ate mesmo pela falta de energia elétrica qual seria a alternativa? Essa é a minha maior dúvida, não vejo saída. Ainda prefiro optar pela escrita manuscrita e digital, assim nosso conhecimento fica mais amplo não seremos totalmente dependentes dos computadores, exercitaríamos das duas maneiras.

    Andréia RGM: 5138 ADM

    ResponderExcluir
  60. Kelly Patricia RGM:3666
    6°PEDAGOGIA
    Concordo co a Tatiane Gama, quando ela fala que o computador traz tudo pronto, como por exemplo a correção. Com isso tira o exercício de pensar, pois o computador faz automaticamente a correção.

    ResponderExcluir
  61. Rosangela 6° Pedagogia Concordo com a Juliane,realmente a escrita se fez ao longo dos tempos, foi um ganho imenso, para a humanidade,e de forma alguma irá desaparecer.Não será o computador que acabará com a escrita.O computador é sim importante e teremos que aproveitar os benefícios que toda tecnologia nos traz.Porém não será acabando com a escrita que se fará mudanças significativas na educação.

    ResponderExcluir
  62. A utilização dos meios tecnlógicos para a Educação traz por um lado benefícios, trazendo mais dinâmica para as salas de aula, fazendo com que os professores passem mais tempo explicando do que escrevendo.
    Porém a não utilização da escrita faz com que as pessoas percam a excência e a importância da mesma ao passar dos séculos, podendo ver que a escrita é a forma mais fácil e simples de se expressar.
    A troca da escrita manual pela digitada deixa as pessoas preguiçosas, faz com que elas não utilizem muito de sua capacidade intelectual.Hoje sabemos que o computador traz tudo pronto, deixando de lado o ato de pensar das pessoas.
    A tecnologia tem seus pontos positivos para devemos saber utilzá-la.

    ResponderExcluir
  63. Chega a ser triste em saber que o computador pode substituir a escrita, a meu ver, é como se a humanidade perdesse sua identidade, sua cultura. Temos que usufruir sim das tecnologias, mas com sabedoria. Banir a escrita é subtrair a essência do ser humano, é acabar com toda uma história que teve os primeiros registros (escrita)em pedras...

    ResponderExcluir
  64. Neiva Belan-6ªped-386316 de novembro de 2011 às 09:49

    tanto a letra cursiva como o digitar no teclado são importantes para o desenvolvimento cognitivo e intelectual do aluno,o que vejo e observo são professores preferirem trabalhos digitalizados do que a própria escrita do aluno. Não concordo que a tecnologia irá substituir a letra manuscrita e sim complementar a aquisição do saber.

    ResponderExcluir
  65. Neiva Belan-6ªped-386316 de novembro de 2011 às 09:53

    concordo com a Nilza substituir a escrita pelo computador, é como se a humanidade perdesse sua identidade, sua cultura, temos que usufruir da tecnologia, mas com sabedoria.

    ResponderExcluir
  66. Aline Almeida 2º letras17 de novembro de 2011 às 06:38

    A tecnologia esta cada vez mais avançada e é necessário que acompanhemos essa evolução, pois se não estivermos qualificados de acordo com as exigências da tecnologia, ficamos para trás. Porem isso não quer dizer que deixemos nossos hábitos de lado, a escrita é de extrema importância. Pois é partir dela que adquirimos conhecimento, (como no próprio texto afirma, exercitamos mais nosso cérebro quando escrevemos) se não fossem os registros escritos, não conheceríamos nossa própria historia, e sem a escrita a tecnologia não conseguiria evoluir tanto, porque ninguém cria um sistema de computador, um livro, um artigo, etc, da noite para o dia, é necessário fazer anotações, escrever e apagar, riscar e recomeçar.
    Essas polemicas sempre surgirão, assim como surgiu a polemica de que o idioma inglês dominaria, e as demais línguas acabariam, e sabe-se que isso não é verdade. As duas formas de escrita são importantes, e cada uma, tem sua particularidade, só que cabe a cada um apontar o valor que ambas representa em sua vida, e adequar o uso de cada uma quando achar necessário.

    ResponderExcluir
  67. Juliane Liberati 3859 6° ped17 de novembro de 2011 às 07:55

    Concordo com a Izabela, se os alunos não tem condições basicas nas escolas como poderão partir para escrita nos computadores (escrita digital),isso de todos os alunos terem direito e oportunidade igual vai ser meio dificil, mas não impossivel.

    ResponderExcluir
  68. Concordo com a Neiva, quando ela diz que a tecnologia não irá substituir a letra manuscrita e sim complementar a aquisição do saber.

    ResponderExcluir
  69. Gradativamente a humanidade está buscando a substituição do homem por máquinas, essa ideia de abolir a escrita manual pela digital vem intensificar o pensamento da nova geração. Acredito ser uma medida desnecessária, há tantos outros problemas para solucionar, questões mais emergentes sobre conhecimento e aprendizagem, o importante é garantir o acesso ao saber e cultura. Onde serão registrados (no papel ou na tela), cada um, posteriormente poderá decidir, desde que tenha a capacidade para ambos...

    ResponderExcluir
  70. Kelly Patricia RGM:3666
    6ºPedagogia
    Concordo com a Adriana e Loeli, quando elas dizem que a escrita é de grande importância na nossa vida, pois o mesmo ajudará no processo de aprendizagem.

    ResponderExcluir
  71. A Selma Soares levantou um aspecto muito pertinente, a letra manuscrita tem a funcionalidade de validar documentos, autorizações etc..Como ficaria se a mesma fosse extinta? Ela funciona como uma "digital", é uma marca específica de cada um...

    ResponderExcluir
  72. Outro fator importante para se considerar é a "linguagem digital" que se expandiu nos meios da informatização. Adotou-se uma escrita própria que, de certo modo, interfere na gramática correta das palavras. Haveria de se pensar muito na nova linguagem escrita que se instalaria com o fim da letra cursiva...!

    ResponderExcluir
  73. Laís Anselmo RMG: 362619 de novembro de 2011 às 05:31

    Um dos maiores dilemas da ameaça de extinção da escrita registrada no papel por causa do computador está ligada pela grande desigualdade social que envolve o mundo todo, pois nem todos terão acesso a tecnologia facilmente. Será, então, que este seja mais um impasse para o fracasso de estudo e para ajudar a piorar a precariedade aos que não tem o privilégio da qualidade de ensino? Isto é muito complicado e lamentável!

    ResponderExcluir
  74. Izabela Nogueira RMG: 362719 de novembro de 2011 às 05:45

    O que a Laís postou realmente é um fato para se pensar, pois se a escrita for substituída pelo computador deverá ocorrer um sério risco de mais acentuação na desigualdade social e principalmente educacional para a vida dos estudantes. Nisto, serão pouquíssimos, no mundo todo, os que terão acesso a ele e com qualidade.

    ResponderExcluir
  75. Bem no Brasil, se passarão até que a letra cursiva venha ser deixada de lado, pois não são todos que podem ter computador em casa, embora o acesso seja facilitado. Se um médico neurologista diz que isso é uma perda no aprendizado, não se deve seguir este exemplo. pois escrita é um registro como a impressão digital cada pessoa tem o seu jeito de escrever.

    ResponderExcluir
  76. As pessoas acham que a prosperidade virá por meio de máquinas, só que estas máquinas podem acabar com a humanidade, e o registro humano é um bem muito precioso.

    ResponderExcluir
  77. Estou de acordo com a Jaque Alves, quando diz que há outras questões mais importante a se decidir e discutir que é a aprendizagem.

    ResponderExcluir
  78. Janaina Santos 3932
    A tecnologia está ai para quem quiser desfrutar dela.
    Embarcar em novas experiências e conhecer diferentes formas de escrita e extremamente importante, no entanto não podemos deixar de lado o ato da escrita a próprio punho. Isso é muito importante principalmente para os pequenos que estão iniciando o processo de alfabetização e precisam ter pleno domínio e segurança ao escrever um bilhete, uma carta, enfim.
    Hoje fazemos uso diariamente do computador em todos os ambiente, seja em casa ou no trabalho parece que não conseguimos mais viver sem essa tecnologia.
    Todos nos conhecemos o significado de naum, tbm, qdo, xau, msm, dps, Cc, Cco,.......
    Quem nunca escreveu isso em uma prova ou em texto dissertativo?
    Infelizmente nos habituamos a fazer isso no dia a dia.

    ResponderExcluir
  79. Kelly Patrícia RGM:3666
    Concordo com a Juliane quando ela fala que a tecnologia é boa mais é preciso ser moderada, mas alfabetizar com o computador realmente não dá.

    ResponderExcluir
  80. Joyce 3953
    Acredito que a introdução da tecnologia na escola é essencial, pois muitos alunos que a frequentam não tem acesso a certos recursos (computador e internet por exemplo, porém falar em "extinção" da escrita manual ao meu ver é um equivoco. Em muitas escolas os alunos quase não tem o material básico para um ensino de qualidade, computador então...
    Daqui algum tempo pode ser que o uso do computador se torne cada vez mais frequente nas escolas, mas não podemos dizer que a escrita manual não terá mais "utilidade"

    ResponderExcluir
  81. SIMONE BERNARDES RGM:486923 de novembro de 2011 às 10:14

    A ameaça de extinção da palavra escrita pode vir destruir muitas habilidades que o ser humano é capaz de adquirir, mas a era digital não acabará com a escrita, pois todas as pessoas são diferentes e suas escolhas também, muitas pessoas vão aderir a digitação ao invés de escrever no papel e é provável que isso aconteça com maior frequência a cada dia que passa, mas acredito que isso deva ser uma opção a mais de aprendizagem e não a única, até porque hoje você pode ler um livro impresso, digital ou ouvir o audiobook, e mesmo com o surgimento de novas fontes não se deixou de existir.

    ResponderExcluir
  82. A tecnologia vem crescendo cada vez mais,e a aprendizagem da escrita manualmente ela é muito importante...E no mundo virtual nem todos tem acesso...rgm 4966

    ResponderExcluir
  83. A Laís citou as desigualdades sociais, realmente essa distância entre as classes sócio econômicas será, por muito tempo ainda um componente importante que dificulta as oportunidades tecnológicas à todos os cidadãos. Portanto, essa escrita digital está longe de abranger toda a população...

    ResponderExcluir
  84. Ana Paula Fernandes - RGM 375925 de novembro de 2011 às 09:07

    A possibilidade é remota e distante para o Brasil, apesar de beneficiar ecologicamente o planeta com a eliminação do uso da celulose para fabricação do papel e consequentemente evitando o corte de árvores, ainda assim, devido ao baixo conhecimento tecnológico da nossa população, uma boa parte ainda dependerá do uso da palavra manuscrita.

    ResponderExcluir
  85. Anderson Fernandes dos Reis rgm 3599-6° letras26 de novembro de 2011 às 04:57

    Concordo com o pensamento da Ana Paula que fala sobre o uso do computador para termos um mundo ecologicamente correto, porém devemos ressaltar a importância de não deixarmos de utilizar a escrita tradicional, mesmo porque nosso país no que diz respeito à educação ainda está longe de ter a tecnologia como apoio para ensinar.Acredito ainda que em breve isso acontecerá e teremos como profissionais da educação um apoio fundamental para nosso trabalho e aí, caberá a nós saber dosar tecnologia com a escrita com papel e caneta.

    ResponderExcluir
  86. Acredito que realmente isto possa interromper diversos processos de aprendizagem, pois a escreta ajuda as crianças a formar uma sílaba,uma palavra e durante um trabalho muito intenso uma história, mas se isso realmente acontecer vai interromper o processo de alfabetização, pois como uma criança vai ser alfabetizada sem a escrita manual? mesmo porque o próprio computador corrige os erros ortográficos interrompendo o processo de construção.

    ResponderExcluir
  87. E os estudos que indicam que o aprendizado é mais intenso quando se escreve a mão que no teclado? Escrever a mão envolve muito mais partes do cérebro que no computador.A mente trabalha mais e fixa melhor.O computador é apenas uma ferramenta, assim como o papel e o lápis, devemos agregar conhecimentos e não substituílos.
    Queila Alonso (5118)

    ResponderExcluir
  88. Concordo com Kelly Patrícia, hoje cada vez mais é possível presenciar que a escrita cada vez mais, esta ocorrendo alterações, e a grande causa dessa transformação é a tecnologia. A escrita que é utilizada na internet esta fazendo com que as pessoas escrevam de forma errada e que isso influenciado mais pessoas ao erro.

    ResponderExcluir
  89. na minha opinião tanto a escrita cursiva, quanto a escrita no computador são importantes,porem nenhuma das duas devem ser abandonadas ou substituidas,o mundo esta cada vez mais tecnologico,só que devemos lembrar que o primeiro passo que tivemos foi aprender a ler e a escrever sem o computador,o computador é só uma consequencia da tecnologia cada vez mais avançadano qual devemos a aprender a conviver todos os dias.Os dois sistemas ativam o cerebro. lilian fernandes de nobrega pedagogia 2a

    ResponderExcluir
  90. A letra cursiva com o passar dos anos vai perdendo espaço para as novas tendencias das tecnologias, os blocos de anotações e os cadernos vão perdendo espaços para os notbooks, as cartas para as mensagens nos celulares e no Messenger. A pressa e o excesso de informações e a praticidade da informática não deixa tempo para a escrita desenhada, contribuindo para os garranchos incompreensíveis.
    A escrita é muito importante para a aprendizagem, porém o mundo evolui e com ele a tecnologia avança,não que isso seja um problema, só basta ser controlado, pois acredito que ambos contribui para o crescimento.

    ResponderExcluir
  91. Anderson Fernandes dos Reis rgm 3599-6° letras30 de novembro de 2011 às 09:09

    A educação deve caminhar junto com as inovações tecnológicas, sem deixar de lado a essência da escrita tradicional, caso contrário perderemos de forma absurda, basta notarmos a diferença de lermos no obras disponíveis no computador e as obras impressas.Não há nada que se compare à pegar um livro e sentar para ler.

    ResponderExcluir
  92. Acredito que a escrita é fundamental para a nossa história e as tecnologias são bem vindas, entretanto, do meu ponto de vista o computador não substituirá a escrita cursiva, e nem deve substituir. Pois, "antigamente" existia máquina de escrever, que foi substituida pelo computador. São duas "tecnologias" de acordo com o seu tempo e "parecidas" para se atingir objetivos específicos. A escrita, como foi demonstrado no texto acima através de pesquisa científica, é fundamental para o desenvolvimento cognitivo do ser humano, sendo assim, o computador não deve substituir a escrita! Trabalhar com as duas formas para os países mais ricos é o melhor, sem priorizar uma ou outra. Para o Brasil, existe muita diferença social, consequentemente, a letra cursiva tem total espaço. ELAINE RGM 4899

    ResponderExcluir
  93. Concordo com o Anderson do curso de Letras, "não há nada que se compare à pegar um livro e sentar para ler". Além disso, acho que precisamos de "espaço" para viver de forma mais tranquila, mesmo nesse mundo "veloz", senão parece que somos reféns da tecnologia.

    ResponderExcluir
  94. suellen rgm 4958 2ºPED A2 de dezembro de 2011 às 12:37

    a tecnologia esta ai pra ser usada nao e um problema. Como ao longo da historia a escrita evolui passando desde de desenhos em cavenas ate chegar as letras em papel e como sempre se aperfeiçoando e melhorando é normal que chegue um dia que aletra cursiva suma como os desenhos, sobrando apenas a historia que foi registrada.
    a letra é uma forma de comunicação e é obvio que tem que se adequar a era do computador.

    suellen 2º PED a RGM 4958

    ResponderExcluir
  95. Ainda que não seja muito valorizada hoje em dia, sou da mesma opinião da Dayene, de que as tecnologias podem nos auxiliar, mas extinguir a escrita é realmente inaceitável.

    ResponderExcluir
  96. com o uso da tecnologia, a esrita talvés esta sendo colocada um pouco de lado não que ela vai extinguir, isso talvez seja impossível, para a alfabetizar sem a escrita, não existe, com as mudanças tecnológicas o computador, a digitação veio para complementar o conhecimento.

    ResponderExcluir
  97. concordo com a ivonete, o computador veio para complementar o conhecimento, que o mundo tem que evoluir, então novos conhecimentos e acontecimentos ocorrem, pois o mundo não para.

    ResponderExcluir
  98. concordo com a ireslene,o computador veio apenas para complementar o nosso conhecimento, o mundo não para, tem que evoluir junto com a humanidade. Muitos ainda não consegue explorar essa nova mudança.

    ResponderExcluir
  99. PRISCILA CARDOSO SWARTELE RODRIGUES - 5292 - 2ºPED B
    Concordo com a Ana Paula Dantas, sabemos que a escrita no papel é uma obra de arte que está ficando instinta, escrevemos com um conceito, com um certo sentimento, o que pensamos, mostrando quem somos, refletindo o nosso eu!
    Mas escrever no Computador por exemplo não desvaloriza o significado do que escrevo. Mas desvaloriza sim o uso da escrita cursiva por exemplo. Pois é tão coordenada motoramente por nós desde o ensino fundamental.

    ResponderExcluir
  100. ALIANI TEIXEIRA COSTA - RGM:5250 - 2ºPED B
    Concordo com a Sabrina pois acredito que á interrupições diversas no processo de aprendizagem, a escrita ajuda as crianças a desenvolver a coordenação motora,mas descordo com a Sabrina quando ela fala que sem a escrita manual a criança não pode ser alfabetizada pois afinal o que realmente não será trabalhado na criança será a coordenação motora, o computador facilita corrigindo os erros ortográficos mas a formação de palavras é a criança que produzirá.

    ResponderExcluir
  101. MADALENA ADRIANA - 5337 - 2º PED B
    Concordo com a Kelly Patrícia que a tecnologia é muito eficiente mas para alfabetizar não dá pois irá prejudicar a criança em todas as suas desenvolturas. Enquanto a criança está aprendendo por meio da escrita manual ela está trabalhando todos os outros sentidos!
    Depois que surgiu a tecnologia está ficando em extinção a escrita correta, pois todos digitam e o computador se auto corrige.

    ResponderExcluir
  102. Talita R. Sgarioni 3489 Concordo com minha Deise diante de tanta tecnologia a sociedade acaba ficando acomodada.... a tecnologia veio para tomar conta de nossas vidas, a tecnologia começou a fazer parte do nosso dia-a-dia de uma forma que não conseguimos escapar dela. A tecnologia vem sendo tão priorizada em nossas vidas que varias pessoas estão perdendo oportunidade de serviço pelo simples fato de uma maquina substitui-la. Acredito que a tecnologia vei sim com o proposito de nos ajudar no sentido de tempo, praticidade entre outras coisas, porem a tecnologia deve ser usada corretamente não ultrapassando os limites, como por exemplo eu particulamente não sou de acordo de substitui a escrita pela a escrita do computador ou seja o (teclado) pois como mesmo a minha amiga Deise disse o computador nos dá um aescrita"robótica, prejudicando assim a propria criança que desfruta dessa tecnologia. Devemos nos educadores estar atentos a estes assuntos referente a tecnologia para assim saber definir ate que ponto ela ira nos beneficiar.

    ResponderExcluir
  103. Cledinéa Santos Alves Fernandes RGM 4969 2º Pedagogia A.Acredito que a tecnilogia seja primordial nos dias atuais e ela se faz presente em tudo na nossa vida, mas não podemos jamais deixar de ensinar a escrita cursiva para as crianças, já que quando antramos na escola aprendemos a ler e escrever e isso é algo que jamis esqueceremos, temos sim que ficar atentos com as mudanças e as regras da língua portuguesa. A tecnologia é uma ferramenta muito importante mais não podemos deixar a letra cursiva de lado, elas podem ser trabalhadas juntas separando os momentos, e os professores também terão que se adaptar acompanhar essas evoluções.

    ResponderExcluir
  104. Karen Fernanda - 35267 de dezembro de 2011 às 10:35

    Esrtou de acordo coma Elaine, quando diz que a letra cursiva não será substituída, até poque na falta de energia como se usarão as máquinas, ainda que esta tenha uma bateria.

    ResponderExcluir
  105. Josenira Oliveira RGM:5022 2ºPED.A
    Acredito que, as duas formas estão corretas, pois a escrita manual auxilia no desenvolvimento da coordenação motora, e ativa o cérebro da mesma forma que a tecnológica, com diversos avanços, melhorias e aperfeiçoamentos nas habilidades cognitivas. Temos que evoluir com a tecnologia e crescer com o mundo, mas não esquecer a importância da escrita manual, portanto a existência da tecnologia não é possível ser encontrada em todo lugar. Não concordo com a extinção da escrita à mão.

    ResponderExcluir
  106. Lucimara Soares Guimarães RGM 50239 de dezembro de 2011 às 06:24

    Na minha concepção não e preciso banir uma forma de desenvolvimento para considerar outras as coisas mudam e a tecnologia tem avançado cada dia mais, concordo com a Josenira a escrita manual e de extrema importância ajuda no desenvolvimento, acredito uma complementa a outra.

    ResponderExcluir
  107. Maíssa Nogueira Venâncio-RGM: 5278

    Temos que evoluir com a tecnologia e crescer sim mas temos que ficar atentos com as mudanças e as regras da língua portuguesa, porém falar em "extinção" da escrita manual ao meu ver é um equivoco pois uma complementa a outra.

    ResponderExcluir
  108. Eliana 2ª lETRAS- RGM 5491
    Acredito que devemos sim evoluir pois a tecnologia nos ajuda muito nessa sociedade que tem tanta pressa de absorver, conhecimento desde que use para complementar as pesquisa, para o crescimento intelectual.
    Não devemos colocar tanta resistência com a tecnologia de um modo outro acabaremos utilizando. Lembre se que a escrita manual ativa muito mais o cerebro pois nos torna criticos com a ortográfia assim como bom livros da nossa Literatura formam verdadeiros criticos literarios.

    ResponderExcluir
  109. Salete Francisqueti 2º Pedagogia RGM 5073 disse...
    A escrita é um marco na evolução humana. O homem sempre teve o desejo de se comunicar e com isso, escreve a história, seja por meio de letras ou desenhos.
    A escrita cursiva é ferramenta importante quando incentiva a leitura e torna a prática de escrever prazeirosa. Nada como folhear um livro novo e absorver seu conteúdo, escrever um bilhete de próprio punho para um amigo que está distante ou receber aquele bilhetinho amoroso com as primeiras letras de nosso filho.
    A letra humana é cheia de informações importantes e é analisada por especialistas em diversas situações. É tão pessoal que ninguém escreve igual ao outro.
    Porém, a própria história nos mostra que tudo progride e a tecnologia está ai para facilitar a vida e oferecer mais um recurso num tempo em que as informações chegam aos turbilhões. Apenas há que se ter bom senso em seu uso para que uma ferramenta tão incrível não se tranforme apenas num meio de copiar ideias em uma sociedade que já não tem o hábito de ler; mesmo porque nós somos os construtores da nossa história e ela em que ser escrita seja no papel ou em uma tela de computador.

    11 de dezembro de 2011

    ResponderExcluir
  110. Bruna 3648
    Concordo com a Telisangela, temos que ter o conhecimento da tecnologia, utiliza-la, mas nao devemos deixar de usar a letra cursiva.
    acredito que seja importante para o desenvolvimento da criança.

    ResponderExcluir
  111. Alexsandra 4956 2º Pedadogia12 de dezembro de 2011 às 08:10

    Acredito que para o ensino, não seja a conduta mais certo a se estabelecer, porque a escrita nos faz aprimorar nossa caligrafia e perceber os erros ortográficos. Já no computador, a palavra ou frase, se faz correção automatica,devemos explorar esta ferramenta que é um avanço tecnologica e um bem necessário nos dia de hoje. Porém a escola deve estimular a escrita cursiva, para que as crianças não conheça somente as teclas do computador, e sim outras formas de expressar suas ideias e seus pensamentos.

    ResponderExcluir
  112. Concordo com a Alexsandra, penso que a caligrafia tem que ser bonita.

    ResponderExcluir
  113. O computador não pode ser visto como uma concorrência e sim como um auxilio no aprendizado.

    ResponderExcluir
  114. Dayane Mazieiro RGM:5362 2Pedagogia...

    Acredito que deve existir um meio termo entre o usso do computador e a escrita, os dois devem trabalhar juntos... não concordo que o computador é concorrência no ensino mais sim uma ajuda, auxilio no desenvolvimento e no aprendizado.

    ResponderExcluir
  115. CRISTIANE SOUZA DOS SANTOS RGM 4962 PEDAGOGIA 2A
    Concordo plenamente com a salete francisquite,onde ela comenta que a tecnologia tem lá seus recursos de chegarmos mais rápido onde queremos mas a escrita sempre foi é
    será extremamente importante para nossa comunicação.

    extremamente importante para nossa comunicação

    ResponderExcluir
  116. CRISTIANE SOUZA DOS SANTOS RGM 4962 PEDAGOGIA 2A

    Falar da extinção da escrita manual e a tecnologia da escrita digitada tem um impacto muito relevante pois na minha concepção uma auxilia a outra no que se refere ao nosso meio de comunicação e aprendizado.Temos sim que ensinar as nossas crianças a estebelecer uma relação entre as duas , para um bom desenvolvimento.

    ResponderExcluir
  117. Inicialmente, observa-se que a escrita ( caligrafia)em alguns paises provavelmente chegarão ao fim. Durante anos evoluimos, começando por caracteres em argila e chegamos nos tempos atuais com a escrita cursiva. No entanto, após tanta evolução, não paramos, continuamos a evoluir, a escrita por meio do computador fará parte do cotidiano do indivíduo, porém, a recusa da escrita ( caligrafica) não tem significado, pois a criança nos anos iniciais não terá facilidade na evolução da escrita, acredito que durante anos conseguimos unir estas duas ferramentas, fazendo-as importantes para o dia-a-dia.

    ResponderExcluir
  118. CRISTIANE PAIXÃO, RGM;5009
    2ª PED. A.
    Concordo com a Cristiane Souza,pois a escrita manual e a escrita digitada tem que acompanhar uma a outra, ou seja, estar juntas. Com o grande avanço tecnológico temos que acompanhar tudo que o mundo nos oferecer, esses avanços serão cobrados no futuro,por isso temos que se dedicar cada vez mais.

    ResponderExcluir
  119. É claro que estamos em pleno momento dos avanços tecnológicos, isso é uma prática diária, muitos acabam substituindo o uso de papel e caneta basta pensar nos assuntos tratados por e-mail, quando precisaríamos de um envelope e serviço dos Correios para mandar uma correspondência para algum destinatário.
    Atualmente se escreve muito mais que em outros tempos, se considerarmos todo volume de escritos presentes na internet. As crianças tem contato desde cedo com o teclado de um computador – mas criar uma extinção do uso da escrita em si (papel e caneta)é uma forma de deixar abertura apenas para o computador.

    ResponderExcluir
  120. Descordo com a Keli. Não é obrigatório a escrita ser bonita. Não adianta ter uma letra linda, pedagógica, como dizia minha professora do magistério, se ocorrerem erros ortograficos no meio.
    A escrita tem que ser legível, para que as pessoas que estão lendo, possam compreender. Além de ser legível, deve ser bem escrita. É isso o que realmente importa. Escrever Bem! Letra feia ou bonita...
    Com a era digital, ficará mais dificil ver algo escrito com papel e caneta. Mas como serão realizados acordos, assinaturas de contrato? On-line?
    O computador trouxe muita coisa boa para o mundo, mas não podemos nos esquecer que antigamente não existia a escrita, que os acordos eram feitos verbalmente. Após alguns acordos desfeitos perceberam-se que deveriam, tornar aquele legal e assim perceberaam a importancia da escrita. E desta maneira vai continuar. Imaginem só se toda vez que quisermos assinar algum documento, falassemos deixa eu ligar meu notebook pra acordarmos esta questão.. Seria tão mais fácil e rápido um papel e uma caneta...

    ResponderExcluir
  121. MARIA SAKON - 5339 - 2ºPed B
    Concordo com a Cledinéa Fernandes A tecnologia e em especial a Informática conquistou seu espaço de tal forma que nos dias de hoje e ela esta presente em tudo, é necessário que os Professores se adaptem as evoluções para que se possa usufruir da Informática e ao mesmo tempo não deixar de ensinar a escrita cursiva, o Professor deve ser criativo e saber motivar os alunos a aprenderem a escrever tanto em papel quanto no computador.

    ResponderExcluir
  122. Alessandra Ribeiro da Silva - 5324 - 2º PED B

    Por ser uma realidade em nosso meio, acredito na importância da tecnologia e do ensino aprendizagem na área digital, porém acredito também ser de suma importância o ensino aprendizagem da letra cursiva para o desenvolvimento das habilidades e raciocínio do aluno e pelo fato das duas realidades estarem presentes em nossa vida atual, penso ser de muita valia que elas sejam trabalhadas e que haja o conhecimento e o uso de ambas as formas, mas que não sejam únicas.

    ResponderExcluir
  123. ALINE TURQUETT RGM 5441 2° SEMESTRE DE PEDAGOGIA
    Não concordo com a troca da escrita pela tecnologia, o computador conquistou muito espaço em nosso meio, mas as crianças que utilizam esse instrumento para fazer pesquisa de escola acabam usando a mesma escrita do computador em redações e acabam esquecendo da norma culta ou ficam com preguiça de escreverem as palavras por completa, a tecnologia é muito importante mas a escrita cursiva é essencial para a alfabetização desse pequenos

    ResponderExcluir
  124. CAMILA ROMANOSWKI RGM 5398
    NADA VAI MUDAR O NOSSO VELHO LAPIS E PAPEL!!!!!A LETRA CURSIVA É UM OURO QUE NOS EDUCADORES TEMOS E UM OURO NAO SE PERDE!!!!!!!

    ResponderExcluir
  125. este assunto de tecnologias e mudanças sempre causam polemicas, não acredito numa mudança radical assim pois seria péssimo para a aprendizagem e educação geral da humanidade, a tecnologia é mito bem vinda desde que seja aliada da educação.

    ResponderExcluir
  126. ccncordo com a ideia da Aline de que o computador ocupou muito espaço em nosso meio, mas essa tecnologia não pode ocupar o espaço manual da educação, a escrita é de fundamental relevância para a educação e aprendizagem geral,asim como a tecnologia serve para somar e não substituir.

    ResponderExcluir
  127. Ana Lúcia 4194
    Discordo que a letra digital deva substituir a letra cursiva porque por mais que o mundo esteja digitalizado o homem precisa aprimorar habilidades naturais, pois devemos pensar que tudo é incerto nessa vida então não sabemos se no futuro haverá uma catastrofe tecnologica e precisaremos retornar ao bom e velho lápis e papel.

    ResponderExcluir
  128. Ana Lúcia 4194
    Concordo com a Bruna Leite, pois penso como ela que as duas é nenhuma pode substituir a outra.

    ResponderExcluir
  129. O homem em sua trajetória de vida sempre busca aprimorar seus conhecimentos e tecnologias, isso às vezes pode ser bom ou ruim dependendo do ponto de vista e da consciência de quem tem acesso as mesmas. E o computador é uma forma brilhante de expressão, porém não podemos nos esquecer de nosso passado, e de todo caminho que a escrita cursiva percorreu.
    Então chego a conclusão de que os dois podem perfeitamente andar juntos , para não deixar nossos alunos presos a um só tipo de escrita.

    ResponderExcluir
  130. O homem vive buscando a perfeição. O computador é mais uma conquista que este homem conquistou.
    No momento que o homem passou a utilizar o lápis para escrever, sabe-se que deixou para trás outro tipo de ferramenta. Apesar de achar o manuscrito uma forma bastante importante para o desenvolvimento de aprendizagem,esta nova tecnologia é uma forma que esta crescendo no mundo.melhor seria poder criar um dialogo com as duas formas.

    ResponderExcluir
  131. Acredito que a interação dos indivíduos com a tecnologia tem transformado profundamente os próprios indivíduos, pois a tecnologia não pode ser vista como uma "aprendizagem da escrita", porque sabemos que os indivíduos escrevem palavras completamente erradas,porem tambem,A educação deve caminhar junto com as inovações tecnológicas, sem deixar de lado a essência da escrita tradicional.
    angelica linhares 3°pedagogia A rgm:5105

    ResponderExcluir
  132. Concordo que o avanço das tecnologias assim como o uso do computador,favoreçam sim o aprendizado, pois por meio dele instiga o interesse dessa nova geração em que vivemos hoje. No entanto, é um absurdo a ideia de que a escrita deva deixar de existir... como diz no texto acima, é por meio da escrita que é desenvolvida melhor a memorização.Acredito que as duas formas de aprendizagem são extremamente importantes, o uso digital deve estar presente, pois evoluimos a cada dia que passa junto com essas tecnologias , mas isso deve ser feito de maneira dosada sem que nos tornemos "máquinas robotizadas".

    ResponderExcluir
  133. Jefferson 4356 - 4º período - LETRAS22 de fevereiro de 2012 às 09:42

    Não há como fugir de nossas origens, já que o homem começou pela escrita em pedra, acredito que não haverá substituto para tal. Tanto que, imagine se os adultos tiverem futuramente de deixar algo avisando alguém que apenas está alfabetizado por meio do computador??

    Jefferson 4356 - 4º LETRAS

    ResponderExcluir
  134. Herica 4302 - 4º LETRAS22 de fevereiro de 2012 às 09:48

    A era tecnológica contribui muito no crescimento intelectual, porém, não podemos permitir que ela seja o único instrumento para o aprendizado. Afinal, alfabetizar requer várias habilidades que o computador não poderia oferecer para a criança, como por exemplo, a confiança na coordenação motora.

    ResponderExcluir
  135. Giane Kamata - PED 3A - 503227 de fevereiro de 2012 às 09:24

    A escrita é essencial para nós seres humanos, pois faz parte da nossa história, do nosso avanço. A tecnologia tem que ser vista como uma ajuda para a humanidade e não como uma ferramenta de substituição, notamos que a escrita realmente vem caindo, vem perdendo a sua notoriedade, mesmo sendo muito cobrada em certas situações percebemos que o erro vem juntamente. E isso não pode acontecer, a escrita e a tecnologia sempre tem que estar de mãos dadas, e se for para um substituir o outro que seja a tecnologia pela escrita.

    ResponderExcluir
  136. Concordo com algumas colegas de que a tecnologia é muito eficiente mas para alfabetizar não dá pois irá prejudicar a criança em todas as suas desenvolturas. Mas ela faz parte do dia a dia de todos e veio para nos ajudar no sentido de tempo e praticidade entre outras coisas , porém ela deve ser usada corretamente não utrapassando os limites.
    Maria Regina 2 Pedagogia A Rgm: 5019

    ResponderExcluir
  137. Vanessa Campos RGM 494529 de fevereiro de 2012 às 11:00

    A tecnologia é muito valiosa, e ajuda bastante mas não deve seu o único meio de aprendizado.Temos que acompanha-la, mas não podemos substituir a escrita pela digitação, pois alfabetizar requer muito mais do que decorar as teclas do computador.

    ResponderExcluir
  138. Danielle dos Santos Queiroz2 de março de 2012 às 08:43

    Devemos sim fazer uso de toda essa tecnologia que nos rodeia e saber como utilizar toda essa tecnologia é essencial nos dias de hoje,porém não devemos "abrir mão" de algo de tanta importância como o aprendizado da escrita cursiva que nos é ensinada desde muito pequenos.
    Acredito que não tenha como fazer essa substituição, pois o que deveria ser feito é a junção desses dois métodos (escrita cursiva e essas novas tecnologias que estão surgindo cada vez mais). Creio que se essa junção existir o aprendizado será muito mais positivo para os educandos e também para nós educadores.
    Danielle dos Santos Queiroz 5ºPED B

    ResponderExcluir
  139. São as letras do alfabeto cursivo, que enfeitaram inúmeras cartas de amor, importantes contratos e pôsteres acima da lousa em salas do ensino fundamental estão seguindo o caminho da pena e do tinteiro.Os jovens estão acostumados a usar o teclado e os smartphones,estão revelando alguns desafios imprevistos devido a morte progressiva dos ABCs.E as pessoas que assinam com letras de forma...Aquelas assinaturas desleixadas, elas correm o risco de falsificação? E o que acontecerá com os jovens que não estão acostumados com as letras cursivas e tiverem que ler documentos históricos como a Constituição dos Estados Unidos? Toda essa tecnologia é muito rica para nossa aprendizagem e nos ajudam muito nos trabalhos academicos, mas a escrita cursiva é indispensável. Desirée Denser 1ºPed Noturno Rgm 5992

    ResponderExcluir
  140. a maquina realmente não pode e nem deve substituir a escrita a mão, com toda a tecnologia que nos cerca realmente temos que lidar muito com o computador, mas a nossa escrita é como se fosse a marca individuyal de cada um, a nossa letra é nossa marca, com seu estilo proprio, acredito que a maquina seja um complemento, um auxilio, mas nuica devera substituir algumas tarefas como escrevermos a mão, pois se as futuras crianças começarem aprendendo apenas a copiar e digitar tudo no computador serão até capazes de nem conseguirem fazer um rabisco.

    ResponderExcluir
  141. Aline Leandro RGM: 4306
    Percebo que a tecnologia está cada vez mas tomando conta do meio em que nos vivemos.
    Por um lado isto é bom afinal estamos progredindo e por outro se pararmos para pensar daqui alguns dias não havera professores de ensino infantil na sala de aula pois as crianças iram aprender diretamente em seus computadores com os erros e acertos que a maquina nos impoem.

    ResponderExcluir
  142. Aline Leandro Rgm:4306

    Concordo com a Vanessa Campos o computador surgiu para nos auxiliar e para ingrementar nossas atividades e conquistas e não para substituir algo que é fundamental para o desenvolvimento de uma outra pessoa que é o conviveo em conjunto,afinal se a pessoa cada vez mas ficar a merce da maquina se distanciara das outras pessoas.

    ResponderExcluir
  143. BIANCA RGM:4239
    Concordo com a Fran, a maquina não pode e nem deve substituir a escrita,pois a nossa escrita e individual de cada ser.

    ResponderExcluir
  144. BIANCA RGM: 4239
    A tecnologia vem cada vez mais tomando conta do universo,hoje em dia é dificil entrar em uma casa que não haja um computador,a população está cada vez mais a mercer da tecnologia, mas não devemos esquecer se continuar assim, daqui uns dias as maquinas tomarão os nossos lugares.

    ResponderExcluir
  145. Raysa Estevão, 4291 5° ped A5 de maio de 2012 às 21:30

    A escrita é essencial, principalmente a letra cursiva. O uso de computadores pode auxiliar os alunos e não substituir a escrita a mão. Há uma preocupação muito grande no mal que a tecnologia pode trazer, os erros de ortografia, por outro lado pode ser um aliado se bem usado.

    ResponderExcluir
  146. Raysa Estevão, 4291 5° ped A5 de maio de 2012 às 21:33

    Concordo plenamente com a Francinalva, a tecnologia hoje é indispensável, porém jamais pode substituir a escrita a mão e a máquina deve ser apenas um complemento e um auxilio, tanto para o professor com para os alunos.

    ResponderExcluir
  147. sim com toda a certeza a tecnologia é algo essencial no mundo que vivemos hoje, mais não sou a favor de substituir a nossa caligrafia por uma máquina, até mesmo pq escrever é uma parte do desenvolvimento de grande importância para o ser humano. Rgm: 4106

    ResponderExcluir
  148. Michelle Botelho Rocha 5º Ped. A RGM 424020 de junho de 2012 às 10:39

    Michelle Botelho Rocha, 4240 5ºA
    Concordo com a opinião da Bianca e Raysa.De fato a tecnologia estar presente em nosso convívio, muitos seres humanos já não se consegue viver sem computadores e celulares etc. As maquinas tomarão conta da nossas vidas. A escrita no papel atualmente já nem se ver muito mais, tudo é por Email e mensagens, as pessoas não se preocupam com a sua forma de escrever, os erros ortográficos a qual, são muitos. Porém a tecnologia pode estar trazendo nossas oportunidades de estar estudando, de buscas de informações mais rápidas.

    ResponderExcluir
  149. Michelle Botelho Rocha 5º Ped. A RGM 424020 de junho de 2012 às 10:49

    A tecnologia em si, é essencial para o ser humano. Porém não pode substituir a nossa caligrafia, pois somos seres em constante aprendizado ainda, e nada é melhor do que uma escrita e leitura, feita por você mesmo. Se não escrevemos, nos não teremos a capacidade de estar errando para estar aprendendo cada vez mais.

    ResponderExcluir
  150. francinalva 5ped A rgm427021 de junho de 2012 às 09:01

    Não acredito que o ensino com o auxilio do professor seja substituido por uma maquina, espero que todas as minhas colegas e furas pedagogas venham colaborar para que isto não aconteca. Para isti tambem devemos fazer a nossa parte e ser a diferenca na educacão.

    ResponderExcluir
  151. Gisele 4638 4 Letras

    Com avanço das tecnologia ficou mas fácil para o ser humano,mas não devemos deixar de lado a importância da escrita tradicional.

    ResponderExcluir
  152. Michele Trindade RGM 258716 de julho de 2012 às 07:28

    O desenvolvimento e a tecnologia são importantíssimos para nós, porém não podemos pegar certas coisas que adquirimos durante séculos, como a escrita manual e simplesmente descartar como se não tivesse valor nenhum. Por isso ressalto, que nós como futuros educadores devemos ter em mente que temos a escrita manual como uma ferramenta de suma importância para o desenvolvimento do ser humano como aprendiz que é. Como disse a Neurologista, ela contribui para que a informação fique armazenada no cérebro. Então como iremos perpetuar os acontecimentos atuais, sabendo que as tecnologias são falíveis e que não devemos contar somente com elas, portanto não podemos deixar de valorizar algo que só tem a nos acrescentar.

    ResponderExcluir
  153. Juliana 4224 5ºPed A16 de julho de 2012 às 11:37

    Embora estamos em um mundo que requer o conhecimento ao manusear computadores,e outros meios tecnológicos,não devemos desvalorizar a escrita,bem sabemos que a escrita traz algo signicativo,no processo de alfabetização é de suma importância a escrita.

    ResponderExcluir
  154. Juliana 4224 5ºPed A16 de julho de 2012 às 11:48

    Concordo com Michele Trindade, não que devemos descartar a escrita manual, ou então não acompanhar a tecnologia,ou seja, ambos podem serem trabalhados juntos.Além de atender as exigências atuais também utilizar a escrita manual.

    ResponderExcluir
  155. stefne 5183 3°ped A26 de julho de 2012 às 15:37

    Como diz no texto acima, é por meio da escrita que é desenvolvida melhor a memorização.Acredito que as duas formas de aprendizagem são extremamente importantes, o uso digital deve estar presente, pois evoluimos a cada dia que passa junto com essas tecnologias , mas isso deve ser feito de maneira dosada sem que nos tornemos "máquinas robotizadas".

    ResponderExcluir
  156. Danielle Verzinhace RGM: 461630 de julho de 2012 às 18:14

    Com certeza o uso da tecnologia em sala de aula é importante porém, não deve ser o único meio de aprendizado e sim ser utilizada juntamente a escrita e atividades manuais, desenvolvendo todas as habilidades do aluno.

    ResponderExcluir
  157. Luciana Negrão RGM 5285 4ºPed B31 de julho de 2012 às 18:39

    Acredito no uso de diversos recursos para ampliar, diversificar e aperfeiçoar nossas aulas, não tenho medo da tecnologia acho até que auxilia no processo educativo, a vertente do texto acima em relação a letra cursiva, acredito ser insignificante, acho q devemos nos preocupar é com o analfabetismo funcional, com a falta de compromisso de "alguns" profissionais da educação, com a melhoria do ensino. O aluno que lê e escreve explora e estimula o seu cognitivo tanto escrevendo á mão ou digitando, pior é a nossa realidade que a maioria dos alunos não fazem nem uma coisa nem outro. Quer escrever? Escreva como quiser (á mão ou digitando) o que importa é que criem e estimulem esse hábito da leitura e escrita. Com ou sem letra cursiva... Nossa obrigação é proporcionar um ensino eficaz, contribuindo com a dignidade e formação dos nossos alunos.

    ResponderExcluir
  158. A tecnologia vem crescendo e avançando a cada dia e temos que nos adaptar a cada nova mudança,o mais importante é termos o compromisso de ensinar,e se preocupar se realmente as crianças estão aprendendo,porque se o aprendizado for significativo não faz diferença como será escrito, se à mão ou digitando, o principal é a criança dominar a escrita e a leitura.
    Vanessa Casarini,1º pedagogia A

    ResponderExcluir
  159. A tecnologia é mais um recurso a ser explorado em sala de aula, porém devemos fazer uma junção da escrita cursiva, e da digital para uma aprendizagem significativa e de qualidade.

    ResponderExcluir
  160. Dayane Limongi PEDAGOGIA 2°B2 de agosto de 2012 às 11:52

    Bom a escrita é fundamental para todo individuo, mas tem situações que o texto digitalizado é bem melhor,da um ar de "trabalho bem feito" mas não podemos dispensar o bom hábito da leitura ,pois lendo muito você escreve melhor e tem algumas situações que as pessoas só utilizam o " control c control v" que acaba dificultando a aprendizagem dos alunos.

    ResponderExcluir
  161. Márcia de Jesus 4481

    O uso da mídia em sala de aula tem se tornado muito popular, principalmente nas grandes cidades, mas cada professor deve saber usar as tecnologias e não deixar de incentivar os alunos a usarem a escrita, pois é claro e concordo com os demais colegas que auxilia no desenvolvimento cognitivo do aluno.

    ResponderExcluir
  162. Acredito que a tecnologia é importante e muito útil para facilitar o cotidiano dos professores e alunos. Porém com a evolução e utilização das tecnologias, nos esquecemos da simples e prática ação da escrita e da leitura. Tecnologia, escrita e leitura devem caminhar juntas, para que assim possamos almejar uma educação boa e de qualidade .......

    ResponderExcluir
  163. Acredito que a tecnologia é essencial nos dias de hoje, mas também como educadores devemos incentivar a leitura de livros e a escrita manual.

    ResponderExcluir
  164. TAMIRIS BRANA NOGUEIRA 4285
    Acredito que a escrita ainda e essencial, mesmo com a técnologia dominando o mundo, acredito que a técnologia distancia o contato humano a vivência humana, mas a tecnologia veio para auxiliar.

    ResponderExcluir
  165. ANGELA MONDECK RGM:4643

    E normal que, com avanço da tecnologia a escrita cursiva fique esquecida ou deixada de lado, porém não concordo que a escrita seja esquecida, pois não devemos focar somente com a tecnologia, sabemos que o uso dela veio para acrescentar, mas é importante que, a tecnologia possa caminhar juntamente com a escrita e leitura.

    ResponderExcluir
  166. Acredito que a tecnologia está conquistando cada vez mais espaço, devido sua praticidade, porém torna as pessoas acomodadas e menos pensante, pois encontra-se tudo pronto, em apenas um clique.
    Contudo, a escrita é extremamente importante. É por meio dela que exercitamos o cérebro, seja na forma formal da escrita ou no assunto a ser escrito.
    Como educadores devemos unir a tecnologia e a escrita, pois ambos são importantes.

    ResponderExcluir
  167. Aline Aparecida 420919 de agosto de 2012 às 15:35

    Aline Apº 4209
    Realmente a tecnologia esta cada vez crescendo mais em todo o mundo,e precisamos dela para resolver diversas coisas , de maneira rapida e objetiva, fazemos quase tudo sem precisar sair de casa.
    Porém é necessario unir a tecnologia com a escrita para que os avanço torne-se maiores, pois precisamos dos dois no mundo a qual vivemos.

    ResponderExcluir
  168. Aline Aparecida 420919 de agosto de 2012 às 15:40

    concordo com a Angela Mondeck 4643
    a tecnologia veio apenas para acrescentar e auxiliar a leitura e a escrita,pois ambus juntas auxiliaram no aprendizado do aluno.

    ResponderExcluir
  169. Quanto educadores não podemos ignorar que a tecnologia esta presente em nosso cotidiano, principalmente na vida da comunidade escolar. Independente dos malefícios ou benefícios que a tecnologia acarreta, vai criando uma nova sociedade humana.
    O mundo tecnológico não pode ser visto como regressão na educação em relação a outras formas históricas de escrita e sim como mais uma ferramenta para enriquecer o conhecimento do alunado.

    ResponderExcluir
  170. A tecnologia tem seus lados positivos e negativos.. ao passo que, quando usado de forma correta passa a trazer uma n ova perspectiva de educação, não podemos ignorar essa questão e deixar passar desapercebido, afinal nossos alunos estarão em contato direto com essas inovações, basta procurarmos um meio para que o de juntar o útil ao agradável, algo que alunos gostam e que os professores precisam..

    ResponderExcluir
  171. Concordo com a Likel pois acredito que com o avanço tecnologico há vantagens e desvantagens .
    Pois para o lado positivo vemos que a tecnologia hoje nos aproxima das informações que antes era somente transmitida pelo jornal porém isso faz com que o ser humano se acomode de tal forma que adquira abtos que no futuro irá atrapalhar um bom exemplo é a questão da escrita afinal hoje se usa mas a escrita através da digitação e a escrita manual acaba ficando pra trás e com isso acaba-se encontrando dificuldade na escrita.

    ResponderExcluir
  172. São tantas metas a serem cumpridas, ficamos felizes, pois pelo menos na teoria esta sendo feito algo , ma e na prática como será que essas metas ficaram, serão cumpridas?

    joana da conceição 4369

    ResponderExcluir
  173. CONCORDO COM A Danielle Verzinhace, A TECNOLOGIA É IMPORTANTE, PORÉM A ESCRITA NÃO DEVE SER SUBSTITUIDA POR ELA. A TECNOLOGIA VEIO PARA COMPLEMENTAR, AUXILIAR O ALUNO E NÃO SUBSTITUI-LO

    joana da conceição 4369

    ResponderExcluir
  174. ACREDITO QUE A TECNOLOGIA SEJA DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA O NOSSO DESENVOLVIMENTO, AFINAL DE CONTAS ESTAMOS PROGREDINDO CADA VEZ MAIS E MAIS, ENTÃO TEMOS QUE ANDAR JUNTOS COM A TECNOLOGIA SE NÃO, SOMOS DEIXADOS DE LADO POR OUTROS PAÍSES MAIS DESENVOLVIDOS, PORÉM NÃO PODEMOS PERDER A ESSÊNCIA DA NOSSA ESCRITA, NADA MELHOR DO QUE PEGAR UM BOM LIVRO DEITAR E "ENGOLIR" ELE TODINHO.

    THIELI CRISTINA 6°PED A 4371

    ResponderExcluir
  175. MESMO ACREDITANDO QUE A TECNOLOGIA SEJA DE SUMA IMPORTÂNCIA CONCORDO COM A TAMIRES BRUNA AO DIZER QUE A TECNOLOGIA DE CERTA FORMA DISTANCIA O CONTATO HUMANO.

    THIELI CRISTINA 6º PED A 4371

    ResponderExcluir
  176. Tendo em vista a grande evolução tecnológica que nos rodeia acredito que nós como professores devemos evoluir junto, na medida do possível com isso podemos repassar aos nossos educandos somente as formas positivas para uma utilização saúdavel a nosso favor, portanto a tecnológia só se torna uma arma fatal se não soubermos como utiliza-lá, afinal se o homem foi capaz de criá-la com certeza é capaz de dominal-lá a seu favor.

    Vanessa Gonçalves RGM: 5165 4° Pedagogia A

    ResponderExcluir
  177. O olhar para a tecnologia na educação deve ser de uma aliada pois é uma ferramenta que contribuirá no aprendizado do aluno, devido ser prática, é claro com propósito e não deixando de lado a escrita, atividades realizadas pelos alunos.

    ResponderExcluir
  178. Gabriela Barbosa RGM 467611 de setembro de 2012 às 18:25

    Não acho que a escrita tenha que ser deixada de lado e substituída pela tecnologia. Ambas devem andar juntas, caminhar com o mesmo objetivo que é de uma educação melhor.

    ResponderExcluir
  179. A primeira impressão que tive lendo o texto é bastante chocante, uma vez que o texto aborda principalmente o fato de que ao deixarmos de escrever perdemos parte do poder de elaborar idéias e expressões firmes.
    Mas como evoluir o pensamento se também não tiver acesso as novas tecnologias existentes¿ como expressar opiniões quando na verdade quando podemos fazê-las é por meio eletrônico¿
    É inevitável que a escrita digital seja gradativamente imposta substituindo a escrita cursiva. O que não podemos deixar de refletir e discutir é o fato da muitas pessoas se quer saber escrever, ler, formar idéias (mesmo que as mais simples) ter compreensão de um fato e senso em suas escritas, seja ela em um papel ou na tela de um computador.

    ResponderExcluir
  180. Enquanto educador acredito que as novas tecnologias ganham cada vez mais espaço nas escolas, é natural que a forma contemporanea de educar está diretamente ligada as novas tecnologias, mas o importante é sempre saber que utilizaremos as tecnologias como ferramentas de suporte somente, e jamais substituirão a escrita cursiva no meio escolar.
    a impressão de idéias surgirá ainda como resistente sempre em papel e lapis........

    ResponderExcluir
  181. Regina Cèlia 6º Pedagogia A RGM 434023 de setembro de 2012 às 12:56

    Eu acho que o lápis e papel sempre será bem vindo e apesar das novas tecnologias nunca devemos esquecer dos nossos amigos de sempre, não deixando de aproveitar também todas as novidades que aparecem.

    ResponderExcluir
  182. Regina Celia 6º Pedagogia A RGN 434023 de setembro de 2012 às 13:07

    Concordo plenamemte com a Aline Aparecida, pois a tecnologia cresce a cada dia facilitando o nosso dia a dia, mas devemos unir a tecnologia com a escrita e precisamos dos dois no mundo em que vivemos.

    ResponderExcluir
  183. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  184. Juliana 6°B 4851
    Concordo que o computador e os meios de escrita digitais são de grande importância, toda essa tecnologia vem tomando uma proporção bem maior que a escrita tradicional, mas é papel do professor cobrar do seu aluno a escrita tradicional de facil leitura e com sentido.
    Acredito que a escrita está ligada diretamente a criação de pensamento e isso o computador ainda não faz para o homem.
    Temos que ter a tecnologia para nos auxiliar, para facilitar a nossa vida, e não deixar ela tomar conta até mesmo dos nossos pensamentos, nos tornando escravos dela.

    ResponderExcluir
  185. acredito na suma importância de aprender e saber a escrita cursiva as duas formas devem ser trabalhadas nas escolas , são importantes para o desenvolvimento da criança temos que aproveitar o beneficio que o computador traz e saber usar a tecnologia sem esquecer do que aprendemos quando iniciamos na escola

    ResponderExcluir
  186. Mesmo que nós não saibamos e muitas vezes não tenhamos vontade em conhecer e usufruir as tecnologias, isso será impossível, pois ela vem crescendo e fazendo parte do nosso dia a dia cada vez mais e super rápido, devemos então como educadores estar atualizados a este novo recurso e utilizá-lo para melhoria do processo de aprendizagem.

    ResponderExcluir
  187. Concordo com a Tamires Bruna, o contato excessivo as tecnologias dificultam o contato físico e social do ser humano, e não devemos permitir que seja assim, mas de algumas forma dosar as duas formas, se não daqui alguns seremos como robos.

    ResponderExcluir
  188. Acredito, que nós educadores, não precisamos nos sentir ameaçados com a tecnologia, pois se soubermos usar a nosso favor, a tecnologia só terá beneficios a nos oferecer em relação a educação. Claro que devemos saber dosar a quantidade de uso da tecnologia em sala de aula, pois os alunos precisam ter contato com os livros e cadernos.

    ResponderExcluir
  189. Cristiane Fernanda de Jesus Gomes 44195 de outubro de 2012 às 14:08

    Concordo que a tecnologia veio para sala de aula para acrescentar a dinâmica do aprendizado do aluno, porém devemos lembrar que muitos alunos não sabe ler, nem escrever e o próprio professor não sabe utilizar a tecnologia, como poder ensinar a utilizar uma coisa que não sabe.
    Cristiane 4419

    ResponderExcluir
  190. Jacqueline de Souza Moura Ribeiro 4532 6ºB Pedagogia5 de outubro de 2012 às 15:54

    Acredito que a tecnologia só tem a contribuir para a educação. Embora existe um despreparo muito grande entre alguns educadores, impossibilitando essa somatória de conhecimentos entre os alunos.
    Porém, é necessário valorizar e avançar a escrita cursiva e a tenologia para contribuição de um melhor aprendizado.

    ResponderExcluir
  191. A tecnologia veio ajudar nÓs professores para que as aulas fiquem mais dinamicas e e menos cansativas mas é importante ressaltar que que não devemos deixar de lado o bom e velho material didatico afinal a educação deve ser complementar sempre.
    Ana Carolina Gomes da Silva 6°A Ped rgm: 4188

    ResponderExcluir
  192. Realmente a tecnologia deve servir como um instrumento de trabalho ao professor, tornando suas aulas cada vez mais interessantes e eficaz.
    Priscila Monteiro

    ResponderExcluir
  193. Concordo com a Ana Carolina Gomes da Silva, pois com o uso da tecnologia o professor pode tornar suas aulas mais dinâmicas e menos cansativas, buscando o lúdico.
    Priscila Monteiro

    ResponderExcluir
  194. Camila Bispo Letras 532527 de outubro de 2012 às 06:37

    A tecnologia é mais um dos meios para comunicação, saber usar a tecnologia sem esquecer do que aprendemos é ter uma visão ampla da evolução, evoluir com a tecnologia e crescer. Porem temos que ficar atentos com as mudanças e as regras do português, falar em "extinção" na escrita manual ao meu ver é um equivoco pois as duas é um complemento uma precisa da outra.

    ResponderExcluir
  195. Raquel Eliza 6º letras 413928 de outubro de 2012 às 19:13

    É muito bom poder escrever pelo teclado de um computador, mas nada muda o prazer de apontar um lápis,seu toque numa folha em branco,cada letra, cada palavra, oração, frase, enfim chegar a ver seu texto pronto é uma sensação muito boa. Uma produção totalmente sua é o seu pensamento,o seu texto eternizado em sua letra, é como um filho único, especial todo seu.

    ResponderExcluir
  196. Cleudes Rocha D'vanaide 6º letras 481828 de outubro de 2012 às 19:26

    Escrever sempre é bom. A forma, não importa muito, no teclado de um computador ou em caderno com caneta ou lápis, o importante é registrar. Pensamentos, cartas, textos, o importante é escrever. Deixar eterno o que for importante para que outros possam ter a oportunidade de ler e usar.

    ResponderExcluir
  197. Gisele pereira da silva rgm 4638 6º Letras

    Acredito que a tecnologia veio para somar,mas em hipótese nenhuma temos que substituir a escrita.

    ResponderExcluir
  198. Gisele pereira da silva rgm 4638 6 ºLetras

    Acredito que a tecnologia está ai para somar em nossas aulas mais dinâmicas e de um forma prazerosa e lúdica, porém não devemos em hipótese alguma orientar aos nossos alunos a importância da escrita..

    ResponderExcluir
  199. ANA PAULA DE OLIVEIRA SILVA 4220 6ºA PEDAGOGIA
    Concordo com a Gisele, a tecnologia veio para somar, não para substituir antigos métodos, querendo ou não, a tecnologia hoje faz parte da nossa vida, tanto na escola como no trabalho, e até para coisas ruins, temos somente nos policiar e aprender a usar essa tecnologia ao nosso favor, fazendo com que haja mais facilidade em trabalhar em sala de aula de uma forma dinamizada, para que possa despertar um interesse maior na busca do saber.

    ResponderExcluir
  200. Ana Karen Santos de Jesus 4678
    A tecnologia deve vir para dentro da escola e não só na escola mais na sociedade como um todo como um novo instrumento de conhecimento, somando tudo aquilo que ja vimos e conhecenos. A escola deve ser capaz de instruir e mostrar ao aluno como utilizar essa tecnologia para seu bem.

    ResponderExcluir